Dicas para conhecer Granada

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Granada, Hospedagem

Granada é uma cidade belíssima e que atrai milhares de turistas anualmente interessados em sua arquitetura, cultura e história rica. Neste post, conto um pouco da minha viagem pra lá e dou dicas para conhecer Granada: onde ficar, que passeios fazer, onde comer e muito mais!
Dicas para conhecer Granada_vista_Viajando Bem

Dicas para conhecer Granada

Uma viagem para Granada cai bem com uma viagem para Sevilha, porque é fácil de ir até Sevilha e, de lá, tem trem pra Granada. Tem muita gente que também opta por viajar a Granada a partir de Madri, usando um trem de alta velocidade que faz esse trajeto em quatro horas. Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente.

Outra boa opção é chegar de avião – o aeroporto tem boas conexões com Barcelona, Londres e Portugal. Uma boa pedida é ir até Marrocos depois de Granada também.

Nós estávamos em Lisboa, onde alugamos um carro e, de lá, fomos até Sevilha de carro, e depois Granada – não foi a melhor das decisões. Não é uma região pra se viajar de carro, é difícil chegar nos lugares e, depois, estacionar nas cidades… Se a sua intenção é circular de carro pela cidade em Granada, não indico fazer isso.

Vale a pena alugar um carro, como nós fizemos, se a viagem for em quatro pessoas e intenção é apenas deslocamentos entre cidades e não dentro das cidades, como nós fizemos, mesmo pagando estacionamento. De Lisboa até Sevilha há a opção de viajar de ônibus, mas o carro compensava pelo número de pessoas e comodidade. Além disso, no caminho entre Lisboa e Sevilha, paramos em Campa Maior para visitar a cidade e a Adega Mayor.

Alugar um carro também é uma boa para quem for explorar mais a Andaluzia, tipo visitar os Pueblos Blancos, onde carro é imprescindível. E também para quem pretende ir mais ao sul, visitar Gibraltar, Jerez, Cádiz, etc… Se você quiser alugar um carro para viajar pela Europa, indicamos alugar carro pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Pra nós, foi uma viagem de baixos custos, ficamos por lá por dois dias e uma noite, e deu pra fazer bastante coisa! Eu recomendaria ficar por três dias e duas noites, pra fazer tudo na buena e sem pressa! 🙂

Dicas para conhecer Granada_caminhando_Viajando Bem

O que fazer em Granada

– Caminhar muito pelo Centro Histórico belíssimo da cidade! Nós andamos muito pelo centro da cidade, por seus bairros e ruelas. Você notará enormes diferenças entre a Granada Islâmica e a Granada Cristã. Admiramos a arquitetura e as construções cheias de história e não contratamos guia para este passeio – minhas três parceiras de viagem são arquitetas, então eu estava muito bem assessorado! 🙂

– Ir para o famoso Albaicin, o antigo bairro árabe da cidade, cheio de ruelas e gente bacana na rua. Na subida, próxima do final da avenida, fica uma área super legal repleta de bares e restaurantes que costumam ficar lotados nos dias de sol, perfeitos para relaxar e para provar as famosas tapas.

– Subir a pé e passar um bom tempo explorando a “Vermelha”, o Palácio de Alhambra, uma grandiosa obra de arquitetura islâmica. Levamos uns 25 minutos caminhando para subir até lá, conversando e indo numa boa. O lugar é absolutamente espetacular! Historicamente, existem menções de construções em Alhambra desde o século IX, mas foi em 1237 quando o fundador da dinastia Nasrid Al-Ahmar se sentiu atraído pelas ruínas na colina de Sabika e decidiu instalar aí o seu palácio que se deu início à Alhambra que hoje conhecemos. A obra abrigou os últimos reis mouros até sua expulsão, pelos cristãos, em 1492. E Napoleão quase explodiu o palácio em 1812!

Por ser o monumento mais visitado da Espanha, é difícil encontrar ingressos de última hora sem enfrentar enormes filas. Compre antes e evite filas – e também existe a possibilidade de não conseguir ir. É espetacular, tem que ir visitar! O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, fez um passo-a-passo de como comprar o ingresso aqui.

– Jardins Generalife – Antigamente, era um jardim de verão para os sultões no século XIV. Em 1931, Francisco Prieto Moreno começou a transformar o jardim em uma interpretação mais recente dos jardins muçulmanos, com enormes ciprestes e muitas roseiras. De tirar o fôlego!

Dicas para conhecer Granada_Generalife_Viajando Bem

– Sierra Nevada é uma alternativa ótima de passeio para quem quer esquiar! Fica a apenas 30km de Granada e funciona num esquema parecido com o de Santiago/Valle Nevado: ônibus fazem o trajeto para os turistas, que dura apenas 40 minutos. Quem preferir, pode subir a montanha de carro também e parar para alugar roupas, botas e equipamentos de esqui pelo caminho (costuma sempre ser mais barato do que no ponto turístico em si).

– O Miradouro San Nicolas tem a melhor vista da cidade! Ele fica em frente a Igreja San Nicolas e, de lá, você vê Alhambra e a Sierra Nevada, montanha que domina a paisagem de Granada. A subida até o mirante é bem sinalizada, mas preste atenção pra não perder a entrada da rua que leva até lá – aconselho levar um mapa. 🙂

Dicas para conhecer Granada_Mirante_Viajando Bem

Dicas de hospedagem em Granada

Hostal Verona – Pousada bacana e baratésima, administrada por uma família e bem localizada no centro de Granada, a 500 m da Catedral de Granada e a 15 minutos a pé de Alhambra.

Nest Style Granada – Esta pousada apresenta decoração moderna autêntica (os quartos tem paredes com tons bem vibrantes!) e está localizada na Praça da Câmara Municipal, no centro de Granada, a 300 metros da Catedral.

Pension Londres – Nós ficamos nesta, bem central como as demais e ótimo preço! Oferece Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas e terraço na cobertura com vista para a cidade, o Palácio de Alhambra e as montanhas de Sierra…

Suites Gran Vía 44 –  Equipadas com Wi-Fi gratuito, o hotel está instalado em um edifício do século XIX, a 100 metros da Catedral de Granada e da Capela Real. O hotel também oferece estacionamento privativo.

Granada Five Senses Rooms & Suites – Localizado na Avenida Gran Via, no centro de Granada, o hotel fica a apenas 200 metros da Catedral de Granada. A propriedade oferece piscina ao ar livre com vista do centro histórico da cidade e da Catedral.

Carmen de la Alcubilla del Caracol  – este charmoso hotel está localizado em Granada, a 10 minutos a pé do palácio La Alhambra. Instalado em uma casa típica de Granada, este hotel oferece Wi-Fi gratuito e estacionamento com manobrista.

Para quem procura hostel, aqui listamos duas ótimas opções:

Oh! My Hostel – Com Wi-Fi gratuito e terraço ao ar livre, o Oh! My Hostel oferece acomodação em Granada, a 800 m da Catedral de Granada.

Granada Old Town Hostel –  Também está em uma localização central, rodeado por lojas e restaurantes e a apenas 5 minutos a pé da Catedral de Granada.

Onde comer em Granada

Fomos a dois restaurantes que considerei bem bacanas e indico aqui pra vocês:

La Cueva – Bom custo-benefício, mas não espere culinária típica nem nada assim. Mas fomos bem atendidos e comemos bem, também. Vale a visita, é super bem localizado!

Dicas para conhecer Granada_La Cueva_Viajando Bem

Meson El Cordobes – A comida, aqui, é espetacular! O restaurante está sempre cheio de locais, apaixonados pela paella e todos os pratos incríveis com frutos do mar. O atendimento foi nota 10, também, bem acolhedor!

La Cuchara de Caramela – Culinária espanhola da melhor qualidade e um menu bem contemporâneo. Tem um terraço bem charmoso onde pode-se ficar admirando a bela vista do centro de Granada, atendimento bem bacana e staff bem simpático!

Café 4 Gatos – Fica no Albaicin e, lá, fizemos um lanche bem gostoso – os espanhóis dominam a arte do lanche como ninguém! Serve as tradicionais tapas espanholas também e um farto café da manhã!

Dicas para conhecer Granada_Café_Viajando Bem

E não se esqueça: se você está pensando em viajar para Granada ou qualquer outro lugar da Europa, contratar o seguro viagem é obrigatório – por isso, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Gostaram das dicas para conhecer Granada? Você já esteve por lá e quer deixar dicas para outros viajantes? Faça isso nos comentários! 🙂

___

Recomendados para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

4 Comentários

  1. jose carlos garcia

    Como posso comprar passagem de trem anbtecipada para vários lugares da Espanha, Portugal, Franca?

    Responder
  2. Natasha Barros

    Olá! Estou planejando uma viagem Madrid-Andaluzia-Portugal de carro, voltando a Madrid ao final. O preço do carro para deixar em outra cidade, é MUITO mais caro que alugar em Madrid e devolver em Madrid ao final…não queria ficar de carro este tempo todo, mas estou considerando devido às taxas. Mas estou Muito preocupada com valores de estacionamentos…e locais para estacionar sem pagar também, se são confiáveis.
    Consegue me esclarecer sobre isso? Quanto custa um estacionamento por lá?
    Mt obrigada!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Natasha, tudo bem?!

      O ideal é sempre estacionar em local seguro e sem as bagagens dentro do carro. O valor diário do estacionamento variará entre 10 e 30 euros por dia, dependendo, claro, do local de estacionamento e da quantidade. Para ter uma noção, a média para 24h de estacionamento em local fechado e seguro fica em torno de 25 euros.

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro gay em Andaluzia, na Espanha, de 12 dias | Viaja Bi! - […] montar esse roteiro, contei com as dicas do 360meridianos, Viaje na Viagem, Tá Indo Pra Onde?, Viajando Bem, Espanha…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!