Portugal, Budapeste, Viena e Praga: Dá para fazer este roteiro?

por | Atualizado em 22/02/23 | Aviação, Budapeste, Hospedagem, Lisboa, Porto, Praga, Trem, Viena

Portugal, Budapeste, Viena e Praga_Budapeste_Viajando Bem

Tássia enviou:

Olá, tudo bem?
Antes de tudo, é uma pena que eu não tenha conhecido o seu site antes. Você dá muitas dicas bacanas e teria ajudado bastante no mochilão que fiz na europa no final de 2007. Mesmo assim ele foi perfeito!

Bom, eu me caso esse ano e estou pensando em ir de lua-de-mel para a Europa, novamente em um sistema low cost, mas não queria ficar em Albergues. Gostei muito daqueles flats de Budapeste – inclusive quero muito ir para lá também. Meu noivo ainda não conhece a Europa, mas gostaria muito de visitar Portugal. Eu queria muito fazer Praga, Budapeste e Viena.

Você acha que esse roteiro pode ser amarrado? Quantos dias são indicados para cada lugar? Conhece mais alguns flats no esquema de Budapeste nessas outras regiões? O ideal é fazer a viagem de avião?

Parabéns pelo Blog, é muito bacana!

Tássia

____________________

Oi Tássia, valeu por acompanhar este blog! Olha, dá para amarrar perfeitamente este roteiro. Poderias fazer Portugal, Budapeste, Viena e Praga, ou iniciar em Budapeste e finalizar em Portugal. De Portugal para Budapeste ou de Praga para Portugal, vá de low-cost. De Budapeste a Viena e de Viena a Praga, trem, sem dúvida. Aí poderás comprar a passagem quando chegar em cada cidade ou já sair do Brasil com os tickets em mãos, através da Rail Europe.

Quantos dias em cada cidade? Sou daqueles que gosta de sentir a cidade, não apenas passar voando por elas e ver apenas os pontos turísticos. Mas tudo depende do tempo, grana e estilo de viagem. Eu faria assim: Budapeste 3/4 dias, Viena 3/4 dias, Praga no mínimo 5 dias, Lisboa no mínimo 5 dias e Porto e arredores, 3 dias.

Para alugar apartamentos em Praga, recomendo o Rent & Go. Serviço hiper profissional e com ótimos apartamentos. Em Lisboa, vá de Rent 4 Days. Em Budapeste, sem erro o Dunaflat, pelo atendimento, preço, característica e localização dos apartamentos. Em Viena, assim como também para qualquer outra cidade da Europa, vá de VRBO. Mas se a idéia for hotel, uma ótima alternativa é o Geblergasse, que já foi citado neste blog. E, claro, não poderia deixar de fora o ótimo serviço de reserva de albergues e hotéis, Booking.com.

Tássia, felicidades pelo casamento e ótima viagem! Espero ter ajudado!

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

 

 

115 Comentários

  1. Helia Maria Sampaio

    Gostei das atas sugestões

    Responder
  2. Madalena Coatio

    Olá, Rogério!
    Sou Madalena Coatio e em 2017 você organizou uma viagem para mim pela Itália.
    Agora em junho de 2019 quero fazer Praga-Viena(Bratislavia)-Budapeste.
    No entanto, quando inverto o itinerário começando por Budapeste, as praças ficam mais baratas.
    Pensei em ficar 4 dias inteiros em Praga, Viena e Budapeste e 1 em Brastislavia, já descontando o dia do deslocamento.
    Então, você acha que tanto faz começar por Praga ou Budapeste?
    Forte abraço!
    Madalena Coatio

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Madalena, tudo bem?!

      QUe legal, baita viagem!!!!

      Isto, pode fazer de um jeito ou outro que não há problema! 🙂

      Abraçoooo!

      Responder
  3. Leonardo Porcelli

    Adorei

    Responder
    • Sonia

      Olá tudo bem? Meu marido descende de portugueses e eu de poloneses então gostaria de fazer um roteiro que incluisse esses dois paises e mais algum ou alguns do leste europeu. Quais vc sugere levando em conta a facilidade de locomoçao entre eles?

      Responder
  4. Dora

    Amigo,
    parabens pelas dicas!!! Me diga a forma mais barata e rapida de ir de Budapeste para Lisboa, em maio/17

    Responder
  5. Tatiana

    Olá Rogério!!
    Primeiro adoro seu site, é cheio de informações super importantes para a montagem de qualquer viagem!
    Estou programando uma viagem pelo Leste Europeu e queria sua opinião: Chegamos por Budapeste (vamos locar um carro) – ficamos 4 dias e seguimos para Bratislava ( 3 dias) com um bate e volta até Gyor.
    Depois Viena por 2 dias
    Cesky Krumlov por 1 dia
    Praga 4 dias
    Dresden 2 dias
    Breslávia 1 dia
    Cracóvia 2 dias
    Bardejov 1 dia
    Kosice 2 dias
    Budapeste 1 dia (apenas para devolver o carro e embarcar.
    Os voos São Paulo – Budapeste são muito caros????
    Confio em sua sábia opinião e conselhos, guru!!!!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Tatiana!

      O roteiro parece ótimo! Eu só aumentaria um dia em Viena, ok?!

      Sobre os voos, será mais difícil encontrar promos para Budapeste, mas o valor não é tão diferente assim do que voar para outras cidades. Fiquem de olho nas promoções e tentem comprar com antecedência de 6 a 4 meses, assim garantem um bom valor!

      Se quiser compartilhar sua viagem com os leitores do blog, poderá escrever quando retornar, ok?! O espaço aqui está aberto para compartilhar experiências!

      Uma ótima viagem para vocês!

      Abraço!

      Responder
  6. Luciana

    Olá! Muito bom seu blog!
    Eu e meu marido aproveitamos a promoção da Tam de resgatamos passagem com pontos para Frankfurt, em novembro. Gostaríamos de ir para Praga, Viena e Budapeste, e alguma cidade legal na Alemanha (Munique ou Berlim) ou p/ Salesburgo Temos apenas 10 dias (penso que dois dias em Budapeste e 3 em Praga)Gostariamos da sua ajuda para o melhor roteiro e forma de locomoção!
    Grata
    Luciana

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Luciana, tudo bem?!

      Enviei diretamente para teu email minha proposta de consultoria e briefing, ok?!

      Abração!

      Responder
  7. Tiago

    Olá, realmente o blog está muito bom! Parabéns!
    Estou pensando em fazer Budapeste-viena-praga em setembro, mas surgiu uma dúvida:
    Saindo do Brasil, a melhor opção é um voo direto para praga ou Budapeste? Ou é melhor e mais barato desembarcar em outro destino é pegar um transporte até la??
    A outra pergunta é, comprar passagens de ida e volta para Budapeste (por ex) ou ida pra Budapeste e volta partindo de praga?

    Abraço!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Tiago!

      Todas as opções são corretas, o importante é cotar e comparar. O melhor, claro, é chegar por uma cidade e voltar por outra. Não recomendo chegar numa cidade e se deslocar de trem até o destino que será o início da viagem, ok?! E sempre priorizar multi-city (chegada por uma cidade e volta por outra) em detrimento da round-trip (chegada e saída por uma mesma cidade).

      Abraço!

      Responder
  8. LSV

    Olá Rogerio, como todos, achei o site Top! Parabéns. O que você me diz do roteiro: Aereo Natal-> Lisboa -> Veneza, depois de trem entre Budapeste, Viena, Praga, Munich, Heldeberg e Bruxelas. Seriam 21 dias. Sendo Lisboa, apenas pela opção de stop gratuito que a TAP me da (basicamente será 1 dia na cidade e outro em Fátima). nas demais cidades de 2 a 3 dias (dias = alojamento/pernoites). Meu maior dilema agora, seria definir como ir de Veneza a Budapeste, que olhando pelo mapa seria a melhor opção para começar o o percurso de trem.

    Responder
  9. Marcelo Guedes

    Olá Rogério, parabéns pelo site e pelas dicas. Gostaria de saber qual o melhor roteiro: Budapeste, Viena, Praga ou Praga, Viena, Budapeste. Outra coisa, gostaria de encaixar Alguma cidade Polonesa e outra Alemã. Tenho 15 ou 16 dias no geral. Vou embarcar em Natal´-RN. Não falo praticamente nada de inglês.

    Responder
  10. Isamariaoliveira

    Preciso que me ajude montar num roteiro com saida de porto dia26/12para budapeste Só volto ao brasil dia 19/01/2015 por onde posso passear paises perto , lugares para ficar , hotel mais baratos o que posso fazer de carro trem ou aviao . Gostaria muito de passar em roma Austria e praga , se der porque estou desistindo porque é tao complicado . Bi que vc dar umas dicas tao boas srnsatas , se puder me ajudar fazendo uma voisa bacana . Vsi eu meu marido e duas filhas . Porque ê um periodo muito frio tem lugar que carro nem passa nê devido neve , eu nao conheço entao gostaria de ajuda . Obrigada n

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Isa, tudo bem?!

      Acredito que seja melhor contar com a minha consultoria profissional para sua viagem. Enviei proposta diretamente para seu email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  11. Glicia

    Olá!! Trabalho c viagens em Macaé, estou sempre visitando blogs, pois Amo viajar e indicar cidades, hoteis, etc c segurança, e seu blog eh muito interessante e vejo q conhece mto bem o q informa, parabéns!! Espero q passamos trocar informaçoes uteis aos seus leitores e aos meus clientes. A propósito, onde vive? Sem mais, ate breve!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Bacana Glicia! Sempre que quiser colaborar com alguma info ou trocar ideias, fica bem à vontade! 🙂

      Vivo em Bento Gonçalves/RS!

      Abraço!

      Responder
  12. Rodrigo Kulkes

    Olá. Parabéns pelo blog. Vou fazer esse roteiro com minha esposa. Talvez inclua mais uma noite em Fussen. A partir de Munich faremos o passeio de trem. O que vc acha? Desde já agradeço, Rodrigo.

    5 Chegada – Frankfurt – aluguel de carro
    5/6 – Wurzburg (começo da rota romântica) cidades principais da rota: Rothenburg, Füssen e Dinkelsbühl
    Wurzburg – hotéis Hotel Wurzburger Hof
    Wurzburg – ver as atrações mais perto da viagem –
    Rota romântica 245 km
    6/7 Augusburg (no meio da rota romântica)
    7/8 Munich
    Dia para conhecer Munich (campo de Dachau)
    8/9 Munich
    Dia para conhecer Munich
    9/10 Munich
    Dia para conhecer Munich
    10/11 Munich – Viena
    5h – Dia para conhecer Viena
    11/12 Viena
    Dia para conhecer Viena
    12/13 Viena
    Dia para conhecer Viena
    13/14 Viena
    5h – Dia para conhecer Praga
    14/15 Praga
    Dia para conhecer Praga
    15/16 Praga
    Dia para conhecer Praga
    16/17 Praga
    (5h até Berlim)
    17/18 Berlim
    o palacio de Potsdam
    18/19 Berlim
    19/20 Berlim
    20/21 Berlim
    21/22 Berlim –
    5h até Frankfurt –
    22/23 Frankfurt

    Responder
  13. Daniela Dietze

    Gostaria de saber onde posso comprar passagem por navio para ir de Viena para budapeste e qual hotel é melhor ficar em budapeste .

    Responder
  14. Rogerio

    Olá Reginaldo!

    A melhor maneira seria comprar a passagem entre Pisa ou Florença até Budapeste ou Praga juntamente com a passagem intercontinental. Desta forma, conseguirá um bom valor na passagem aérea e não precisará se preocupar com o excesso. Mas sugiro que compare com outras tarifas pesquisando no site Skyscanner os valores e franquias de bagagem de cada companhia aérea. Pode ser que consiga algum voo em uma companhia aérea tradicional com preços similares aos das low costs, porém com franquia de bagagem mais generosa. Só não dá para se arriscar e embarcar em qualquer cia aérea low cost, pois realmente o valor por quilo adicional é uma fortuna e inviabiliza qualquer viagem.

    Caso não consiga por avião, o que seria bem mais rápido, resta o trem. Partindo de Florença às 21h37, a viagem leva quase 17h, chegando em Praga 14h18, e custa, em cotação para fevereiro, R$ 432,00, no site da Rail Europe. Muita viagem e caro, não? Acredito que conseguirá passagem aérea mais em conta e com franquia suficiente para despachar suas malas em uma companhia tradicional ou então na compra junto à passagem intercontinental.

    Depois é só seguir o roteiro via trem de Praga a Viena e então a Budapeste. Ou, se partir de avião de Livorno (Pisa ou Florença), sugiro começar por Budapeste e depois seguir a Viena e Praga.

    Caso precise de mais infos, basta comentar novamente, ok?!

    Abraços!

    Responder
  15. Vivi e João

    Olá, Rogério!
    Acabei de conhecer o blog, muito bom! Parabéns pelas dicas, são ótimas!
    Se puder me ajudar com essa dúvida, agradeço: meu marido e eu pretendemos viajar em outubro durante 10 dias com meus pais e minha irmã, e gostaríamos de conhecer Viena, Praga e talvez, Budapeste. Mas nós adoramos viajar de carro pelo interior dos países, conhecendo as cidades pequenas (fizemos isso na Alemanha e foi maravilhoso), então gostaria de saber se você indica cidadezinhas interessantes para se conhecer no caminho entre estas cidades.
    Mais uma vez, obrigada!
    Abraços!
    Viviane
    [email protected]

    Responder
    • Rogerio

      Olá Viviane! Valeu pelos elogios!

      Que show esta viagem! E como estarão em 5, nada mais econômico que alugar um carro. Só alerto para que confiram direito com a locadora a possibilidade de cruzar a fronteira entre Áustria e República Tcheca. Algumas locadoras têm sérias restrições para quem circulará por países do Leste Europeu.

      Acredito que conseguirão incluir Budapeste neste roteiro, se não ficarem muito tempo pelo interior. Boas cidades para conhecer na República Tcheca são Karlstein, Kutna Horá, Karlsbad e a fantástica Cesky Krumlov. Na Hungria boas pedidas são Szentendre, Esztergom, Pécs, Eger e Tokaj. Na Áustria Eisentstadt, Graz, Linz, Hallstat, Salzburgo e a belíssima Innsbruck, nos alpes austríacos.

      Um grande abraço!

      Responder
  16. Anonymous

    Olá, sabem informar se é permitido e seguro pernoitar ou ficar no aeroporto de Budapeste aguardando o vôo que só sai na manhã seguinte? Aguardo e agradeço
    Gisele

    Responder
  17. Luiz

    Ola Rogerio,

    Elogio nunca é demais, portanto parabens pelas suas dicas.
    Vou fazer o trecho amsterdan-berlin-viena-praga e budapeste.
    Acha que a sequencia esta boa? Penso em fazer de carro, acha que vale a pena ou melhor de trem?
    E de budapeste vou para veneza, qual companhia low cost sugere?
    E locais para ficar lowcost, mas nao albergues?

    Abraco e muito obrigado pela atencao
    Otimo trabalho

    Responder
    • Rogerio

      Oi Luiz!

      A melhor sequência seria Amsterdã – Berlim – Praga – Viena e Budapeste. Todos os trechos poderão ser feitos tranquilamente de trem, talvez o trecho Amsterdã-Berlim seja mais rápido e viável de avião. Se quiser fazer esta rota de carro, é bom se informar legal sobre a possibilidade de circular livremente pelo Leste Europeu. Companhias como a Hertz e Avis têm sérias restrições com locação para circular pelo Leste Europeu. Além disto, se a ideia for pegar o carro em Berlim, por exemplo, e devolver em Budapeste, vale conferir se isto é possível e se o valor compensa, ok?!

      Consulte os horários e datas de trem para os trechos que pretende fazer em Rail Europe. Também já poderá comprar os tickets, se preferir já sair do Brasil com a viagem organizada. Se a ideia for locar veículo, vale consultar o site da Europcar.

      Para consultar os voos de Budapeste a Veneza, indico o site da Skyscanner.

      Para consultar locais low-costs, hotéis e albergues, use e abuse do site da Booking.com. Com certeza encontrará algo que seja bem localizado e com os preços desejados.

      Abraços!

      Responder
  18. REGINALDO

    Olá Rogério, excelente seu trabalho e suas dicas… Estarei em Livorno 07/04 e pretendo ir a Praga, Budapeste e Viena. Estarei com duas grandes malas, ou seja, excesso de bagagem para um Low cost, mesmo assim, vale a pena? Ou é melhor ir de trem. Tempos atrás, fui de Roma para Londres pela Easyjet e me cobraram 20 Euros o Kilo do excesso de bagagem, um absurdo… Qual sua opinião sobre o roteiro e o meio para efetivá-lo. Obrigado, um abraço…
    [email protected]
    [email protected]

    Responder
  19. Rogerio

    Oi Talita, tudo bem?!

    Vai na boa que o que interessa ao turista permanece aberto. Apenas na semana entre o Natal e Ano Novo é comum museus, restaurantes e outros locais ficarem fechados. Claro que, se houver muita neve e frio, aumenta a probabilidade de os espaços públicos fecharem também.

    O negócio é levar boas roupas para encarar o frio e curtir estas três belíssimas cidades!

    Abraços!

    Responder
  20. Anonymous

    Oi Rogério,

    adorei seu blog!
    Estou querendo ir para Praga, Viena e Budapeste no meio de dezembro, com meu namorado, minhas irmãs e alguns amigos… Gostaria de saber se tem o que fazer nessas cidades no mês de dezembro, pois soube que fica tudo fechado! Aguardo notícias, muito obrigada! Talita

    Responder
  21. Rogerio

    Oi Letícia! Valeu por ter curtido o blog!

    Bah, eu acho que é muito pouco tempo para fazer estas 4 belíssimas cidades em apenas 8 dias/7 noites. Calculando um mínimo de 2 noites para Veneza e Florença, e 3 para Roma, que seriam o tempo mínimo ideal para curtir cada cidade, já dá todo o tempo da sua viagem! Que tal deixar Praga e outras belas cidades do Leste Europeu para uma próxima viagem e curtir legal a Itália?

    Mas se vocè realmente quiser conhecer Praga, durma apenas uma noite em Veneza (tomara que seu vôo de Dublin para Veneza seja bem cedo) e no dia 01/set pegue voo de Veneza para Praga ao meio-dia, chegando lá 13h20. Curta Praga até 3 de setembro e então retorne para Veneza às 10h20, chegando 11h40. Este itinerário, Veneza-Praga, você voa pela Wizz Air por apenas R$ 150,00, conforme cotação em Skyscanner.

    Então de Veneza você pega o trem e ruma para Florença, ficando lá até dia 5 e do dia 5 até dia 7 em Roma, de onde voltará para Dublin. Tanto o trajeto Veneza-Florença como Florença-Roma devem ser feitos de trem. Confere valores, horários e efetue compra em Rail Europe.

    Bem puxado, mas é uma possibilidade. O negócio é amarrar bem o roteiro da viagem, já definindo o que quer visitar em cada cidade e, principalmente, já reservar o albergue ou hotel, para não ter que ficar perdendo tempo procurando vaga de última hora, ok?! Vale conferir meu post sobre Hotéis Recomendados e também procurar outras opções em Booking.com.

    Letícia, espero ter ajudado. Se precisar de mais informações, é só chamar!

    Abraços e ótima viagem!

    Responder
  22. Anonymous

    Oi Rogério! Primeiro, gostaria de elogiar seu blog, muitas dicas boas! Bom, estou precisando de um auxílio… vou viajar pela Itália e gostaria de ir para Praga também. Estou morando em Dublin e farei essa viagem antes de voltar para o Brasil, então estou tentando “casar” minha viagem para a Itália com Praga, no pouco tempo que me resta, pois são lugares que realmente quero conhecer. Estou com minhas passagens de avião compradas para chegar em Veneza no dia 31 de agosto e voltar para Dublin saindo de Roma no dia 07 de setembro. Gostaria de fazer Veneza, Florença, Roma e Praga… você acha que é possível eu conseguir conciliar esse roteiro? É melhor viajar de trem, correto? Aguardo um retorno seu! =) Letícia

    Responder
  23. Anonymous

    Obrigada, Rogério!
    Adorei a orientação!
    Abraços
    Helena

    Responder
  24. Rogerio

    Olá Helena, tudo bem?! Que bom que curtiste as dicas!

    O teu roteiro está show de bola!

    No dia 18 vocês fazem o trajeto Amsterdã-Bruges (270km, 3 horas de viagem) e se hospedam por lá, podendo passar o dia conhecendo a cidade praticamente a pé. No outro dia, 19, depois de dar mais um giro por Bruges, partam para Antuèrpia no final da manhã (110 km, 1h20 de viagem) e curtam a cidade o dia inteiro, se hospedando por lá também. E no dia 20, final da manhã ou início da tarde, rumam de volta à Amsterdã (160 km, 2 horas de viagem).

    Uma boa pedida para se hospedar em Bruges é o ótimo e de bom custo x benefício B&B De Vijf Zuilen. Em Antuérpia, o Park Inn by Radisson Antwerpen, da rede Radisson, é muito bem localizado por um preço bem atrativo.

    Se saírem cedo de Antuérpia, indico um passeio pela linda Roterdã, bem no meio do caminho entre Antuérpia e Amsterdã.

    Espero ter ajudado na tua “bagunça” Helena. E se precisar de mais ajuda, é só chamar!

    Abração!

    Responder
  25. Anonymous

    Olá, Rogério
    Excelentes suas dicas. Gostaria de receber uma ajudinha: chegarei em Amsterdam no dia 16 e tenhi voo de volta para Madri no dia 21. Gostaria de, além de explorar um pouquinho da Holanda, chegar até alguns pontos da Bélgica. Estaremos de carro. O que me sugere como rota e em que cidades me hospedar para cumprir este roteiro?
    Pensei em Amst. nos dias 16 e 17; 18 e 19 na Bélgica(Bruges e Antuérpia),saindo dia 20, cedo, para Amst. novamente.
    Por favor, pode me ajudar a arrumar esta bagunça?
    Um abraço, Helena

    Responder
  26. Rogerio

    Oi Gulherme, obrigado pelo relato e pelo aviso. Eu achei que a OEBB emitisse e-ticket, bastando apresentar na estação para retirada da passagem… Então é o método tradicional mesmo, via correios, ou via nado, conforme descreveste… hehe!

    Sorte que você comprou com bastante antecedência, hein?!

    Tá dado o aviso! Valeu!

    Ótima viagem e espero tuas dicas na volta, ok?!

    Abraços!

    Responder
  27. Guilherme Faro

    Olá Rogério, tudo bem?
    Só para te alertar sobre o tempo de entrega dos bilhetes de trem da OEBB por correio. Comprei os bilhetes de trem para mim e para minha esposa de Budapeste-Viena e outro de Viena-Praga por e-mail, como eu já havia te escrito no comentário acima. Até aí sem problema. Uma semana após ter comprado os bilhetes, nem sinal dos mesmos. Comecei a ficar preocupado e enviei um e-mail para eles perguntando o que havia acontecido. Para minha surpresa eles disseram que o tempo de envio dos bilhetes por correio até chegar aqui no Rio de Janeiro era de 3 a 4 semanas!!! Acho que o carteiro veio a nado, atravessando o Atlântico, porque esse tempo é um absurdo!!! Comprei dia 20/05 e foi enviado no mesmo dia. Viajo semana que vem e os bilhetes só chegaram HOJE, dia 14/06. Só fui avisado que demoraria tanto assim quando já tinha comprado. Ainda bem que resolvi comprar bem antes. Ou seja, se você resolver comprar, compre com PELO MENOS 1 mês de antecedência para não ficar agoniado como eu fiquei. ahahahha
    grande abraço

    Responder
  28. Rogerio

    Oi Guilherme!

    Eu não sabia que a ÖBB oferecia esta flexibilidade, muito bom saber! Parece ser similar ao serviço da Trenitalia, onde eu faço a compra e recebo um código no celular, para retirar a passagem na estação. Isto quebra um galhão para quem já quer sair do Brasil com as passagens garantidas, mas que dependem quase sempre da entrega via correios da Rail Europe.

    Sobre viajar na 2ª classe, não é tão confortável quanto a primeira, ainda mais em viagem noturna. Mas acredito que vai ser bem tranquilo, principalmente se der sorte de pegar uma cabine que fique vazia toda a viagem. E se não for em cabine, só fica mais atento com suas bagagens, ok?!

    Sobre a região onde ficará em Viena, show de bola! Bem pertinho do centro e de tudo! E o hotel então, espetacular!

    Guilherme, tá com tudo nos trinques, hehe!

    Abração e ótima viagem!

    Responder
  29. Guilherme Faro

    Desculpa-me pela confusão. Quis saber se você conhecia a região de Viena que ficaremos, que fica em Taborstrasse 12 | 1020 Vienna | Austria Hotel Stefanie. E não a que citei no post anterior, que fica em Budapeste.
    Obrigado

    Responder
  30. Guilherme Faro

    Olá Rogério. Obrigado pela gentileza de me responder.
    Gostaria de te fazer mais duas perguntas, se não se importa.
    A 1ª é quanto aos trens. Andei pesquisando sobre os trens na internet e achei a página da OEBB.AT (railjet). Descobri que posso comprar o bilhetes enviando um e-mail para eles e depois tenho a opção de pegar em uma das estações em qualquer lugar da Áustria ou eles enviam por correio. No segundo trecho que iremos fazer, que é de Viena para Praga, só tem a 2ª classe. É confortável para passar a noite, pois sairemos as 22:23 e chegaremos em Praga as 4:00?

    A 2ª é se você conhece a região que ficaremos hospedados. Se conhecer, se é uma região boa. Perto dos pontos turísticos e etc. Ficaremos no Promenade City Hotel, 1052, Váci utca 22.

    Mais uma vez, obrigado pela gentileza.
    abração

    Responder
  31. Rogerio

    Oi Gulherme, beleza?!

    Olha, todas as vezes em que comprei por este site nunca tive problemas. Confesso que acho ele bem pouco intuitivo e meio bagunçado. Mas acredito que colocando todos os dados corretos os problemas serão minimizados, ok?!

    Já enviei vários emails para eles, cobrando um serviço mais profissional e com atendimento decente. Só assim passarão a ser mais confiáveis.

    Outros sites de compras eu não conheço. O que tu poderás fazer é comprar via agência, mais fácil e sem erros. Só não sei te informar a diferença de valor e se há.

    Outra opção é comprar na chegada em cada cidade, já para o próximo destino. Diversas vezes fiz assim e não tive problemas. Além disso o valor era praticamente o mesmo.

    Se precisar de mais alguma info ou ajuda, é só chamar Guilherme.

    Abraços!

    Responder
  32. Guilherme Faro

    Olá Rogério. Infelizmente só conheci seu blog hoje. Teria aproveitado muito mais minhas viagens. Em todo caso, eu e minha esposa faremos o roteiro acima, mencionado no texto, mas ao inverso. Começaremos por Budapeste, Viena e Praga de trem e para Portugal de avião (gostaríamos de fazer de carro esse trajeto, mas infelizmente não teremos tempo suficiente para isso).
    Bom comecei a procurar sobre trens pela europa e achei seu blog. Notei que você sugere comprar os bilhetes pela RailEuropa. Mas dando uma pesquisada pela internet, já li vários relatos de consumidores que tiveram muito problema com a Raileuropa e não aconselham a compra na página deles. Você sugere outra página para comprar os bilhetes de trem?
    Obrigado

    Responder
  33. Rogerio

    Desçam na Westbahnhof, pois aí vocês estarão mais próximas do Museum Quartier, Leopold Museum, Secession Building e do palácio Hofburg, residência oficial de Sissi e família real.

    Se optarem por descer na estação Meidling, vocês estarão mais próximas ao Schlosspark. Mas vale também conferir qual destas estações é mais perto do hostel, ok?!

    Responder
  34. Anonymous

    olá,Rogério

    Precisamos mais um pouco dos seus conhecimentos.

    Qual das duas estações é mais vantajoso de chegar e ficar próximo das atrações principais e menos exaustiva para caminhar com nossas mochilas WIEN WESTBAHNHOF ou WIEN MEIDLING ? O preço nao faz diferença segundo o rail europe.

    abraços Dany e Bela

    Responder
  35. Rogerio

    Hehe, com toda certeza! Viajar e sempre!

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Abração!

    Responder
  36. Anonymous

    Olá, Rogerio

    obrigada pelas dicas, temos buscado muitas opções do booking.com
    Então, somos duas jovens irmãs solteiras….srrsr…temos que viajar e curtir bastante as férias neh??…rsrrs

    Abraços!

    Responder
  37. Rogerio

    Oi Danielle e Isabela!

    O roteiro de vocês está espetacular! Bastante tempo em cada cidade, bem como eu gosto e costumo recomendar. A única ressalva é quanto ao tempo em Budapeste, 10 dias. Parece ser demais, mas estou desconfiado que vão estar visitando alguém ou então têm algum outro objetivo, além de conhecer a cidade, certo?

    Todos os trajetos vocês poderão fazer de trem, bem tranquilas. Podem conferir valores, horários e até comprar os tickets ainda aqui no Brasil, pelo site da Rail Europe. Ou então ao chegar em cada cidade, já garantindo o ticket de trem para a próxima cidade.

    Também poderão conferir se não vale a pena comprar um passe de trem para o Leste Europeu. Dêem uma conferida neste post –> https://viajandobemebarato.blogspot.com/2011/04/passes-de-trem-pela-europa-como-usar.html.

    Com relação à imigração, também fiquem bem tranquilas. Ao cruzarem a fronteira entre um país e outro, haverá um agente policial que conferirá os passaportes de vocês dentro do próprio trem. Mera rotina.

    E já seria bom, sim, viajar daqui com os hostels já reservados. Como é alta temporada, os valores poderão ser bem altos para reservas feitas na hora, além de vocês terem que bater pernas procurando albergue quando aquele que vocês queriam já estiver lotado.

    Vão por mim, já reservem o hostel. Vale fuçar bastante e comparar cada item para definir o melhor para vocês, ok?! Isto já faz parte da viagem! Confiram e reservem hostel através dos sites Booking.com ou Hostelworld.

    E se tiverem mais dúvidas, é só me chamar.

    Abraços!

    Responder
  38. Anonymous

    *eu e minha irmã!

    Responder
  39. Anonymous

    Olá Rogério! Ficamos tentadas a pedir sua ajuda, e parabéns pelo blog. Eu e minha, sou Danielle e ela Isabela, vamos a Europa do leste de 17 de junho a 17 de julho.

    Nosso roteiro seria:

    Manaus-Budapeste : com 10 dias em Budapeste

    budapeste – praga: 7 dias em Praga

    Praga- viena: 5 dias em Viena
    Viena-Salzburgo: 5 dias em Salzburgo

    e retornaremos para Budapeste para pegar o voo de volta ao Brasil.

    quais seriam suas sugestoes de locomoçao?, queremos fazer tudo de trem, ja que somos mochileiras, estamos um pouco confusas quanto as imigraçoes nesses diferentes paises.

    Seria prudente reservar os hostels desde já?…

    um abraço!!

    Responder
  40. Rogerio

    Oi Olga! Que maravilha, é isto aí, na melhor idade e mantendo o ritmo! Espero ser assim como vocês!

    O ideal para vocês é planejar a visita de 2 atrações turísticas por dia, no máximo, para não cansarem e poderem curtir também o dia a dia nas cidades. Acredito que o melhor roteiro para vocês, pensando principalmente no menor e melhor deslocamento, seja o seguinte:

    Roma – 7/9 dias
    Nápoles – 4/5 dias
    Praga – 7 dias
    Cesky Krumlov – 3 dias
    Viena – 5 dias
    Budapeste – 4/5 dias
    Milão – 5 dias

    E os meios de transporte seriam:

    Roma – Nápoles -> Trem
    Nápoles – Praga -> Avião (Smart Wings)
    Praga – Cesky Krumlov -> Trem
    Cesky Krumlov – Viena -> Trem
    Viena – Budapeste -> Trem
    Budapeste – Milão -> Avião (easyJet ou Lufthansa)

    Os trechos de trem podem ser cotados e até já comprados no site da Rail Europe. Os trechos de avião podem ser conferidos e já comprados no site da Wegolo ou então das próprias companhias aéreas.

    Em relação ao tempo de viagem para cada cidade, utilizei uma métrica baseada na visita de 2 atrações turísticas por dia, sobrando um tempo bem legal para uma terceira ou para uma boa flanada pela cidade.

    Uma dica certeira para vocês seria alugar apartamento nas cidades onde ficarão 5 ou mais dias. Sai bem mais barato que hotel e ainda poderão fazer umas comprinhas na feira ou supermercado e entrar na cultura gastronômica de cada cidade. Um ótimo serviço que já utilizei para reservar apartamentos é o da VRBO. Vale também conferir as dicas de hotéis com ótimo custo x benefício em Roma e Praga recentemente postadas aqui no blog.

    E outra dica importante é ficar hospedado sempre na região central ou onde estão a maioria dos pontos turísticos de cada cidade. Assim vocês economizam no transporte e podem caminhar bastante e no ritmo de vocês, sem pressa.

    Olga, espero ter ajudado. Se precisar de mais informações ou ajuda para outros detalhes, é só chamar!

    Abraços e ótimo planejamento!

    Responder
  41. Anonymous

    Olá Rogério, muito obrigada pelas informações. Ajudou bastante!
    Abraço,

    Verônica

    Responder
  42. Anonymous

    OLá Rógerio.somos um casal de 3 idade,já temos mais de 70 e mais de 50 de feliz casamento!viajamos bastante ,claro que agora o corpo não permite exageros.estou començando organizar uma viagem,para cidades onde não estivemos,començando
    por Roma,Napoles,Budapest,Praga,Cesky krumlov,
    Viena,voltando por Milao.dispomos de 35 ou 40 dias de maio a junho como fazer a viagem economica ?,já vi que não podemos alugar carro a não ser pela Alemania e nós já conhecemos ,não é a opção.o que vç recomenda para nosso roteiro.quanto tempo em cada cidade levando em conta que não podemos correr vendo tudo ,como antigamente as pernas não dão!….OLGA

    Responder
  43. Rogerio

    Oi Verônica, tudo bem?!

    As maneiras mais lógicas e econômicas para fazer este roteiro seriam:
    Lisboa – Paris – Veneza – Viena – Praga
    ou
    Praga – Viena – Veneza – Paris – Lisboa

    Os trechos mais longos, acima de 4 horas, o ideal é fazer de avião. Os mais curtos, vão de trem. Para conferir horários, duração da viagem, valores e até emitir as passagens, utilizem os sites http://www.skyscanner.com.br e http://www.expedia.com/Flights?sid=3137849 (avião) e https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0 (trem). Com estes sites vocês conseguirão planejar bem a viagem e decidir os trechos que serão melhor via avião ou trem, ok?!

    Espero ter ajudado!

    Um grande abraço!

    Responder
  44. Rogerio

    Oi Bea! Que ótima notícia saber que partindo da Alemanha vocês poderão circular pelos países do Leste Europeu. Depois conte aqui os detalhes desta viagem, ok?!

    Abraçao!

    Responder
  45. Anonymous

    Olá, boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo site!
    Por favor uma opinião.
    Eu e meu marido estamos planejando uma viagem pela Europa no período de 27/08 a 10/09/2011. Pretendemos passar por Paris, Lisboa, Praga, Viena e Veneza. Qual será o melhor roteiro e quais os trajetos que podemos fazer de trem?
    Obrigada,

    Verônica

    Responder
  46. Beatriz

    Rogerio
    Agradeço sua atenção e suas orientações.Voçe tem razão,parece que não conseguiremos entrar na Hungria se alugarmos o carro na Itália, mas se sairmos da Alemanha poderemos viajar pelo Leste Europeu.Esta informação nos foi repassada pela Hertz. Pelo jeito teremos de rever nosso roteiro ou nosso meio de transporte. Depois conto sobre o que resolvemos, e acho que precisaremos de novas dicas.
    Um abraço!
    Beatriz

    Responder
  47. Rogerio

    Chris, para fazer praticamente tudo a pé em Praga o melhor é ficar próximo à Ponte Carlos, no centro histórico ou então em Malá Strana (Cidade Pequena).

    Abraços!

    Responder
  48. chris

    Olá Rogério, Obrigado pelas dicas valiosas a respeito dos trens ! Estou com dúvida quanto ao melhor lugar para me hospedar em Praga. Qual seria a melhor região para ficar ? Aquela localização onde posso explorar tudo a pé ? Abraços…

    Responder
  49. Rogerio

    Oi Chris, pode ser que tenha havido alguma problema na busca do site, pois a linha Budapest-Praha é bem comum e com bastante horários. Caso não encontre nada em http://www.raileurope.com.br, tente em http://www.mav.hu/english/index.php, o site da companhia ferroviária hungara.

    Também poderá, tranquilamente, comprar o ticket quando chegar em Budapeste, assim como eu fiz e normalmente faço nas minhas viagens.

    Também poderá, caso ache a viagem de trem muito longa (na média leva de 7 a 8 horas), fazer uam parada em Bratislava, que fica praticamente no meio do caminho. Ou então fazer este trajeto em um trem noturno. E também há a opção de ir de avião, pela Lufthansa, 4h15 de viagem, com preço médio de 150€.

    Abraços!

    Responder
  50. Rogerio

    Oi Bea!

    Olha, acho que vai ser difícil vocês alugarem carro para circular neste roteiro. As companhias mais tradicionais não permitem aluguel de carro para circular entre países diferentes do Leste Europeu. Mas se já tiver alugado e souber de uma locadora que permite isto, nos avise, oK?!

    Eu faria todos os trechos de trem, menos Veneza-Budapeste (1h15, Malev Air, na média 90€) e Praga-Milão (1h30, Alitalia, na média 40€), que serão bem mais baratos e mais rápidos por avião. Consultas de rotas e valores pode ser feitas em http://www.skyscanner.com.br. De trem em http://www.raileurope.com.br.

    Caso queiram alugar um carro, tentem ver a possibilidade de fazer o trajeto Budapeste-Viena-Bratislava-Praga. Aí pode ser uma boa circular de carro, se for possível. Um GPS é obrigatório!

    Eu dividiria a viagem mais ou menos assim: Milão (3), Veneza (3), Budapeste (3), Viena (3), Bratislava (2) e Praga (5).

    Não é necessário visto, apenas passaporte válido por no mínimo 6 meses a mais que o último dia de viagem e que fiquem no máximo 90 dias.

    VocÈs podem cotar os trechos internos de avião junto à passagem intercontinental e comparar os valores com a compra direta. Já viajem com os tickets aéreos comprados e os de trem podem ser comprados no dia de chegada em cada cidade ou, se preferirem, no site http://www.raileurope.com.br ou então nos sites das companhias férreas locais, já que a maioria vende pela internet.

    Bea, consegui te ajudar? Qq coisa chama novamente!

    Abraços!

    Responder
  51. chris

    Oi Rogério, muito obrigado pelas dicas. Cotei os trechos no site que vc indicou e acho que ficou ótimo. O único problema é que em Budapeste não consegui nenhum trem que me leve a Praga, parte final da minha viagem. Vc Tem alguma sugestão ? Abraços…

    Responder
  52. Rogerio

    Oi Chris, tudo bem?!

    Que beleza, trabalho em Munique e 14 dias de férias?! Coisa boa!

    Olha só, eu faria exatamente este roteiro. Só tiraria um dia de Viena e colocaria um dia a mais para Praga, ficando assim: Viena 4, Budapeste 4 e Praga 6. Caso chegue no penúltimo ou último dia em Praga e já esteja enjoada da cidade (o que eu acho muito difícil…), você pode pegar um trem e ir conhecer alguma cidade vizinha ou então passar o dia em Cesky Krumlov.

    E todos estes trechos podem ser tranquilamentes feitos de trem. Para ver a média de valores e o tempo de viagem, vá ao site http://www.raileurope.com.br.

    Não sei te dizer se vale a pena fazer o trecho Viena e Budapeste de barco, mas parece ser bem interessante, né?! Se não for muito demorado e nem muito caro, daria para investir nisto, não?!

    Se ainda ficou alguma dúvida Chris, é só chamar!

    Abração!

    Responder
  53. Beatriz

    Olá, Rogério,super bacana seu blog.
    Somos 4 pessoas e estamos indo para a Europa em abril para uma viagem de 19 dias.Pretendemos alugar um carro em Milão,irmos a Veneza,Budapeste,Viena,Bratislava e Praga.O retorno para Milão, onde devolveremos o carro, ainda não está com o trajeto definido. Rogério, gostaria de saber se é possível este percurso ser feito de carro e se não haverá dificuldade em atravessar as fronteiras entre os países.Um GPS é suficiente para nos localizarmos em relação aos percursos?Quantos dias são adequados para estas cidades? São necessários vistos? Na verdade gostariamos de todas as informações possíveis que puder no fornecer, bem como das pessoas que acessam seu blog e que já fizeram esta viagem de carro.
    Agradeço imensamente.
    Beatriz

    Responder
  54. chris

    Olá Rogério, Estou muito feliz por encontrar um blog tão legal quanto ao seu! Em maio estarei em Munique a trabalho e terei 14 dias de férias. Gostaria de visitar Viena(5 DIAS), Budapeste(4 DIAS) e Praga(5 DIAS). Como devo me locomover ? A ordem das cidades está, ok? Qual a distância entre esses trechos ? Vale a pena Fazer o trecho de Viena a Budapeste de barco? No fim terei que voltar a Munique, pois a minha volta ao Brasil será de lá. Aguardo ansiosa pelas suas dicas, Abraço…

    Responder
  55. Rogerio

    Olá Regina!

    O trajeto Veneza-Budapeste vale fazer pela Wizz Air (www.wizzair.com), com voos partindo de Veneza Treviso, duração de 1h15 e na média de 53€ por passageiro.

    De Budapeste para Munique, Frankfurt ou Colonia, o melhor a fazer é consultar os sites http://www.skyscanner.com.br e http://www.bahn.de/i/view/GBR/en/ para conferir se valerá mais a pena fazer o trajeto de trem ou avião.

    E o mesmo vale para o trajeto Alemanha-Paris. Consulte também o site da TGV (www.tgv-europe.com) para conferir e cotar rotas partindo da Alemanha para Paris através dos trens de alta velocidade da TGV.

    Sobre o tempo em cada cidade, está perfeito 3 dias em cada uma e 5 dias em Paris.

    Abraços!

