Templo budista em Três Coroas: sugestão de passeio pro final de semana

por | Atualizado em 22/05/23 | Bento Gonçalves, Canela, Cultura, Dicas de Viagem, Gramado, Hospedagem, Ônibus, Porto Alegre, Três Coroas

Para quem mora no Rio Grande do Sul, uma boa opção de passeio no final de semana é visitar o templo budista de Três Coroas, conhecido também como Khadro Ling. Confira aqui algumas dicas para visitar este lugar lindo! 

templo budista_Chagdud Gonpa_Viajando Bem

Templo budista Khadro Ling, em Três Coroas

O templo foi fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, e acabou se tornando um ponto turístico da cidade pelas belas construções tibetanas que abriga. Estátuas, rodas de oração, bandeiras e as vibrantes cores e detalhes das construções encantam turistas de qualquer religião.

Diz-se que, quando Chagdud Rinpoche idealizou o templo, ele não tinha a intenção explícita de criar uma atração turística. No entanto, sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas. É um bom passeio para casais, grupos de amigos e até famílias. Aliás, tem bastante espaço pra criançada correr por lá e é bastante seguro. 🙂

Além disso, para quem já quer entrar mais a fundo no assunto Budismo, super recomendo o livro “A tradição do Budismo”, de Peter Harvey, disponível tanto em capa dura como na versão digital.

Como chegar no templo budista

De carro a partir de Porto Alegre

O templo budista está a 7 km de Três Coroas por estrada de chão batido. Para quem vem de Porto Alegre, o caminho é bem simples: vá pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula. Na parada de ônibus 177, que está sinalizada, dobre à esquerda. Há também, neste local, uma placa indicando o templo.

De ônibus a partir de Porto Alegre

A empresa Citral tem uma linha direta de ônibus de Porto Alegre até Três Coroas. Os horários podem ser conferidos no site da rodoviária de Porto Alegre. Da rodoviária, é necessário pegar um táxi até o centro budista.

Como estamos no interior, vale uma dica: não esqueça de combinar um preço para a corrida até o templo budista, já que muitos táxis não possuem taxímetro.

De Gramado

Partindo de Gramado você tem duas opções:

Siga em direção a Porto Alegre pela RS 115, em Três Coroas. A estrada de acesso estará a sua esquerda. O templo budista ficará a 20 minutos da RS 115, no alto do vale, sendo os últimos 7 km de estrada de chão batido. A viagem tem cerca de 31 km, e dura pouco mais de 40 minutos.

O caminho mais longo, de 61 km, passa por Canela e depois pelos Campos de Cima da Serra, pode ser um opção para quem quer conhecer a bela estrada a caminho da cidade de São Francisco de Paula. Este trajeto dura mais ou menos uma hora.

De Bento Gonçalves

De Bento, siga pela BR 470 em direção à Porto Alegre. Em Carlos Barbosa, pegue a RS 446, que depois vira a RS 122, perto de São Vendelino. Dali, siga até Portão (sentido Porto Alegre), onde ela vai ter virado a RS 240. Dali, pegue a BR 116 sentido Novo Hamburgo. Então, você segue no sentido Taquara, pegando a RS 239. Siga até Taquara e pegue a RS 020 até São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177. Aí, você verá uma indicação para o templo budista. A viagem dura cerca de duas horas e meia.

Se for alugar um carro

Para quem pretende alugar um carro e fazer essa viagem de bate-e-volta de Gramado, Porto Alegre ou Bento Gonçalves, eu recomendo que você alugue seu carro com nossa parceira, Rentcars. Dessa forma, você pode ficar tranquilo em ter todo o suporte e segurança durante sua viagem.

Conhecendo o templo budista

Para saber quando o templo está aberto, informe-se pelo telefone (51) 3546-8200 ou pelo site da atração turística. 

A entrada do Templo Khadro Ling é simples e no portão, pelo porteiro eletrônico, a gente deve identificar-se para entrar com o carro. Muitos turistas optam por, logo depois de entrar, rumar para uma pequena sala onde um vídeo conta a história do lugar. O templo é  réplica do templo celestial de Zangdog Palri (“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”) na cidade de Kogpo, no Tibete, e pode ser visitado com guia, que explica um pouco sobre a filosofia e a arte sacra tibetana.

O espaço pode ser visitado fora do horário de aulas e meditação, que varia conforme a programação que está acontecendo no templo. Aliás, a parte interna não pode ser fotografada – aproveite para fazer uma oração (em qualquer tradição religiosa) ou dedicar orações escritas para alguém específico.

Além disso, se você é fumante, um alerta: a partir do momento em que se entra neste portão, não é permitido fumar em lugar algum da propriedade.

Oferenda diária de luz

Quem quiser, pode também oferecer lamparinas. Centenas de lamparinas são acesas todos os dias no Khadro Ling como uma oferenda de luz para dispersar obstáculos de todos os seres. Você pode participar dessa oferenda diária e inclusive dedicar um determinado número de lamparinas em benefício a você, sua família ou qualquer outra pessoa que esteja passando por dificuldades ou que precise de bênçãos.

Cada lamparina custa R$ 2,50, informe-se com o pessoal da secretaria ou com o guia que está lhe acompanhando dentro do templo.

templo budista_lamparinas_Viajando Bem

Práticas de meditação

Se você quiser participar de uma prática de meditação, o Khadro Ling costuma ter sessões abertas ao público nos domingos, às 8h da manhã. Recomenda-se chegar lá 15 minutos antes disso e certificar-se, antes de sua viagem, se haverá mesmo prática aberta naquele final de semana – isso muda de acordo com a programação do Khadro Ling.

As bandeiras com mantras

Durante toda a visita, você vai observar em diversos lugares bandeiras coloridas. Segundo a tradição budista, elas carregam mantras e, quando balançam no vento, eles acreditam que o vento vá espalhá-las levá-las ao longe.

templo budista_bandeiras de oração_Viajando Bem

Rodas de oração

As grandes rodas de oração também chamam bastante a atenção dos visitantes. Há diversas na entrada do templo budista, e também na Casa das Rodas de Oração. Elas que giram incessantemente, 24 horas por dia, emitindo um som de sino. Além disso, as rodas também contém  rolos com mantras inscritos que, ao serem girados (mecanicamente), emanam bençãos para os que estiverem em suas proximidades.

templo budista_rodas de oração_Viajando Bem

As construções

O espaço costuma ser bastante silencioso e todas as estátuas e construções são cuidadosamente decorados de acordo com a tradição tibetana – o Khadro Ling é o primeiro templo budista construído nesta linha de toda a América Latina.

Outra construção maravilhosa é chamada de Zangdog Palri – trata-se da expressão da Terra Pura , um reino que expressa a mente iluminada. Erguer a Terra Pura foi o último desejo do mestre Chagdud Tulku Rinpoche, e seu último grande projeto antes de morrer em 2002. O local abriga suas cinzas.

Chagdud Tulku Rinpoche era um mestre de meditação do Budismo Tibetano. Rinpoche trouxe aos Estados Unidos e à América Latina ensinamentos espirituais extremamente raros e profundos, totalmente desconhecidos no Ocidente até poucas décadas atrás. Ele é uma figura central para quem visita o templo budista.

templo budista_terra pura_Viajando Bem

As estupas também são muito bonitas e podem ser vistas já desde o estacionamento do templo budista – os budistas que caminham a sua volta em um ritual  que representa as  8 fases da vida do Buda.

Diz-se que as pessoas devem percorrer em sentido horário toda sua extensão – assim, a cada estupa percorrida sua mente se ilumina e recebe-se bençãos. 🙂

templo budista_Chagdud_Gonpa_Viajando Bem

Além disso, o templo tem também uma lojinha com souvenirs como cartões postais e adesivos, e vários livros sobre a filosofia budista, DVD’s e CD’s. Em janeiro deste ano, abriu um pequeno café do lado de fora do templo, chamado de Tara Café, que fica ao lado da loja. Ali, você encontra água e refrigerantes à venda, além de lanches leves e picolés!

Onde ficar em Três Coroas

Preparamos uma listinha de hospedagens variadas em Três Coroas pra quem quer curtir o templo budista. Outra boa alternativa é conferir nosso post de hospedagem econômica em Gramado – uma cidade que fica do ladinho de Três Coroas. Confira, então, qual se encaixa no seu pefil de viagem:

Hotel Caminhos da Serra – Hotel simples, mas com boa relação custo-benefício. Café da manhã saboroso, Wi-Fi, e acomodação confortável.

Flat Theobald – O host, Maurício, é super atencioso e o flat está novinho, com tudo o que você precisa pra curtir bons dias de descanso. Cama super confortável, roupas de cama maravilhosas, Wi-Fi de boa qualidade e próximo ao centro da cidade, onde há supermercados e restaurantes. Fica também pertinho do Templo Budista de Três Coroas e de Gramado também, deu uns 20/25 minutos de viagem.

Pousada Três Coroas – Os donos da pousada são pessoas super atenciosas e receptivas e as acomodações são novas e super confortáveis! Ideal para quem curte ficar perto da natureza – e o café da manhã é excelente! Para quem curte viajar com seu pet, uma boa nova: a pousada aceita os hóspedes de quatro patas! E a localização é ótima, fica pertinho de Gramado.

Estúdio dentro do Templo Budista – Uma das praticantes do templo colocou sua casa à disposição para visitantes e a experiência é incrível! A propriedade tem toda a paz do templo budista e comodidades como uma cozinha ampla e moderna e quartos super confortáveis. Afinal, a nota no Booking é a melhor prova: 9,6!

templo budista

Serviço

Khadro Ling – Estrada Linha Águas Brancas, 1211. Caixa Postal 121. – Três Coroas-RS.

Horário de visitação: de quarta a sexta, 9h30 às 11h30 e 14h às 17h; sábado e domingo, 9h às 16h30. Fecha às segundas e terças-feiras. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar sua visita por e-mail ou telefone.

Terra Pura de Padmasambava: sábado e domingo das 9h às 16h30min

O Templo pode estar fechado para visitação quando acontecem retiros fechados para os praticantes do budismo. Informe-se pelo telefone (51) 3546-8200. 

Email: [email protected].

Mais informações sobre a história, os monumentos, dúvidas frequentes e informações gerais para seu passeio por lá, acesse www.templobudista.org.

Entrada: Gratuita – mas doações solidárias são bem-vindas para manter o espaço. Todo o staff do templo trabalha voluntariamente.

Templo Budista

Bate-e-volta pra fazer a partir do templo budista

Gramado

Gramado é aqueles lugares tão lindos que até parece mentira! Hoje, a cidade é o principal centro turístico do Rio Grande do Sul por vários motivos: é limpa, guarda traços de colonização italiana e alemã e simplesmente ama chocolates e o Natal.

A cidade é famosa pelas casas com influência europeia, pela rica gastronomia, pelas muitas fábricas artesanais de chocolate e pela Aldeia do Papai Noel. Além de ser super limpa, as ruas são amplas e há alternativas de hospedagem confortáveis e para todos os bolsos!

Além disso, outros bons passeios por lá são curtir a calma do Lago Negro, brincar com a criançada no Snowland e caminhar pela Rua Coberta provando as deliciosas comidas e fazendo compras no coração da cidade.

Gramado é sempre uma ótima opção para passear na Serra Gaúcha, mas se você estiver por aqui entre novembro e janeiro, pode curtir todas as atrações do Natal Luz. Para quem viaja com crianças, essa é uma dica de ouro – os pequenos adoram assistir aos desfiles diários de Natal e conferir toda a decoração que transforma Gramado na capital do Pólo Norte! Os adultos se encantam com os shows de música e as cerimônias de acendimento que acontecem diariamente! Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site da atração num site super seguro.

templo budista

Canela

Essa bela cidade fica ao lado de Gramado, tanto que é comum os turistas combinarem visita às duas cidades. Embora sejam encantadoras, considero-as significativamente diferentes: em Canela, o foco é a natureza, as belas paisagens típicas da Serra Gaúcha e pelo charme do artesanato local.

Em Canela, há três parques de preservação natural: o Parque da Ferradura, que protege o cânion da Ferradura e diversas cachoeiras, o Parque do Caracol, onde se encontra a Cascata do Caracol, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o espetacular cânion do Itaimbezinho. Todos são imperdíveis – mas este último tem um lugar especial no meu coração!

templo budista

Cânions de Cambará do Sul

Estive visitando os cânions recentemente com minha esposa Letícia e já digo de antemão: que BAITA viagem! Pra ler o que fizemos por lá, onde comemos e nos hospedamos, espia esse post!

Dona do maior conjunto de cânions da América do Sul, a gaúcha Cambará do Sul vê crescer sob os pés uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, é bom ir pra lá no verão, quando você consegue aproveitar os rios, e também no inverno, pra fazer uma viagem romântica como eu fiz, aproveitando o melhor da gastronomia local!

67 Comentários

  1. Claudia

    Quando vai tar aberto o Templo budista de Três Coroas

    Responder
  2. Sergio

    Esquecerom botar uma Pousada que fica a 100 metros do Templo Budista.
    Pousada Pra lá do Templo. Com charmosas cabanas com vista panorámica para a montanha. Podem se comunicar com a Pousada pelo wzp 51 99969 6240

    Responder
  3. Edna Rosa Alves

    Resolvemos conhecer o Recanto, indo para Gramados, então subimos a serra, foram 7km em baixa velocidade, curtindo cada detalhe daquela estrada com cenários formidáveis, esculpidos pelo nosso pai Celestial…. uma pena q em virtude da pandemia estava fechado. Mas eu faria aquele trajeto de novo, inspirador, vale a pena!!!!

    Responder
  4. Edison Luís de moura da cruz

    O templo já está aberto Para visitações.

    Responder
  5. Teresinha

    A partir de que data, estará aberto ao público?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Teresinha, tudo bem?!

      Mantenha contato diretamente com o Templo, para ser informada de quando voltarão a abrir. Seguem os dados:

      Khadro Ling – Estrada Linha Águas Brancas, 1211. Caixa Postal 121. – Três Coroas-RS
      Telefone (51) 3546-8200
      Email: [email protected]
      http://www.templobudista.org

      Abraço!

      Responder
  6. Francieli Delfino Mota

    Bom dia, o templo já estará aberto para visitação no mês de outubro de 2020?

    Responder
    • Manuela Colla

      Bom dia,

      Não está.

      Responder
    • Daiane Abelaria Ribeiro

      Eu gostaria de saber se para o dia da criança 12/10/2020 estará aberto o templo para visitas me chamo Daiane(53)984413509 sou de Bagé RS

      Responder
      • Rogerio Milani

        Oi Daiane, tudo bem?!

        Recomendo que entre em contato diretamente com o pessoal do templo para confirmar se estarão abertos ou não. Seguem os dados abaixo:

        Khadro Ling – Estrada Linha Águas Brancas, 1211. Caixa Postal 121. – Três Coroas-RS
        Telefone (51) 3546-8200
        Email: [email protected]
        http://www.templobudista.org

        Abraço!

        Responder
  7. Liane

    O templo estará aberto neste domingo dia 13/10/19?

    Responder
    • Manuela Colla

      Bom dia!

      Sim, normalmente!
      Boa viagem!

      Responder
    • Angélica Guedes

      Em janeiro de 2020 qual os dias de abertura do templo.

      Responder
      • Edison Luís de moura da cruz

        O templo já está aberto Para visitações.

        Responder
  8. Sergio

    Hola Manuela. Quería comentar que a 100 metros da entrada do Templo Budista Khadro Ling, tem uma pousada com cabanas muito bacanas. O nome da pousada e Pra lá do Templo. É o celular 51 999 696240

    Responder
  9. Rafaela

    Oii Manuela, moro em SC e vou para gramado em julho, quero muito visitar o templo e gostaria de saber se posso entrar com o meu carro ou preciso alugar um.
    Obrigada

    Responder
    • Manuela Colla

      Boa tarde!

      Pode entrar com seu carro normalmente, Rafaela!
      Abraço!

      Responder
    • Mariana

      Boa noite! Gostaria de visitar o templo, mas ouvi falar que a estrada está bem ruim, quase impossível de chegar, é verdade?

      Responder
      • Manuela Colla

        Oi, Mariana!

        Para condições da estrada, o ideal é que você entre em contato com o pessoal que trabalha no templo: http://www.templobudista.org

        Um abraço!

        Responder
  10. Maria Gorete

    Bom dia! Muito clara e precisas as informações do blog…Fiquei satisfeita,pois consegui tirar minhas dúvidas.Obrigado

    Responder
  11. Flávia Paixão

    O tempo está em recesso como alguns outros lugares, ou está funcionando normalmente?

    Responder
    • Manuela Colla

      Bom dia, Flavia!
      Verifique diretamente no site deles – pode estar fechado devido a algum retiro, mas eles sempre avisam no site: https://www.templobudista.org/
      Abraço!

      Responder
  12. Daniele

    Abre hoje dia 3/11?

    Responder
  13. Michele Anjos

    O templo abrirá dia 03/11/18 e que horário

    Responder
  14. DANIELA

    O Templo ira abrir neste sábado dia 03/11/2018

    Responder
  15. margarete

    olá Manuela sou Margarete vc poderia me mandar teu fone pra eu organizar uns passeios? meu fone é 54 991487255. obrigada

    Responder
  16. Priscila

    O templo estará aberto hoje 12/10/18??? Qual horário?

    Responder
  17. Mônica Pacífico

    Pretendo muito em breve, fazer um retiro nesse MARAVILHOSO templo. Tenho escutado bastante palestra da vida Coen. Me deixou muito bem preciso realmente fazer conhecer o TEMPLO.

    Responder
  18. Edy Pedra

    Estive aí com meu filho e minha nora, no início de julho/2017, e ficamos encantados com o local que tem uma energia incrível e numa próxima viagem ao RS, pretendo voltar aí mais uma vez. Gratidão!!!

    Responder
  19. TONY NUNES

    TEM VALORES PARA O NGREÇO?

    Responder
  20. TONY NUNES

    TEM VALORES PARA O INGREÇO?

    Responder
  21. Ana Rúbia Albuquerque

    Tive o prazer de conhecer esse lugar ímpar no RS. Sua atmosfera de paz e equilíbrio foi de uma alegria incomparável para meu espirito. Tenho planos de voltar e passar um dia completo, já que que minha visita foi rápida, porém de descoberta.

    Responder
  22. rozangela pacheco

    gostaria de saber se posso levar meu caozinho de estimação ela pesa 4 kg

    Responder
    • Silvia

      Vi fotos de cachorrinho no pátio la sim….

      Responder
  23. marli

    tem algum lugar para almoçar por perto

    Responder
  24. Nelci Maria Backes

    Olá, gostaria de saber se aceitam visitação de grupos nos finais de semana. Somos um grupo de 45 a 50 pessoas. Gostaríamos muito de conhecer o templo já a algum tempo.

    Responder
    • Manuela

      Oi, Nelci! Acredito que eles possam te informar por telefone: (51) 3546-8201 | (51) 9694-7299. Abraço e bom passeio!

      Responder
  25. clarice hemsing

    gostaria muito de ficar ai com vcs uns 30 dias pra aprender a meditar interiorizar recebi o gonhonzo metade do ano passado mas preciso dos ensinamentos da pratica ja fiquei miuito tempo na plateia gostaria de ser autora da minha historia e agora estou sem trabalho e minhas aulas so em marco então gostaria muito de passar 30 dias com vcs aprendendo me dedicando a vida budista que escolhi e ajudar no que for preciso nos afazeres

    Responder
    • Manuela Colla

      Clarice, boa tarde!

      Entre em contato pelo templo budista pelo site deles: http://br.chagdud.org/
      Abraço

      Responder
  26. Rosângela Velasques da Rosa Cáceres

    Minha turma de Amigos, vamos fazer a visita no Templo Budista, dia 13 de Janeiro, pela manhã, gostaria de saber se podemos entrar de bermuda, comprida, obrigada!!!!

    Responder
  27. rosemere leite

    lindo templo budista

    Responder
  28. Mario

    Olá! tem disponibilidade pra fazer retiros? Se for assim, quanto custaria?

    Responder
  29. jhon

    como ser um monje desse mosteiro ?

    Responder
    • Manuela Colla

      Jhon, não é um monastério… Não há monges vivendo lá.
      Abraço.

      Responder
  30. Diana

    Gostaria de saber a cor de roupa adequada para ir?

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Diana! Não há regras de vestuário quanto à cores… O tipo de roupa adequada é a mesma para qualquer templo religioso: não muito decotada e curta.

      Bom passeio pra ti! Abraço!

      Responder
    • Eliana

      É bom ir com uma calça confortável para o caso de resolver sentar para meditar. Também o uso de meia soquete acho indicado porque é necessário tirar os calçados para entrar no templo. Eu, particularmente, sempre vou de abrigo e tênis.

      Responder
      • Manuela Colla

        Obrigada pelas dicas, Eliana!

        Responder
  31. elisiane

    Olá! Será que tem um espaço para fazer um piquenique com a família? Seria muito legal…com a tranquilidade que tem

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Elisiane!

      Que eu saiba, não é permitido fazer piquenique lá, pois é um espaço religioso (mesmo os arredores)… Mas seria demais, né?

      Beijos!

      Responder
  32. sonia

    que horas abre aos domingos?

    Responder
    • Manuela Colla

      Olá, Sônia!

      A visitação lá é de quarta a domingo, nos seguintes horários:

      Quartas às sextas, das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h.
      Sábados e domingos, das 9h00 até 16h30.

      Abraços e bom passeio!

      Responder
  33. Mariana Ferreira

    Muito legal sua postagem!

    Sabe me dizer quanto custa, mais ou menos, o táxi da rodoviária até o templo?
    Depois fica difícil pega um táxi do templo até a rodoviária?

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Mariana!

      O valor exato não sei te informar, mas o site do templo tem uma série de contatos de táxi de Três Coroas que você pode agendar previamente, tanto para a ida como a volta até a rodoviária:
      http://br.chagdud.org/translados/
      Abraços!

      Responder
  34. Viviane

    É permitido levar animais como cães de porte bem pequeno? Tenho 2 cachorrinhas de 2 kg cada uma e gostaria de saber se posso levá-las junto qdo formos vistar o templo.

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Viviane!
      Não encontrei nenhuma informação no site deles sobre isto. Acredito que eles possam te informar por telefone: (51) 3546-8201 | (51) 9694-7299. Abraço e bom passeio!

      Responder
  35. Francisco de Paula da Costa

    Recomendo a Visita ao Templo Budista. Local muito lindo . Existe uma Energia intensa. E uma tranquilidade com um silêncio para uma meditação.

    Responder
    • Manuela Colla

      Muito bacana, né, Francisco? Agradecemos o comentário! 🙂

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ano Novo Tibetano movimentará o templo budista de Três Coroas - […] do Carnaval, uma boa dica é a Celebração do Ano Novo Tibetano, que acontece dia 1 de março no…
  2. Final do ano do Viajando Bem - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] curtindo o Beto Carrero World, em Santa Catarina e o templo Odsal Ling, em São Paulo, além do templo budista…
  3. Templo budista em São Paulo - […] variadas. O Odsal Ling é um templo de budismo tibetano, assim como o Khadro Ling (em Três Coroas, sobre…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!