10 maneiras para viajar de graça

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem

Sim, você não leu errado – existem algumas formas de viajar de graça pelo mundo todo. Normalmente, isso se dá por troca de trabalho braçal e são poucas as formas confiáveis de realizar esta troca, mas listamos algumas aqui. 

viajar de graça_anão_Viajando Bem

Maneiras para viajar de graça

1. Wwoof – Uma das formas mais conhecidas e populares no momento, que oferece trabalhos em fazendas de produção de alimentos orgânicos. Oferece vagas em várias partes do mundo, e normalmente tem uma carga horária de trabalho de quatro a seis horas por dia. Em troca, você ganha alimentação e hospedagem, e convive com gente do mundo todo. 🙂

2. Helpx – Segue mais ou menos o mesmo esquema do Wwoof, mas abrange também vagas em hostels, ranchos, hotéis e vilas. A carga horária também é de quatro a seis horas semanais. Ao fazer a assinatura do site (que é válida por dois anos), o usuário tem acesso aos hóspedes do mundo todo, podendo encontrar atividade facilmente no que você mais se identifica.

3. Workaway – Diversos trabalhos que também funcionam, como o Helpx e o Wwoof, como uma troca –  o site é muuuito funcional e bem melhor do que os dois serviços citados acima. Através dele, você navega por filtros e escolhe o país para onde quer ir trabalhar, o trabalho que planeja fazer e também tem uma ótima busca por palavras-chave.

Nos três sites citados acima, você paga uma assinatura – pode parecer desnecessário, mas isso garante sua segurança. Assim, a lista de contatos fica restrita para assinantes e os conveniados que pedem por trabalho também passam por uma análise bem séria dos três programas de trabalho.

4. Work at Sea e Sun&Sea – Duas agências que oferecem trabalhos diversos em cruzeiros – juntas, as duas empresas podem oferecer até 180 vagas por mês.

5. Ministério da Cultura – Caso você trabalhe com arte ou atividades culturais, fique ligado no site do Ministério da Cultura, que oferece cursos ou eventos ligados à sua profissão em vários lugares do mundo. Você pode encaminhar um pedido, que será julgado de acordo com sua relevância pelo governo. Mas, para fazer isso, precisa estar com o Imposto de Renda em dia.

6. O Viajante – Você já deve ter visto algum dos ótimos guias produzidos por eles nas prateleiras da sua livraria favorita – normalmente, eles contratam pessoas para contribuir nas publicações. É preciso ser fluente em, pelo menos, dois idiomas para se candidatar – a média de correspondentes que a empresa envia por ano costuma ser de seis pessoas – vai que uma delas em 2016 é você? 🙂

7. Nações Unidas No site, você encontra instruções para se voluntariar em projetos do mundo todo – profissionais com curso superior e experiência em áreas da saúde, administrativas, sociais, comunicação e direitos humanos encontram bastante vagas para os projetos.

8. FAB – Pegue carona em voos da Força Aérea Brasileira, como os que levam cartas da Aeronáutica. A vaga pode surgir em duas semanas e as viagens devem ser solicitadas com antecedência por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) do local de onde se deseja embarcar. O interessado deve comparecer pessoalmente a um posto CAN, instalados em bases aéreas da Aeronáutica, para preencher a ficha. Mas fique atento: você não poderá escolher o dia exato em que vai viajar – o esquema funciona com uma janela de 10 dias. Se nesse período surgir uma vaga na aeronave que vai para o destino pretendido, a pessoa é chamada. Mais infos você consegue no site da FAB.

9. Couch Surf e Global Freeloader– Neste caso, a hospedagem (que costuma encarecer bastante a viagem) é de graça. Em troca, você hospeda outros viajantes na sua casa também.

10. Servas – Um serviço de hospedagem de outros turistas, mas com assinatura mensal de R$ 30 e algumas exigências.  Para ingressar no Servas, o interessado deve solicitar seu interesse através do e-mail [email protected]. Depois de preencher uma ficha de inscrição, fará uma entrevista com a instituição, que avaliará suas motivações e como imagina participar do grupo. O serviço existe em vários países do mundo.

Além de ser uma maneira de fazer o bem ao próximo, o voluntariado é ainda uma maneira bem mais barata de viajar e, com certeza, te fará sair da zona de conforto e aprender muito sobre outras culturas! Você tem alguma outra dica para quem deseja viajar de graça? Deixe aqui nos comentários! 🙂

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads