O Christian viajou pela segunda vez com os nossos roteiros personalizados – na primeira viagem, conheceu Roma, Florença e Paris em junho de 2014 (ou seja, no verão europeu). Desta vez, ele resolveu ousar e conhecer Lisboa, Porto e Coimbra durante o inverno. Veja como foi!
Portugal no inverno – O roteiro
Minha viagem por Portugal foi nota 10! A nota elevada se dá devido a superação de minhas próprias expectativas em relação a Portugal. Não acreditava que o país fosse tão organizado – por exemplo, o transporte público é exemplar por lá!
O roteiro foi perfeito pois gosto de permanecer mais tempo nas cidades para me sentir como um nativo e ter uma boa experiência sobre como é viver nestes lugares. Fiquei seis dias tanto no Porto quanto em Lisboa, pois ambas cidades estão repletas de atrativos que vão se multiplicando a medida que se conhece melhor as mesmas. A passagem por Coimbra também foi muito interessante. Decidi passar por lá, também, porque a cidade ficava no caminho até a capital.
Os voos
Se você está pensando em pesquisar seu voo para a Europa, pode começar a pesquisa de passagens aqui. Eu confesso que, de início, estava apreensivo em relação a companhia Iberia, que muitos chamavam de “Ivieja” devido ao envelhecimento de suas aeronaves. No entanto, o avião e a tarifa foram satisfatórias.
As viagens de trem
Os “comboios” foram uma grata surpresa, pela rapidez e conforto no deslocamento para outras cidades. Senti-me em um grande metrô me deslocando pelas “estações” (cidades) portuguesas. Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.
As hospedagens
No Porto fiquei na casa de um primo naturalizado português que reside na Vila de Gaia, exatamente na outra ponta da ponte D. Luís. A vista do local é tão surpreendente que tentei convencê-lo a virar um anfitrião do Airbnb.
Já em Lisboa, me hospedei em um quarto na Avenida Augusta, naqueles prédios antigos da Baixa Pombalina, região sugerida pelo blogueiro. O local era barato, historicamente interessante e ultra bem localizado. Valeu muito a dica!
Como cheguei aos hotéis
Sempre achei cansativo, depois de algumas horas de viagem, ainda ter que pegar ônibus ou metrô para a hospedagem de destino. No caso de Porto, fui de metrô até Vila de Gaia, local da minha hospedagem, contudo como estava acompanhado por um parente, não tive dificuldade para carregar o “andante”.
Em Lisboa, no entanto, cheguei depois das 22 horas, e estava bastante cansado depois de conhecer Coimbra durante todo o dia… Por isso, me permiti cometer uma extravagância, pagando um táxi da Estação Santa Apolónia até o Rossio.
Transporte
Os pontos positivos e negativos do transporte público: o passe só perde para a caminhada como forma mais econômica de se deslocar no Porto e em Lisboa. Você precisa calcular na tabela a partir do seu destino a quantidade de euros que deverão ser carregados no cartão.
A propósito, pela primeira vez, optei por conhecer os serviços da empresa Yellowbus e achei muito funcional, pois o ingresso também é aceito nos ônibus públicos das cidades.
Ingressos antecipados
Como era inverno, não precisei comprar nenhum ingresso antecipado, já que é a baixa temporada de viagens. Aliás, este um bom motivo para viajar neste período. Tentei ganhar descontos com minha carteirinha funcional de professor, mas em Portugal não existe esta possibilidade.
Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.
Seguro de viagem obrigatório
Não foi necessário usar este serviço obrigatório para quem viaja para a Europa. Mas meu seguro oferecia uma identificação externa em minha bagagem, o que me deixou mais tranquilo. Se você está com viagem marcada para qualquer lugar do Continente, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Os procedimentos de imigração
A imigração foi feita em Madri sem maiores problemas. Apenas passaporte e perguntas gerais. No Porto, quase me pediram para abrir a mala (ainda bem que não fizeram, pois ela estava cheia de guloseimas mineiras para o meu primo!) 🙂
O clima durante a viagem
O frio em Portugal ficou na média de 10 graus. Muito aprazível!
Internet e telefonia
O aplicativo WhatsApp mais uma vez atendeu a todas as minhas expectativas de comunicação. E, em Portugal, o Wi-Fi está disponível em restaurantes, praças e museus.
O financeiro para a viagem
O financeiro ficou dentro do planejado, no entanto fiquei inseguro nos dois últimos dias – por isso, fiz um pequeno saque no caixa eletrônico do Banco do Brasil na Avenida Liberdade, em Lisboa. Os cartões de débito e crédito funcionam normalmente.
O valor médio de custos foi de 60 euros por dia. A consultoria me ajudou com informações sobre quantidade de dinheiro, cartões de débito, crédito e formas de uso e segurança – principalmente porque viajei durante a época em que o euro subiu vertiginosamente!
Avaliação da consultoria
O que me levou a contratar a consultoria novamente foi, certamente, a economia e a segurança durante a viagem. Já conhecia o blog e o blogueiro de uma viagem anterior. A principal informação do blogueiro foi a grata sugestão de explorar por mais tempo a cidade do Porto, pois de fato é uma cidade surpreendente.
Recomendo a consultoria do blogueiro principalmente para viajantes inseguros. Contrataria novamente este serviço para uma próxima viagem – isso diminuiria os riscos e pouparia gastos.
Dicas para outros viajantes
1. No Cais da Ribeira, Porto, em um beco atrás dos restaurantes badalados, próximo a ponte D. Luís, existe uma tasca administrada por algumas senhoras, onde comi o melhor bolinho de bacalhau de minha vida. Valeu muito dar uma caminhada e fugir da badalação dos restaurantes próximos ao ponto turístico, fica a dica para outros viajantes! O restaurante é tão intimista que não tem nome, mas fica em uma viela atrás do Restaurante Chez Lapin no Cais da Ribeira. 🙂
2. Hospedar-se em Vila de Gaia proporciona uma vista maravilhosa de Porto.
3. Na Europa, Portugal é mesmo o melhor lugar para se comprar roupas de frio baratas.
4. Aliás, Portugal é mesmo o melhor país para perder o medo de viajar para a Europa.
5. Viajar no inverno em Portugal é possível. Com um agasalho quente, impermeável e com capuz você pode ir a qualquer lugar.
6. Assistir um jogo de um time de futebol local é uma excelente oportunidade para aprender gírias e palavrões de uma língua.
7. Onde colocar as bagagens quando estamos apenas de passagem pela cidade e não há guarda-volume na estação? Em Coimbra eu deixei no Centro de Informação ao Turista.
8. Não se impressione com rapazes vendendo droga na Avenida Augusta em Lisboa.
9. Acho necessário conhecer o básico de História do Brasil antes de viajar para Portugal.
10. Não estranhe a rabugice lusitana.
11. Pagar para subir até o Chiado pelo elevador da Santa Justa é uma roubada.
12. Imperdível: Alugar uma bicicleta no Cais da Ribeira e pedalar até o mar.
13. Pagar para visitar a Livraria Lello é justo, pois muitas pessoas só entram para fazer fotos segurando um livro do Harry Potter.
14. Produtos a base de cortiça são excelentes souvenires.
15. Não se aborreça caso o garçom lhe cobrar a conta antecipadamente na “esplanada” (parte externa do restaurante), como aconteceu comigo na Cafeteria ”A Brasileira”. Trata-se de uma medida de segurança.
16. Em Lisboa, o Museu Gulbenkian é imperdível para qualquer criatura humana do planeta Terra. Uma menção honrosa para o surpreendente Museu Arqueológico dentro das ruínas do Convento do Carmo.
17. Outra dica importante é fugir do café da manhã incluso nas diárias – acabei descobrindo que podemos tomar um café barato e ainda conhecer a cultura dos nativos em uma “cafetaria”. Uma delícia e bastante acessível! 🙂
Confira mais algumas fotos da viagem do Christian por Lisboa, Porto e Coimbra:
Christian
Uberlândia/MG
Data da viagem: janeiro 2016
__
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
__
Adorei as suas dicas. Muito boas mesmo! Consegui encontrar a tasquinha das senhoras que vendem os tais bolinhos de bacalhau indicados por você. Maravilhosos! Valeu!
Olá Maria Regina Caseiro,
que bom que gostou dos bolinhos de bacalhau.
Formamos uma grande família que cuida um do outro aqui no Viajando Bem.
Legal! Adorei essa ideia de família!
Olá Rogério tudo bem!
Estamos planejando uma viagem em família por Portugal em dezembro, seria em torno de 20 dias de carro, incluindo passar o Natal e Reveillon. Gostaria de algumas dicas de quanto levar e como fazer reservas. Será nossa primeira vez. Obrigada.
Abraço
Carla
Olá Cristian , estou indo a Portugal agora dia 23. Gostaria de dicas para Paris, Itália, podes me ajudar? Alexsandra
Oi Rogério.
Quais melhores roteiros para Portugal e Espanha em janeiro? Em 12 dias…
Olá, gostaria de saber o quanto as chuvas de fevereiro podem atrapalhar a viagem. Normalmente são passageiras ou perduram dias?
Obrigada!
Oi Rogério,
Estou pensando em ir em janeiro de 2019 e ficar no Porto , vi que as temperaturas são parecidas com São Paulo no inverno e as chuvas são fortes e por muitos dias ?
Quero conhecer outras cidades próximas de metro como: Guimarães, Braga , Aveiro ,Viana do Castelo e Coimbra. Qual o custo total do metro que vou ter? Da para eu conhecer no mesmo dia alguma dessas cidades ou é melhor cada dia ir em uma?
Obriagada.
Olá irei para Portugal dia 5 de dezembro e volto dia 12,nessa época é alta temporada?
Oi Stefani!
Ainda não, este período é média temporada.
Abraço!
Olá!
Na segunda quinzena de julho é mt calor em Portugal?
E em janeiro? Como é a temperatura?
Obrigada
Oi Juliana, tudo bem?!
Em janeiro é inverno e frio, mais frio nas cidades mais ao norte, como Porto, por exemplo. Já em Julho é primavera/verão e calor!
Abraço!
Olá. Gostaria de saber se é aconselhável fazer turismo em campvans por portugal. Gostaríamos de ir em fevereiro de 2018.
Oi Rogerio,
Adorei este post sobre portugal, pois quero fazer Lisboa – Porto nesse final de ano Dez/17 a Jan/18. Quero saber sobre chuvas, se pode atrapalhar …. a viagem
Oi amei as dicas, vou para Portugal e Espanha em novembro de 2018 e quero fazer essa consultoria, como faço?
Muuutito legal esse artigo, foge completamente ao padrão! Adorei conhecer Portugal ainda que de longe, por meio da sua viagem : ) Em breve estarei lá
Legal Mariana! Aproveite muito, Portugal é demais! 🙂
Ola, boa noite!
Irei a Portugal em outubro e ficarei 13 dias, a principio ficaria só em Lisboa, mas estou pensando em dividir minha estadia entre Porto e Lisboa.Quannos dias vc recomenda em cada cidade?obrigada
Olá Juliana, tudo bem?!
Calcule em torno de 3/4 dias inteiros para Lisboa e 2/3 dias inteiros para o Porto e o restante distribua nelas conforme os bate-voltas que pretende fazer a partir de cada uma das cidades, ok?! Outra opção, também muito bacana, é incluir algum destino no centro de Portugal, por exemplo Coimbra ou Batalha, para fazer outros bate-voltas muito bacanas!
Caso queira ajuda profissional para organizar o teu itinerário, é só chamar!
Abraço!
Vou viajar em outubro para Europa. Quero conhecer Portugal, Espanha e Itália. Vou ficar 30 dias. Vcs me dariam uma dica dos lugares que devo visitar. Obs. Na Espanha quero conhecer Andaluzia e Barcelona.
Felicia ,estive na Espanha em 2011 e fiquei encantada! Madri é monumental três dias foi muito pouco para tantas opções.Vale muito fazer um roteiro de cidades as quais tenham construções que são patrimônio da humanidade como Córdoba,Granada”La Alambra”, além de Sevilha . Cidades pequenas como Vejer de la Frontera se tiver tempo.Salamanca e Toledo próximas à Madri também são imperdíveis. Na verdade ,se ficar só na Espanha ainda faltará tempo para ver tudo.
voçe não falou nas estradas que são um espetáculo ,deveria ter passado por Braga Viana do Castelo e Ponte de Lima os melhores lugares da Europa.
Olá, boa tarde! Tenho lido inúmeras dicas,sobre Portugal, gostaria q se possível vc poderia me dá uma dica, de conhecer Porto,Serra da Estrela e Ilha dá madeira,em uma só viagem,é possível?
Que bacana todas as dicas e o próprio site, parabéns a todos que contribuem. Vou à LISBOA Portugal dia 30/01 e ficarei 15 dias na casa do meu padrinho, quando vai chegando próximo a data vamos querendo ver muitos roteiros, costumes e curiosidade, alem de muitas dicas boas de entretenimentos.
Li dizerem bastante sobre blogueiros e gostaria de indicações de alguns e até mesmo sites que possa fazer amizades locais ou de datas.
Se tiverem dica, sera mais uma vez, muito bem vinda..rs!
abraço a todos
Michael Oliveira – Guarujá SP
Oi Abimael. Estamos indo para Portugal em janeiro 2017. Como e li que chove muito em Porto, estou pensando em tirar um dia de Porto e acrescentar em Liboa…
Qtos dias vc aconselha ficar em Porto?
Gostaria de viajar em janeiro de 2017 para Portugal…quero saber p preço da viagem…saindo dia 5…e retornando dia 30..para Fortaleza onde moro..
Estou planejando viajar em novembro com o marido para Portugal e procuro boas dicas de passagens e locais para conhecer. para ficar dez dias no máximo.
Enviei um e-mail com algumas informações !
aguardo o retorno 😀
OI Abimael, tudo bem?!
Briefing e proposta no teu email, ok?!
Abraço!
Olá, boa tarde!
Estou pretendo ir a Portugal em Janeiro de 2017, justamente no inverno e gostaria de uma dicas de hospedagem em Lisboa e Porto.
Oi Mauro!
Ótimas opções no Porto: https://viajandobem.com.br/2013/12/onde-ficar-no-porto-portugal-apartamentos-tomas.html.
E em Lisboa aqui tem muitas e ótimas dicas: https://viajandobem.com.br/2015/12/tudo-sobre-lisboa.html.
Abração!
Tambem estou querendo ir em janeiro/17. Porem vamos em 4 pessoas. e eu quero conhecer LISBOA. meu irmão, PARIS, um amigo LONDRES e a irmã dele quer co nhecer a ESPANHA. Temos 10 dias…. o que fazer?????????? SOCORRRRRROOOOO rsrsrs
Hotel Turim Restauradores. Praticamente centro de Lisboa e na praça Rossio. Próximo ao Hard Rock café na avenida Liberdade . Hotel com excelente preço desde que comprado antecipadamente.