Nimes, a mais espanhola das cidades francesas, com quase 150.000 habitantes, é considerada a cidade que tem o maior sítio arquitetônico bem conservados da civilização romana fora de solo italiano. Por isso, muitos também a chamam de a Francesa.
Post escrito em 03/04/2009 e atualizado em 23/09/2015.
Seu centro antigo, junto ao Anfiteatro no Lès Arènes, datado do século I, que ainda sedia touradas e eventos, e ao La Maison Carrée, orgulho da cidade, é um lugar agradável para passeios, com avenidas bem arborizadas contrastando com ruelas lotadas de lojas, bares e cafés.
Nimes – Onde ficar?
A boa pedida de hospedagem baratíssima em Nimes é o Formule 1 Nîmes Ouest, que fica a 5 minutos de carro do centro da cidade, em um local bem tranquilo, conhecido como a Vila da Hotelaria. A diária? Na média 30 Euros para 2 pessoas, em quarto duplo. Sempre naquele esquema que é peculiar da rede F1: banheiro de fibra compartilhado, café da manhã à parte por mais 3,90 Euros e possibilidade de uma terceira pessoa no mesmo quarto, mediante pagamento de um pequeno acréscimo. Por 15 Euros por dia, por pessoa, não há nada mais barato, nem mesmo albergue.
Para os que quiserem ficar bem no centro da cidade e com mais conforto, a melhor opção, sem dúvida, é o Hotel des Tulleries. Um hotel ben transado, tipo boutique, com diárias promocionais facilmente encontradas por 70 Euros, em quarto duplo. O valor normal bate na casa dos 100 Euros. O café da manhã, também á parte, custa 12 Euros por pessoa, e é um banquete.
Se o seu bolso permitir ou caso não encontre tarifa promocional no Des Tulleries, a pedida é o Novotel Atria Nimes Centre. Também bem no centro da cidade, com a melhor relação custo-benefício, segundo os guias de reservas online de hotéis. A diária varia de 89 a 140 Euros, dependendo da categoria, e café da manhã está incluído.
Nimes – Onde comer?
Para comer muito bem e barato, desde que não veja problemas em sentar-se num balcão, vá ao Halles Auberge, no mercado público Les Halles de Nimes, bem no centro da cidade. A comida, preparada na sua frente, é baratíssima e o atendimento é nota 10!.
Não se preocupe caso não fale francês. Ninguém lá falava inglês também e a comunicacão por mímica é um show à parte dos garçons. Aponte o prato desejado e peça a eles para lhe explicarem o que é. Certeza de boas risadas e ótima comida! Para acompanhar, vá de chardonnay Domaine de Cauviac. Um Vin de Pays simples e barato, mas de ótima qualidade. Para ter a prova do que estou falando, veja a fotografia com o preço de cada prato. O seiche a la planche é fabuloso!
Nimes – Pont Du Gard
Ao final do dia, rume para a Pont Du Gard, bem pertinho de Remoulins, a meia hora de carro de Nimes. Um local mágico para uma caminhada ou uma simples contemplação da arquitetura e da natureza.
Provavelmente datada do século I a.C., a ponte de três níveis e 49 metros de altura foi construída para atravessar o rio Gard e ligar o aqueduto, de 50 Km de extensão, de Uzès até Nimes. Esta obra demonstra o quanto os arquitetos da antiga tinham enorme capacidade técnica e artística de construir o que hoje só é possível graças à tecnologia.
Nimes – Arredores
Não lembro o nome e nem exatamente onde fica. Sei apenas que encontramos este lugar no caminho entre Nimes e a Pont du Gard. Caminhe por suas ruelas, observando as casas de pedras com trepadeiras, janelas coloridas, os locais conversando, enfim, uma pequena amostra real do que é um vilarejo provençal.
Se alguém souber o nome e a localização deste lugar, me avise, por favor!
… A Nicole, do escritório de turismo de Nimes, me informou que este vilarejo chama-se Collias, tem 830 habitantes e fica próximo ao Rio Gardon. Valeu Nicole!
Nimes – Saiba mais
http://www.ot-nimes.fr/
http://www.nimes.fr/
_______________________________________________________
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
_______________________________________________________
Oi Ana, adorei o teu blog! Curti demais saber que existe um blog focado na Provence! Será muito útil para todos os viajantes! Já adicionei o blog na lista dos favoritos, em Viaje Também.
Abração!
Oi Rogério, muito bons os posts sobre a Provence, se a troca de links com o http://www.naprovence.com lhe interessa é so me avisar. Um abraço!