Onde ficar em Impruneta, uma ótima cidade-base para explorar a Toscana e Florença de carro

por | Atualizado em 10/03/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Impruneta

Vem pegar nossa dica valiosa de onde ficar em Impruneta, uma ótima cidade-base para explorar a região da Toscana e também a cidade de Florença para quem estiver de carro!

Onde ficar em Impruneta

Onde ficar em Impruneta, uma ótima cidade-base para explorar a região da Toscana de carro e a cidade de Florença

Seguindo nossa viagem de carro pela Itália, decidimos que era hora de trocar nossa cidade-base, já que queríamos explorar Florença e a Toscana mais próxima de lá, na segunda parte do nosso roteiro. Na primeira parte da viagem, nos hospedamos em Pienza, de onde fizemos bate-e-volta para as aldeias medievais MontepulcianoBagno Vignoni, MonticchielloMontalcino e San Gimignano. Nossa decisão, depois de muita pesquisa, foi ficar em Impruneta, uma cidade nos arredores de Florença caracterizada pelo contato direto com os belos campos e colinas da Toscana.

Nossa escolha de local de hospedagem foi o Agriturismo Podere Scaluccia, cercado pela bela paisagem campestre da Toscana, que fica a apenas oito quilômetros do centro da cidade de Florença, conhecida em todo o mundo por ser o berço da arte e da cultura renascentista. Nós adoramos nos hospedar em agriturismo e vou explicar o motivo: este tipo de local propõe que o turista fique hospedado em uma fazenda, que geralmente produz azeite ou vinho e é de administração familiar. A modalidade existe por toda a Itália, mas é especialmente presente na Toscana. Nessa região, as propriedades costumam ficar próximas de Florença, que é o principal centro urbano mas, ainda assim, são totalmente imersas no campo. É uma experiência à la “Sob o Sol da Toscana”, que tem tudo a ver com tranquilidade, beleza e conforto sem afetação e contato com a natureza. Além de ficar em uma casa aconchegante e intimista, com vista para as plantações, o viajante come e bebe o que foi produzido ali mesmo.

Onde ficar em Impruneta

Manam no pomar

Como não poderia deixar de ser, os produtos típicos da zona rural da Toscana são cultivados na fazenda de Podere Scaluccia: azeite extra-virgem, vinho de uvas Sangiovese e uma variedade de compotas caseiras. Os proprietários cuidam diretamente da agricultura do Podere, com a ajuda sazonal de agricultores que viveram nessas terras desde que eram crianças e que conhecem todos os caminhos, os pequenos muros de pedra seca, o caráter do solo. Incrível, né?

Claro que não posso deixar de comentar o charme da construção e o conforto das instalações, que são perfeitas para uma viagem romântica pela Toscana! Já imaginou acordar todos os dias com essa vista (e essa trilha sonora de passarinhos)?

Agriturismo Podere Scaluccia from Viajando Bem on Vimeo.

O Agroturismo Scaluccia foi recentemente renovado e reformado e fica num casarão histórico nas colinas que levam de Florença a Chianti, passando por Impruneta. A fazenda, construída no cume da colina de Mezzomonte, a 300 metros de altura, e é cercada por todos os lados por olivais e vinhas, como manda a melhor tradição rural da Toscana.

Todos os quartos, assim como a cozinha e a sala de jantar, estão no primeiro andar da casa e possuem 15 janelas que oferecem vistas panorâmicas idílicas – tipo essa do vídeo que você acabou de ver. A vista abrange uma paisagem que se estende para o oeste até o topo dos Alpes de Apuane e para o leste em direção à impressionante montanha de Vallombrosa. Olhando mais para perto, as colinas ondulantes sustentam seu olhar, pontilhadas de igrejas medievais, lindas casas de fazenda e antigos castelos, entre carvalhos centenários e ciprestes.

Onde ficar em Impruneta

Nosso quarto

No piso térreo, com uma entrada separada, vive a família Viti que lida direta e pessoalmente com a recepção dos convidados. A família oferece uma hospitalidade calorosa e a hospedagem dispõe de cinco quartos confortáveis ​​e uma suíte – todos com uma bela vista das verdes colinas suaves da Toscana. Os quartos são espaçosos e estão equipados com banheiro privado, ar condicionado, bom sinal de Wi-Fi e televisão.

Também no primeiro andar estão a cozinha e a sala de estar, caracterizada por uma lareira do século XIX. Todos os dias, é servido café da manhã toscano com produtos locais bastante farto – ideal para quem gosta de comer bem pela manhã para passear bastante durante o dia!

Confira mais algumas fotos desta ótima dica de hospedagem:

Serviço

Podere Scaluccia a Mezzomonte
Endereço: Via San Gersolè 2, Impruneta – Firenze

Telefone: +39 055.20.83.38
Celular: +39 329.40.58.321
E-mail: [email protected]
Coordenadas geográficas: 43 ° 43 ′ 04.83 N 11 ° 151 37.43 E
Para aqueles que fazem uso de sistemas de navegação GPS, tome cuidado para digitar “Via San Gersolè” e não “Viuzzo San Gersolè”.
Reserve

Site
Fanpage

Sobre Impruneta

Florença e Impruneta são ligadas desde a Idade Média –  vários eventos políticos e econômicos da vizinha Florença aconteceram em Impruneta. O verdadeiro coração pulsante da comunidade de Impruneta é o célebre Santuário de Santa Maria, fundado em 1060. A atual catedral foi fundada após a descoberta da imagem sagrada da Madonna, que agora é conservada dentro do santuário. Originalmente em estilo românico, a igreja paroquial passou por várias adaptações ao longo dos séculos, tanto que apenas a cripta original é preservada, enquanto o resto da estrutura apresenta uma aparência renascentista simples. Há trabalhos renomados de Michelozzo e Luca della Robbia dentro da igreja. Há também um Museu de Arte Sacra adjacente à igreja, junto com uma série de manuscritos históricos.

Onde ficar em Impruneta

Impruneta também é conhecida por sua grande e antiga tradição de produzir tijolos de barro e terracota. Ao longo dos séculos, os tijolos Impruneta tornaram-se um elemento característico e distintivo da arquitetura e paisagem da Toscana, além de ser um produto famoso exportado para o resto do mundo. Entre os exemplos mais emblemáticos, estão as telhas da cúpula de Brunelleschi, no alto de Santa Maria del Fiore, e a terracota usada na construção das mansões Medici, muitos palácios nobres e aqueles usados ​​na moldagem das esculturas de Della Robbia.

Onde ficar em Impruneta

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!