Dica de onde comer na estação central de Milão: Rossopomodoro

por | Atualizado em 28/03/23 | Dicas de Viagem, Milão

Estive na Itália em novembro e trago uma excelente dica de onde comer na estação central de Milão: a fabulosa ‘a Puteca Rossopomodoro! 

onde comer na estação de Milão

Dica de onde comer na estação central de Milão: ‘a Puteca Rossopomodoro

Na nossa última viagem para a Toscana e Provença, em duas oportunidades tivemos que pegar trem na estação central de Milão (Milano Centrale), um de manhã bem cedinho e outro ao meio-dia. E nestes dias tivemos de fazer a refeição na estação mesmo, um café da manhã e um almoço. Foram paradas rápidas na estação, mesmo assim, resolvi falar um pouco sobre a Estação Central de Milão e dar uma dica de onde comer por lá, pois muita gente usa esta estação como base para iniciar ou finalizar a viagem na Europa, bem como para fazer diversos bate-voltas.

Inspirada pelo modernismo do início do século XX, a estação é resultado de uma mistura de estilos (se nota mais presença do Art Nouveau e do Art Deco). O local foi inaugurado em 1931 para substituir a antiga estação central, já que ela não era capaz de suportar o contínuo aumento do fluxo de pessoas que começou naquela época.

onde comer na estação de Milão

E não pense que a Estação Central sempre foi esse primor de grandiosidade e arquitetura arrojada: inicialmente, o projeto era até simples e assim o foi até o início das obras, que avançaram lentamente. Após a chegada de Mussolini ao poder, a construção se converteu em algo grandioso porque ele queria que a construção fosse associada ao poder do regime fascista em vigor na Itália.

Hoje, a estação é uma das mais conhecidas da Europa – e também segue uma das maiores e mais belas. Por isso, recebe um enorme fluxo de turistas que chegam à Europa por Milão (como a gente) e também um contínuo movimento de locais e virou atração turística por si só: muita gente passa o dia ali, curtindo sua bela arquitetura e locais pra comer.

onde comer na estação de Milão

‘a Puteca Rossopomodoro

Resolvemos fazer nossos lanches nesse local, que faz parte de uma cadeia napolitana de comida e pizzas que tem lojas em todo o mundo (até mesmo no Brasil, dentro da Eataly em São Paulo!). Na Estação Central de Milão, o local tem dois andares, um restaurante com mais opções de comidas e para quem está com tempo sobrando e um pequeno quiosque, para quem quer fazer um lanche rápido com pizza ou sanduíches. Se você estiver com muitas malas e pouco tempo, não recomendo subir as escadas para comer em cima… Mas vai por mim: vale MUITO a pena comer na Rossopomodoro. O preço é superbom e a pizza e os sanduíches são incríveis. Nem sei dizer o que é melhor: a massa, o molho da pizza, os ingredientes, os temperos… Tudo é absolutamente fresco e fantástico! Você faz o pedido e o atendente corta ou te entrega a pizza ou o sanduíche na hora. Numa das vezes sentamos e comemos nas mesinhas que tem na frente, de olho no horário do embarque do trem. Já para o café da manhã, compramos sanduíches, suco e café para comermos no trem mesmo!

onde comer na estação de Milão

Além daspizzas e sanduíches (paninos), o cardápio é bem variado na parte de cima, onde fica o restaurante, e há outros pratos pra você aproveitar o melhor da culinária napolitana, como gnocchi, bruschettas, spaghettis, maccheroncello, burratas, paninis, bresaola e a lasagnetta e muuuito mais… Dá vontade de comer tudo! Para quem tem intolerância à glúten, o local oferece um menu especial (confira no site deles) – e a grande estrela sempre é o tomate e o molho de tomate (“rosso”= vermelho, “pomodoro”=tomate, capisce?)

E, para quem estiver curioso, o “Puteca” do nome é em referência aos pequenos comerciantes varejistas que vendem todo tipo de iguaria (desde salames e queijos até vinhos) em pequenas portinhas espalhadas por toda a Itália. Aqui no Sul do Brasil, conhecemos estes estabelecimentos como “bodegas”, a tradução da palavra no dialeto vêneto, a língua oficial dos imigrantes que chegaram por aqui. Os donos resolveram nomear “Puteca” essa filial da Rossopomodoro pelo seu tamanho e praticidade! Legal, né?

Para quem está passando pela estação Milão Central ou vai embarcar e deseja fazer uma refeição rápida antes, eu recomendo demais esse lugar. Preço bom, comida espetacular e uma bela experiência italiana!

onde comer na estação de Milão

Vá lá:

Rossopomodoro
Viale Sabotino 19 | Corner Porta Romana, 20135
Milão, Itália
Telefone: +39 02 5832 8501
Site

Confira outros posts sobre Milão aqui do blog:

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Milão

Hospedagem em Milão com preços promocionais para nossos leitores!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde ficar em Milão: um ótimo e tranquilo apartamento no centro da cidade - […] Dica de onde comer na estação central de Milão: Rossopomodoro […]
  2. Bate-e-volta a partir de Bérgamo: conhecendo San Pellegrino Terme - […] o trajeto dura cerca de uma hora e cada trecho custa €5,50. Aqui no blog ainda tem uma ótima…
  3. Toscana de carro: conhecendo Bagno Vignoni - […] estivemos na Itália em novembro deste ano para um giro pela Toscana de carro – depois de uma breve…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!