Os Colombianos – uma viagem cultural para a Colômbia

por | Atualizado em 28/03/23 | Colômbia, Livros

Recebemos o livro “Os Colombianos”, da editora Contexto, e mergulhamos na rica cultura deste povo tão parecido com o brasileiro – vem saber como foi essa verdadeira viagem cultural para a Colômbia e planeje sua ida à este destino fantástico de viagem pouco explorado!

viagem cultural para a Colômbia

Os Colombianos – uma viagem cultural para a Colômbia

A primeira vez que ouvi falar de uma Colômbia diferente foi no fantástico programa “Parts Unknown”, do chef Anthony Bourdain, conhecido por explorar seus destinos de viagem de forma não convencional – e extremamente apaixonante. Bourdain visitava o país pela segunda vez – a primeira havia sido em 2008 – e voltara absolutamente encantado com a riqueza gastronômica, cultural e, especialmente, com o alegre povo colombiano.

Já nas primeiras páginas do livro o autor Andrew Traumann (um brasileiro claramente fisgado pela Colômbia) já quebra estereótipos e esclarece alguns lugares-comuns ao se falar sobre este povo, ressaltando inclusive as semelhanças daquele país com o Brasil. Ele conta que o povo colombiano é alegre, resiliente, acolhedor, trabalhador e tem até o seu “jeitinho brasileiro” (que eles chamam de “malícia indígena”.

Mas o livro vai muito, mas muito além: o autor traça um panorama político, histórico, cultural, gastronômico e comportamental. O que mais me surpreendeu foi realmente encontrar inúmeras semelhanças entre os brasileiros e colombianos (especialmente no que diz respeito à comportamento), o que consideravelmente aumentou minha vontade de viajar pra lá. Imagino os gringos receosos de vir ao Brasil lendo nossas notícias sobre corrupção, violência, presídios superlotados e problemas de saúde pública e saneamento básico… Exatamente como muitos temem ao pensar em conhecer a Colômbia!

viagem cultural para a Colômbia

Outra grande semelhança com o Brasil é a imensa biodiversidade – dez por cento de toda a fauna e flora de todo o globo são encontradas na Colômbia – e o país é o destino mais famoso entre observadores de pássaros de todo o mundo. Mas tudo isso é ameaçado pela exploração de madeira e a extração de esmeraldas (a Colômbia produz nada mais nada menos do que 50% desta pedra preciosa consumida em todo o mundo).

Andrew também fala das marcas que a geografia deixou no povo da Colômbia e relata alguns aspectos históricos bem interessantes, como a proximidade política e a adoração pela cultura americana, a separação do Panamá (você sabia que Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela faziam parte de um mesmo país, a Grã-Colômbia, até 1831?) e a colonização espanhola que dizimou a população indígena de forma violenta. Historicamente, Brasil e Colômbia nunca foram próximos e o motivo é aquele mar verde chamado Amazônia – nossa fronteira com a Colômbia é, digamos assim, um pouco imensa demais pra ser cruzada a toda hora. O que não impede que tenhamos muitos imigrantes colombianos em nosso país – hoje, cerca de oito mil colombianos chamam o Brasil de “casa – destes, mais de mil são refugiados.

Jovem aproveitando o carnaval de rua de Quindio

O livro também traça um panorama de como os colombianos se divertem – concursos de miss, esportes, muita música e festas populares são citadas como as diversões favoritas dos colombianos e também cinema e literatura possuem grande destaque. Amei saber que no centro de Bogotá, além dos vendedores de DVDs tão populares no Brasil, há muitos vendedores de livros com preço de capa muito menor do que os das livrarias! Entristeci ao saber que a Colômbia, como o Brasil, ainda é um país bastante machista (só a adoração pelos concursos de miss já mostra isso), mas houveram alguns avanços quanto aos direitos das mulheres no país. O maior problema é a mudança cultural ocorrer, exatamente como aqui no Brasil…

Não pense que o autor foge do tema mais polêmico, o narcotráfico e seu personagem mais emblemático, Pablo Escobar. A mídia já explora ao máximo este assunto, mas aqui temos a oportunidade de entender as nuances mais profundas desta mazela que aflige a maioria do país – Andrew chega a dizer que é difícil conhecer algum colombiano que não tenha perdido um parente ou amigo para a guerra do narcotráfico.

No fim das contas, fica a sensação de que o livro é essencial para se entender melhor não só a Colômbia, mas sim a América Latina como um todo. Países tão ricos em cultura, gastronomia, riquezas naturais, mas tão mal governados… Um político colombiano disse que “o povo é superior aos seus dirigentes”, e a frase ficou tão notória que foi estampada nas notas de mil pesos… E é essa a sensação que fica: um país vasto, plural, único, repleto de riquezas naturais e cheio de gente boa mas injustiçado por anos de guerra do narcotráfico, destaques negativos no noticiário e episódios históricos controversos… Viu como realmente parece que estamos falando do Brasil?

Serviço
Os Colombianos
Autor: Andrew Traumann
208 páginas
Ano de lançamento: 2018
Editora Contexto
Mais informações e outras resenhas aqui.

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. "Os Alemães" explora facetas deste povo em detalhes - […] da coleção Povos & Civilizações. No primeiro volume que recebemos, conheci um pouco da história e costumes do povo…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!