Essa é a segunda vez que o Rodrigo contrata nossos roteiros personalizados – desta vez, ele pediu um roteiro para Portugal e Espanha. Vem saber como foi essa baita viagem!
Roteiro para Portugal e Espanha
O roteiro foi muito bom. Talvez eu reduziria o tempo total da viagem, pois no final ficou um pouco cansativo – meu roteiro para Portugal e Espanha começou no dia 21 de abril e acabou em 28 de maio, foi uma jornada!
O roteiro foi dividido da seguinte forma: sete dias em Lisboa (com viagens bate-e-volta para Sintra, Cascais e Estoril); depois Óbidos, Fátima, Coimbra e Porto (com bate-e-voltas para Braga e Guimarães). Daí, parti para a Espanha: Valência por quatro dias, Barcelona por seis dias, uma viagem bate-e-volta para MontSerrat e, por último, estive em Madri por seis dias (e mais alguns destinos em bate-e-volta: Toledo e Segóvia/Ávila).
Em Lisboa, eu ficaria um dia a mais, já que não tive como fugir do congresso – eu participei de um evento lá que consumiu todos os meus dias na cidade e não pude curti-la muito. No final, em Barcelona e Madri, se não tivesse batido o cansaço, daria pra fazer tudo o que foi programado quando planejei este roteiro para Portugal e Espanha – mas a viagem foi ótima mesmo assim.
Os voos e as viagens de trem
Não tive nenhum problema com os voos da minha viagem. Lá na Europa, andei também de trem, foi muito bom, tudo muito pontual. Ao voltar pro Brasil, descobri o motivo do alto preço de Barcelona para Madri – fiz minha viagem pra lá em um dia de jogo do FC Barcelona em Madri e encontrei um trem lotado com muitos torcedores!
Se você também quiser viajar de trem entre os países europeus como eu fiz, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.
As hospedagens
O Rogério me indicou alguns hotéis para meu roteiro, seguem aqui minhas avaliações sobre a experiência:
Lisboa – Hotel do Chile: Hotel simples e confortável, próximo ao metrô Arroios. Achei toda a equipe muito simpática e prestativa. Preço bom.
Óbidos – Pátio das Margaridas: Hotel simples e tranquilo, fora das muralhas (acho que foi melhor ficar hospedado fora da muralha pela facilidade de carregar bagagem), mas bem localizado. Estacionamento próprio e gratuito. Tive que ficar com apartamento devido a necessidade de geladeira, por isso o quarto teve um preço um pouco mais alto do que o restante da viagem.
Coimbra – Domus Hotel: Hotel muito simples com quarto escuro, sem elevador e sem frigobar. A rua onde está localizado não se pode entrar com carro e na região é difícil estacionar na rua, mas ele tem convênio com estacionamento privado. Próximo da maioria dos pontos de interesse. Preço bom.
Porto – Poets Inn: Hostel muito bom – achei que só não é hotel por não ter recepção 24 horas. O quarto é confortável e limpo. Equipe muito atenciosa, hostel muito bem localizado e preço bom.
Valência – Hostal Venecia: Hotel muito bom, também muito bem localizado. Tive que optar pelo apartamento superior por causa do frigobar, por isso o preço foi um pouco alto, mas valeu a pena.
Barcelona – HCC Lugano: Achei esse hotel muito bom. Dali, era muito fácil de chegar ao metrô. Seu nível um pouco mais alto, assim como o preço.
Madri – Liabeny Hotel: Uma ótima hospedagem, bem localizado e de alto nível – acho que pelo que foi oferecido preço muito bom.
Aluguel de carro
Aluguei carro em Lisboa e devolvi no Porto. Tirando a fila na hora de retirar o carro no aeroporto, não tive nenhum problema. Tirando gastos com pedágios (ainda estão chegando, por enquanto foi 23 euros), gastei 3,40 euros com parquímetros e com estacionamento 5 euros por dia em Coimbra (estacionamento privado com convênio do Hotel) e 20 euros por dia no Porto (estacionamento privado).
Para quem quiser alugar carro na Europa, o blog indica a Rentcars e a Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.
Cartão de transporte
Em Lisboa, comprei o cartão Viva Viagem (modo zapping), pela necessidade de utilizar os trens suburbanos para ir a Estoril. Utilizei também Lisboa Card que, além do transporte, garante entrada em diversas atrações de Lisboa.
Em Barcelona, usei o cartão de transporte Ticket T10 e, em Madri, o Metrobus 10 viagens.
Ingressos antecipados
Comprei entradas para Sagrada Família, Tour no Camp Nou e Park Guell. Tanto os ingressos da Sagrada Família como o Park Guell evitaram filas enormes.
Se você quiser comprar antecipadamente, os ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada lugar ou então todos em um único lugar e uma única compra.
Seguro de viagem obrigatório
Não precisei usar o seguro de viagem, mas sabia que ele era obrigatório em viagens para a Europa. Se você está pensando em viajar pra lá, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Procedimentos de imigração
Minha imigração aconteceu em Madri, sem nenhum problema – não exigiram apresentação de nenhum documento fora o passaporte. Bem sossegado.
O clima durante a viagem
A semana na região do Porto foi de muita chuva e frio – estive lá nos primeiros dias de maio. Durante o restante da viagem, fez muito sol e calor.
Internet e telefonia
Utilizei o MaxRoam, um chip pré-pago usado em viagens internacionais. Minha opinião: acho que se a pessoa vai visitar muitos países, o MaxRoam vale a pena por não ter que sair pela cidade procurando chip em todo país que você chega. Outra vantagem: saí do Brasil com meu chip MaxRoam habilitado. E, se você vai fazer um bate-volta em outro país (como eu fiz em Mônaco) o seu chip local não vai funcionar lá.
Tive alguns problemas com meu chip da MaxRoam logo que recebi, não conseguia fazer chamadas nem enviar SMS, mas o suporte funcionou super bem, demorou um pouquinho mas resolveram. E o chip demorou uns dois meses para chegar, no próprio site deles eles alertam pras dificuldades da aduana brasileira. Mas só isso – acho que valeu a pena!
Avaliação da consultoria
O saldo final da viagem foi super positivo. Acho que a principal ajuda na consultoria é a definição do itinerário, principalmente quando não se conhece a região. Foi ótima a definição do tempo em cada cidade e também a inclusão de algumas cidades que muitas vezes a gente nem pensaria em visitar!
Como na viagem do ano passado, tudo foi perfeito: o tempo em cada cidade, o transporte e a hospedagem sugerida. Recomendaria a consultoria a outros viajantes, com certeza!
Dicas para outros viajantes
Em Sintra aluguei um carro elétrico (LAS Tour), em Óbidos também tinha, acho que valeu muito a pena, tem várias opões de rotas, e você é guiado por GPS com informações de áudio de cada ponto de interesse em tempo real.
Em Barcelona eu não comprei – e não pude comprar na hora – mas acho que vale a pena ter o áudio-guia da Sagrada Família.
Rodrigo
São Paulo/SP
Data da viagem: abril e maio de 2016
__
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
__
Boa noite! Quanto custa a consultoria?
Olá, Camila!
Obrigado pelo contato e pelo interesse na consultoria para tua viagem!
Para conhecer melhor os itens que trabalho na consultoria e também valores, dê uma conferida na proposta em anexo. Também aproveito para enviar o briefing, caso queira preencher e já enviar para uma pré-análise, ok?
O briefing, depois de preenchido, deve ser enviado para o email [email protected]
Se tiver alguma dúvida é só chamar!
Abração!
Briefing: https://viajandobem.com.br/wp-content/uploads/2018/01/BRIEFING-VIAJANDO.docx
Proposta: https://viajandobem.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Proposta-Viajando-bem-e-barato.pdf
Oláa
A viagem de Rodrigo está fantástica e quase é o meu número , rsrsrs…..
Poderíamos conversar sobre consultoria? Estamos pretendendo viajar no inicio da primavera de 2019, inclusive gostaria de consultar também sobre melhores datas, sendo que não queremos alta temporada nem no verão, pois soubemos que em Portugal e Espanha é muito quente.
Aguardo contato
Atenciosamente
ola, estou indo dia 05/04 a volto dia 19/04/2017 ate portugal, comprei as passagens num impulso no black friday e agora estou perdida, queria aproveitar meus dias bem aproveitados da maneira mais barata ate, pensei em fazer de trem ficar em hostels, entao vi seu blog e queria saber como contrata-lo..
Rosane
Boa noite. Estou programando viagem de Brasília para Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona em 12 dias líquidos com minha esposa para final de setembro/2017. Quanto custa uma consultoria?
Eu e meu marido gostaríamos de viajar para Portugal e Espanha no mes de maio 2017… de 20 a 25 dias. Qual o melhor roteiro? Apreciamos gastronomia e futebol.
Tenho 57 anos e meu marido 64 anos.
Olá boa noite! Por favor, gostaria de verificar roteiro para Portugal e Espanha, serão 3 adultos, período de 15 a 29/05, nunca fomos a esses países, gostaríamos de unir cultura e pelo menos um dia de praia tambem, gostaríamos de ajuda inclusive para programas locais, ingressos etc… como funciona? Obrigada
informacoes de passeios em Lisboa e Madri… de 23 de agosto a 13 de Setembro 2017
algumas dicas essencias
dicas de melhkres bairros para se hospedar
Boa noite eu e esposa vamos viajar em abril de 2017 italia ou Portugal, pode me passar o contato de vocês para que possamos tirar algumas dúvidas
Obrigado
Estou planejando viajar pra Espanha e Portugal final Dezembro 2018 vamos em 3 pessoas vamos ficar uns 15 dias como è a primeira vez que estamos fazendo esta viagem ,Gostaria de algumas dicas :Ex Passseios ,hoteis e aluguel de carro , desde ja agradeço.