Belo Horizonte encanta! A capital mineira é uma cidade rica em belezas naturais e grandes projetos arquitetônicos e tem uma gastronomia incrível para oferecer aos visitantes. Costumo ir uma vez ao ano e preparei algumas dicas para quem quer conhecer esta bela cidade!
Quanto tempo ficar em Belo Horizonte
Eu costumo ficar, pelo menos, duas noites na cidade, para curtir bastante suas várias opções de passeios. Se você ainda não conhece Belo Horizonte, indico ficar, pelo menos, três noites. Tem muita coisa bacana pra conhecer.
Durante a semana, os hotéis costumam ter bastante movimento por causa dos executivos que viajam à negócios para a capital mineira, por isso, é melhor ir turistar em BH durante os finais de semana.
Onde se hospedar em Belo Horizonte
Ibis Belo Horizonte Afonso Pena – Com preços justos e bem localizado, este hotel cumpre o que a rede Ibis oferece – hotel bacana com preço que cabe em orçamentos mais econômicos.
Mercure Belo Horizonte Lourdes – Para quem quer mais conforto, este hotel quatro estrelas também tem uma grande vantagem: é localizado em uma das áreas que mais conta com bares e restaurantes bacanas da cidade, a rua Barbara Heliodora. Você pode jantar ou sair para beber algo e voltar caminhando para o hotel, numa boa.
Onde comer
O que não falta são opções incríveis para ter experiências gastronômicas na capital mineira. Aqui listei alguns lugares maravilhosos em que estive.
Glouton
Chef do Ano 2014/15 pela Revista Veja BH e Revista Encontro, Leonardo Paixão transformou o Glouton em sinônimo de boa mesa em Belo Horizonte. Com apenas dez meses de existência o restaurante recebeu sua primeira estrela no Guia 4 Rodas Brasil, além do prêmio de Chef Revelação do país. Receitas autorais, surpreendentes, produtos sempre frescos e de altíssima qualidade. Para saber mais, acesse o site.
Restaurante Xapuri
Culinária regional mineira bem tradicional e extremamente saborosa. Na minha opinião, a boa pedida lá é o Cordeiro de Montanha – e a mesa de doces também é divina! É uma viagem até lá, o restaurante fica bem longe, mas vale muito para ter esta experiência de sabores da culinária mineira tradicional! Confira mais infos no site do restaurante.
Salumeria Central
Um baita lugar para sua happy hour em BH. O ambiente é lindo e também é uma lojinha de presuntos, salames e queijos artesanais – mas também serve risotos, feijoada e vinhos em ambiente boêmio bem aconchegante. Acesse o site da Salumeria para ver mais fotos e conferir a localização.
Onde turistar em Belo Horizonte
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer, o Complexo abriga o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja de São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube. Burle Marx assina o paisagismo do local. Talvez a principal obra do complexo da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, seja um local a parte, com bastante originalidade na arquitetura. Emoldurada pelas águas da lagoa, a igrejinha reúne as genialidades do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Burle Marx e do pintor Cândido Portinari em suas paredes.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 – Pampulha
Belo Horizonte – MG
Telefone:(31) 3277-7946
Museu de Artes e Ofícios
Inaugurado em 2005, é o primeiro museu brasileiro dedicado à história do trabalho no país. O espaço de 9 mil m² possui um acervo lúdico e interativo, atrativo para adultos e crianças. O edifício do museu é belíssimo e fica na Praça da Estação. O local proporciona uma volta ao passado por meio de instrumentos e acessórios utilizados nas mais diversas profissões nos tempos de antigamente – o acervo tem mais de duas mil peças que retratam diferentes profissões dos séculos XVIII ao XX.
Museu de Artes e Ofícios
Pça. Rui Barbosa 600 (Praça da Estação) – Centro
Belo Horizonte MG
Telefone: (31) 3248-8600
http://www.mao.org.br/
Museu das Minas e do Metal
Popularmente conhecido como “prédio rosa” da praça da Liberdade, este museu abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia. Inaugurado em 2010, divide-se em dois segmentos: o Museu das Minas, no primeiro andar e segundo pavimento; e o Museu do Metal, no segundo andar e terceiro pavimento. Ao todo, são 18 salas de um espaço bem amplo e interativo.
Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade, s/n – Boa Viagem
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3516 7200
http://www.mmgerdau.org.br/
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Localizado num prédio histórico, construído em 1926, o espaço tem uma super programação cultural de música, artes cênicas, artes plásticas, cinemas e palestras, além de atividades educacionais. No local também há um ótimo café/restaurante, o Café com Letras, perfeito para quem quer curtir um almoço tardio e lento ou então um ótimo café. Ambiente bem bacana, vale muito a pena!
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Belo Horizonte – MG, 30140-010
Telefone:(31) 3431-9400
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/
E depois de Belo Horizonte?
Se você quiser seguir turistando pelas maravilhas de Minas Gerais, indico uma viagem para Inhotim, lugar que respira arte e arquitetura, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. Em seguida, farei mais posts sobre estas cidades de Minas Gerais que são todas excelentes destinos de viagem. E você, tem algum destino em Minas que considere imperdível? Deixe suas dicas nos comentários. 🙂
Parabéns. Muito informativo seu site. Você realmente é um guia e tanto é um passo a passo super bacana eu mesmo que moro em Bhte fiquei surpreendida pelo cuidado de frisar bem os endereços e telefones de contato.
Continue assim.
Valeuuuu Luziane!
Abração! 🙂