Linda, encantadora e muito rica culturalmente, Sevilha é um baita destino de viagem. No primeiro semestre do ano, acontece a Feria de Abril, que enche a cidade de mulheres vestidas como dançarinas de flamenco e homens caracterizados como toureiros, com seus cavalos ricamente decorados. Vem saber mais sobre essa super festa!
Sevilha é uma cidade grande com ar de interior. Se você estiver na cidade, tem que ir assistir a um espetáculo de flamenco, é maravilhoso – costumo indicar aos meus clientes da consultoria que fiquem, pelo menos, três dias na cidade para aproveitar a rica vida cultural e a bela cidade!
Feria de Abril em Sevilha – organizando sua viagem
A Feria de Abril em Sevilha é muito tradicional – começou no século XIX e, ainda hoje, é um dos maiores festivais do mundo. Inicialmente, era uma feira tipicamente agrícola, e hoje resiste para manter viva a tradição do país. Em 2016, a Feria de Abril acontece do dia 12 a 17/4, e promete diversão garantida.
Muitos dos locais que participam da Feria vestem os trajes típicos espanhóis, que colorem as ruas da cidade. Aliás, se você participar do evento, prefira um traje gitano (cigano) mas, se não puder vestir-se desta forma, coloque ao menos um cravo no cabelo para celebrar a tradição. As mulheres podem abusar das pulseiras, brincos e echarpes, como verdadeiras ciganas. Os homens podem usar um sombrero ou um tradicional colete dos toureiros. 🙂
Uma dica importante é ter sempre na mochila o mapa do evento, que tem nada menos do que 1.000.000 m², 15 ruas, 26 blocos e mais de 1040 casetas. São 6 dias inteiros de muita festa, música, dança flamenca, comida e bebida (experimente o delicioso vinho manzanilla).
As casetas são inspiradas nas antigas tenda de campanha e competem entre si para ganhar prêmio máximo da feira. E, se você adquirir algo em uma das casetas, deve pagar com vales e não com dinheiro – mais ou menos como na nossa tradicional festa junina. Algumas das casetas são privadas (apenas para familiares, empresas, grupos de amigos), informe-se a respeito disso na enorme banca de informações que fica na entrada da feira. O site oficial costuma disponibilizar o mapa da feira em pdf, confira aqui.
A feira deve ser curtida a pé – vá bastante disposto a bater perna e use um sapato confortável. As ruas são cobertas por uma terra dourada que, quando chove, os sapatos sujam bastante. Se você visitar o evento em um dia de tempo instável, pode ser uma boa usar aquele tênis bem velhinho – ele provavelmente vai ser inutilizado depois dela. É a mesma terra usada no solo das touradas e faz parte da tradição do evento – e dificilmente sai dos calçados! Quem quiser, também pode passear de charrete pela feira, o único meio de transporte permitido lá dentro.
Existem momentos distintos na Feria de Abril para quem a prestigia pelo dia ou pela noite. Após as 20h, os cavalos deixam de transitar pelas ruas e começa uma grande concentração de jovens, bebendo e divertindo-se bastante. Caso você seja uma pessoa mais tranquila, o ideal é visitar o evento durante o dia, para aproveitar todas as atrações – elas recebem o nome de cacharritos e o lugar onde estão se chama Calle del Infierno.
A feira acontece em uma cidade “cenográfica” construída todos os anos em Sevilha com um portão de entrada que é conhecido como portada. Na noite da abertura da feira, esta portada é toda iluminada em homenagem a algum monumento da cidade, e os espanhóis adoram acompanhar este ritual. Depois disso, acontece o que eles chamam de la noche del pescaíto – uma noite regada com muito vinho e peixe que acontece em algum ponto bem próximo ao portão do evento. Depois disso, acontece o chamado la prueba del alumbrao, onde os presentes acendem muitas luzes na noite de abertura, em que se faz peixe frito para jantar.
Outro momento icônico da feira são os fogos de artifício. Para aproveitar bem os fogos de artifícios, vá até o Muelle de las Delicias, de onde se pode observar o conjunto dos fogos.
Se você visitar a Feria de Abril, experimente a deliciosa comida típica (las papas con chocos, los garbanzos con bacalao, la caldereta, chacinas ibéricas, gambas de Huelva, revueltos, salmorejo, pimientos fritos, montaditos, tortilla española). Em todo o evento, você vai ouvir música sevillana, alegre e cativante. O vinho local é delicioso mas, se você não quiser maneirar no álcool, a dica é tomar bastante el rebujito (bebida feita com sidra, refrigerante e muito gelo)
Feria de Abril em Sevilha – onde ficar
Preparamos duas ótimas dicas de hospedagem para você ficar em Sevilha na época da maravilhosa celebração da cultura espanhola – mas reserve com antecedência, afinal, a cidade costuma lotar de turistas do mundo todo nesta época. Confira:
La Flamenka – Limpo, agradável e super bem localizado! O staff é bem atencioso e nos deu várias dicas de passeios. A localização era muito boa, deu pra ir a todos os lugares a pé. O café da manhã era simples, mas suficiente.
Dica do casal Jocielly e Fernando, que conheceram Sevilha em 2015 com nossos roteiros personalizados.
The Boutike Hostel – Localizado no centro de Sevilha e oferece uma variedade de serviços, como café da manhã artesanal, caminhadas e passeios noturnos, além de um terraço bem bacana pra tomar uma cerveja à noite. O melhor? Tudo isso com preço bom. 🙂
Dica do casal Amanda e Renato, que curtiram Sevilha e suas maravilhosas cervejas em 2014.
Casa Alfareria – Um B&B muito bem avaliado e bom preço para o período. Fica fora do centro histórico, mas pertinho para ir a pé ou, se preferir, de ônibus, mas jamais de carro, pois as ruas são bem estreitas e é difícil de estacionar. Este B&B contam com estacionamento próximo.
Apartamento Tempo Maseo – Um super apartamento, também de bom valor. Fica bem no centro histórico e o local dispõe de estacionamento privativo e pago (15 euros por dia). Nesta opção de hospedagem, você pode preparar o próprio café e lanches, pois o apartamento conta com cozinha.
Gostou das dicas? Então se organize para curtir este evento incrível! E não se esqueça: contratar seguro de viagem é obrigatório para quem está de viagem marcada para a Europa, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
_____
Oi Rogerio! tudo bem amigo! então tenho muita vontade de conhecer esta festa em Sevilha e li que nesta epoca a cidade esta lotada e dificil de achar acomodação! e aqui em cima vejo uma ( Apartamento Tempo Maseo) lindo e o preço super bom! 15 ouros por dia!!!??? sera que consigo reservar esse apartamento para esta epoca?
Oi Marli!
Isto mesmo, já pode reservar sim e quanto antes, melhor! 🙂
Abraço!
Olá! Gostaria de saber se é vantagem conhecer Sevilla na época da Feria de abril ou em outra época que seja um pouco mais calma?
Muito obrigada
Malu
Oi Malu!
Se quiserem visitar a feira, vale a pena sim! Senão melhor ir em outra época!
Abraço!