Você já ouviu falar Zentralfriedhof, o cemitério de Viena? Ele é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, saiba o motivo!
Cemitério de Viena: uma famosa atração turística
Sepulturas, túmulos, tumbas… Tudo isso pode inspirar medo, mas cemitério também é sinônimo de arte, beleza e curiosidades.
Há quem ainda tenha preconceito, mas eu sou daquelas que adora visitar cemitérios em minhas viagens! Apesar de algumas pessoas acharem um passeio meio estranho, eu acho super enriquecedor, ainda mais em lugares como Paris ou Viena, que tem cemitérios lindíssimos, repletos de natureza e paz, e muitos túmulos de pessoas ilustres!
O Zentralfriedhof (Cemitério Central), antes de mais nada, não é lá muito central – ao contrário de seu nome, ele está localizado nos arredores ao sul de Viena em um bairro chamado Simmering. O espaço está em uma área de cerca de 2,5 km² e é o segundo maior cemitério na Europa.
Graças aos seus inúmeros monumentos, o Zentralfriedhof tornou-se uma das principais atrações da cidade – há até uma linha de ônibus rondando o local, que é considerado um dos principais destinos turísticos da cidade.
O cemitério foi inaugurado em 1874 como um resultado da chamada Gründerzeit (a fase pré-depressão da Áustria) por causa do grande aumento da população após meados do século 19. Atualmente, o cemitério possui cerca de 350.000 túmulos com mais de três milhões de mortos separados por religião – é o cemitério que mais abriga sepultados em toda a Europa!
Muito além de um cemitério comum
No Zentralfriedhof, os túmulos não são como normalmente encontramos nos cemitérios do Brasil. Na verdade, muitos são grandes mausoléus pertencentes à famílias que fizeram a história da Áustria (políticos, famílias nobres, artistas, etc). Só a arquitetura destes jazigos já é um espetáculo à parte – algumas tem esculturas belíssimas para homenagear quem está ali enterrado.
Para fazer com que o cemitério se tornasse um ponto de atração para população, foram construídas sepulturas honrosas dedicadas a celebridades do passado como por exemplo Ludwig van Beethoven, Franz Schubert , Johann Strauss , Wolfgang Amadeus Mozart , Príncipe Aloys Liechtenstein ou mesmo mais recentes como Falco e Udo Jürgens.
Enfim, o cemitério é cheio de histórias e cultura. É um passeio que vale muito a pena para quem está de viagem marcada para Viena!
Texto escrito por Ailton, nosso colaborador do blog.
Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?
Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!
Confira outros posts escritos pelo Ailton:
0 comentários