Um roteiro perfeito pela Noruega – Parte I – Oslo e Flåm

por | Atualizado em 22/05/23 | Automóvel, Flam, Hospedagem, Oslo

Conhecer e entender bem a Noruega sempre foi um grande objetivo meu e, em maio de 2015, embarquei nessa aventura com minha esposa Letícia e um casal de amigos. Compramos a passagem em dezembro, então tive bastante tempo para organizar os passeios e o roteiro que queríamos fazer. O destino está ainda mais convidativo agora, com a alta do euro, já que a região tem moeda própria – a coroa norueguesa – e, por isso, preparei esta série de posts com dicas especiais para quem pensa em conhecer este destino incrível!  

Noruega_Paisagem_Viajando Bem pela Europa

Noruega: Quando ir

Como a Noruega é um país gelado em que raramente tem sol brilhando o dia todo, o período ideal para viajar pra lá é de maio a setembro (no máximo, até o início de outubro).

Em 10 de maio, chegamos em Oslo. Se você pretende fazer passeios na natureza (o que indico muito, as paisagens são de tirar o fôlego), o ideal é iniciar a viagem lá por volta de 20 a 25 de maio. Mas como o país também tem outros atrativos que queríamos muito conhecer, não nos importamos de viajar um pouco antes. 🙂

Noruega_vista Bergen_Viajando Bem pela Europa

Planejamento da viagem

Como era um sonho antigo ir até a Noruega, compramos as passagens com bastante antecipação para planejar o roteiro com todo o cuidado. Em dezembro adquirimos os tickets e, como viajamos somente em maio, tive cinco meses para preparar tudo o que faríamos nos nossos dez dias na Noruega.

A Noruega também é um país bem legal para quem viaja no inverno – tem quem vá pra lá querendo ver a famosa aurora boreal, ou viajar com um cruzeiro pelos mares congelados, mas é outro perfil de viagem e também é quase impossível de fazer de carro, já que as estradas estão cobertas de neve.

Um item indispensável na sua preparação de viagem para a Noruega são as roupas de frio. Foi importante comprarmos roupas específicas para frio – mesmo que lá estivéssemos na primavera – não vamos esquecer que a Noruega é um país nórdico. Compramos malhas térmicas, calças, meias… Tudo para nos prepararmos pro frio intenso. Em Oslo a temperatura estava mais amena – fez de 10  a 16 graus nos nossos dias lá, mas mais pro Norte, despencava a temperatura. E, na madrugada, ia quase sempre a zero grau.

Como tínhamos no nosso roteiro uma ida à Bergen, a cidade que mais chove na Europa, compramos roupas impermeáveis e calçados também. Diz-se que, em Bergen, 250 dias do ano são chuvosos, então preferimos nos prevenir! 🙂 Mas, tivemos sorte por lá e aproveitamos dias de sol – pegamos um tempo super bom em toda a viagem, aliás.

Noruega_Geio e Leti_Viajando Bem pela Europa

Como a Noruega não fica na zona do euro, sua moeda é a coroa norueguesa (NOK), nos programamos para, todos os meses, ir comprando um pouco de euro ou dólar, para então fazer o câmbio por lá. Isso ajuda a não ficarmos reféns de cotações mais altas (justamente o que está acontecendo agora, no Brasil). Para quem tem intenção de viajar, sempre é bom ir comprando a moeda aos poucos – indico isso sempre para quem pensa em viajar. Então, compre euros ou dólares, pois são moedas sempre aceitas na Europa ou outros países. Sempre uso a Confidence para meu planejamento financeiro para as viagens. E uma parte da grana utilizada na viagem eu retirei utilizando meu cartão de crédito. Eu queria a opção débito, retirando direto da minha conta corrente, porém isto não aconteceu, sendo que a grana acabou sendo utilizada do meu limite do cartão de crédito, sem aviso nenhum no momento da operação. Não sei se por ser Noruega, só sei que nem pessoal do Banco do Brasil soube informar o porquê desta transação. Mesmo sendo desta forma, fiz os cálculos e percebi que o valor ficou praticamente o mesmo com os valores médios de compras de euros e dólares e o câmbio por lá em coroas norueguesas.

Preparamos nosso roteiro (para onde iríamos, quanto tempo, como seria feito o deslocamento…) e, como estávamos viajando em quatro pessoas, fiz alguns cálculos de tempo e custo de viagem de trem, avião e também de carro. E, no final, decidimos pelo carro – a flexibilidade de alugar um carro também pesou, já que a Noruega é um país que te convida a viajar com mais tranquilidade, apreciando as paisagens incríveis, parando para tirar fotos… Essa decisão influenciou bastante do nosso roteiro e foi muito acertada. Consulte a Rental Cars e a Rentcars para ter acesso às melhores opções de veículos e valores, já que elas buscam ofertas em diversas locadoras. E aqui neste link mais informações e dicas para você acertar quando for alugar um carro!

Noruega_parque com rio_Viajando Bem pela Europa

A Noruega é um país extremamente preparado para receber turistas. O site Visit Norway (todo traduzido para o português, aliás) é um dos mais completos para os viajantes planejarem seus roteiros, com informações precisas. O site também está disponível em aplicativos com o mesmo nome, para Android e iPhone.

Como a Noruega é um país caro para turistas, eles incentivam muito a ida ao país de outra forma: a Lei de Direito de Acesso dá direito a acampar nas áreas de campo do país gratuitamente – isso inclui até parques nacionais. Confira as regras para usufruir deste benefício aqui. E por ser caro, nem pense em arriscar sua economia caso precise acionar o serviço médico ou hospitalar do país! Então, garanta-se fazendo um bom seguro viagem!

Muita gente também acessa o site Norway in a nutshell para ter dicas de  roteiro Oslo-Flåm-Bergen em roteiros curtos, com várias informações úteis como preços e dicas práticas para quem quer visitar o país.

O nosso voo foi pela TAP, no trecho Porto Alegre/Lisboa – chegamos em Lisboa e passamos um dia lá (adoro fazer isso!), depois fomos para Oslo com a SAS. Em breve falarei sobre dicas e lugares bacanas para curtir Lisboa numa conexão curta!

Noruega_Casinha_Viajando

Oslo

Em Oslo, ficamos durante quatro dias, o que eu considero um tempo ideal para curtir a cidade. Se tivéssemos ficado mais um dia, teríamos aproveitado para rever algumas coisas, mas quatro dias foi de bom tamanho. Para quem não quer ficar muito tempo, três dias eu consideraria o mínimo ideal.

É importante entender o porquê da Noruega ser um país caro. Como a população de lá é composta por pessoas muito cultas, o que torna a viagem mais cara são os serviços. Você não vai encontrar carregador de mala dentro do aeroporto, por exemplo. Essa questão também encarece o serviço de hotel, de restaurante… Pra não gastar tanto na tua viagem pra Noruega, o segredo é não depender tanto de serviços e também não ficar hospedado numa região muito central de Oslo (e também não muito longe). Assim, tua economia será enorme! Outra  forma de economizar bastante é fazer compras no supermercado para comer em casa. Com estas três decisões, nossa viagem pra Noruega ficou com custo similar à ir pra França, Itália ou Inglaterra.

Outra coisa que pode encarecer muito a estadia lá é o consumo de álcool. Desde sempre, o álcool é muito caro no país, e tem horários e locais específicos para venda. Vinhos, bebidas destiladas e cervejas fortes só são vendidos na rede Vinmonopolet – lojas especiais de controle estatal. Durante a semana, o consumo deste tipo de produto só pode ser feito até as 20h e, no final de semana, até as 18h. Cerveja com menos de 2,5% de álcool pode ser comprada em qualquer horário nestas lojas – mas esta é a única exceção. E é uma bebida caríssima no país – teve um lugar em Bergen em que pedimos um litro e meio de cerveja e gastamos R$ 100!

Noruega_cerveja_Viajando Bem pela Europa

Como ir do aeroporto até o Centro

Táxi, nem pensar! É caríssimo lá e não compensa. O Oslo Airport (Gardermoen é o nome norueguês do aeroporto, e a sigla IATA é OSL) fica fora da cidade, e a melhor forma de chegar até Oslo é de trem. Bem do lado do aeroporto, situa-se a estação de trem-bala, que chega na capital da Noruega em trinta minutos. Compramos o ticket numa máquina da Fly to Get dentro do aeroporto mesmo, confira as tarifas aqui. Para quem quiser, também tem a opção do metrô e do transporte público – que, na Noruega, funciona maravilhosamente bem. Aqui no site oficial do turismo no país, você descobre a melhor forma de fazer este trajeto.

Também no aeroporto, compramos o Oslo Pass, que dá acesso a mais de 30 museus da cidade, além de atrações turísticas e também passes de transporte público, inclusive barcos. Ele vale muito à pena porque, com ele, o turista fica tranquilo e livre de ficar fazendo cálculos sempre e não precisa comprar todos os dias tickets de metrô e ônibus. Uma baita tranquilidade!

Noruega_trem do aeroporto_Viajando Bem pela Europa

Onde ficar em Oslo

Como viajávamos num grupo de quatro, resolvemos alugar um apartamento que ficava a cerca de 20 minutos a pé do centro de Oslo, no bairro Grünerløkka. Fica pertinho do centro, dá para ir a pé ou então facilmente com transporte público.  Isso é uma coisa que eu gosto muito de fazer também: ficar nas proximidades porque tu começas a interagir com as pessoas que moram no local e ir um pouco além dos passeios “para turista ver”. Assim, dá pra conhecer a cultura informal do teu destino de viagem: tu caminhas e passa pela creche infantil, pelo mercadinho, pega o metrô todos os dias. Isso é, pra mim, parte importante da viagem.

Noruega_apartamento_Viajando Bem pela Europa

Outra boa dica de hospedagem é o Scandic Byporten. A localização deste hotel é bem central e está com um bom preço para o padrão da rede Scandic. Indico reservar este hotel antecipadamente para pegar tarifas menores. Quanto mais próximo da data, mais altos vão ficando os valores.

Um hostel bacana que também tem ótima localização é o Oslo Hostel Central. Além do ótimo valor, ele ainda oferece opções de quartos com banheiros privativos ou não, e também dormitórios. Outra opção é o Hotel Citybox Oslo, que tem boa relação custo-benefício. Também bem central, é um hotel simples e funcional, com ótimos preços.

O que fazer em Oslo

Não vá para Oslo esperando fortes emoções: ela é uma cidade mais pacata. É encantadora culturalmente, especialmente para quem quer entender como aquelas pessoas vivem. Qualidade de vida e segurança são dois itens importantíssimos para os noruegueses, e fazem de Oslo a cidade incrível que é. Mas não espere a efervescência de uma Paris ou Londres, por exemplo.

Um passeio incrível que fizemos lá foi visitar o Munch Museum, que reúne a maior coleção do mundo de pinturas do mestre do expressionismo. Quando estivemos lá, estava rolando uma exposição que traçava um paralelo entre os artistas Edvard Munch e Vincent Van Gogh. Foi perfeita essa exposição, quem puder, vá ver! Agora, está em Amsterdã e é absolutamente incrível.

Ah, no Munch vale a pena parar na cafeteria, curtir um café e também fazer umas comprinhas básicas na lojinha do museu, para lembranças, como livros, canetinhas, lápis…

Noruega_Munch Museum_Viajando Bem pela Europa

Também fomos ao Museu dos Barcos Vikings, o  Vikingskipshuset, que pertence ao Museu de História Cultural da Noruega e é perfeito! O museu tem três barcos vikings muito bem conservados e muitos objetos que foram encontrados dentro deles. O espaço é uma aula de história e arqueologia deste povo tão interessante. Os vikings construíam embarcações impressionantes que carregaram guerreiros em suas expedições de saque na Europa e para além do continente. Há também uma variedade de exposições temporárias e programas de auditório durante todo o ano.

Ainda falando de museus, visitamos o Kon-Tiki, que traz tudo sobre o maior explorador da noruega, Thor Heyerdahl, que cruzou o Oceano Pacífico em 1947 de barco. Sua história é tão icônica que virou filme em 2013: ele queria provar que o índio da América do Sul era o mesmo índio da polinésia. O filme é ótimo, e o museu faz juz à história.

Noruega_Museu do Folclore Noruegues_Viajando Bem pela Europa

Visitamos o Museu do Folclore Norueguês também, um dos maiores do tipo na Europa, que exibe uma impressionante coleção de construções de toda a Noruega, bem como dezenas de variedades de bunad (trajes tradicionais). Ele é bem bacana para quem não tem tempo de passear bastante pelo interior do país, já que ajuda bastante a conhecer mais a cultura do local. Tem casas de 1500 que estão lá, e é muito legal a ver como as pessoas viviam naquela época – o povo era muito baixinho, então as casas também tem pé direito mais baixo… Achei também muito impressionante ver como a arquitetura desse povo já era evoluída.

Depois, fizemos um passeio no Frogner Park, cheio de esculturas bacanas e com uma infraestrutura bem legal. Muita gente frequenta o parque para caminhar ou praticar exercícios no final de semana ao ar livre. Oslo é uma cidade razoavelmente arborizada, então um dos principais motivos para que locais e turistas se encaminhem para o agradável parque Frognerparken – repleto de convidativos gramados, fontes e lagoas, é o conjunto de esculturas de Gustav Vigeland.

Noruega_parque_Viajando Bem pela Europa

O National Museum também é interessante – é lá que fica o original de “O Grito”, quadro mais famoso do Munch. Fomos conhecer a Ópera também – a arquitetura é de tirar o fôlego e o espaço é cheio de história. Perto da Ópera, passamos caminhando pelo Palácio Real, mas não entramos. Todas estas atrações e transportes públicos utilizando nosso Oslo Pass, o ticket de transporte e turismo – bem prático e útil.

Onde comer em Oslo

Como nós estávamos em apartamento, não me alongarei falando em restaurantes para comer em Oslo – sabíamos que isso seria caro e este foi um dos pontos em que mais economizamos na viagem. Aproveitamos o espaço do apartamento que alugamos para fazer a maioria das refeições em “casa”.

Nós fazíamos um super café da manhã em “casa”, depois ficávamos o dia todo na rua, onde almoçávamos normalmente sanduíche aberto, bem tradicional lá, ou então o peixe do dia – uma opção sempre deliciosa, já que a cidade é muito bem servida nesse sentido. Peixes  sempre fresquinhos!

Noruega_peixe do dia_Viajando Bem pela Europa

O que nós mais comemos em Oslo foram pães. Quando entrávamos em qualquer supermercado, a primeira coisa que víamos eram seções gigantescas dedicadas somente para pães – as padarias costumavam ter 20 ou 30 tipos de pães, uma coisa absurda! Isso é tão forte na cultura dos noruegueses que, lá, se costuma almoçar um sanduíche e, depois, “pesar a mão” na janta, com carne, peixes, temperos… E também é costume jantar cedo, por volta das 18h. Isso porque, no inverno os dias são muito curtos e na primavera e verão amanhece muito cedo: por volta das 4h da manhã, e o sol cai por volta das 22h. No verão, isso acontece mais tarde ainda – quem nunca ouviu falar no famoso “sol da meia noite”?

Noruega_pães_ Viajando Bem pela Europa

Também saímos uma ou duas noites para jantar, claro, não somos de ferro, hehehe! Então, a dica do mercado é mais para quem quer economizar, mas nós almoçamos e jantamos fora, afinal isto também faz parte de uma viagem, né?!  O que vale informar é que o melhor de lá é o peixe, sempre fresco, Peça o peixe do dia e eles informarão o que há disponível – não há congelado. Aproveite para comer atum, salmão, bacalhau… Sempre peças incríveis! E a comida é simples, não tem muita sofisticação ou muito tempero.

No almoço/janta o preço médio do prato, por pessoa, ficava entre 100 e 200 NOK, mais a bebida. Nos restaurantes, a cerveja custava em torno de 60 a 80 NOK, mas no mercado era possível comprar por 20, 30 NOK, em média.

Noruega_jantar_Viajando Bem pela Europa

Uma coisa que fizemos, ao chegar na Noruega, foi comprar bebidas no free shop, na chegada ao aeroporto. Sabíamos que lá isso era um item muito caro, e quisemos levar algo para beber ao fim do dia e não gastar demais com isso dentro do país. Super valeu a pena essa decisão, compramos alguns vinhos e cervejas e duraram por toda a viagem!

Mas, voltando à alimentação, então nós íamos sempre aos supermercados e comprávamos muita coisa boa – pães, queijos, iogurtes, frutas… Tudo maravilhoso! O povo da Noruega é tão evoluído nessa questão do alimento orgânico que vivem inventando novas categorias para o produto ser ainda mais atrativo pro público – “esse produto rodou apenas 5 km do produtor para chegar nesse estabelecimento”, coisas assim. Uma amiga estava em Oslo, a Débora, foi conosco e nos explicou o que era cada coisa, já que as embalagens são todas em norueguês.

Noruega_paes_Viajando Bem pela Europa

Nano dicionário para usar no supermercado

Nossa amiga Débora, que esteve conosco fazendo as compras no supermercado, escreveu uma pequena lista de palavras pra quem quiser se defender nas compras quando estiver na Noruega:

Pão – Brød – No mercado, você vai encontrar muitas opções – experimente várias, afinal, pão é o que a Noruega tem de melhor!
Salmão defumado – Røket laks ou Gravlaks
Camarão para colocar no pão – Rekesalat
Iogurte – Yoghurt (algumas marcas bacanas: Tine e Yoplait – este último, tem 0,1% gordura e o sabor de blåbær (mirtilo)  é uma delícia!
Queijos e queijo de cabra – Geitost
Queijo com camarão  – Rekeost
Patê para colocar no pão – Kaviar

Noruega_supermercado_Viajando Bem pela Europa

Flåm

De Oslo, partimos para Flåm (pronuncia-se algo como Flom), que fica mais na região central do país. Alugamos um carro e curtimos uma noite lá – eu ficaria até mais uma, para ficar perfeito!

Viajamos no dia 14 de maio, um feriado nacional, então fiquei com receio porque achei que teria mais movimento nas estradas, mas foi tudo muito tranquilo. A velocidade máxima era 70 km/h e, cada vez que nos aproximávamos de um vilarejo, a velocidade máxima caía para 50 km/h. E as pessoas respeitam muito as leis e sinais de trânsito por isso e quase não tem índice de acidentes de trânsito.

Noruega_passeio nos Fiordes_Viajando Bem pela Europa

Como estávamos acostumados a andar no Brasil na velocidade de 80 km/h, pensamos que a viagem demoraria uma eternidade para passar. Mas a paisagem muda muito – uma hora, o que se vê é neve, na outra, um vilarejo com casas bem tradicionais, então curtimos muito o trajeto e tiramos várias fotos legais. Percorremos os 300 km que separam Oslo e Flåm durante cinco horas de viagem, bem tranquilos. Outro aspecto curioso: no trajeto, tem muitos túneis – inclusive o maior da Europa, o Laerdaltunnelen, que tem 25 km de extensão e fica entre Oslo e Bergen. O interessante é que, para o viajante não enjoar, a cada 5 km suas paredes mudam de cor. 🙂 E tudo funcionava dentro do túnel: telefone, GPS, internet…

O interessante é que tudo o que lemos antes de viajar para lá dizia apenas que
Flåm é uma cidade de passagem para as pessoas, que viajam com o trem histórico
Flåm Railway – ele faz um passeio de 40 minutos pelo fiorde mais longo e profundo da Europa, o Sognefjorden. A viagem passa pelo vale de Flåm, com vistas de cachoeiras e picos nevados, e o trem tem vista panorâmica e viaja devagar, além de parar nos pontos mais pitorescos. Eu acho este passeio muuito caro, e vimos a mesma paisagem viajando de carro, então optamos por alugar nosso veículo e aproveitar mais a cidade.

Fomos para Flåm com o mesmo objetivo da maioria das pessoas: fazer o passeio de barco pelo Fiordes, que superou todas as nossas expectativas!

Noruega_Fiordes_Viajando

Onde ficar em Flåm

Os hotéis em Flåm são muito antigos, decadentes e caros. Como tínhamos alugado um carro, resolvemos nos hospedar numa cidade que fica a 8km de Flåm, na vila de Aurland, num hotel maravilhoso chamado Vangsgaarden Gjestgiveri. Na verdade, são cabanas que ficam à beira dos Fiordes, super organizadas, silenciosas e ótimas para descansar. A vista é de tirar o fôlego – parece que você está dentro de um barco! – e a tranquilidade do local é impressionante. Eu ficaria lá um ano, fácil! O valor, então, muito mais em conta que ficar nos hotéis de Flåm.

Noruega_Cabana Flam_Viajando Bem pela Europa

Para quem depende do transporte público, melhor ficar em Flåm mesmo. O Flåmsbrygga Hotel é uma boa pedida, e fica a 100 metros da Estação de Trem de Flåm. Também indicaria o Fretheim Hotel, uma imponente mansão reformada que virou o hotel mais tradicional da cidade, e o Flåm Hostel, para quem busca algo mais econômico.

Passeios pelos Fiordes de Flåm

São duas opções de passeios: uma num barco maior, com um guia de turismo falando, ou fazer em botes infláveis (completamente seguros), em que vão menos pessoas, numa velocidade mais  rápida. Mesmo usando as roupas térmicas, confesso que senti muito frio, porque quando o bote acelerava muito,  a sensação térmica ia facilmente pra zero graus. 

O passeio que nós fizemos foi o Heritage FjordSafari, que achamos que seria mais emocionante do que o passeio de barco – decisão acertada, ao meu ver. Mais caro que o passeio de navio e tal, mas muito mais emocionante!

Noruega_passeio de bote_Viajando Bem pela Europa

Flåm é um lugar bacana para curtir os vilarejos e há mais programas para fazer por lá. Uma boa opção é o FjordSafari, pelo qual agendamos nosso passeio. O que fizemos foi o mais simples oferecido pela empresa – queríamos o Taste, que visitaria um vilarejo onde moram poucas pessoas e produzem o queijo de cabra, famoso por lá. No site deles tem outros passeios bacanas, vale a pena! O problema é que este que queríamos começaria a ser feito só a partir do dia 20/05… :/

Outra forma de organizar passeios é pelo Visit Flam, onde há muuuuita info da cidade e venda dos passeios. Tem opção de passeios no inverno, no verão, para quem viaja com turma… Como falei, a Noruega é um país que sabe receber turistas. Neste site, o leitor poderá organizar toda viagem, hospedagem e comprar todos os ingressos possíveis para passeios por lá e também para passar por Flåm.

Ainda em Flåm, também dá para alugar bike e sair pedalando numa boa. Sentar à beira do fiorde, tomar uma cerveja, não fazer nada, ler um livro, etc…. Ler um livro ou simplesmente curtir a paisagem, sentado à beira dos fiordes, é uma experiência indescritível. Confie em mim! Eu ficaria um bom tempo por lá fácil, fácil…

Noruega_vista Fiordes_Viajando Bem pela Europa

Também há cafeterias em todos vilarejos, para sentar, tomar um bom café, curtir visual, conversar, passar um dia bem agradável.

Para quem é adepto de aventura, escalada, caminhada, também dá para fazer isto por lá, veja aqui mais opções. Nos sites que mencionei ali em cima também tem opções para quem quer uma viagem mais aventureira. 🙂

Depois de Flam, nosso rumo era Bergen. Mas tem quem prefira dar uma passada em outros dois locais incríveis antes de seguir para Bergen. A ida para Loen e Ålesund é uma excelente opção.

Em Loen, aproveite para conhecer bem o vilarejo, o lago – o local é muito indicado por quem passa por lá. Aconselho que fique pelo menos uma noite. Em Ålesund, vale a pena ficar pelo menos duas noites, curtir a linda cidade, a pesca e “produção” do bacalhau, andar bastante pelas ilhotas e arredores, seja de carro ou bike, visitar o oceanário…

Em seguida, vou publicar a segunda parte deste post, em que falo da nossa estadia em Bergen e também listo algumas opções de outros lugares deste país fantástico que valem a visita. Até lá! 🙂

Noruega_Bergen_Viajando Bem pela Europa

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

 

76 Comentários

  1. Joyce

    Achei sensacional, obrigada pelas informaços. Bjs

    Responder
  2. Priscila Murinelli

    Oi, Rogério

    Já li e reli seu bost de relato da viagem, e queria q vc fosse bem direto, preciso comigo, sonho em conhecer a noruega na estação fria mas viajarei só, com pouco dinheiro e não falo inglês vc acha q tem futuro esse meu sonho já me disseram pra ir pela agência de turismo…mas, não entendi. Me ajuda por favor Rogério.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Priscila, tudo bem?!

      O importante sera órganizar bem a viagem, dentro do teu perfil financeiro e também para que possas fazê-la sem problemas com a língua estrangeira. Claro que um básico do inglês já ajudará muito, mas já tive clientes viajando para lá sem saber nada de inglês.

      Qualquer coisa posso te auxiliar melhor através da minha consultoria, ok?!

      Abraçooooo!

      Responder
  3. Karina

    Oi, Rogério.
    Queria tirar uma dúvida sobre a FLAM RAILWAY… ela faz o trajeto Flam/Mytral, correto?
    Indo de carro, conseguimos ter as mesmas vistas de quem vai de trem?
    Obrigada!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Karina, tudo bem?!

      Como eu fiz o trajeto de carro, não sei te dizer. Perguntei para um amigo que já fez o trajeto tanto de carro como de trem e ele disse que de trem o visual é mais bonito. Mas que de carro não é tão inferior assim não.

      Abraçoooo!

      Responder
  4. Paulofernandesalves

    Achei legal o relato mas acho que quando se referir a preços , fazer um parentese transformando em euros ou dolar

    Responder
  5. Ge

    Acha interessante ir a Flåm e visitar os Fiordes ou ficar em Bergen e conhecer a cidade?

    Responder
  6. Gianne

    Olá, Rogério! Muito bom seu texto. Obrigada pelas explicações, seu roteiro servirá de base para minha viagem. Estou pensando em fazer esse passeio FjordSafari. Fiquei com uma dúvida, o passeio começa em Flam e termina em Gudvangen? Como vocês voltaram? Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Gianne, tudo bem?!

      Nós optamos por ficar apenas em Fläm e fazer o passeio local pelos fiordes, com ida e volta por Fläm, seguindo depois para Bergen, de carro. Mas, se não me falha a memória, há opções de ficar uma noite em Dudvangen ou de retornar e seguir viagem para o destino que tenham interesse. Dá uma boa conferida nos opções de pacotes oferecidos no site oficial de turismo da Noruega, oK?!

      Abraço!

      Responder
  7. caroline rocha

    Olá Rogerio, tudo bem?
    o seu post me ajudou muito para decidir muitas coisas da minha viagem, acomodação foi uma delas! Muito obrigada pelas dicas!
    Gostaria de saber se você alugou o carro em qual empresa? Foi tranquilo? Estou querendo alugar em Oslo para devolver em Bergen, mas não tenho ideia de como é o processo!Poderia me ajudar?
    Obrigada,
    Caroline Rocha

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Caroline, tudo bem?!

      Basta você informar retirada em Oslo e devolução em Bergen, normalmente não há taxas por devolução ser em outra cidade. Foi exatamente como fizemos, retirando em Oslo estação central de trem e devolvendo em Bergen loja no centro, ok?!

      Abração!

      Responder
      • Lisiane

        Ola gente, estou na Noruega, depois de Oslo viajei de avião para Stavanger e lá retirei um carro no aeroporto com a Rentalcar. Foi um absurdo de caro, algo em torno de 15 mil reais.
        Vou devolver o carro em Tromso 24 dias de aluguel

        Responder
  8. Wagner

    Rogério, seu texto é uma delícia de ler! É o que mais gosto no teu blog e o que o diferencia dos demais. Abraço.

    Responder
  9. Jefferson

    Olá Rogério, boa tarde.
    Parabéns pela viagem, suas dicas são muito boas, estou indo agora na segunda semana de maio a Oslo onde fico 3 dias, mais notei após, ler muitos blogs como o seu que 3 dias em Oslo não teria tempo suficiente para conhecer os fiordes.
    Então, penso em ficar 2 dias em Aurland você mencionou uns 7 kms até a estação, se eu estiver sem carro é ruim a locomoção de transporte público de Aurland até Flam? Eu queria fazer o passeio de trem já que não verei as paisagens que você viu de carro, outra coisa, em Aurland saem os passeios até os fiordes?
    Você tem ideia de quanto eu iria gastar entre os passeios uma média para eu me programar melhor.
    Agradeço muito se puder me tirar essas dúvidas.
    Abraços
    Jefferson

    Responder
  10. José ivo

    Olá Rogério, tudo bem? Minha esposa e eu vamos pra Noruega em fevereiro 2018 para vermos a Aurora Boreal. Você sabe se durante o inverno a viagem deverem de Oslo para Bergen vale a pena?

    Responder
    • José ivo

      De trem, desculpe

      Responder
  11. Melissa Direito

    Olá Rogério, li o seu “post” e queria te parabenizar pela narrativa clara, detalhada e útil. Nossa próxima viagem de julho será para essa região, e já estou começando a buscar informações aos poucos, para montar o roteiro, já que essa parte é sempre comigo! Obrigada pelas dicas

    Responder
    • Rogerio Milani

      Legal Melissa!

      Ótima organização e ótima viagem para você!

      Responder
  12. Valquíria Melo

    Sair do país é um dos medos mais gritantes que tenho nessa vida, porém, quero superar esse medo indo para Noruega (será um enorme desafio, tenho certeza), mas lendo o seu post, fiquei muito interessada e animada (mas ainda, com muito medo…, rs).

    Responder
  13. Priscila Silva

    Olá! Um amigo norueguês vive chamando meu marido para pescar Bacalhau,eu fiquei pensando o que conhecer na Noruega.NoOossa pelo seu post percebi que o País é incrível,adorei.Só faltou mais fotos :).
    Comprando a passagem em 3,2,1………

    Obrigada pela dica.

    Responder
  14. Igor Villavicencio Ramirez

    Bom dia Rogerio ! Por gentileza vcs locaram o carro na cidade de Oslo né … não no aeroporto. Vcs se lembram onde locaram na cidade? Pretendemos ficar mais em Flam e tambem conhecer Loen e Alesund .. qtas noites em Flam vc recomenda? Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Igor, tudo bem?!

      Sim, locamos na cidade, numa loja que ficava na estação central de Oslo, bem fácil. Eu recomendo pelo menos 2 noites em Flam para quem gosta de curtir natureza e dias calmos!

      Abraço!

      Responder
  15. Philipe

    Oi, Rogério! Tudo bem? Estou pretendo visitar a Noruega no próximo ano. Meu interesse se resume a conhecer os fiordes. Já que existem fiordes em Flåm, gostaria de saber, com base na sua experiência por lá, qual seria a melhor opção e a mais barata para chegar em Flåm: partindo de Oslo ou de Bergen? Grato!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Philipe, tudo bem?!

      De Bergen a viagem é mais curta e pode ser mais em conta também, mas tudo dependerá do roteiro que você traçará na região, ok?! Lembrando que, de Bergen, também há passeios de barco pelos fiordes, ok?!

      Abraço!

      Responder
  16. Selma

    Olá Rogério!
    Quanto ao aluguel de carro, vc devolveu o carro em Oslo, ou em Bergen?
    Obrigada

    Responder
  17. Josi Schulze

    Ola Rogerio,
    Iremos (minhas filhas de 15 anos e eu) no mes de julho e gostariamos de fazer Suécia(temos amigos la), Noruega e Finlandia vc teria algum roteio? sugere alguma coisa?
    obrigada

    Responder
  18. iSA

    Oie, td bem?

    Vou com meu marido em abril e estamos em cima da hora, e quero seguir seu roteiro!

    MInhas duvidas: 1) De Flam a Bergen vc foi como? Carro tambem?
    2) É tranquilo ir a Flam de carro? Duas noites la, vc recomenda, certo?
    3) De Flam a Bergen: carro tambem certo?
    4) Queriamos ir a Stavenger via Bergen passar o dia, que tal?
    5) Voce acha que Tronso vale a pena?

    Um beijo e mil obrigadas!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Isa, tudo bem?!

      Vamos lá:

      1) De Flam a Bergen vc foi como? Carro tambem?
      Carro.

      2) É tranquilo ir a Flam de carro? Duas noites la, vc recomenda, certo?
      Muito tranquilo e recomendo. Também recomendo pelo menos 2 noites em Flam!

      3) De Flam a Bergen: carro tambem certo?
      Sim, conforme resposta 1. Mas já antecipo que também fomos de carro de Oslo até Flam, tranquilo!

      4) Queriamos ir a Stavenger via Bergen passar o dia, que tal?
      Ótima pedida, se tiverem tempo façam isto!

      5) Voce acha que Tronso vale a pena?
      Eu não conheci Tromso, mas amigos que já conheceram indicam também. Caso tenham tempo, tentem incluir!

      Abraço!

      Responder
      • Isabelle Mani

        Ola! Desculpa de encher sua paciência de novo! Eu tenho algumas dúvidas quanto a locação do carro: 1- os carros normalmente vem com sistema de navegação, certo? Ou seja: com GPS incluso 2- quanto custa o tanque cheio em média? 3- os carros tem airbag? Pneu próprio? 🙂 obrigada de novo!!!

        Responder
  19. Rogerio Milani

    OI Alessandra, tudo bem?!

    Calcule em torno de 2h30 a 3h30 conforme estrada que forem circular e também possíveis paradas no caminho, ok?!

    Abraço!

    Responder
  20. Alessandra

    Olá Rogério
    Quanto tempo dura uma viagem de carro de Flam a Bergen?

    Responder
  21. Alessandra

    Olá Rogério
    Em maio estarei indo a Noruega, pretendo alugar um carro em Oslo ir para Flam e de lá para Bergen
    Quanto tempo é de viagem de Flam para Bergen?
    Obrigada!

    Responder
  22. Alessandra

    Olá Rogério
    Irei a Noruega em maio e pretendemos alugar um carro para ir Flam e de lá para Bergen.
    Quanto tempo é de viagem?
    Obrigada

    Responder
  23. Rogerio Milani

    Oi Gisele!

    Eu programaria uma rápida passagem por Oslo, se houver o interesse, e depois seguiria para ficar o máximo de tempo entre Flam e Bergen, com passeio pelos Fiordes.

    Abraço!

    Responder
  24. Gisele

    Olá! adorei seu blog, porém, vou ficar somente 4 dias na Noruega (3 dias inteiros). O que vc recomenda? Pretendo fazer o passeio pelos Fiordes.

    Responder
  25. fernando weydt

    oi , boa tarde,

    gostaria de saber se com o oslo pass posso pegar trem para outras cidades sem pagar mais por isso? Tipo, penso em ir em lillehammer, stavanger e bergen.

    Responder
  26. Sérgio

    Estou indo para Bergen e gostaria de saber qual o melhor roteiro, saindo da cidade, para conhecer fiordes. Outra dúvida é sobre o transporte em Bergen. Precisarei alugar carro para andar pela cidade? E para ir ao aeroporto? Obrigado, Sérgio

    Responder
  27. Geisa

    Rogerio tudo bem? Você fez essa viagem oela Noruega em quantos dias? Acha mais interessante o passeio de trem ou ir de carro? Obrigada Geisa

    Responder
  28. Anderson

    Boa tarde Rogério, tudo joia? Sou de Minas, estou indo em Junho, fazer o trajeto Oslo, Flam, Myrdal…até Bergen. Em princípio seria pela Norway in a nutshell, mas li sobre sua experiência de carro. Como funciona o aluguel ? Necessita alguma habilitação especial ? Valeu.

    Responder
  29. Luiz Antonio

    Rogerio tudo bem?
    Parabéns pelo relato.
    Estou indo com minha família de Copenhagen, e Estocolmo. Gostari de incluir uma ida de avião par Bergen, e alugar um carro para irmos até Estocolmo.
    Vc tecomenda, assim poderia dormir em algumas pequenas cidades no caminho.
    Muito obrigado em responder.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Luiz Antonio, tudo bem?!

      Ótima pedida, será uma viagem fantástica!

      Abraço!

      Responder
  30. CLAUDIO ESPINDOLA

    parabens pelo relato. irei em julho fazer esse roteiro. sera que preciso levar roupas de frio tao rigorosas? tem site pra compra da viagem de trem de oslo para flam.

    Responder
  31. CRISTINA

    OLÁ TUDO BEM ?

    MUITO OBRIGADA PELA DESCRIÇÃO DA VIAGEM, AJUDOU MUITO PARA PLANEAR AGORA QUE EU VOU NO INICIO DE OUTUBRO.
    MAS TENHO UMA PERGUNTA,
    VOU DE PORTUGAL PARA A NORUEGA, VALE A PENA TROCAR EUROS POR NOK? OU PODEMOS PAGAR POR CARTÃO ?

    OBRIGADA EXTREMAMENTE GRATA,

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Cristina, tudo bem?!

      Se você já tem euros, vale a pena trocar lá sim por NOK. Senão o melhor é utilziar o cartão de crédito mesmo. Caso você seja portuguesa e seu cartão de crédito é em euros, acredito que valha mais a pena utilizar o cartão.

      Abraço!

      Responder
  32. diego rodrigues gobbi

    Tive uma ótima leitura. Estive na Noruega só de imaginar a viagem de vocês. Obrigado por isso

    Responder
  33. hermann quintas

    ola rogerio,obrigado pelo blog, esta salvando minha pele….em maio do ano q vem estarei indo para a Dinamarca,suecia e Noruega.como esse post e sobre a Noruega vc poderia me informar melhor sobre alugar carro no pais ? minha duvida e sobre valores…,e mais em conta que viajar de trem?estou assustado com o preço do aluguel e da gasolina.. iremos em 4 adultos e 1 criança.. grato..

    Responder
  34. Ricardo Penatti

    Boa noite, Rogerio.

    Em primeiro lugar, obrigado pelo relato. Está bem detalhado e bastante esclarecedor.

    Estarei na Noruega entre os dias 27/08/2016 até 07/09/2016. Chego em Oslo e saio de Bergen rumo a França.

    A princípio e de acordo com alguns roteiros que já olhei, meu planejamento é:

    27/08 até 30/08: Oslo (a princípio, apenas 2 dias inteiros);
    31/08: Viagem de trem a Bergen;
    01/09: Dia todo em Bergen;
    02/09: Flam via Myrdal – neste mesmo dia faço o passeio de barco;
    03/09: Trem até Lince e roteiro de bicicleta até Flam (são quase 5 horas pedalando);

    Segundo este roteiro, posso alocar 4 dias entre a inclusão de novo destino ou mais dias em cada cidade. Chequei relatos de uma turista que foi até Balestrand para um Glacear Walk, mas não tenho certeza se vale realmente a pena.
    Diante dessa situação, você pode me dar a sua sugestão?

    Um abraço e muito Obrigado!

    Responder
  35. Janete Ferreira

    Oi! Achei legal seu blog. Estarei em Oslo na última semana de outubro deste ano. Ficarei 7 dias. Vc acha que eu devo levar quanto em Coroas Norueguesas? Optei por ficar em hotel porque irei sozinha. Me sinto mais segura. Mas quero andar muito por ali. Quanto vc recomenda?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Janete!

      Eu fiz uma média de NOK 750 por dia para passeios, ingressos, transporte e alimentação. A este valor acrescente a hospedagem, ok?!

      Abraço!

      Responder
  36. patricia

    Nossa, foi o post mais detalhado que já vi sobre viagem à Noruega. Amei.Parabéns.

    Responder
  37. Tatiane

    Muito bom o post, parabéns! Gostaria de saber se você alugou o carro com gps e como o gps funciona lá.
    Abraços

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Tatiane, tudo bem?!

      Eu uso sempre o Tom Tom Europa Ocidental no meu iPhone e ele funciona sempre muito bem na Europa. Aliás, considero este o melhor GPS para rodar na Europa. O legal é que você compra uma única vez o App e depois poderá usar sempre que quiser, com o aplicativo sempre atualizado. Tem para Android também.

      Abraço!

      Responder
  38. Elenice

    Gostaria de saber se devo levar só roupas de frio no mês de junho ou levo também roupas de calor como bermudas e vestido.Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      OI Elenice!

      Em Junho já costuma fazer algum calor em Oslo e na parte mais sul da Noruega, com temperaturas entre 13 e 25 graus. Já ao norte do país as médias são mais baixas, ou seja, mais frio. Então, sempre é bom ter um jogo de roupas para calor, mas recomendo conferir, antes de viajar, a previsão do tempo nas cidades por onde passarão, pois normalmente as previsões de 10 dias se concretizam.

      Abraço!

      Responder
  39. Jose Antonio Rigobello

    Caro Rogerio,
    Soube da possibilidade de se fazer um passeio de barco/navio pela Noruega, inclusive dormindo a bordo.
    V. por acaso tem conhecimento deste passeio (7 dias)? Pretendo visitar o país no próximo mês de julho.
    Grato, abraço Jose Antonio

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Jose Antonio, tudo bem?!

      Sim, há vários passeios e várias empresas que fazem passeios de navios, seja pelo fiordes ou então em direção a outros países, normalmente passando por Finlândia e Rússia. Recomendo que acesse o site abaixo, pois há toda informação possível sobre passeios de navios por lá, ok?!

      https://www.visitnorway.com.br/

      Abraço!

      Responder
  40. Cynthia

    Parabéns pelo post, Rogerio! Voltarei à Noruega em junho, pra conhecer lugares que não tive tempo nas vezes anteriores, como o sol da meia-noite. Se tiver novas publicações, poderia me enviar por e-mail? Obrigada!
    Cynthia de Góes

    Responder
    • Rogerio Milani

      Pode deixar Cynthia, enviarei sim! Se não pintar novidades, quem sabe você pode escrever algo para o blog?! 😀

      Abraço e ótima viagem!

      Responder
  41. Erika

    Rogério, tudo bem?
    Muito legal seu post. Bastante esclarecedor.
    Estou indo com meu marido para a Noruega agora em junho e queria saber sua opinião.
    Diferente de você, vamos chegar por Bergen no dia 13 e ficamos até o dia 16. No dia 17 seguimos direto para Oslo, de trem.
    Para conhecer os fiordes, o que você recomenda? Fazer esse passeio mais famoso de barco que dura um dia ou se vale a pena alugar um carro em Bergen e de lá ir para Flam e de Flam fazer o passeio de barco?
    Ainda não estou certa da melhor rota e minha viagem já está prestes a acontecer.
    Ficarei grata se puder ajudar.
    Abraço

    Responder
    • Rogerio Milani

      OI Erika! Tudo ótimo! E contigo?!

      Olha, vocês podem fazer tanto o passeio de um dia inteiro que parte de Bergen mesmo, já que estarão por lá e terão tempo, mas também poderão alugar um carro e dar uma “banda” até Flam e lá fazer o passeio de lancha rápida e dar um giro pela região, que é lindíssima também! Aqui vai depender o tempo que terão livre e o que pretendem fazer em Bergen e região, ok?!

      Abraço!

      Responder
  42. fatima

    Ola gostei das informações
    Vou fazer um cruzeiro na Noruega, embarco dia 25/05 em Hamburgo, visitaremos Alesund, Bergen, Stanvager e Oslo, ficaremos praticamento 8 horas em cada cidade, quero aproveitar o máximo que puder.
    Vi que a maioria da para andar a pe…e Oslo, tem alguma dica??? Pretendo fazer um passeio de barco pelos Fiordes…..vi que tem Bergen…Alesund……sabe me dizer o que é melhor?? Ideia de valores???

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fatima, tudo bem?!

      Que show este cruzeiro! Mas acho que não precisará fazer passeios extras para ver fiordes, pois, pelo que sei, o próprio cruzeiro atravessa os fiordes, né?! Caso isto não aconteça, o mais fácil é fazer o passeio a partir de Bergen. Em Oslo recomendo ir para o centro e passear por lá ou então ir direto ao que vocês tem interesse, como museus, praças ou algum outro atrativo.

      Abraço!

      Responder
  43. Caroline Garbarino

    Boa tarde,
    Muito legal seu post. Como pretendo fazer a mesma viagem gostaria de saber as informações do resto da viagem.
    Quantos dias mais ou menos em cada lugar? Vou ficar o mesmo tempo q vc.
    Abs,
    Caroline

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Caroline, tudo bem?!

      Eu recomendaria 3/4 dias em Oslo, 2/3 dias em Flâm e 2/3 dias em Bergen. Se tiver mais tempo, poderá também ir para outros destinos mais ao norte, super recomendados.

      Abraço!

      Responder
    • Manuella

      Muito boas dicas. Adorei. Vou a Oslo a trabalho. Mas dará tempo de passear um pouco. As dicas ajudaram bastante. Principalmente sobre supermercado. Primeira coisa que faço é ir a supermercado e comer a comida do dia a dia.

      Responder
      • Rogerio Milani

        Legal Manuella!

        Bem feliz que as dicas e infos ajudarão você!

        Ótima viagem!

        Responder
    • Orniela

      Tbem gostei muito do roteiro e sem duvida facilitou muito minha vida ao “pre organizar” minha próxima viagem

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Perrengues de viagem: roubadas, micos e mancadas de viagem! | Viajando Bem - […] última aconteceu comigo em Oslo, na Noruega e no dia do feriado nacional. Atravessamos a cidade para ir até…
  2. Perrengues de viagem: roubadas, micos e mancadas de viagem! - […] última aconteceu comigo em Oslo, na Noruega e no dia do feriado nacional. Atravessamos a cidade para ir até…
  3. Turismo e viagem em Cucuron (França) - curtindo a região da Provença - […] viajando com nossos amigos Rubens e Vanja (já contamos nossas aventuras pela Noruega nesta série de posts do blog)…
  4. Europa barata: 10 coisas para fazer de graça em Oslo - […] Oslo é uma cidade agradável, moderna e funcional que merece ser conhecida em sua viagem para a Europa! Entre…
  5. Sol da Meia Noite - […] Um roteiro perfeito pela Noruega – Parte I – Oslo e Flåm […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!