Sinagoga de Jerusalém em Praga: uma pérola que fica fora dos principais roteiros

Atualizado por Manuela Colla em 08/04/2019

Manuela Colla

Confira nesse post da guia turística Martina, nossa parceira em Praga, todas as dicas para conhecer a Sinagoga de Jerusalém em Praga, uma pérola que fica fora dos principais roteiros

Sinagoga de Jerusalém em Praga

Sinagoga de Jerusalém em Praga: uma pérola que fica fora dos principais roteiros

Provavelmente por não estar dentro do chamado Bairro Judeu, que é um dos pontos “obrigatórios” em Praga, a Sinagoga de Jerusalém não é tão visitada. Mesmo que ela fique no âmbito do centro histórico, perto da famosa praça Venceslau, ainda é pouco conhecida pelos turistas pois se localiza numa rua lateral que fica um pouco escondida… Mas vim aqui fazer justiça a este lugar fantástico e super pitoresco que pode fazer parte de seu próximo roteiro em Praga, a capital da República Tcheca.

A história dessa sinagoga é mais recente das do Bairro Judeu e é estreitamente ligada à reconstrução do mesmo. Originalmente, este era um bairro medieval sem saneamento, com casas pequenas e muito apertadas por falta do espaço do gueto. Tudo isso acabou resultando, no final do século XIX, em sua reforma. Durante esse processo, a maioria das construções do bairro foi demolida para dar lugar a edifícios mais suntuosos que já ofereciam todo o conforto para os seus habitantes. Mesmo que tenham sido preservadas seis sinagogas no bairro, outras foram demolidas neste processo, o que é uma pena. Mas nem tudo estava perdido: os judeus na mesma época adquiriram terreno na Cidade Nova e iniciaram o projeto de construção de uma nova sinagoga que os atendesse em suas crenças religiosas.

Sinagoga de Jerusalém em Praga

A Sinagoga de Jerusalém foi consagrada em 1906 e representa uma interessante fusão de uma estilização art nouveau e de elementos mouriscos, muito presentes em construções judaicas do século XIX. Já ao longe chamam a nossa atenção as cores da fachada com um grande arco árabe em forma de ferradura e uma roseta com estrela de Davi. O pórtico central da entrada é decorado com o versículo do Malaquias: “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus?” (bem apropriado para os dias de intolerância de hoje em dia, aliás).

No interior, a galeria feminina é apoiada em sete arcos no estilo árabe, as as paredes cobertas por ricas pinturas belíssimas. Além disso, toda a parte interna é adornada com lustres muito trabalhados. Como a sinagoga tinha servido como depósito durante a Segunda Guerra, foi poupada de uma devastação maior e mais de um século serve à comunidade judaica de Praga.

Sinagoga de Jerusalém em Praga

Tão linda e interessante e sem o empurra-empurra de grupos de turistas, resolvi incluí-la nos roteiros no caso de interesse porque é uma ótima alternativa para aqueles que querem conhecer uma sinagoga mas estão sem tempo ou sem vontade de gastar muito para conhecer as sinagogas do Bairro Judeu. Todavia, se você quiser ir lá, elas todas fazem parte de um só ingresso ao Museu Judaico.

Sinagoga de Jerusalém em Praga

E como contratar a Martina para passear por Praga?

Para quem quer conhecer Praga, uma ótima alternativa é contratar os serviços da Martina, uma guia turística que realiza diversos roteiros por pontos turísticos da capital da República Tcheca e – o mais bacana! – do jeito que você quiser e de forma personalizada! Para contratar os serviços da Martina que fala português e já atendeu inúmeros brasileiros em Praga, envie um contato pelo formulário deste post! E boa viagem!

Sinagoga de Jerusalém em Praga

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *