Vem ver nossa dica de onde ficar na Provença para curtir o melhor da região de Cucuron com todo o conforto e hospitalidade!
Depois da nossa epopeia traumática da viagem de trem Milão – Marselha, estávamos ansiosos para chegar em nosso local de hospedagem, para relaxar da viagem e reencontrar nossos amigos Vanja e Rubens, que seguiriam viagem pela Provença conosco. Nossa escolha de hospedagem foi o fantástico Domaine La Parpaille, que fica em Cucuron.
Cucuron
E… Por que escolhemos Cucuron como base para nossos passeios na Provença? Nossa intenção era explorar a região do Luberon. Já havíamos estado na Provença que, como a Toscana na Itália, esta é uma região com inúmeras possibilidades de pequenas aldeias a serem exploradas – cada uma com seu charme peculiar. Escolhemos Luberon para nossa segunda ida à Provença porque esta é uma região que proporciona uma verdadeira viagem no tempo – desde 1977, é um Parque Regional Natural que inclui 66 municípios.
O objetivo desta titulação é garantir a preservação das coisas como elas eram em tempos idos, especialmente a vocação rural do lugar. É por isso que passear por suas estradas é certeza de encontrar aquelas plantações que você sempre sonhou em ver na Provence. Nós aproveitamos bastante para fazer feiras (cada cidadela tem a sua, com horários específicos e ingredientes fabulosos) e curtimos um dolce far niente (que descobri que, em francês, diz-se “se la couler douce”).
Em nosso roteiro, visitamos as cidades de Cucuron, Cadenet, Lauris, Lourmarin, Ansouis, Pertuis, Bonnieux, Gordes, Roussillon, Apt, Aix-en-Provence, Arles e St-Remy. Todas ficavam bem próximas umas das outras e fizemos estes roteiro de carro. Na minha opinião, é imprescindível estar com carro alugado para visitar esta região (e, se você ficar neste local de hospedagem que ficamos, mais ainda!). Indicamos que você alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars, duas empresas bem confiáveis com boas taxas.
A verdade é que a maioria das pessoas acaba se hospedando nas cidades maiores, como Marselha e Aix-en-Provence e fazem bate-voltas para estas cidades e vilarejos menores, muitas vezes com transporte público. Mas, como a nossa viagem era mais para curtir a região como os franceses fazem, optamos por nos hospedar na belíssima região rural e curtir os passeios sem pressa (e sem depender dos horários de um transporte público também!).
O foco da nossa viagem era visitar feiras, cozinhar em “casa” e curtir nossos amigos Vanja, Rubens (que viajaram do Brasil) e Gê, que é francês, e a Lê, que é brasileira). Os dois vivem em Cadenet, numa cidade ao lado de Cucuron, e foram nossos guias em todos estes dias, nos mostrando os melhores ingredientes das feiras, os passeios mais “locais” e sendo super receptivos – e festeiros, curtindo nossos jantares e almoços!

Gê, Rubens, Lê e Vanja: os quatro amigos que nos acompanharam na viagem!
Onde ficar na Provença – dica de hospedagem perfeita em Cucuron (França)
A Domaine La Parpaille é composta de uma pousada e uma casa independente, mas resolvemos alugar a casa já que íamos curtir cozinhar e aproveitar a companhia dos amigos que já tínhamos na região. E já vou começar dizendo que nossa escolha foi simplesmente perfeita!
A casa onde ficamos no Domaine La Parpaille tem cara de casa de amigo – mas a casa de alguém que tem uma suuuper estrutura pra receber os outros. E foi nesta casa independente que ficamos, com duas suítes, um banheiro social, uma enorme sala e uma cozinha completíssima, perfeita para quem queria aproveitar a região para visitar feiras e cozinhar muito! Nada faltou na casa, e posso destacar a churrasqueira, máquina de lavar-louça, lava-roupas e por aí vai. Camas confortáveis, banheiros muito adequados, banho perfeito! Calefação em todos ambientes e uma lareira para dar aquele charme! Ah, e para a estação quente, uma piscina!
Para quem está viajando sozinho ou em casal e não tem muito interesse em cozinhar, vale a pena hospedar-se na pousada da Domaine. Conversando com um pessoal que estava hospedado na pousada, nos informaram que proprietária do local, Eve, faz o melhor café da manhã que se possa imaginar: compotas e bolos caseiros, suco de laranja recém-espremido, boa variedade de queijos e pão orgânico fresco… Tudo caseiro e com muita atenção ao detalhe. Mas o nosso café da manhã, preparado por nós mesmo, rivalizava com o dela, com certeza!
A propriedade fica em uma localização encantadora nos arredores de Cucuron, rodeado por vinhedos com um pano de fundo da cordilheira Luberon. Mas, ao mesmo tempo que tem privacidade, fica a apenas dois minutos de carro (ou 20 minutos a pé) até o centro de Cucuron, com seus adoráveis restaurantes e a piscina L’Etang, onde você pode desfrutar de uma bebida relaxante.
Ficamos cinco noites aqui – era para serem 10, mas houve uma manutenção de última hora no casarão e tivemos que trocar de local de hospedagem. Mas indico fortemente esta opção para quem viaja para a Provença – este é um maravilhoso refúgio rodeado pela natureza e vinhedos e a antiga casa é renovada, mas ainda conserva o charme do passado.
E, pra melhorar o que já era perfeito, Eve tem um gato chamado Chaussette (“Meia”, em português), que era um doce e nos acompanhou nos nossos momentos de descanso como eles bem sabem fazer – com charme e personalidade!
Confira outras fotos deste local fantástico:
___
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks