As superamigas Érica e Ive foram conhecer a Europa juntas e fizeram um roteiro para Inglaterra, França e Itália. Vem ver como foi!
Roteiro para Inglaterra, França e Itália: o roteiro
O roteiro de nossa viagem funcionou perfeitamente. Gostei bastante das indicações quanto aos hotéis, especialmente devido a ótima localização deles e também adorei do itinerário em si, foi muito funcional e o tempo em cada cidade foi bem distribuído.
As cidades
Londres: Ficamos três dias inteiros. Poderia ter sido melhor, pois a cidade tem muitas atrações interessantes. Rogério sugeriu que ficássemos mais tempo, contudo Londres não era nossa prioridade então optamos por passar apenas três dias. Fomos surpreendidas positivamente pela cidade. Para mim as atrações imperdíveis da cidade são: London Eye, Museu de História Natural, British Museum e a Torre de Londres.
Paris: Ficamos quatro dias inteiros. Contudo, ao contrário de Londres, no dia da chegada conseguimos dar uma volta durante a noite na cidade e, no dia da partida, passamos a manhã e a tarde no castelo de Versailles. Desse modo, tivemos a sensação de que ficamos bastante tempo. Paris, logicamente, é repleta de opções para quem gosta de museus e de história. Particularmente foi a minha cidade preferida de toda a viagem. Os parisienses, ao contrário do que ouvimos falar, são super educados, atenciosos e prestativos. Mas devo fazer a ressalva de que falo o básico do francês então, talvez por isso, tenha me sentido muito acolhida em Paris. O metrô de Paris é fantástico! Gostaria de ter ficado mais tempo na cidade, pois para quem gosta de museus, sair correndo entre as galerias é um tanto quanto frustrante rs. Quem está de dieta e gosta de doces, pense duas vezes antes de ir a Paris rs. A confeitaria parisiense é maravilhosa!
Bruxelas: Fizemos um bate-volta saindo de Paris. É uma cidade cuja culinária é incrível, principalmente para os amantes de frutos do mar e chocolates! É pequenina, então apesar de termos ido num bate-volta, achamos o tempo suficiente. No dia em que fomos choveu e, além da chuva houve um protesto catalão (os espanhóis tomaram conta de Bruxelas). Isso atrasou e tumultuou um pouco, o que impediu que fosse tão proveitoso o passeio.
Nice: Ficamos dois dias, sendo que, no segundo dia, fomos a Mônaco (em Mônaco o dia foi de chuva, então a única coisa que fizemos foi dar uma volta na cidade e entrar num cassino). Rogério recomendou que não fossemos a Nice, pois era inverno, contudo minha amada avozinha chamava-se Flordinice, então quis ir até lá para ver as famosas flores de Nice e assim me sentir perto dela. Infelizmente, o mercado das flores fecha nos domingos ao meio dia e nas segundas feiras não funciona, então acabei não o vendo. Os dois dias que passamos em Nice também foram de chuva, então não fizemos os passeios ao ar livre, apenas avistamos as praias, as quais mesmo na chuva tinham um azul incrível. No final das contas, foi bastante frustrante a ida até lá, principalmente porque as pessoas da cidade são extremamente mal-educadas e grosseiras.
Veneza: Passamos dois dias inteiros lá e acho que esse tempo foi suficiente. No primeiro dia fomos a Murano e a Burano e, no segundo dia, ficamos em Veneza mesmo. Conseguimos conhecer as principais atrações turísticas de Veneza e adoramos a cidade. É claro que dois dias inteiros não são suficientes para conhecer tudo o que há de bom em Veneza, mas deu para ter uma ideia geral e sair de lá encantada, com a esperança de logo voltar.
Florença: Ficamos apenas um dia inteiro ali, sendo que no dia da chegada fomos a Pisa ver, ao vivo, a famosa torre. Achamos que no nosso caso esse tempo foi suficiente, contudo devo ressaltar que o que nos chamava a atenção em Florença era o Davi de Michelangelo e, sem sombra de dúvidas, ele é muito mais do que imaginávamos que fosse. É incrível! Conseguimos percorrer toda a cidade a pé, entretanto não entramos em nenhuma outra atração paga. Ter que pagar para entrar nas igrejas foi algo que me deixou bastante chateada, então pulamos essa parte. Por via das dúvidas, jogamos uma moeda e passamos a mão no focinho do Porcellino. Se a lenda for verdadeira, um dia voltaremos para lá! 😉
Roma: Passamos três dias inteiros. Acredito que esse tempo seja suficiente para ter uma visão geral da cidade e para percorrer a maioria das atrações. A palavra que define Roma é: estupenda! Roma foi muito melhor do que imaginei!
Os voos
Viajamos com a Air Europa. Saímos de Salvador, fizemos uma conexão em Madrid e de lá fomos para Londres. Na volta saímos de Roma, novamente fizemos uma conexão em Madrid e finalmente chegamos a Salvador. Não houve nenhum tipo de surpresa ou problema, a companhia aérea só deixou a desejar no quesito conforto. A volta para Salvador atrasou mais de uma hora, contudo, esse foi o único atraso.
As viagens de trem
Todo o percurso entre as cidades foi feito de trem e essa foi uma ótima dica de Rogério. A parte chata de viajar de trem é ter que carregar e acomodar as bagagens. Tirando essa parte, é fácil identificar os trens. Além disso não é necessário chegar com horas de antecedência e as viagens são muito tranquilas. Recomendo.
Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.
As hospedagens
Londres – SoHostel: Por ser um hostel, ficamos um pouco reticentes, contudo a localização era tão boa que não conseguimos recusá-lo. Ficamos em um quarto privativo. Os banheiros eram compartilhados. A limpeza do hostel era de fato elogiável. Sem contar nos funcionários atenciosos (só não espere que eles carreguem suas malas). Localização ótima. Preço justo. O quarto em si não tem luxo. No hostel há um bar com vários pratos gostosos. Gostamos muito dessa hospedagem.
Paris: Hotel Des Arenes: Novamente a localização foi o que nos fez optar por esse hotel. Funcionários extremamente atenciosos. Devo dizer que ao chegar no hotel me comuniquei em francês e os recepcionistas foram pacientes com meu francês pronunciado de forma devagar e ficaram achando graça. Eles nos deram a opção de escolher entre um quarto com a vista para a rua principal e um quarto com a vista para uma praça, no fundo do hotel. Escolhemos o do fundo, em razão do banheiro ser maior. Ao descer até a recepção eles, muito bem-humorados, disseram: “nós falamos português”. Ou seja, não havia nenhuma necessidade de me comunicar usando um francês quase soletrado rs. A partir disso, fomos muito bem tratadas. O quarto é confortável. O hotel limpo. E exatamente do lado esquerdo de quem entra no hotel há um restaurante delicioso, o Le Petit Pantheon, cujo dono é um gentleman!
Nice: Hotel Du Midi: Esse hotel foi o único que deixou a desejar. O hotel em si é legal. Confortável. Contudo o atendimento é péssimo. O recepcionista que nos recebeu era extremamente mal-educado. Em razão dessa má acolhida, acabamos tendo uma impressão ruim do hotel.
Veneza: Hotel Canaletto: Hotel lindo, muito agradável, café da manhã gostoso. Só há um porém: lembre-se de levar um mapa impresso! Nós utilizamos a internet para achar o hotel, o que foi terrível. Nos perdemos (o que é inevitável, tratando-se de Veneza) e demos várias voltas, subindo e descendo as escadas das pontes, carregando as malas, sozinhas, à noite. Tirando esse início desastroso, a estadia em Veneza foi muito tranquila.
Florença: Grand Hotel Adriatico: Maravilhoso! Adoramos! Quarto confortável, funcionários atenciosos, café da manhã incrível, ótima localização.. Enfim, nota 10!
Roma: Hotel Hiberia: Esse deixou a desejar no conforto dos quartos (o aquecedor de nosso quarto estava com defeito e não havia um espelho grande no quarto/banheiro) e no café da manhã, contudo a hospitalidade dos funcionários e a localização incrível compensaram. Na minha próxima viagem a Roma, certamente ficarei lá novamente.
Como chegamos aos locais de hospedagem
Utilizamos Uber em Londres (sendo que, antes, pegamos o trem Gatwick Express até a estação Vitória e de lá pegamos o Uber) e Paris. Usamos táxi em Nice, Florença e Roma e o famoso vaporetto em Veneza.
Ingressos antecipados
Compramos ingressos antecipados pela internet a London Eye (sendo incluído o Sea Life e o Madame Tussauds), a subida da Torre Eiffel e o museu do Vaticano. Valeu muito a pena comprar antecipadamente, pois evitamos filas. Ademais na Torre Eiffel a subida é com horário marcado. Também adquirimos o Paris Museum Pass com a duração de quatro dias. Não valeu a pena, pois acabamos indo em poucas atrações (Museu D’orsay, Museu Rodin, Museu do Louvre e Castelo de Versailles). Se tivéssemos conseguido organizar o tempo melhor e ido em outros museus, teria valido a pena).
Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra.
Seguro de viagem obrigatório
Não precisamos usar o seguro, mas contratamos por ser obrigatório. Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Os procedimentos de imigração
Fizemos nossa imigração em Londres, no aeroporto Gatwick. Foi engraçada, pois nenhuma das duas falava inglês. Ficamos fazendo mimica e tentando adivinhar o que o policial estava perguntando, mas no final deu certo e foi bem tranquila!
O clima durante a viagem
Londres: Clima frio, mas com dias de sol maravilhosos e com direito a neve no primeiro dia (média de: -2ºC/3ºC).
Paris: Dia da chegada chuvoso, mas nos outros dias o tempo ficou praticamente sempre nublado. Frio (média de: 0ºC/2ºC).
Bruxelas: Nublado, frio e chuva (média: -4ºC).
Nice: Chuva, temperatura amena (média: 10ºC/15ºC).
Veneza: Dias de sol, frio (média: 5ºC).
Florença: Nublado, com chuvisco (média: 8ºC).
Roma: Os mais lindos dias de sol de toda a viagem, frio (média: 4ºC/9º).
Internet e telefonia
Compramos chip local e só utilizamos para acessar a internet. A comunicação com familiares e amigos ocorreu através do Whatsapp.
Avaliação da consultoria
Minha primeira viagem a Europa foi sensacional, foi a realização de um sonho. Londres e Roma foram muito mais do que imaginei e Paris foi do jeitinho que pensei, apaixonante. Veneza é única! Bruxelas é super legal. Florença foi bem bacana. Nice não foi tão legal mas serviu como experiência. Ao final o que posso dizer é que, com as bênçãos de Deus, essa foi a primeira de muitas idas a Europa.
A consultoria foi excelente desde o meu primeiro contato com Rogério. Sempre atencioso e prestativo deu dicas super bacanas para marinheiros de primeira viagem, como eu. Foram muitos os pontos positivos: a agilidade em responder os e-mails, a ajuda na hora de montar um roteiro o mais funcional possível, as dicas sobre quantos dias ficar em cada lugar, as ótimas indicações de hotéis… Muito obrigada Rogério! Tenho certeza de que essa foi a primeira de muitas viagens que faremos “juntos”! Rs
Érica e Ive
Salvador/BA
Data da viagem: dez 2017
Dicas para outros viajantes
Quem vai pela primeira vez em Paris deve tomar muito cuidado com mulheres, segurando uma planilha e dizendo que desejam fazer uma pesquisa. Elas ficam principalmente perto da Torre Eiffel. Na realidade essas mulheres utilizam a boa vontade dos turistas para furtá-los. Elas tentaram nos abordar, contudo como sabíamos que era golpe, conseguimos fugir delas.
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
Parabéns pelo detalhamento do roteiro . Foi muito útil
Legal Silvana! Obrigado!
Gostei bastante das dicas. Obrigada por compartilhar, com certeza ajudou bastante
Gostei muito das dicas, vai ser muito útil em minha próxima viagem.
Adorei as dicas da viagem! Beijos queridas.
olá! adorei a dicas e com certeza vão me ajudar bastante, obrigada por compartilhar!
em relação as roupas. o que deve ser levado? qts peças vcs usaram? o clima é bem frio principalmente para quem mora no rj como eu, então se puderem ajudar eu agradeço. bjs!!!