Toscana de carro: os encantos de Bagno Vignoni

por | Atualizado em 28/03/23 | Bagno Vignoni, Dicas de Viagem, Toscana, Tour Personalizado

Vem ver como foi nossa viagem pela Toscana de carro quando chegamos em nosso primeiro destino depois de Pienza, Bagno Vignoni! 

Toscana de carro

Toscana de carro: os encantos de Bagno Vignoni

Já contamos por aqui, nos posts anteriores, que estivemos na Itália em novembro deste ano para um giro pela Toscana de carro – depois de uma breve passagem por Milão, decidimos nos hospedar em Pienza, cidade que consideramos a melhor base para conhecer a região da Toscana em que queríamos estar. Fomos com nossos amigos Tati e Manam, da WONDEROME, que preparam passeios por toda a Itália com desconto para nossos leitores. Queríamos curtir a região de Bagno Vignoni, Monticchielo e Montepulciano e conhecer essas cidades antiquíssimas – além de degustar os fabulosos vinhos ali produzidos, como os mundialmente famosos Brunello di Montalcino e o Vinho Rosso di Montepulciano!

A estrada para chegar até lá já é uma atração à parte (confira nossas fotos na galeria deste post) e as paisagens são dignas do filme “Beleza Roubada”, de Bernardo Bertolucci – campos abertos, plantações de trigo dourado, vilas medievais, ciprestes e muitas igrejinhas históricas e pequenas capelas. Passamos por um dos cartões postais mais conhecidos da Toscana, a Capela da Madonna de Vitaleta, que hoje fica numa propriedade privada – aqui está a localização exata para chegar até lá – coordenadas: 43 ° 04’15.09 “N 11 ° 38’03.68” E.

Se quiser colocar direto no seu GPS, aqui estão as coordenadas: 43.070869, 11.634348 e o mapa:

Para chegar até a capela, você precisa dirigir por um pequeno trecho de estrada de chão e caminhar por mais dez minutos. Depois de passar por alguns ciprestes, bobinas de feno e um celeiro, você avista a pequena construção que fica no alto da colina… Parece um sonho! A Capela ficou famosa por ter sido o local onde ficou uma estátua da Madonna (a Virgem Maria) criada em 1590 pelo artista renascentista Andrea della Robbia.

Posteriormente, a valiosa obra foi transferida para uma igreja na cidade vizinha de San Quirico d’ Orcia conhecida como Chiesa di San Francesco, mas a Capela continua sendo um destino favorito para turistas do mundo inteiro – especialmente os que amam tirar fotografias. A maior prova disso é que, mesmo se você não esteve lá, provavelmente reconhece essa icônica imagem que decora tantos cartões postais da Toscana!

Toscana de carro

Foto: Tati Ruzzenenti

Bagno Vignoni

Depois de mais algumas paisagens belíssimas, seguimos nossa viagem de carro para Bagno Vignoni, um local ainda pouco explorado por turistas que exploram as cidades mais conhecidas da Toscana como Florença e Siena. Se você está procurando um destino um pouco fora do caminho comum dos turistas que vão para a Itália, experimente visitar este pequeno vilarejo.

Localizada na Via Francigena, uma rota de peregrinação a Roma na antiguidade, esta cidade termal continua a inspirar com suas belas paisagens e pode ser um ótimo destino para quem quer apenas descansar e curtir um dolce far niente! Ficamos apenas algumas horas ali mas você pode inclusive ficar hospedado na cidadela e também curtir um banho em suas águas quentes e terapêuticas.

Toscana de carro

A cidade está situada em uma colina acima do pitoresco Val d’Orcia, parte de um Parque Natural e agora um Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante a época romana, Bagno Vignoni era um destino tão popular que os planejadores da cidade criaram uma “praça vaporosa” – essencialmente um tanque central gigantesco para as águas termais da cidade. Isso é o que torna esta cidade diferente das outras: o que nas cidades tradicionais é uma praça principal, em Bagno Vignoni é uma piscina de 49 metros de comprimento e 29 de largura, onde há fontes termais cuja qualidade terapêutica tem sido reconhecida desde a Antiguidade.

Este destino durante todo o ano desfruta de um clima temperado e, durante a sua visita, você poderá ver a flutuação de vapor a partir da superfície da praça. A chamada Praça de L’Acqua é fechada por três lados pelos muros da cidade – e suas águas termais tem a temperatura de 52°C! Uma curiosidade é que todos os edifícios que circundam a piscina foram projetados por Bernardo Rossellino em homenagem ao Papa Pio II, enquanto no quarto lado você encontrará o arco de onde Santa Catarina de Siena admirava a vista da cidadezinha!

Foto: Tati Ruzzenenti

Se você decidir visitar o vale que é um dos cartões postais mais populares da Toscana – o Val d’Orcia, é claro – minha dica é que você adicione ao menos algumas horas para explorar Bagno Vignoni. Apesar do local ter apenas 36 residentes permanentes, muitas personalidades conhecidas conheceram e se banharam nas suas águas ao longo da história, incluindo Lorenzo de Medici, o Papa Pio II, a já citada Santa Catarina de Siena e o escritor Oscar Wilde.

Mas muita calma nessa hora, se você já está preparando a toalha de banho e o maiô para mergulhar no centro da cidade: você não pode banhar-se na histórica piscina principal! Mas, se você descer até o Parco dei Mulini, poderá relaxar em uma nascente de água naturalmente quente – e sem pagar ingresso! Enquanto você está relaxando lá, você pode tentar imaginar estar no passado: Bagno Vignoni era um ponto de cura e descanso para numerosos peregrinos que viajaram pela Via Francigena a caminho de Roma, um dos principais destinos para as peregrinações cristãs.

Toscana de carro

Onde ficar

Se você quiser pernoitar na aldeia e curtir um dia completo de descanso, uma boa dica de hospedagem é o resort Adler Thermae Toscana – o melhor da cidade, de acordo com o Booking. Ali, você encontra todo o bem-estar para uma estadia de luxo, incluindo piscinas termais naturais, um banho com vapor de sal, uma sauna de madeira de oliveira localizada em um lago e um caldário com aromas de ervas produzidos localmente. Há também aulas gratuitas no resort, incluindo ioga em águas termais, hidro-ciclismo e caminhadas guiadas. Uma delas leva você a uma caminhada de 12 km pelo campo, passando por pacíficas vinícolas, pequenas propriedades e pelo Castello di Ripa, um castelo do século 13 transformado em hotel – você chegará a uma vinícola particular, a Podere le Ripi (de propriedade da cafeteira Illy), onde você fará um passeio. Inesquecível!

Confira aqui a galeria de fotos que tiramos por lá – algumas imagens foram tiradas pela Tati Ruzzenenti, que nos guiou por este incrível passeio!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 20 dias entre a Toscana e a Provença - Post índice - […] Toscana de carro: os encantos de Bagno Vignoni […]
  2. Vai viajar em 2019? Alugue seu carro com desconto na Rentcars! - […] não se quer depender do transporte público para se locomover. Recentemente, estive fazendo uma road trip pela região da…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *