Planejando a viagem de Osvaldo e família por Lisboa, Porto, Barcelona, Madri, Roma, Florença, Veneza e Paris

por | Atualizado em 22/02/23 | Automóvel, Aviação, Barcelona, Dinheiro, Florença, Hospedagem, Lisboa, Madri, Paris, Porto, Roma, Trem, Veneza



Osvaldo enviou:
Prezados, o BLOG Viajando Bem é espetacular, parabéns!
Apreciei várias dicas no blog, ainda assim preciso da ajuda de vocês para colocar em prática a minha viagem, considerando:

  • Tenho como intenção estar viajando na 2ª quinzena de janeiro/2013 – partida no dia 15 ou 16 de janeiro
  • Tenho disponibilidade de apenas 17 dias ao todo (contando inclusive a viagem de ida e volta)
  • Sem contar passagens, temos R$ 20.000,00 para custear refeições, passeios, deslocamentos entre as cidades e estadia – este é nosso limite
  • Quanto às passagens estamos ainda providenciando – os preços estão altos – tem alguma sugestão?
  • Somos 4 adultos (eu, minha esposa e meus dois filhos)
  • Nossa intenção é visitar Porto, Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Florença, Veneza e Paris. 

A partir dos dados acima, peço a ajuda de vocês para nos ajudar a termos uma viagem agradável, nos dando dicas sobre: 

  • Qual seria o melhor roteiro e sequência de visitas entre as cidades citadas, bem como tempo de permanência em cada local?
  • Qual a melhor forma de transporte e qual seria o custo médio? Qual o tempo médio gasto de deslocamento entre as cidades?
  • Quais seriam os locais (hostel) mais indicados?
  • Qual é a média de temperatura nesta época do ano? 

Agradeço muitíssimo todas as dicas que vocês possam nos fornecer.
Abraço a todos!
Osvaldo

——————————————————-

Olá Osvaldo, tudo bem?!

Obrigado pelos elogios!

O melhor roteiro seria assim como você enviou, iniciando no Porto e finalizando em Paris. Mas tudo depende, claro, do melhor valor da passagem aérea que vocês cotarem. Se for mais barato chegar por Roma e voltar por Lisboa, basta mudar um pouco o roteiro. Mas desta forma como está, acredito que conseguirá bons valores com a TAP ou Air France. Seria bom consultar o site Skyscanner ou uma agência de sua confiança para cotar as passagens aéreas. Vale também já cotar todos os voos internos junto à compra da passagem intercontinental. Desta forma você poderá manter sua franquia de bagagem igual para todos os voos, além de correr menos riscos com atrasos ou problemas em algum voo na volta para o Brasil.

Porém, sugiro que retire algumas cidades do roteiro, senão passará voando por elas. Uma boa seria estimar pelo menos 3 dias em cada cidade, lembrando que Roma e Paris já pedem pelo menos 4. Como planeja 17 dias, daria no máximo 2 dias em cada cidade, se a ideia for manter o roteiro original…

O trajeto entre Porto e Lisboa, vale comparar valores e tempo de viagem de avião ou trem. Também poderá cotar o aluguel de um veículo, o que permitirá conhecer algumas cidades no caminho entre uma cidade e outra. De Lisboa peguem um voo até Madri, de onde pegarão o trem de alta velocidade, AVE, para seguir até Barcelona. De Barcelona um voo até Roma, e depois um trem para Florença e novamente outro trem até Veneza, de onde partem de avião até Paris. Caso queiram circular pela Toscana, vale a dica de alugar um veículo aí também. Para conferir e reservar os tickets aéreos, vá de Skyscanner. Para valores, horários, tempo de viagem e reservar tickets de trem, acesse Rail Europe.

Em janeiro é inverno na Europa. Nas cidades mais ao sul, a temperatura poderá não ser tão baixa, mas as mais ao norte será bem frio sim, e com possibilidade de neve. Portanto, fiquem atento às roupas – malhas térmicas e casacos e sapatos impermeáveis – e bastante planejamento para fazer coisas em locais fechados, como museus. Uma boa dica é se concentrar nas capitais ou grandes cidades, que possuem mais espaços fechados para receber os turistas. Outra boa dica é planejar bem onde ficar, o que fazer e onde comer, para não ter que ficar perambulando pelas ruas com um frio de rachar. Vale também investir em um bom Seguro Viagem, para o caso de algum problema de saúde, extravio de malas ou até algum prejuízo em decorrência de cancelamento ou atraso de voos, o que é bastante comum durante o inverno.

Para conferir e reservar hostels, acesse os sites da Booking.com ou Hostelworld. São os melhores sites de reserva de hotéis e albergues, com a possibilidade de ver as avaliações e comentários de hóspedes que já estiveram em determinado estabelecimento.

Um grande abraço!

 

21 Comentários

  1. FERNANDO LUIZ COTTA DA SILVA

    Caro Rogério Milani, gostei de suas dicas, todas muito boas e objetivas!!
    Tenho voo Rio x Paris x Rio junto com minha esposa, mas meu destino final eh Portugal, onde ficarei a maior parte da viagem de 26 dias, ficando mais tempo no Algarves onde mora minha filha, neto e genro.
    Dentro deste roteiro, considernando uma estada rapidinha em Paris que jah conheço, depois pelo sul de Portugal e talvez incluindo a Espanha, qual roteiro vc poderia sugerir para este período de viagem??
    Um abraço e obrigado pela ajuda!!

    Responder
  2. marcia

    Irei no próximo ano para Lisboa queto conhecer as cidades mais visitadas que posso ir de trem e depois quero ir a Roma também quero conhecer os melhores pontos turísticos são 4 na minha cada queremos economizar o maximo.me ajude a fazer o nosso percurso.

    Responder
  3. Márcia

    Olá Rogério, tudo bem?

    Vi o seu blog e achei super interessante. E como estou indo para Itália na próxima semana resolvi mandar algumas dúvidas pra ti. Vou para Roma no dia 18/07 e pretendo ficar lá uns 2 dias. Depois disso estava pensando em passar em Pisa, Florença, Milão e Veneza. Ainda estou em dúvida se vou para Florença, pois queria muito ir a algum lugar que tenha praia (já que vai estar um baita calor lá). Tu podes me ajudar?

    Obrigada,

    Márcia.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcia, tudo bem?!

      Se a intenção for praia/litoral, sugiro que vá para a Costa Amalfitana, montando base em Sorrento ou Amalfi e daí vai curtindo a Costeira, que é lindíssima!

      Perto de Roma tem Ostia, com praia e tudo, mas não é bonita.

      Abraço!

      Responder
  4. Esther Costa

    Olá Rogério,
    Parabéns pelo blog!!! Excelente!!
    Gostaria de uma ajuda para montar uma viagem com a família (6 adultos e 1 criança). A principio, pensamos em Barcelona e Itália (Roma, Veneza, Florença e Milão). Uma viagem de 8 dias sem contar com os dias de viagem. Se acrescentarmos mais 2 dias, o que você sugere, Lisboa ou Paris, podendo ser retirado alguns lugares na Itália. Quanto vc acha que devemos reservar por pessoa/dia em dinheiro (hospedagem, refeições, transporte), já que queremos uma viagem econômica, com hospedagens em conta e bem localizadas, sem contar com as passagens aéreas de ida e volta ao Brasil.
    Ainda estamos sem direção, será que você pode nos ajudar?

    Att.

    Esther Costa

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Esther, tudo bem?!

      Acredito que será melhor a consultoria para vocês, então já enviei para seu email minha proposta, ok?!

      Abraço!

      Responder
  5. Anonymous

    Oi Rogério, bom dia!!!
    Adorei seu blog. Gostaria de algumas informações, estou pensando em viajar para Europa em julho de 2013, somos um casal e duas filhas adultas. Gostaríamos de dicas de hoteis mais em conta, é melhor ir de trêm, de carro ou de avião de uma cidade para outra? Estamos pensando em Praga, Berlim e Paris,o que você acha do roteiro? Não podemos gastar muito, precisamos de dicas mais econômicas. Onde ir primeiro? Temos 15 dias.
    Agradeço

    Responder
  6. Anonymous

    Pessoal, quero indicar um site que trabalha com comida delivery onde fazemos os pedidos online, o site é o [url=http://www.janamesa.com.br/]Janamesa[/url] vale muito a pena, eu fiz um pedido e super aprovei! 😉

    Responder
  7. Anonymous

    Olá Rogério!
    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de uma ajuda…Farei uma viagem em setembro iniciando por Roma,Florença,Veneza e terminando em Milão…Gostaria de opinião quantos dias em cada cidade e como me locomover?Carro,trem ou avião?
    Meu e-mail:[email protected]
    Obrigada
    Juliana

    Responder
  8. Anonymous

    rogério parabéns pelo blog!!!
    meu nome é igor e tenho algumas dúvidas: gostaria de passar 20-25 dias na Europa com minha esposa, no mês de maio/2012 e visitar as seguintes cidades: Paris, Londres, Madrid, Barcelona e Roma.
    Qual o melhor roteiro a seguir e qual a melhor forma de se locomover de uma cidade para outra??
    Em média quanto acha que fica uma viagem assim para o casal contando com as passagens aéreas (hotel simples, mas não albergue)??
    Desde já agradeço.
    Meu e-mail é [email protected]

    Responder
  9. Adriana Magalhães

    Prezado Rogério,

    Primeiramente, parabéns pelo blog! É um trabalho muito bom que fazes, que, com certeza, ajuda muita gente como eu! Desde que conheci, visito o blog diariamente! Rsrs

    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Estou programando uma viagem para as férias de final de ano com meu namorado, pensando na saída do Brasil depois do Natal e o retorno 30 dias depois, ida e volta por Porto.
    Pensamos no seguinte roteiro: Porto, Roma, Berlim, Amsterdã, Paris e Barcelona, voltando a Porto. Seriam 3 noites em cada cidade, excluindo Porto, pois como temos família la, pensamos em explorar Portugal melhor, em 10 dias. Já pesquisamos algumas rotas de low cost, mas com relação a rota Amsterdã – Paris tivemos dificuldades, pois não encontramos muitos vôos e com preços acessíveis como outras rotas. Gostaria de saber a sua opinião sobre as cidades escolhidas, se acrescentaria algo, tudo isso! Outra coisa, com relação a hospedagem, andei olhando o site da rede accor, e alguns hoteis tem um preço bastante acessível, por vezes melhor no custo beneficio do que albergues, comparando com preço de quarto privativo. Como nunca fomos e nem conheço albergues por lá, fico receosa de reservar sem ter noção de localização, referencias de segurança e etc!
    Temos R$10.000 reais, livre pra ser utilizado lá, pois nossas passagens intercontinentais são presente! O que você acha sobre a quantia?

    Muito obrigada mesmo! E mais uma vez, parabéns pelo BLOG!!

    Atenciosamente,

    Adriana

    Responder
  10. Thi Costa

    Olá, Rogério!

    Estou começando a planejar – um pouco atrasada, acho – a minha viagem de lua de mel para Europa, que será no início Agosto. Temos 15 dias para conhecer algumas cidade e estamos entre Londres, Amsterdã, Berlin, Praga e Paris. Será que é pouco tempo para tudo isso?? O que você aconselharia em relação a roteiro e dias para ficar em cada cidade? Ah! Será nossa primeira viagem para o exterior 😉

    To lendo SEMPRE teu blog e ja tá me ajudando muito!!!

    Beijos

    Responder
  11. Anonymous

    Olá, boa noite. Achei interessante as informações contidas em seu blogger e gostaria de tirar minhas dúvidas. Se puder ajudar, agradeço antecipadamente. Ah! Parabéns pelo conteúdo.

    Estou programando viajar a Europa com marido e filha de 6 anos.

    Perído da Viagem: possivelmente final de Jun/12 ou na segunda quinzena de Setembro/12 (20 dias disponíveis sem contar com o dia da ida e o da volta).

    Cidades:Lisboa/Porto,Madri/Barcelona,Roma/Veneza,Berlim/Frankurt,Paris (2 dias em cada cidade com exceção da última que serão 4 dias).

    Tenho conhecimento que em ambos meses (Junho e Setembro) o clima já está quente e não necessita tanto roupa de frio, o que diminui o volume e peso da mala. Mas, em Setembro os valores são mais acessíveis. É verdade?

    Quantas malas devemos levar e que peso cada uma deve ter?

    Que ordem devemos tomar? Chegada em Lisboa e saída de Paris ou é melhor sair de Frankfurt?

    Penso em viajarmos internamente (entre as cidades de cada país) de trem. Compensa comprar o pass (são 9 cidades)?

    Detalhe: Não falamos nenhum idioma além do Português, mas na Alamanha queremos um guia que fale português.

    Aguardo retorno breve, Grata.

    Conceição Simões
    [email protected]

    Responder
  12. Monica Borba

    Oi Rogério, parabéns pelo blog, ajuda muito! Show de bola!
    Seguinte, to precisando da sua ajuda… Comprei passagens Rio x Milão x Rio, indo dia 29 de maio e voltando 17 de junho. Pretendo conhecer além de Milão as seguintes cidades: Pisa, Florença, Veneza, Roma, Paris e Madri. O que vc acha? Qual a melhor ordem e o melhor meio de transporte entre elas? Quantos dias vc indica para cada cidade? Devo cortar alguma cidade do roteiro? Desde já, muito obrigada e muito sucesso para vc!

    Responder
  13. Priscila Costa

    Boa noite Rogério! Eu e meu namorado estamos pretendendo fazer uma viagem curta para Europa em outubro, de uns 12 dias, sem contar a ida e volta, passando por Berlim, Paris e Roma, ficando cerca de 4 dias em cada cidade. É um tempo razoável para cada uma? Qual seria a melhor ordem para o roteiro ?É possível ir de uma cidade para outra de trem? Se for, vale a pena fazer durante o dia( para aproveitar as paisagens) ou melhor a noite (otimizando o tempo)?? Vc acha recomendável que levemos euros daqui ou é melhor concentrar as despesas em cartões de créditos??obrigada e parabéns pelo Blog!! Priscila Costa

    Responder
  14. Renata França

    Em primeiro lugar, PARABÉNS pelo excelente blog.
    Estou indo morar por 03 meses em Londres para estudar inglês por 02 meses e no último mês queria fazer uma viagem de baixo custo rsrsrsrs Como minha volta será por Londres, gostaria de saber quais as melhores opções para um roteiro Londres – Amsterdã – Bruxelas – Paris – Madri – Londres. Em Madri tenho hospedagem, mas gostaria de saber algo sobre Ibiza também. Ah, e quanto ao tamanho da bagagem? Muito obrigada. Bjos

    Responder
  15. Jaqueline

    Bom dia!
    Eu gostaria de saber QUANTAS BAGAGENS E DE QUANTOS QUILOS PODE LEVAR QUANDO ESTA VIAJANDO PELA empresa RYANAIR.
    Por exemplo: Barcelona – Roma
    Ou se tenho que pagar uma taxa para ter direito de levar a mala?

    Obrigada!

    e-mail: [email protected]

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!