Carnaval Retrô surge como novidade de 2019 em Garibaldi

por | Atualizado em 10/03/23 | Dicas de Viagem, Garibaldi, Hospedagem

Vem aí o Carnaval Retrô, o evento que promete movimentar Garibaldi e celebrar a história da cidade ao mesmo tempo. Vem saber tudo!

Carnaval retrô

Carnaval Retrô

Depois do sucesso das edições do Garibaldi Vintage, um evento que celebra os anos dourados na cidade de Garibaldi com ótima gastronomia, o melhor dos vinhos, espumantes e cervejas da região e muuuitas música boa, a Secretaria de Turismo de Garibaldi preparou uma novidade para 2019: o Carnaval Retrô!

Embora você possa achar que Carnaval e Serra Gaúcha não combinam, gostaria de trazer alguns fatos de quem nasceu e se criou na Serra Gaúcha: nos tempos áureos do rádio, quando ele era o meio de comunicação mais popular do Brasil, as marchinhas e sambas-canção dominavam as ondas do rádio e eram mania em todo o Brasil – junto das radionovelas. Isso ajudou a popularizar – e muito – o Carnaval mesmo em regiões onde o samba não era tããão popular, como a Serra Gaúcha, que passou a celebrar carnavais de clube que até hoje são lembrados com saudades!

Por isso, em pleno 2019, a Prefeitura de Garibaldi criou o Carnaval Retrô, um evento para celebrar a festa mais popular do Brasil – mas com o tempero do amor pela história que a cidade sempre teve! A super festa acontecerá no dia 23 de fevereiro, uma semana antes da comemoração oficial, a partir das 17h, na Rua Buarque de Macedo e proximidades. Não é segredo que a gente ama participar do Garibaldi Vintage e adoramos saber da nova iniciativa celebrando os “anos dourados” da nossa cidade favorita do Rio Grande do Sul!

Carnaval retrô

Buarque de Macedo em 1959. Crédito da foto: Museu e Arquivo Histórico Municipal

Se você visitar Garibaldi na ocasião, vai acompanhar o Bloco do Bepi, que deseja reunir simpatizantes do Carnaval em clima de festa de rua – o grupo toca as clássicas marchinhas de carnaval que todo mundo sabe cantar! A concentração e saída do Bloco será no Banco Bradesco e o trajeto irá pela centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. Para quem não fala dialeto italiano, explico: “Bepi” é o apelido de Giuseppe em dialeto e é um dos nomes mais populares entre os imigrantes que chegaram na Serra Gaúcha. Segundo a assessoria da Secretaria de Turismo, o nome também seria uma homenagem a Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade.

Depois, no palco que ficará no entrocamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bépi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h – a ideia é que seja um evento bem familiar, para todas as idades. E a primeira edição terá tema – “Tropeiros e Mascates”, lembrando o início da utilização da Rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região – saiba mais no nosso post sobre o Roteiro Passadas.

Onde se hospedar para curtir o Carnaval Retrô

A nossa dica de hospedagem em Garibaldi é o fabuloso Hotel Casacurta – que tem desconto de 20% para nossos leitores que reservarem suas diárias neste link. O hotel foi construído em 1953, mas sua história começou bem antes – a família Casacurta chegou da Itália para o Brasil em 1827 e acabou se estabelecendo em Garibaldi – que, na época, se chamava Vila de Conde D’Eu. Conta-se que eles sentiram falta de um lugar que recebesse os outros imigrantes que chegavam lá, e construíram uma hospedagem na recém-inaugurada vila.

Hoje, o hotel pertence a outro proprietário e passa por reformas constantes para que fique ainda mais confortável – e a experiência lá, que já era incrível, só melhora a cada ano! Ao todo, são 31 quartos e muitas comodidades como academia e piscina, além de um serviço simplesmente impecável!

Carnaval retrô

E, se você estiver em Garibaldi, pode curtir alguns passeios na Estrada do Sabor (já fizemos post sobre a Osteria Della Colombina e a Casa Vaccaro); ou ainda pode ir até Bento Gonçalves passear nos Caminhos de Pedra, na Vinícola Dom Giovanni e comer na Mamma Gema, na Casa Olga ou no Champenoise Bistrô. ou dar uma esticada até o interior de Caxias do Sul na Hospedaria Rio do Vento e na Barlavento. Outra boa dica é conferir as delícias da culinária moderna “escondidas” no Champenoise Bistrô, que fica em Pinto Bandeira e também sugerimos dar uma passeada pelo Vale dos Vinhedos, conhecendo a Vinícola Dom Laurino e o Wine Garden Miolo. Você pode aproveitar sua ida à Garibaldi para fazer o roteiro Passadas, que resgata a história arquitetônica da cidade, e se você curte agroturismo pode gostar de conhecer a Via Orgânica!

Se você quiser viajar com toda a tranquilidade do mundo, podemos preparar um roteiro personalizado pra você, com dicas exclusivas baseadas nos seus gostos pessoais e disponibilidade de dias!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads