Como comprar ingressos para Machu Picchu – um guia passo-a-passo

Atualizado por Rogério Milani em 04/09/2018

Rogério Milani

Está em dúvida sobre como comprar ingressos para Machu Picchu? Confira nosso guia ilustrado de como fazer isso passo-a-passo para viajar tranquilo! 

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Então você decidiu finalmente realizar seu sonho de conhecer as ruínas de Machu Picchu, no Peru! Pesquisou as passagens, onde ficar e agora começou a pensar nos ingressos para a atração, que precisam ser comprados com antecedência… Não se preocupe! Fizemos um guia completo de passo-a-passo para você adquirir seus tickets – existem várias maneiras de comprar seus ingressos. Aqui estão suas opções para comprar e como fazer isso no site, passo a passo!

Como comprar ingressos para Machu Picchu – um guia passo-a-passo

Embora você possa comprar pessoalmente os bilhetes de entrada em Machu Picchu em Cusco, Aguas Calientes ou qualquer outra grande cidade com um Banco de La Nacíon, é aconselhável comprar antecipadamente na alta temporada (junho a setembro), pois os ingressos podem se esgotar rapidamente. Na verdade, dizemos que sempre é aconselhável reservar com antecedência – assim, você viaja mais tranquilo e já com seu lugar garantido para visitar a atração. Para fazer isso, preparamos este guia de como comprar seus ingressos antecipadamente online!

Recentemente alguns leitores disseram ter problemas para comprar ingressos no site do governo de Machu Picchu. Pra começar, o site só aceita cartões Visa e o processo é feito em um site sem ambiente seguro, o que intimida a maioria das pessoas acostumadas a fazer suas compras online. Embora a compra de bilhetes neste site seja a abordagem mais barata, uma alternativa livre de problemas (embora mais cara) é comprar de um revendedor como o GetYourGuide. Isso fornece confirmação imediata e é muito mais amigável se você estiver encontrando problemas no site do governo peruano. Ali, você encontra diversos passeios diferentes, confira alguns:

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Passo a passo para comprar no site do governo peruano

1. Acesse o site

Tenha paciência porque o site pode demorar um pouco para ser carregado. Você precisará do Adobe Flash instalado (download gratuito) para poder visualizar o site. Você pode receber uma notificação quando carregada em espanhol dizendo “Comunicado“, que está simplesmente dizendo que um passaporte ou uma fotocópia legível (recomendamos trazer o original) é essencial para a entrada no site.

Depois de carregada, a página inicial ficará assim:

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Você pode alterar o idioma para português clicando na bandeira brasileira que fica no canto superior direito. Anteriormente, você só podia comprar ingressos em espanhol, mas a partir de 2018, agora podemos usar o site em português para todo o processo – mas conforme você vai ver nas próximas telas, a tradução de algumas palavras não será feita…

2. Selecione os locais que deseja visitar

Como comprar ingressos para Machu Picchu

1. Museu de Machu Picchu

Acima do calendário antes de escolher uma data (a primeira opção do menu que aparecerá ao clicar em “Lugar a visitar” na imagem acima). Aqui você precisa decidir se quer apenas ingressos para Machu Picchu ou se você quer visitar o museu também. O Museo Manuel Chávez Ballon é um pequeno museu com alguns artefatos históricos e está localizado perto de Aguas Calientes (não em Machu Picchu). Muitas pessoas selecionam somente Machu Picchu aqui.

2. Huayna Picchu ou Montaña Machu Picchu

Em seguida, você deve “Seleccione la ruta” (ou “Join Selecione Ruta”, se você traduzir o site para português como eu fiz – vai entender…), a segunda opção na imagem acima). Aqui você escolhe se quer apenas visitar Machu Picchu ou se você quer também visitar Huayna (Wayna) Picchu e/ou a Montanha Machu Picchu (Montaña Machu Picchu). Estas são duas montanhas íngremes em Machu Picchu que podem ser escaladas para vistas mais altas, além de existirem outras ruínas em Huayna Picchu.

Ambas as montanhas têm entrada limitada com horários e, nestas atrações, os ingressos para entrada só podem ser comprados com antecedência. Huayna Picchu recebe no máximo 400 pessoas por dia, com entrada nos períodos entre 7-8 da manhã ou 10-11 da manhã. Já a Montaña Machu Picchu recebe no máximo de 800 pessoas por dia, com entrada entre 7-8 da manhã e 9-10 da manhã. Fazendo um comparativo entre as duas, podemos dizer que Huayna Picchu é a montanha mais alta (8.923 pés / 2.720 m) e é mais movimentada, com vistas mais amplas e ruínas ao longo do caminho até o topo. Já a Montaña Machu Picchu é mais curta (7,874 pés / 2,400m), um pouco mais barata e menos movimentada, mas não tem ruínas.

3. Escolha a data

Depois de seleciona os lugares que deseja visitar, você pode escolher o dia em que deseja ir clicando no calendário (número 3 na imagem acima). Se você fez as duas etapas anteriores, a imagem abaixo será carregada na sua página. Uma vez lá, prossiga para o passo 4!

Como comprar ingressos para Machu Picchu

4. Escolha o número de ingressos necessários

Se você é do Peru, Bolívia, Equador ou Colômbia, poderá selecionar o ingresso mais barato, que diz “Cidadãos da Comunidade Andina”. Depois disso, selecione “Quantidade” e clique nas setas para cima para escolher o número de ingressos necessários. Se você é de qualquer outro lugar do mundo (por exemplo, Brasil, países da América do Norte, Europa, Austrália, Ásia, etc.), selecione a opção “Estrangeiros” e clique nas setas para escolher o número de ingressos necessários em “Quantidade” ). Depois de fazer isso, selecione “Passo 2” na parte inferior do site.

Observe que esta página também irá dizer-lhe quantos bilhetes ainda estão disponíveis em sua data selecionada, onde diz “Disponibilidade”. Na foto acima, isso significa que ainda há 365 ingressos disponíveis na data selecionada.

Observe também que, se você precisar comprar ingressos para crianças, deve clicar no botão à direita onde diz “Tickes para estudiantes”. Crianças com 8 anos ou mais pagam a taxa de estudante (estudiantes). Crianças de 7 anos ou menos não pagam nada.

5. Digite suas informações

Agora você deve inserir suas informações exatamente como aparecem no seu passaporte. Digite seu nome e sobrenome, selecione o sexo e, em seguida, o país de origem. Atente para colocar seu nome exatamente como está escrito no seu documento e, em seguida, selecione sua idade nas flechas e insira o número de seu documento. Depois de inserir suas informações, clique em “Passo 3”.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Vai aparecer uma tela de pop-up do Ministério de Cultura, que você pode imprimir e serve como contrato. São regras e cuidados ao se acessar um sítio arqueológico como Machu Picchu – se não souber ler em inglês, jogue as informações no tradutor do Google. Algumas delas são bem importantes.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Após imprimir ou salvar este documento, clique novamente na tela que fica abaixo dele. Ali, releia seus dados e confira. Depois disso, preencha ali seu e-mail e selecione as caixas “A informação fornecida é correta” e “Eu li e aceito os termos e condições”.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

E pronto! Depois de clicar em “Reservar”, você está agora na última página. Agora você terá um pop-up com o seu “Formato de Reserva” (mostrado abaixo). Isso é importante: não feche essa janela, afinal, você ainda não pagou pelo seu ingresso!

Ali, você anota o código da “Reserva” (circulado na imagem abaixo). Em seguida, selecione a guia “Pagos” (pagamento) que fica acima no painel principal. Essa opção do menu o levará para uma nova página.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

Ali no menu superior, após clicar em “Pagamentos”, a tela que aparecerá pedirá o seu código de reserva, que tem 16 dígitos sempre. Digite o seu e clique em “pagar” – caso você possua um cartão Visa.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

A tela seguinte pedirá suas informações de cartão de crédito (precisa ser bandeira Visa). E pronto!

8. Salve e imprima seus ingressos

Quando o pagamento estiver concluído, imprima seu recibo e seus tickets e salve-os no seu computador como um PDF. Você deve enviá-las por e-mail para si mesmo e/ou salvar em um dispositivo USB e levar consigo em sua viagem. Lembre-se: nunca é bom ter apenas uma cópia em papel de documentos importantes.

E é isso! Se você quiser, também pode comprar seu ingresso para Machu Picchu pessoalmente. Você pode querer fazer isso se não tiver certeza de suas datas e/ou está chegando na baixa temporada. Veja como fazer isso!

Como comprar bilhetes para Machu Picchu em Cusco

Em Cusco, os ingressos podem ser comprados no Ministerio de Cultura, aberto de segunda a sábado, das 7h às 20h. O endereço é Casa Garcilaso na Calle Garcilaso, um pouco antes da Plaza Regocijo e perto do Museo de Chocolate. Você deve levar seu passaporte e um cartão de crédito ou dinheiro para comprar.

Como comprar ingressos para Machu Picchu em Aguas Calientes

Em Aguas Calientes, os ingressos podem ser comprados no Centro Cultural Machu Picchu (Escritório Regional de Cultura Aguas Calientes). O endereço é Avenida Pachacutec e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 5h da manhã até as 10h da manhã. Você deve levar seu passaporte e dinheiro para comprar (apenas dinheiro é aceito aqui). Dica: os caixas eletrônicos em Aguas Calientes cobram taxas mais altas, então tente retirar dinheiro extra antecipadamente, se puder.

Como comprar ingressos para Machu Picchu em Lima (ou qualquer outra cidade no Peru)

Você pode seguir nossas instruções para reservas online e, em seguida, fazer um pagamento pessoalmente em qualquer Banco de La Nacíon no Peru com sua reserva impressa. Você precisará falar um pouco de espanhol para explicar o que você quer fazer. Se você não estiver com o espanhol em dia, é recomendável comprar online ou pessoalmente em Aguas Calientes ou Cusco.

Como comprar ingressos para Machu Picchu

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

3 Comentários

  1. Para brasileiros o RG é suficiente ou precisamos de passaporte?

    Comente
    • Manuela Colla

      Bom dia, Mara!

      Para viajar ao Peru, teoricamente você só precisa do RG, já que o Brasil tem um acordo com esse país que não demanda visto nem passaporte, mas já li em alguns relatos que em algumas fronteiras os policiais não estão cientes disso e pedem o passaporte.

      Abraço!

      Comente
  2. Eu vou para Machu Picchu mas estou com algumas dúvidas para chegar até lá…tem algum site seguro que eu possa contactar?? Meu e mail [email protected] obrigada

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *