Dicas de viagem: Berlim
Berlim é uma cidade cheia de cicatrizes históricas, mas muito fascinante, multicultural e um prato cheio para quem ama cultura, arquitetura e arte. Fazer um passeio histórico pela cidade é fundamental para conhecer e entender melhor a cidade que teve e tem um papel fundamental para o Mundo, em especial, o Ocidente.
Se você está pensando em conhecer Berlim, este guia A4 pode ser bastante útil. Para quem está planejando viagem para a Alemanh, indico um ótimo app: o Top 100 – Germany’s 100 most popular sights, desenvolvido pela Deutsche Zentrale für Tourismus, o órgão promotor de turismo alemão.
Nossos passeios
Chegamos em Berlim às 23h, partindo de Colônia, após duas horas de viagem em um voo bem barato, 40 Euros por pessoa, com a HLX. No aeroporto Schoenefeld compramos os tickets válidos por sete dias para o transporte público (que, por sinal, funciona muito bem e interliga praticamente toda cidade e pontos turísticos) e rumamos, de ônibus, direto para o nosso albergue.
Para quem quiser, há ainda a opção de alugar um carro em Berlim. Para quem quiser fazer isso, indicamos alugar carro pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.
O albergue, Berolina é simples mas tudo funciona. Alugamos por cinco dias um quarto para quatro pessoas com banheiro compartilhado, pela bagatela de 15 Euros por pessoa/dia, sem café da manhã. Há a opção de um completíssimo café da manhã ao lado do albergue, por sete Euros, que vale muito a pena.
Berlim é uma cidade que vai se descortinando aos poucos para seus visitantes, principalmente se for a primeira vez. Só de imaginar que esta cidade estava completamente destruída no final da segunda guerra mundial, em 1945, e que agora está praticamente remodelada e ainda com muitas obras por vir, você percebe a fama do alemão de fazer as coisas acontecerem. Só não fale com eles sobre as guerras… no máximo ouvirá um “humpf”…
De bicicleta, trem, metrô, ônibus ou a pé, circule por todos cantos da cidade, entrando diversas vezes nas docerias, padarias, sanduicherias e sorveterias para fazer aquele pit-stop básico, sem gastar muito. Aproveite e faça muitas compras de comes e bebes no Plus, uma rede de supermercados de preços baixíssimos espalhados por toda Alemanha e com muitas lojas em Berlim, e faça piqueniques nos parques ou praças da cidade, principalmente no Tiergarten. Também procure pela cidade onde haja uma biergarten, para ouvir música alemã, beber ótimas cervejas e comer muito pão, mostarda e linguiças de tudo que é tipo.
Se você for a Berlim no verão e tiver facilidades em lidar com mapas, considere a ideia de alugar bikes para circular pela cidade. Assim como Amsterdã, as bikes também são muito utilizadas em Berlim, com ciclovias e semáforos por toda cidade.
Para ficar ligado nos eventos que ocorrem em Berlim, museus, teatros, galerias e outras programações culturais, acesse http://www.kulturbox.de/ ou http://www.berlin.de/english/ – Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.
Se quiser, pode fazer bate-e-voltas interessantes de trem pela Europa a partir de Berlim – Amsterdã é uma excelente opção. Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.
Muita gente não sabe nada sobre a importância de contratar seguro de viagem, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Onde ficamos
Albergue Berolina Charlottenburg – 15 Euros por pessoa/dia, sem café da manhã, em quarto quádruplo com banheiro compartilhado.
Outra boa dica de hospedagem é o ONE80° Hostels Berlin, que foi a escolha dos meus clientes dos roteiros personalizados em sua viagem para a capital alemã.
O que conhecemos
Portão de Brademburgo (0)
Reichstag (Parlamento Alemão) (0)
Kulturforum (Quarteirão dos Museus) (0)
Parque Tiergarten (0)
Centro Judaico (0)
Nova Sinagoga (0)
Fernsehturm (Torre de Televisáo) ($)
Quarteirão de São Nicolau (0)
Berliner Dom (Catedral) (0)
Região de Kreusberg (0)
Museu Checkpoint Charlie ($)
Museu Judaico ($)
Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche (0)
Schloss Charlottenburg (0)
Estádio Olímpico de Berlim ($)
O que sobrou do muro de Berlim (0)
Memorial do Holocausto (0)
Neue National Gallery (0)
Alexanderplatz (0)
(0) gratuito
($) pago
Recomendamos
O restaurante Picasso, ao lado do albergue, foi nosso ponto de jantar praticamente todas noites. Ótimo atendimento, diversas opções de pratos tradicionais, por preços que variam entre 5 e 10 Euros.
Quanto gastamos
Uma média diária de 25 Euros por pessoa, mais os 15 Euros da hospedagem.
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
● Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
● Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
● Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
● Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
____
Gosto muito deste blog. Está me ajudando bastante a planejar minha viagem. Gostaria de saber mais sobre os passeios de barco pelo rio Spree. Sabe como funcionam?
Olá, pode continuar copiando à vontade, hehe! E se puder, envie suas dicas também, ok?!
Abraços!
Valeu, Rogério, achei seu blog e já copiei várias dicas suas sobre o Leste Europeu.
obrigada.