Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

por | Atualizado em 8/03/23 | Dicas de Viagem, Provença, St-Rémy, Tour Personalizado

Vem ver nossas dicas do que fazer em um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence, uma das vilas mais charmosas da região!

Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

Chegamos no nosso oitavo dia explorando a Provença –  já passamos por CucuronPertuis, LourmarinLaurisAnsouisAix-en-ProvenceApt e Bonnieux na primeira parte da nossa viagem. Agora, hospedados no La Batisde du Laval (em Cadenet), resolvemos explorar outra parte da região e vamos começar por Saint-Rémy-de-Provence, uma cidade que achamos simplesmente uma graça em vários aspectos. Charmosa, bonita e bem pequena, St. Rémy é tudo o que se espera para um dia de turismo nas aldeias da Provença.

Fomos pra lá de carro alugado (se quiser fazer como a gente, indicamos a Rental Cars ou Rentcars, duas empresas parceiras do blog confiáveis e com bons preços). Se você quiser ir de trem, saiba que não há estação de trem em Saint-Rémy – você vai precisar ir com esse meio de transporte até Avignon e chegar até St Rémy de ônibus. Mas fica atento – os ônibus para Saint-Rémy partem do terminal de ônibus que fica perto da estação central de trem de Avignon, não da estação de TGV. Por isso, pra visitar a cidade, eu indico mesmo o aluguel de carro – sem complicações e você tem a liberdade de fazer seus horários e passeios com toda a calma.

Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

A cidade e sua simplicidade sofisticada

Saint-Rémy é uma cidade provençal que praticamente é sinônimo de Van Gogh – foi ali que o artista encontrou inspiração em sua luz e paisagens, produzindo cerca de 150 pinturas – entre algumas das mais conhecidas do pintor como a incrível “Noite Estrelada”, que surgiu da vista da janela do artista em Saint-Rémy. A cidade também o berço do astrólogo Nostradamus, famoso por suas profecias em todo o mundo.

A cidade é considerada um destino caro de viagem e, não raro, os turistas fazem exatamente como a gente: se hospedam em cidades mais baratas e apenas passam por Saint-Rémy. Muitos acabam conhecendo a cidade porque ela é o começo do Caminho de Santiago de Compostela, que reúne peregrinos caminhantes há muitos anos. A cidade também é cheia de história e bastante cosmopolita, com vários cafés, restaurantes, lojas de ingredientes gourmet para quem ama cozinhar e também lojas de design de interiores. Saint-Rémy é um conceito difícil de explicar e, se eu tivesse que escolher um termo definidor da cidade, seria “simplicidade sofisticada”.

Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

Visitamos a casa de Nostradamus que, hoje, foi transformada em um memorial do médico da Renascença que estudava e praticava astrologia – hoje nos parece estranho um médico se interessar pelo tema, mas isso era algo muito comum no século XVI. Ele nasceu em Saint-Rémy-de-Provence, mas deixou a cidade muito jovem para morar em Avignon e Montepellier, onde estudou Medicina. E como começou essa história de previsões? Quando a peste chegou à França em 1520, as pessoas acreditavam que o tempo do apocalipse tinha chegado também e, assim, o interesse por estes assuntos aumentou e muito. Nostradamus estudava astrologia e começou a se aprofundar nos cálculos matemáticos e de probabilidade para fazer suas famosas previsões.

Em 1550 ele começou, como tantos outros, a editar um “almanaque”, isto é, um calendário de previsões baseado essencialmente nas estrelas. O resto é história – até hoje, suas previsões são as mais famosas de todo o mundo e, ainda em vida, ele teve prestígio, sendo nomeado o astrólogo de Catarina de Médici e também médico e conselheiro do rei Carlos IX em 1564. Publicou diversos livros, editados em centenas de países diferentes até hoje.

Um dia de viagem em Saint-Rémy-de-Provence

Interessados em descobrir mais sobre Van Gogh, passamos em frente ao museu Estrine, também conhecido como Centro de Interpretação de Van Gogh. Antes de entrar, encontramos algumas explicações e descobrimos que o museu estava fechado pois estivemos em Saint-Rémy numa segunda-feira.

De qualquer forma, a cidade “respira” Van Gogh e há muitos passeios para se fazer ali – e em Arles, nosso destino de amanhã – para quem quiser conhecer mais sobre a vida e obra do renomado artista.

Como mencionei no início do post, em Saint-Rémy, mais do que em qualquer outro lugar da Provença, você poderá também desfrutar de galerias urbanas, lojas cosmopolitas e lojas especializadas em comida para quem ama cozinhar. A cidade tem uma sofisticação nata e ali você encontrará restaurantes chiques, cafés charmosos e casas belíssimas – fotografamos algumas inclusive.

Mas nem tudo são flores – há quem critique esse lado mais refinado e acuse Saint-Rémy de gentrificação, dizendo que a cidade é “os Hamptons de Provence”, onde novos ricos vão se refugiar durante o verão europeu, longe das praias movimentadas. Não sei se a fama procede porque não estivemos na cidade durante o verão, mas é inegável dizer que existe um charme em ver lojas tão modernas em casarios históricos! Confira algumas que fotografamos e adoramos:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

2 Comentários

  1. Luciano Santiago

    Ola … td bem?
    Sobre ser o inicio do Caminho de Santiago de Compostela … ao inves Saint-Rémy-de-Provence nao seria a cidade de Saint Jean Pied de Port? …

    Responder
  2. Fernanda

    Que artigo bacana Rogerio! Fiquei com vontade de fazer esta viagem!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!