Dica de turismo na Áustria: Passeio por Wachau, um dos cartões postais do país

por | Atualizado em 21/02/24 | Dicas de Viagem, Wachau

Se você está pensando em conhecer Viena e outras regiões da Áustria, precisa ler este texto com uma preciosa dica de turismo na Áustria: a região de Wachau, que parece até saída de um conto de fadas! 

Dica de turismo na Áustria_Burgruine_Aggstein_Wachau_Viajando Bem

Wachau: Onde Deus parou pra descansar

A Áustria é um país muito pequeno, pode-se percorrê-la de leste a oeste em menos de sete horas. Seria difícil apontar a região mais bonita, pois o país inteiro é um verdadeiro cartão-postal.

Entre as minhas regiões preferidas, eu diria que Wachau está num dos primeiros lugares – e não estou sozinho na preferência. O local encanta turistas do mundo todo com suas cores e natureza exuberante.

Uma grande atração da região é a famosa igreja barroca de Dürnstein, pintada em tons de azul-claro. Entre as igrejas da região, com certeza ela é a mais fotografada e amada – e é conhecida como “Dedo Indicador de Deus”. De acordo com a lenda local, Deus parava aqui para descansar enquanto criava o mundo.

Só essa pequena lenda local dá para ter uma ideia da dimensão da beleza desta região. E, como diz aquele ditado italiano: si non é vero é ben trovato (se não for verdade, foi bem inventado).

O que fazer e onde ir em Wachau? Dica de turismo na Áustria

Wachau é um lugar para quem gosta de apreciar a beleza natural – a região tem muitos vinhedos encantados, árvores, frutas e, acima de tudo, a maravilha do rio Danúbio mostrando toda sua imponência e dando show para os olhos dos turistas.

Indico começar o passeio pelo Castelo Schönbühel, no começo das colinas de Wachau, visto ao entrar a região pelo Danúbio. A visão é de tirar o fôlego:

Dica de turismo na Áustria_castelo_Viajando Bem

Logo mais, sempre ao longo do rio, outra beleza chamada Dürnstein, uma cidadezinha com apenas 1.000 habitantes, considerada a pérola de Wachau. O rei inglês Ricardo Coração de Leão não deve ter tido a mesma impressão, pois foi feito prisioneiro no Castelo Dürnstein no ano 1192.

Hoje, as ruínas no alto da colina convidam turistas a fazerem um passeio até lá a fim de poderem admirar o esplendor do belo Danúbio.

Dica de turismo na Áustria_Durnstein_Viajando Bem

Gastronomia, enoturismo e… damasco!

Wachau faz parte da Áustria Inferior, ou Baixa Áustria, também conhecida como a melhor e mais conhecida região produtora de vinhos. Dizem os conhecedores que o vinho branco desta região faz a mais perfeita simbiose com o prazer de comer bem, calor humano e simpatia. Por toda parte é possível sentir o calor com que os anfitriões recebem seus hóspedes, sempre com um sorriso amigo e palavras de boas-vindas.

Nem é necessário visitar restaurantes finos para se apreciar o tratamento amistoso das pessoas: qualquer “Beisl” (pequeno restaurante) dá a mesma sensação, basta tomar um copo do delicioso vinho acompanhado de pão e fatias de salsichas variadas. A maioria dos locais gastronômicos possui um jardim com mesas e cadeiras para que os hóspedes se sintam em casa.

Aliás, nas estações primavera e verão é quase impossível achar um austríaco dentro dos restaurantes: eles preferem ficar na parte ao ar livre dos estabelecimentos, nos jardins, apreciando a natureza, comendo, bebendo, ao som de sanfonas e violinos tocando valsas ou músicas típicas.

Dica de turismo na Áustria_dest_Viajando Bem

Além disso, quem visitar esta região entre abril e maio poderá vivenciar uma experiência inesquecível: o florir das árvores de damasco. É um verdadeiro colírio para os olhos aquelas centenas de árvores carregadas de flores brancas e rosadas.

A colheita das frutas é feita em agosto e austríacos de todo país vêm buscar as frutas para a própria manufatura de geleias e “schnaps” (bebida destilada parecida com a cachaça brasileira). Da mistura do schnaps com o damasco, cria-se um tipo de aguardente chamado “Marilleschnaps“.

Sempre digo aos meus amigos que esta é a “cachaça” dos austríacos e que não fica nada atrás do equivalente brasileiro – é deliciosa!

Texto escrito por Ailton, colaborador do blog.

Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?

Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!

Confira outros posts por Viena:

5 Comentários

  1. Ana Letícia

    Olá! Estarei em Viena e gostaria de ir a Innsbruck. De lá seguiria para a Cèsky Krumolv, mas estou com dificuldade quanto a esse deslocamento. Você teria alguma dica de como ir de Inssbruck a Praga ou a Cèsky?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Letícia, tudo bem?!

      A melhor opção é ir de onibus mesmo, com a https://www.flixbus.pt. Caso prefira uma viagem mais rápida, poderá ir até Salzburgo e de lá pegar o bus até Cesky Krumlov, ok?!

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde viveram os compositores clássicos em Viena - […] Passeio por Wachau […]
  2. Compras em Viena - […] Passeio por Wachau […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!