Roma para locais: cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna para curtir a cidade como um romano!

Atualizado por Manuela Colla em 07/06/2018

A Tati Ruzzenenti, parceira do blog e guia turística em Roma, preparou as melhores dicas de Roma para locais: ela selecionou cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna que são verdadeiros tesouros escondidos, ideais para fugir da “muvuca’ dos turistas! Vem saber quais são! 

Roma para locais

Roma para locais: cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna

Viajar é muito bom mas, às vezes, é muito difícil encontrar opções alternativas além do batidão roteiro turístico tradicional. Especialmente quando se trata de destinos populares como Roma, a tendência é pular de monumento em monumento sem lembrar que, além destes, existe a vida de todos os dias, feita de lugares onde os habitantes realmente frequentam no seu tempo livre e que são longe da multidão caótica que vai e que vem.

Assim sendo, se de um lado existe a Roma dos grandes museus, do centro histórico de tirar o fôlego, dos cenários de filmes que marcaram gerações, por outro, existe a cidade das pessoas normais, dos bairros residenciais, daqueles ângulos ignorados pelas guias de turismo.

Pra quem deseja desbravar uma faceta menos turística de uma cidade tão antiga e cheia de surpresas como Roma, aqui vai uma lista de cinco lugares “lado B” da cidade que merecem ser visitados:

1. Villa Doria Pamphilj

É o maior parque histórico da capital, muito conhecido pelas esculturas, fontes, lagos e pelos belíssimos jardins em estilo francês. Durante a primavera e o verão, é comum encontrar famílias romanas que escolhem a Villa Pamphilj para um picnic num oásis em meio ao caos urbano. Que tal experimentar o verdadeiro significado de bel fare niente em um dos lugares mais bonitos da cidade?

Roma para locais

Villa Doria Pamphilj

2. O Coliseu Quadrado

O EUR é o bairro construído durante o regime fascista do qual o Palazzo della Civiltà Italiana é o edifício mais simbólico. Conhecido como Coliseu Quadrado graças aos seus arcos em mármore travertino e às esculturas dispostas entre estes, ele é talvez o melhor exemplo da arquitetura racionalista produzida naquele período. Atualmente o monumento é a sede da casa de moda Fendi que, de quando em quando, abriga em seu interno exibições de arte (mas geralmente a visita é somente externa).

Roma para locais

Palazzo della Civiltà Italiana

3. Casina delle Civette

Este museu, que parece saído de um conto de fadas, está dentro do parque de Villa Torlonia e é uma das belezas pouco conhecidas da cidade. A estrutura e a decoração são inspirados no estilo Liberty com pórticos, torres, azulejos e vitrais figurando diversas aves, em especial corujas, que dão nome à construção (“civette” em italiano). Ao lado do museu se encontra a Biblioteca di Arti Applicate com cerca 1.400 livros sobre as técnicas de realização de mosaicos e pinturas no vidro.

Roma para locais

Casina delle Civette

4. Roseto Comunale

Todo mundo conhece o Circo Máximo mas, o que pouca gente sabe que, a dois passos dali, existe um jardim com cerca 10.000 m2 e mais de 1.100 tipos de rosas provenientes do mundo inteiro. Até descobrir o Roseto, eu nem imaginava que poderia existir tanta variedade em uma só espécie de flor, então quem é curioso e quer fazer um passeio diferente mas ainda assim no centro da cidade, pode dar um pulinho lá!

Infelizmente, o local abre só durante a primavera e em outras ocasiões especiais mas quem vier fora deste período pode sempre aproveitar para passear no Giardino delle Arance, parque vizinho ao Roseto que tem um terraço com uma das vistas mais bonitas de Roma.

Roma para locais

Roseto Comunale

5. Cimitero Acattolico

Esta dica com certeza não vai agradar gregos e troianos mas vou recomendar assim mesmo, já que é um dos lugares mais peculiares da cidade. De acordo com as normas da Igreja, não-católicos eram proibidos de serem enterrados dentro dos muros urbanos, que eram considerados terra sagrada. Por este motivo, foi construído no atual bairro de Testaccio o também chamado “Cemitério dos Ingleses” para abrigar inicialmente sepulturas de estrangeiros, em sua maioria protestantes, que faleciam na capital. Para se ter uma ideia, os enterros aconteciam à noite para evitar episódios de fanatismo religioso por parte da população.

Inicialmente as tumbas não eram evidenciadas mas, com o tempo, o cemitério adquiriu um estilo anglosaxão com esculturas particulares como “l’Angelo del Dolore”, um dos monumentos fúnebres mais copiados no mundo. Além das obras de arte, o cemitério conta com tumbas famosas como a do filósofo Antonio Gramsci, do escritor Carlo Emilio Gadda, dos poetas Percy Shelley e John Keats (que antes da sua morte deixou escrito o próprio epitáfio no qual se lê “aqui jaz um homem cujo nome foi escrito na água”).

Roma para locais

Cimitero Acattolico

E como contratar a Tati para passear por Roma?

Para quem quer conhecer o melhor de Roma, uma ótima alternativa é contratar os serviços da WondeRome, uma empresa que realiza diversos roteiros por pontos turísticos da Itália e – o mais bacana! – do jeito que você quiser e de forma personalizada! Para contratar os serviços da Tati, que já atendeu inúmeros brasileiros na Itália, envie um contato pelo formulário deste post! E boa viagem!

v

__

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hospedagem boa e barata em Roma: Casa Minha Al Colosseo - […] Roma para locais: cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna para curtir a cidade como um romano! […]
  2. Aula de Gastronomia em Roma - dez dias de imersão com hospedagem - […] Roma para locais: cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna para curtir a cidade como um romano! […]
  3. Sete lugares românticos para pedido de casamento em Roma - […] Roma para locais: cinco lugares “lado B” da Cidade Eterna para curtir a cidade como um romano! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *