Roteiro de casal pela Europa: a viagem do casal Ricardo e Maria Mariana pela Itália, França e Inglaterra

Atualizado por Rogério Milani em 14/11/2019

Rogério Milani

Já imaginou viver sua lua de mel na Europa? Foi o que o casal Ricardo e Maria Mariana fizeram – saiba como foi o roteiro de casal pela Europa! Os dois estiveram na Itália, França e Inglaterra, a viagem dos sonhos de muita gente!

Roteiro de casal pela Europa

Roteiro de casal pela Europa: a viagem do casal Ricardo e Maria Mariana pela Itália, França e Inglaterra

Nosso roteiro foi uma experiência marcante pois foi nossa primeira viagem a Europa e nossa lua de mel! Tivemos momentos emocionantes, ver a Torre Eifel na sua frente, visitar o Louvre, London Eye, todos esses marcos que vimos em filmes estavam na nossa frente. Estarmos em Florença, berço do renascimento, e Roma, com seus milênios de histórias, são experiências que nos fazem ampliar nossa visão do mundo e da vida. Não é a toa que dizem que quanto mais viajamos, mais queremos viajar. Valeu cada dia e cada centavo. Agora, já estamos nos preparando para nossa próxima aventura com a assessoria do Rogério.

Antes de viajar, foi excelente ter posts no blog com detalhes de roteiros e sugestões, apresentados de maneira didática – indicamos eles para outros leitores do blog de forma enfática! São eles: Tudo Sobre Roma, Tudo Sobre Florença, Tudo sobre Paris e Tudo Sobre Londres. Conseguimos analisar e dia a dia ver quais locais desejávamos ir e planejar tudo com antecedência, com dicas ótimas! Entretanto, devido a fatores como cansaço e falta de tempo, tivemos que cortar algumas partes. Mas ficou um “gostinho de quero mais”!

As cidades

Paris
Estivemos em cinco dias em Paris, tempo suficiente para os fazermos os roteiros 1 a 4 do fantástico post Tudo Sobre Paris. Entretanto, queríamos ir nos Jardins de Monet mas não conseguimos pois estávamos cansados e optamos por ficar em locais maisbperto…

Londres
Ficamos quatro dias em Londres, o suficiente para os pontos principais (roteiros 1 a 3 do post Tudo Sobre Londres), pena que não conseguimos ir a Greenwich. Foi nosso país/cidade preferida! Na nossa opinião, ficaríamos um ou dois dias a mais, há muito o que ver e fazer lá! Em Londres há muitos bons restaurantes com comidas deliciosas de vários locais do mundo… É uma cidade com atmosfera moderna e cosmopolita, ao mesmo tempo, a história permeia vários lugares! Sentimo-nos na capital do mundo. Lugares limpos, sensação de segurança, organização em filas como a da London Eye, banheiros públicos super modernos…. Demais!

Roteiro de casal pela Europa
Florença e Roma
Em Florença ficamos quatro dias, na teoria seriam super suficientes, porém a cidade demanda forte planejamento. O motivo é simples: a organização não é o forte dos italianos. É uma cidade bem pequena, então conseguimos repetir lugares por tudo ser perto do hotel. Demos bobeira por não temos reservado museus, e aliado ao cansaço, deixamos de visitar os dois museus importantes: Galeria da Academia e Galeria dos Ofícios 🙁

Em Roma ficamos também quatro dias, suficientes para ver a cidade. O hotel que ficamos era relativamente perto de varios pontos turísticos. Caminhamos bastante, pois a maior parte das atrações ficam no centro da cidade, facilmente acessíveis a pé. Quando fomos, a maior parte das estações de metrô estavam fechadas, mas esse evento não foi comunicado de forma clara pelos italianos.

Reforçamos: a Itália demanda bastante planejamento para o bom aproveitamento, pois a comunicação das atrações não é clara, faltam guias nos locais… Sendo bem sinceros, os italianos não são organizados como Paris e Londres.

Roteiro de casal pela Europa

Os deslocamentos

Deu tudo certo nos nossos voos. Fomos de Florianópois – São Paulo – Paris via TAM, muito bom.

Depois, de Paris a Londres fomos de Eurostar – achamos pontual, nunca havíamos andado de trem, foi surpreendente pois é mais fácil que avião. Vou falar disso mais adiante!

De Londres a Florença fomos de avião via Vuelling, partindo de Luton. Fomos de metrô e trem até Luton, super de boa. O voo saiu no horário, tranquilo.

De Florença a Roma fomos de trem via Italotreno, o que reforçou nossa ótima percepção sobre os serviços de trem na Europa.

E, por fim, no trecho Roma – São Paulo – Florianópolis: retorno via TAM, pontual, super tranquilo. Inclusive solicitamos refeições veganas e fomos atendidos (na primeira vez ocorreu uma falha na comunicação deles, mas na volta funcionou).

As viagens de trem

Viajamos de trem pela primeira vez e as experiências foram ótimas, viramos entusiastas! O acesso é simples, sem todo o perrengue de aeroporto, com tarifas segmentadas… Toda essa eficiência nos leva a pergunta: por que não temos no Brasil? Devaneios à parte, o único ponto de atenção são os bagageiros, sugerimos que os viajantes atentem sobre os tamanhos mais adequados de malas para levar e também e que as vagas são por chegada, por isso é necessário ficar esperto!

Se você quiser fazer como a gente, o Rogério sempre indica comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Roteiro de casal pela Europa

As hospedagens

Paris: Ficamos no Ibis Paris Gare de Lyon Reuilly, perto da estação de metro Faidherbe. O bairro tem fácil acesso, com facilidades por perto como mercados, cafés e lavanderias. O hotel em si é simples, limpo e prático, bem padrão Ibis.

Londres: Escolhemos o Park Grand London Lancaster Gate, muito bem localizado, próximo do Hyde Park (5 minutos a pé). Estabelecimento bonito, de bom gosto. No checkin, perguntaram se estávamos de férias e falamos que era lua de mel, quando chegamos no quarto haviam preparado uma surpresa para nós em cima da cama: espumante, doces, pétalas de flores. Atendimento atencioso, nos disponibilizaram um celular com internet para andarmos pela cidade. As estações de metrô Lancaster Gate e Queensway ficam a menos de 10 minutos. Recomendamos o hotel!

Florença: Nossa escolha foi Uffizi Harmony, uma pousada localizada no centro histórico, a cinco minutos a pé da Galeria Uffizi. Quarto super espaçoso, recém formado, com uma decoração bem bacana, inclusive ficamos com a impressão de estar em um hotel muito superior ao preço que pagamos 🙂 Pela localização, ficamos perto de tudo a pé, não usamos táxi para nada. O proprietário era super atencioso, nos passou dicas e orientações na maior parceria. A única ressalva são os muitos degraus de escadas, pois os quartos ficam no 3º andar, sem elevador (!). Mesmo assim, possui ótima relação custo-benefício, recomendado.

Roma: Pousada DG Prestige Room foi nossa opção de hospedagem. Também bem localizado, perto do metrô e do centro da cidade. Visitamos praticamente todos os pontos turísticos caminhando a partir do hotel. Em linhas gerais, atenda a categoria BBB: bom, bonito e barato. E importante, também é limpo.

Roteiro de casal pela Europa

Como nos dirigimos ao local de hospedagem

Paris: Ao chegarmos em Paris, pegamos ônibus pois queríamos circular pela cidade e ter um outro olhar sobre ela. Nos demais dias, andamos basicamente de metrô, com muita facilidade.

Londres: Usamos somente metrô, cuja rede de estações é gigante. No início, o funcionamento pode ser um pouco confuso, o guia elaborado pelo Rogério foi fundamental para entendermos. Depois que pegamos o jeito, foi só alegria. Nosso voo para Florença era no Aeroporto de Luton, para o qual fomos de trem, com eficiência e segurança do metro. Viagem de 50 minutos, sentados com conforto, passando por paisagens típicas do subúrbio inglês, muito bacana.

Florença: Utilizamos táxi na chegada e na saída, rumo a estação de trem. Nos demais dias, andamos a pé por tudo, a cidade é plana com atrações concentradas numa área reduzida. Além disso, o clima ajudou bastante.

Roma: Nossa ideia inicial era andar de metrô, tanto que escolhemos o hotel DG Prestige Room por ficar ao lado de uma estação. Porém, ao chegarmos na cidade, fomos informados que metade das estações estavam fechadas, a Prefeitura disponibilizou ônibus para atender a demanda. Achamos o funcionamento meio confuso, por isso batemos muita perna e usamos táxi eventualmente.

Para irmos embora para o Brasil, via aeroporto Fiumicino, pedimos um táxi via app taxi.it, exclusivo do motoristas locais e deu tudo certo, pontual.

Roteiro de casal pela Europa

Passes de transporte

Paris: compramos sempre pacotes de 10 tickets, para baixar o preço.

Londres: utilizamos o Oyster Card, recomendamos fortemente.

Florença: não utilizamos nenhum cartão ou passe.

Roma: compramos o Roma Pass, que proporciona o uso de transporte público por 72h após ativação. Como boa parte da rede de metro estava fechada, acabou não valendo a pena.

Roteiro de casal pela Europa

Ingressos antecipados

Paris: Compramos ingresso para a Torre Eifel e Museu do Louvre, valeu muito a pena, economizamos horas de filas, pois o acesso para quem tem ingresso é diferenciado, fugindo das filas.

Londres: Acabamos não comprando os tickets porque boa parte das atrações que visitamos (Museu Britânico, Tate Modern, Palácios, Galeria de Arte) são gratuitos. Na London Eye existem dezenas de totens para compra, sem filas.

Florença: Foi um grande erro não termos comprado antecipado os ingressos… A venda via site é confusa, tem que comprar com dias de antecedência, são poucas bilheterias nos museus (não passam de três), resultando em filas quilométricas…

Roma: Outro erro, não compramos também. Como estávamos usando o Roma Pass, conseguimos escapar um pouco da confusão das bilheterias. Mas, como os italianos são desorganizados, recomendamos fortemente que os ingressos sejam comprados com antecedência.

Pra escapar desses “perrengues” de perder muito tempo nas filas, você pode comprar seus tickets de atrações turísticas e programar seus bate-volta ainda no Brasil! Use o site Ticketbar, que é confiável e com bons preços – o Rogério indica a todos os clientes da consultoria do blog!

Roteiro de casal pela Europa

Seguro viagem obrigatório

Contratamos o seguro viagem obrigatório, que é necessário para circular com tranquilidade pela Europa, e não precisamos usá-lo – ainda bem!

Se você está pensando em viajar para o Velho Continente como a gente fez, leia este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Roteiro de casal pela Europa

Os procedimentos de imigração

Rápido e tranquilo, perguntas protocolares. De todo modo, sempre levávamos pastinhas com todos os documentos e comprovantes imagináveis, mas nunca pediram para olhar.

O clima durante a viagem

Frio e ensolarado quase todos dias, pouca chuva. Em Paris e Londres, a temperatura variou entre 3° e 12º, com bastante vento em Londres. Como estávamos bem vestidos para caminhar nas ruas (jaquetas impermeáveis, fleece e lã) e os locais fechados são quentes, não tivemos problemas. Na Itália o clima estava mais ameno, entre 15º a 21º, parecido com primavera no Brasil. Dias ensolarados, o que ajudou bastante nas nossas caminhadas diárias.

Internet e telefonia

Usamos os nossos celulares. Em um deles colocamos chip em Paris de uma operadora que dava de usar nos 3 países, internet de boa qualidade. O ponto chato foi a compra do chip, entender como cadastrá-lo, tivemos sorte de um cliente e a atendente nos ajudar. Para nós a internet é um ponto muito importante, pois acessamos o maps para andar pela cidade.

Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa!

Roteiro de casal pela Europa

Comunicação em língua estrangeira

Falamos inglês em todos os países, com boa receptividade, inclusive em Paris. Nosso nível é considerado avançado, conseguimos nos comunicar com facilidade em todas as situações, desde solicitar informações, passando por conversas com turistas de outros países que conhecemos nos locais e até nas imigrações. E é claro tentamos falar ao menos o cumprimento, saudações e agradecimento na língua local.

Avaliação da consultoria

Com certeza indicamos a consultoria para outros viajantes. O guia é didático e completo, o Rogério é super acessível, além de muito gente boa. Gostamos do método de trabalho, iniciando com briefing, depois alinhando expectativas e orçamentos, passando ao roteiro e finalizando com dicas espertas das cidades. O Rogério também nos ajudou na compra de passagens e preparação da mala.

Pelo ponto de vista prático, a consultoria nos oferece um conteúdo de alta qualidade, que levaríamos horas para levantar, sem falar dos atalhos e dicas espertas. É um investimento que poupa tempo. Pelo lado qualitativo, o roteiro oferece um uma visão geral da viagem, roteiros prontos, sugestões para evitar perrengues, indicações de agências. A consultoria agrega qualidade à experiência da viagem.

Ricardo e Maria Mariana
Florianópolis/SC
Data da viagem: abril de 2019

Roteiro de casal pela Europa

Dicas para outros viajantes

Uma coisa que acho que não comentamos, mas vale ressaltar: na Itália, a maioria dos restaurantes são bem pequenos e os mais requisitos precisam de reserva… Infelizmente com a correria dos passeios fica complicado planejar o horário para a janta, por exemplo. Mas sugiro que ao menos escolha bem um ou outro restaurante em cada cidade da Italia para ter a oportunidade de conhecer uma boa comida. Pois se não, corre o risco de comer em restaurantes sem graça!

Em Londres amamos o restaurante Wagamama.

Roteiro de casal pela Europa

Comida do Wagamama, “o melhor restaurante da viagem”

Em Paris e Londres, a rede Pret a Manger é uma ótima pedida para refeições rápidas e práticas, sem perder qualidade nutricional e sabor.

Dica geral para quem vai fazer roteiro em casal pela Europa seria deixar mais tempo livre para ir em supermercado com calma, comprar frutas e preparar lanches.

Roteiro de casal pela Europa

Gostou das dicas do roteiro do casal? Você pode se interessar por estes também:

Lua de mel na Europa: o roteiro personalizado do casal Danilo e Rhaira

Viagem pela França, Inglaterra, Bélgica, Itália e Holanda: o roteiro de Eline e Vanusso

Roteiro de viagem na Europa: a viagem de Douglas e Marina por Paris, Veneza, Florença e Roma

Holanda, Bélgica, Inglaterra e França: a primeira ida à Europa de Leila e Klaus

20 dias pela Europa: a viagem pela França, Holanda, Bélgica e Itália do casal Camila e Rafael

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

2 Comentários

  1. Amei esse roteiro. Tem outras dicas de como comprar passagens aéreas com antecedência e barato? Quero fazer esse mesmo roteiro.

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Graziela!

      Que legal que curtiste o roteiro!

      E fica ligada que esta semana ou na próxima sairá um artigo falando exatamente deste tema! 🙂

      Abraçoooo!

      Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde ficar em Londres - dicas feitas por viajantes reais - […] de Maria Mariana e Ricardo, casal catarinense que esteve na Europa em abril de […]
  2. Onde ficar em Roma - Avaliações de hóspedes reais - […] de Maria Mariana e Ricardo, casal catarinense que esteve na Europa em abril de […]
  3. Dicas de hospedagem em Florença - […] de Maria Mariana e Ricardo, que estiveram fazendo uma viagem romântica em abril de 2019 pela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *