Sítio Arqueológico de Pompeia: histórias que resistem ao tempo

por | Atualizado em 28/03/25 | Europa, Itália, Pompeia

Descubra os segredos do Sítio Arqueológico de Pompeia, a cidade romana destruída pela erupção do vulcão Vesúvio. Embora as escavações tenham se iniciado no século XVIII, ainda há muito para ser descoberto do passado fascinante de Pompeia!

Sítio Arqueológico de Pompeia
Foto de Andy Holmes

O que aconteceu em Pompeia?

Pompeia nasceu no século VII a.C. na Itália, às margens do Mar Mediterrâneo e aos pés do Monte Vesúvio. Por ser uma cidade portuária, ela vivia do transporte de mercadorias, e assim, foi crescendo e passou ao domínio do Império Romano.

No século I d.C., Pompeia estava no seu auge, afinal, cerca de 13 mil pessoas moravam lá, o que contribuiu para o seu desenvolvimento. Além disso, a cidade contava com muralhas ao redor para protegê-la e tinha comércios de todos os tipos: lojas, tavernas, banhos públicos, arenas (onde aconteciam lutas de gladiadores, como no Coliseu) e casas luxuosas.

Entretanto, uma tragédia selou o destino de Pompeia: no ano 79 o vulcão do Monte Vesúvio entrou em erupção, espalhando uma nuvem de rochas, cinzas e fumaça por mais de 30 km de altura. Só para exemplificar, a erupção liberou uma quantidade de energia equivalente a 10 mil bombas atômicas, o que dizimou instantaneamente boa parte dos que viviam na cidade.

A grande camada de sedimentos expelidos pelo vulcão soterrou Pompeia. Dessa forma, ela foi esquecida através do tempo. Apenas em 1748 o rei espanhol Carlos III ( na época, a Espanha dominava o sul da Itália) ordenou as escavações, e assim, começou-se a descobrir os artefatos arqueológicos. Somente pelas escritas nas construções é que foi possível identificar o nome da cidade.

Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem

Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível .

Acesse a página dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você! Se ainda tiver dúvidas, preencha o briefing e receba uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem seus sonhos de viagem.

As primeiras descobertas do Sítio Arqueológico de Pompeia

Sítio Arqueológico de Pompeia
Foto: Sítio Arqueológico de Pompeia

A partir do começo da escavação, os arqueólogos descobriram que a lava do vulcão não atingiu Pompeia, apenas os sedimentos que saíram dele – pedras, areia, cinza e fumaça. Além disso, os gases tóxicos vindos do vulcão matou em poucos segundos os seres vivos que estavam lá. Isso inclui, além das pessoas, animais como cachorros e cavalos.

Por mais contraditório que seja, os sedimentos que cobriram Pompeia foi também o que permitiu que as construções e os corpos das vítimas permanecessem intactos por séculos. A camada de pó criou uma “casca” ao redor dos corpos, petrificando-os.

Assim, quando os restos mortais foram descobertos, os arqueólogos preencheram essa “casca” com gesso líquido. Desse modo, a técnica revelou muitos detalhes das vítimas, até mesmo a expressão facial delas! Além disso, foi possível mantê-los preservados após tirá-los dos sedimentos.

Conheça o Sítio Arqueológico de Pompeia

Sítio Arqueológico de Pompeia
Foto de Hongbin

O Sítio Arqueológico de Pompeia conta com uma área de 44 hectares, onde os visitantes podem ver muitas construções preservadas da cidade, como templos, fórum, anfiteatro e casas dos moradores, bem como diversos tipos de ferramentas e objetos usados no dia-a-dia. Certamente, visitar o sítio é uma forma de viajar no tempo, já que lá praticamente tudo foi preservado.

Confira alguns dos lugares que se destacam no sítio e que você pode visitar:

1. Anfiteatro de Pompeia

Anfiteatro de Pompeia
Foto de Cole Ciarlello

O Anfiteatro de Pompeia é um dos mais antigos do Império Romano, datando de cerca de 80 a.C. Com capacidade para aproximadamente 20.000 espectadores, ele está surpreendentemente bem preservado e oferece uma visão clara de como os romanos viviam suas práticas culturais, como as batalhas de gladiadores e as representações teatrais. Ele possui um design elíptico, com escadas e corredores bem planejados para acomodar o público.

2. O Fórum de Pompeia

Fórum de Pompeia
Foto de Matt Jones 

O Fórum de Pompeia era o coração da cidade, onde a vida política, religiosa e comercial acontecia. Cercado por edifícios públicos e templos, o Fórum ainda conserva várias colunas e estruturas que permitem visualizar a grandiosidade da cidade romana. Nele se encontram também o templo de Apolo e de Júpiter.

Templo de Apolo é um dos templos mais importantes de Pompeia, com colunas coríntias e uma rica decoração. Ele está localizado no centro do Fórum, destacando-se pela beleza e pela simbologia religiosa que tinha na época.

Já o Templo de Júpiter está situado em uma área elevada, dominando o Fórum. Ele é dedicado ao deus principal dos romanos e está em frente à famosa praça pública. A imponente arquitetura e os pilares restantes revelam a importância do local.

3. Casa do Fauno

Casa do Fauno Pompeia
Foto: Planet Pompeii

A casa do Fauno é uma das maiores e mais imponentes casas de Pompeia, conhecida pelos mosaicos detalhados e pela grande quantidade de arte e decoração. O famoso mosaico de Alexandre, que retrata a batalha de Alexandre, o Grande contra Dário III, pode ser encontrado aqui.

Guia de turismo em Nápoles: Flavia Gargiulo

O Sítio Arqueológico de Pompeia fica a cerca de 20 km de Nápoles. Assim, uma das melhores formas de visitar o lugar é fazendo uma viagem de bate e volta de Nápoles até lá.

E para te ajudar com o passeio você pode contar com os serviços da Expert Flavia, uma guia de turismo que nasceu e cresceu em Nápoles. Flavia trabalha recebendo turistas italianos, brasileiros e portugueses na região da Campânia, oferecendo passeios guiados privados em Nápoles, Pompéia e arredores. Seu principal objetivo é conectar os turistas com a beleza local, abrangendo monumentos artísticos, sítios arqueológicos, paisagens e gastronomia.

Acesse a página do Expert e saiba mais sobre Flavia!

Foto do acervo da Expert Flavia

O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida! 

Conheça nossos Experts!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.