    Responder
  56. Anonymous

    Olá Rogerio! Adorei tudo que vi no seu blog.Como não achei ninguém com o mesmo roteiro que desejo fazer em julho, não resisti e resolvi perguntar também. Terei uns 15 dias de férias e gostaria de viajar para a Europa, terminado em Paris. Qual é a melhor opção para fazer Veneza, Budapeste, uma cidade da Alemanha (Munique ou Frankfurt ou Colonia)e Paris? A ideia é ficar uns três dias em cada lugar e pelo menos 5 em Paris. Se puder dar umas dicas, ficarei grata. Abraço. Regina

    Responder
  57. Rogerio

    Olá Porpino! Vocês já são meus ídolos então! Terceira idade e uma baita viagem destas?! 36 dias pela Europa?!!! Que maravilha!!!

    Não será nem um pouco fatigante, e sim muito emocionante! Isto desde que vocès respeitem o limite do corpo e façam boas pausas para descansos e piqueniques… Nada de ficar correndo muito para lá e para cá, ok?!

    Sendo assim, será só curtição! E se vocès estiverem meio “enferrujados”, esta será uma ótima oportunidade para começar a botar o corpo e a mente em ordem!

    O roteiro está perfeito, tudo muito bem esquematizado! A época é a melhor para viajar pela Europa, assim como no outono.

    Os trechos Veneza-Liubliana-Zagreb dá para ser feito de trem, tranquilamente. O primeiro leva em torno de 4h e o segundo exatamente 2 horas. E cada passagem não custa mais do que R$ 80,00 na segunda classe, comprando diretamente em https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0, com entrega das passagens aqui no Brasil.

    Caso prefiram comprar diretamente por lá, comprem ao chegar em cada destino. Por exemplo, ao chegar em Veneza, já passem na estação central e comprem o trecho Veneza-Liubliana. Bem tranquilo se for comprado 2 ou 3 dias antes, e com preços bem semelhantes também.

    Porpino, espero ter ajudado! E espero, muito, que depois vocês relatem esta viagem, para encorajar outros viajantes da terceira idade. Se precisarem, o espaço aqui no Viajando está aberto, ok?!

    Se precisar de mais alguma informação, só chamar!

    Um grande abraço!

    Responder
  58. PORPINO

    Rogério, meu roteiro completo começa em Lisboa, Barcelona, Madri, Toledo, Sevilha,Cordoba, Milão, Veneza, Ljubljana, Zagreb, Londres, Vale do Loire, Paris. Ao todo são 36 dias. Iremos, eu e minha esposa, já estamos na 3ª idade. Será muito fatigante? Em 2010, ficamos 30 dias (Vale do Loire, Londres, Geneve, Praga, Paris). Fomos no inverno porque queríamos ver uma paisagem diferente. Agora, no início da primavera até 6 de maio.

    Responder
  59. PORPINO

    Estou programando viajar de Veneza para Ljubljana e, depois, Zagreb. De Zagreb sigo para Londres (de avião), depois no Eurostar para o vale do Loire e, finalmente, Paris, retornando ao Brasil. Quero fazer o trecho Veneza-Liubliana-Zagreb de trem. Qual a melhor opção?

    Responder
  60. Anonymous

    Olá,
    Tenho duvidas no meu roteiro. Poderia me ajudar?
    – Barcelona
    – Paris
    – Amsterdan
    – Berlim
    – Praga
    – Budapeste
    – Roma
    – Milão

    Obrigada!

    Isabel

    Responder
  61. Rogerio

    Oi Leonardo, o roteiro está perfeito, eu não mexeria em nada!

    Sobre a tua dúvida, eu compraria os tickets para o próximo destino ao chegar na estação de uma cidade, pq pela minha experiência a diferença de preço entre comprar antecipadamente ou um ou dois dias antes não foi muito grande, e muitas vezes o preço era o mesmo, a não ser que sejam trens de alta velocidade ou percursos muito procurados, como Madri-Barcelona pela AVE ou Londres-Paris com a Eurostar, ambos vice-versa, que vale a pena comprar com boa antecedència.

    Para comparar, faça uma cotação do ticket de trem para um trecho na companhia local utilizando o dia seguinte, 3 dias antes ou um mês antes para ter uma noção das tarifas, já que o preço pela internet é o mesmo ou praticamente o mesmo que comprando diretamente no guichê da estação, ok?!

    Abraços!

    Responder
  62. Anonymous

    Cara, parabens pelo blog!

    To planejando uma viagem agora no incio de 2011.. meu roteiro vai fciar mais ou menos assim:

    Barcelona : 3 Dias/4 Noites
    Roma: 3 Dias/3 Noites
    Viena(Visitando Bratslava): 4 Dias/3 Noites
    Praga: 3 Dias/3 Noites
    Berlim: 3 Dias/4 Noites
    Amsterdam: 3 Dias/3 Noites
    Bruxelas: 1 Dia/1 Noite
    Paris: 4 Dias/4 Noites

    Total: 24 Dias + 2 dias de Translado (Brasil-Europa)
    qq voce axou do roteiro? precisa de alguma mudança?
    Irei fazer os trechos mais longos de avião(Barcelona-Roma, Roma-Viena e Berlim-Amsterdam), e pretendo fazer o restante dos trechos de trem…
    Seria mais viavel eu comprar essas passagens de trem aqui do Brasil ou é preferível que eu compre elas la nos respectivos locais?
    Estava pensando que seria mais conveniente para nos comprarmos as passagens de trem nos locais pois assim nos teriamos ais flexibilidade de horario e data caso haja algum contratempo… isso é possivel? ou as passagens no local são mais caras?
    agradeço
    Leonardo

    Responder
  63. Rogerio

    Oi Keli!

    Pancada este teu roteiro, hein?! Muito tempo na “estrada” cansa pra caramba! Hehe! Mas vamos aos pitacos sobre teu itinerário.

    Eu faria todos os trechos mais curtos de trem, menos Amsterdã-Praga e Budapeste-Veneza, que tentaria voos através de uma low cost.

    O negócio é simular os valores e tempo de cada viagem, poderá usar o site da Rail Europe apoio de pesquisa e também de compra – https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0, e verificar se valerá mais a pena através de passe ou se comprando diretamente ou, ainda, se será menos cansativo e mais barato fazer os trechos maiores voando low costs, ok?!

    Para pesquisar os voos eu indico o Skyscanner -> http://www.skyscanner.net/?sid=3137849

    Qq coisa chama Keli!

    Abraços!

    Responder
  64. KLima

    Olá, excelente esse blog. Parabéns!!! Estou precisando muito de uma dica no nosso roteiro. Minha maior dúvida está no meio de transporte de um lugar para outro, se compramos o Global Pass ou então passagens ponto-a-ponto (alternando Trem e avião).
    Novembro:
    9 a 13 Paris (Easy Jet para Londres 13 a tarde)
    13 a 15 Londres (Eurostar para Bruxelas as 19:30)
    15 a 16 Bruxelas (Thalys para Amsterdã a tarde)
    16 a 17 Amsterdã (Trem noturno para Praga)
    18 a 19 Praga (Trem noturno para Budapeste)
    20 e 21 Budapeste (Trem noturno para Veneza)
    22 a 24 Veneza (Trem para Florença)
    24 a 25 FLorença (Trem para Milão)
    25 e 26 Milão (Retorno par BR a noite)
    Obrigada e espero que possa me ajudar!!
    Keli

    Responder
  65. Rogerio

    Oi Deborah! Brigadao por mais um elogio! Sempre cabe mais um, com certeza! E críticas, comentários, sugestões e dúvidas também sempre são bem vindos!

    Roteiro perfeito Deborah! E bem tranquilo para fazer de trem sim. Aliás, é a melhor opção! Podes comprar antecipadamente em http://www.jdoqocy.com/click-4132684-10753668?sid=3137849 ou então comprar diretamente na estação, ao chegar em uma determinada cidade, com 2 ou 3 dias de antecedència, ok?!

    Qq coisa chama Deborah!

    Abraços e ótima viagem!

    Responder
  66. Desfronteirada

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog! Mil elogios já postados, mas todos cabem e mais um sendo mandado com muito gosto! rs.

    Aí vai minha dúvida! Eu estou em Israel e irei com uma amiga para Praga. Queremos um roteiro bacana pra ficar mais ou menos 9 dias. Pensamos Praga-BUdapeste-Viena. MElhor trem? Compramos antes os tickets ou dá para fazer isso na hora?

    Abraços!
    Deborah

    Responder
  67. Rogerio

    Oi Lud! Valeu pelos elogios ao blog!

    Aniver em Amsterdã? Que ruim, hein?! Hehe! Perfeito! O teu roteiro também está ótimo!

    Apenas tiraria um dia em Bruxelas e acrescentaria mais um em Brugges, para aí ficar uma noite. E também ficaria no máximo 2 dias em Bratislava, acrescentando um dia a mais para Praga.

    A maneira mais rápida e barata para fazer a rota Londres-Amsterdã e Bruxelas-Praga é via low-cost sim, como a easyJet. Procure em http://www.skyscanner.net as melhores tarifas e aí mesmo já poderá comprar o seu ticket. E os outros trechos, no Leste Europeu, fazer de trem sim, bem tranquilo.

    E junho é calorzinho sim, e com grandes possibilidades de já fazer calorão, hehe!

    Abraços!

    Responder
  68. Rogerio

    Oi Caroline! Show de bola este roteiro! Fantástico!

    Dresden é uma ótima pedida sim. Mas se o interesse teu não for muito grande, também vale trocar por um dia a mais em Praga e outro dia a mais em Berlim, que são cidades fabulosas para curtir por um bom tempo.

    Os trajetos de Budapeste até Berlim é bem tranquilo para fazer todo de trem, que são panorämicos e ótimo para curtir a paisagem. Se preferir, poderá comprar os passes diretamente aqui no Brasil, pela Rail Europe. Senão, ao chegar numa cidade, já compre o ticket para a próxima, com 2 ou 3 dias de antecedència, bem tranquilo e com preços similares.

    E Eurostar para o trajeto Londres-Paris é show de bola! Compra pela internet os tickets e retira as passagens na hora, bem tranquilo.

    Os hotéis vão ficar numa média de 70 a 100€ a diária para os dois, em categoria turística, com boa localização. Se forem de hostel, um quarto com banheiro privativo ficará entre 40 e 60€ a diária. Para procurar hotéis, use e abuse do http://www.booking.com. Para hostels, http://www.hostelworld.com.

    Se puder aumentar um pouquinho a duração da viagem, invista em uns 2 dias a mais em Londres e Paris, que são perfeitas para curtir uma semana inteira!

    Se precisar de mais alguma ajuda, só chamar!

    Abraços!

    Responder
  69. Anonymous

    Boa noite Rogério, tudo bem?
    Estou programando uma viagem para o fim do ano na Europa e “fuçando” na net achei seu blog, achei excelente, parabéns!!!

    Meu roteiro seria assim.

    Budapeste (2/3 dias)
    Batislava (1 dia)
    Viena (2/3 dias)
    Praga (3/4 dias)
    Dresden (2 dias) (Vale a pena ?)
    Berlim (3/4 dias)

    Londres(4 dias)
    Paris (3/4 dias)

    Minha idéia é fazer boa tarde dos trajetos de trem, de Budapeste até Berlim acredito que seja a melhor opção. Indica alguma cia? Nunca fiz viagens de trem, estes são panorâmicos?
    De Berlim para Londres, aéreo.
    De Londres para Paris, pelo eurostar. (O que vc acha?)

    Sobre hospedagem oq me diz? Como irei eu e meu namorado acho q é melhor pegarmos hotéis. Não exigimos muito não, será que conseguimos hotéis bem localizados, com conforto mas sem requinte por quanto?

    Agradeço se puder me dar umas dicas e algumas idéias para melhorar minha viagem.

    Obrigada e parabéns novamente, serei sua seguidora.

    Caroline

    Responder
  70. Anonymous

    Oi, Rogerio
    Amei seu blog! Parabéns!
    Tô indo no fim de maio passar um mês na Europa. Quero começar por Londres, passar o niver em Amsterdan, ir para Bruxelas e Bruges e depois partir para Praga, Viena, Budapeste e Bratislava. Acha que vai ser muito corrido?
    A ideia é fazer 5,6 dias em Londres, 5 em Amsterdam (fazer um bate-volta em Haia), 3 em Bruxelas e 1 em Bruges, e 3 dias cada para Praga, Viena, Buda e Bratislava. Tirei os dias de ida e volta para o Rio.
    O que vc acha?
    Como é melhor ir de Londres pra Amsterdan?
    pensei em ir de easyjet de Bruxelas para Praga e de Londres para Amsterdan e o resto fazer de trem? Que achas?
    AAh!! junho já tá um calorzinho né?
    Obrigada pela atençao!!
    Lud

    Responder
  71. Rogerio

    Oi Paulo, que maravilha este roteiro para curtir com a namorada!

    Uma ótima sugestão seria o trinômio Budapeste (3 dias), Viena (3 dias) e Praga (5 dias).

    Os outros 4 dias poderiam ser em algum destino da Itália (Roma, Milão, Veneza…) ou, se quiser fazer tudo apenas de trem, ir para o sul da Alemanha ou, quem sabe, ir diretamente para Berlim, que é uma cidade fantástica e bastante acessível.

    Ou então, começar por alguma outra cidade aí do Leste Europeu (Belgrado, Zagreb, Bratislava) e juntar com o trinômio, deixando a Itália para uma outra oportunidade.

    Espero ter ajudado! E ótima viagem!

    Responder
  72. Anonymous

    Eu e minnha namorada estamos querendo ir no final do ano para a Europa, como já conhecemos a França, Portugal e Espanha, dessa vez a gente queria Praga, Viena e se fosse possível a Itália. Nós vamos ter mais ou menos 15 dias. Qual seria sua sugestão de melhor roteiro? Deveriámos incluir alguma cidade? Obrigado. Paulo.

    Responder
  73. Rogerio

    Oi Carolina, há voos da Meridiana/easyJet de Florença para Praga, mas são verdadeiras torturas. Mínimo de 10 horas de viagem, sendo que você partirá de Florença para Amsterdã e de lá para Praga… Além disto, a passagem não é nada barata – em torno de 450 reais.

    Uma sugestão seria ir a Roma ou Milão (de trem) e destas cidades ir a Praga, pois há voos diretos, cerca de 2 horas de duracao, e muito, mas muito mais barato que partir de Florença: há voos a partir de 22 reais, com média de 80 reais.

    Para consultar voos, horários e valores, use este site ->> http://skyscanner.com.br/.

    De trem, de acordo com consulta no site https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0/, a viagem dura quase 17 horas e custa em torno de R$ 350,00… A vantagem é que a viagem é noturna, saindo de Florença 21h38 e chegando em Praga 14h21… Mas muito cansativo e muito mais caro se comparado com os voos partindo de Roma ou Milão, né?!

    Para ver a malha ferroviária da Europa e a duração entre os trechs, consulte http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-train-travel-times.

    Carolina, espero ter ajudado.

    Abraços e ótima viagem!

    Responder
  74. Anonymous

    ola… gostaria de saber qual a forma mais barata de ir de Firenze para Praga !!

    Obrigada

    Carolina

    Responder
  75. Rogerio

    Oi Fernanda!

    Ficou ótimo teu roteiro! Ainda mais que fará praticamente apenas trechos curtos, de até 400km. Tranquilo para fazer de trem!

    Só dá uma conferida nos valores da passagem de aviao entre Amsterdam e Berlim, pois sao quase 700km de distância… Talvez consiga boas tarifas e uma viagem mais curta! E tanto Amsterdam quanto Berlim os aeroportos não são muito longe do centro, ok?! E Easyjet tem tarifas entre 28€ e 41€ para este trecho, mais a taxa de bagagem.

    Roteiro no ponto Fernanda! Agora é definir os transportes, reservar os pousos e ir organizando o que fazer em cada destino!

    Abraços!

    Responder
  76. Fernanda

    Olá Rogério, td bom? Mudei um pouco meu roteiro pq meu marido agora vai comigo 🙂 O que vc acha desse roteiro? Estou pensando em rodar essas cidades de trem.
    Bruxelas ->10/10 até 12/10
    Amsterdam ->12/10 até 14/10
    Berlin->14/10 até 17/10
    Praga->17/10 até 20/10
    Viena ->20/10 até 22/10
    Munique ->22/10 até 24/10

    Espero que possa me ajudar novamente!!

    Responder
  77. Fernanda

    Oi Rogério…vlw pelas dicas! Abs

    Responder
  78. Rogerio

    Oi Fernanda, ficou muito bom sim! O tempo em cada uma está ótimo! Acredito que valerá a pena comprar passes de trem, pelo menos o passe para circular pela Alemanha já vale. O negócio é consultar teu agente de viagens e fazer cotação. Mas caso não defina todos os trechos antecipadamente, vale a dica de comprar os tickets de trem ao chegar na cidade de origem, ok?!

    Abração!

    Responder
  79. Fernanda

    Oie, Rogerio!!!
    Obrigada pela as dicas …mudei o meu roteiro de 2 semanas..tirei algumas cidades para poder aumentar a qtdade de dias em cada uma 🙂 Vê o que vc acha agora! Vc acha interessante está adquirindo o passe de trem para que eu possa rodar essas cidades??
    Bruxelas -> 3 dias (visitando Bruges)
    Amsterdam-> 3 dias
    Frankfurt-> 3 dias
    Hamburgo-> 2 dias
    Berlim-> 3 dias
    Praga-> 3 dias
    Viena-> 3 dias
    Abs,
    Fernanda

    Responder
  80. Rogerio

    Oi Heloísa, tudo bem?!

    Sim, com certeza deves levar casaco e até manta, gorro, porquê faz frio lá. A média de temperatura varia de 5 a 18 graus, e isto em apenas um dia. No meio da tarde esquenta, mas é calor para um moleton. Claro que o tempo pode cometer loucuras, com calorão ou um frio rigoroso. O negócio é ir preparado para pegar qualquer clima!

    Boa viagem!

    Responder
  81. Anonymous

    vOU VIAJAR PARA O lESTE eUROPEU EM OUTUBRO…COMO DEVE ESTAR A TEMPERATURA? PRECISO LEVAR CASACO?a TEMPERATURA NESTA ÉPOCA É AGRADÁVEL?
    aGUARDO SUA RESPOSTA.
    hELOISA

    Responder
  82. Rogerio

    Oi Fernanda! Valeu pelos elogios ao blog! Brigadão!

    Coisa boa estudar inglês na Inglaterra! Ainda mais que lá é um dos melhores lugares para partir em viagens de low-costs!

    Com relação a sua viagem de duas semanas, o ideal é pegar um voo low-cost até uma das cidades da Alemanha – acredito que Berlim seria uma ótima porta de entrada – e de lá fazer os trajetos para as outras cidades de trem, seguindo em direção ao sul, finalizando em Roma. Para fazer estes trajetos, vale investir num passe de trem para fazer Alemanha e Itália (melhor consultar um agente de viagens). Dependendo da sua idade, o desconto é grande!

    De Roma voe até Amsterdã. Cotando para outubro, a passagem pela British sai por 100 Euros. E de Amsterdã é fácil encontrar voos e horários para Londres e outras cidades inglesas.

    Tempo de estadia em cada uma? Berlim, Roma e Amsterdã pedem, no mínimo, 3 dias cada uma… Quem sabe tirar umas duas cidades da lista? Mas se não tem problema nenhum em fazer pancadão – bem ao contrário do que faço, slow trip – o negócio é meter 2 dias em cada e deixar para descansar na volta, hehe!

    Para as viagens de final de semana, gosto de sugerir algo próximo, pegando apenas um trem, 3 a 4 horas de viagem… Quem sabe Irlanda, Escócia, Paris? Mas nada impede que faça um bate-e-volta para Madri e Viena. Vale sim sair sexta o mais cedo possível e retornar domingo o mais tarde que der para curtir Viena e Madri. Ambas são cidades bem servidas por voos de baixo custo. Toca ficha!

    Espero ter ajudado! Qq coisa, só chamar!

    Abraços!

    Responder
  83. Fernanda

    Em primeiro lugar parabéns o seu blog é excelente!!!
    Estou indo p/ Inglaterra estudar esse ano durante 4 meses então pensei pq não aproveitar os finais de semana e tb as duas últimas semanas de dezembro que estarei livre para conhecer outros países.
    Como sou marinheira de primeira viagem gostaria de uma ajuda!!!
    Qtos dias são necessários para conhecer cada uma dessas cidades, quais são meios de transportes que eu posso estar fazendo entre elas. Será que o passe de trem seria uma boa opção quando tiver conhecendo as cidades da Alemanha? Mas pelo que eu li esse passe tem que ser comprada no meu país de origem, não é?

    Nessas 2 últimas semanas que eu mencionei acima pensei em conhecer essas cidades nessa orderm.

    Hamburgo
    Munique
    Frankfurt
    Berlim
    Amsterda
    Roma
    Veneza

    Nos fins de semana pensei conhecer Viena e Madri claro que cada uma em um final de semana. Saindo sexta- feira á tarde de Londres e voltando no domingo á tarde.
    É suficiente apenas 2 dias.?

    Espero que possam me ajudar!
    Mto obrigada

    Responder
  84. Elizabeth

    Desejo passar alguns dias em Viena,mas receio enfrentar problema de comunicação,pois tenho apenas noções de inglês, não falo fluentemente.Seria melhor fazer uma excursão partindo de Portugal ou Itália? Alguma outra sugestão?Abraços.

    Responder
  85. Rogerio

    Valeu Ariane! Se puder, poderias escrever um pouco mais sobre tua experiência, repassando a informação para outros leitores, ok?!

    Abraços!

    Responder
  86. Ariane

    Olá!
    Vim aqui para parabenizar o blog e agradecer a ótima dica de apartamentos pra alugar em Praga! Serviço realmente muito bom e o apartamento em que ficamos tinha excelente localização!
    Abração,
    Ariane

    Responder
  87. Adriana

    Olá, alguém sabe qual é a companhia de trem que faz o percurso Praga-Budapeste? Tem alguma de onibus?

    Responder
  88. Solange

    Olá, estou planejando conhecer Praga e Budapeste, saindo de Paris e depois seguindo para Milão. Qual a melhor forma de chegar em Praga e ir até Budapeste? Se for de trem, como verifico os horários?
    Grata,
    Solange

    Responder
  89. Rogerio

    Oi Georgia, o ideal é fazer Budapeste – Viena – Praga – Roma. Além de pegar o melhor sentido para deslocamentos entre as cidades, elas tambèm vão crescendo em atrativos.

    Abraços,

    Rogerio

    Responder
  90. Georgia Rossi

    Gente,
    Irei fazer o roteiro Praga-Budapeste-Viena-Roma em novem,bro para comemorar meus 5 anos de casada.
    Gostaria de saber se o ideal é fazermos o itinerário mencionado ou se devemos inverter alguma das cidades.
    Grata

    Responder
  91. Rogerio

    Olha, acho que não vais conseguir operadora que permita retirada em um país e devolução em outro, no Leste Europeu. E também não indicaria… O ideal é fazer os trechos de trem, muito mais seguro e confortável, além de não ser caro. De Budapeste a Viena são 4 horas de viagem, com ticket em média 24 Euros na segunda classe. Já de Viena a Praga são 8 horas de viagem com ticket médio de 35 Euros na 2nda classe.

    Ao chegar em Buda e em Viena, já vá no guichê e compre sua passagem.

    Boa viagem!

    Responder
  92. Anonymous

    OLA !!!!!GENTE EU E MEU MARIDO ESTAMOS INDO PARA BUDAPESTE VIENA E PRAGA EM OUTUBRO .PODERIAM ME DAR NOÇÃO DE ONDE ALUGAR UM CARRO PARA 4 PESSOAS EM BUDAPESTE PARA DEVOLVER EM PRAGA.OU SERIA MELHOR IR DE TREM (+- VALOR DO TREM?) OBRIGADA

    Responder
  93. Rogerio

    O melhor seria ir de Budapeste para Viena (mais ou menos 4 horas) e de Viena para Praga (também mais ou menos 4 horas) de trem. Vá na estacao e compre a passagem assim que chegar em Budapeste e Praga.

    De Praga vá para a Italia de low cost. A companhia que mais tem voos para esta rota é http://www.skyeurope.com ou http://www.myair.com.

    Boa viagem!

    Responder
  94. Anonymous

    Olá meus amigos. No mês de julho eu irei à Budapeste. Quero saber qual seria o melhor roteiro para passar por Praga, Viena e Itália ao menor custo, porém com certo conforto.

    Quanto tempo leva de um lugar para o outro?

    Responder
  95. Georgia

    Ok, Rogério vou averiguar!
    Hoje fui a uma agência ver as possibilidades. O que deu pra encaixar foi o seguinte:
    Ida: Brasília/Roma com escala em Lisboa (Tap) e na volta Budapeste/Brasília com conexão e pernoite obrigatórios em Lisboa por causa do horário do vôo. Se eu optar por esse trecho ficarei 2 noites em Lisboa (não conheço) e precisarei ver os trechos Veneza/Praga e Praga/Buda. Vi que na Malev cada trecho deste pra 2 adultos custa 180 euros. Não achei tão caro mas não sei se há mais alguma taxa e tb não sei sobre franquia. Vou pesquisar e te falo.
    Abraços

    Responder
  96. Rogerio

    Georgia, confere neste link mais detalhes sobre a Click4sky – http://www.flycheapo.com/flights/airline/click4sky. Ë um braço virtual da CSA Czech Airlines, com voos e valores sempre fixos. Nunca viajei por ela, mas vou tentar incluir em alguma rota para testar esta companhia. Caso viaje antes de mim, mande suas impressoes, ok?!

    Responder
  97. Georgia

    Falou Rogério. Muitíssimo obrigada. Se eu descobrir algo mais sobre a companhia te falo.
    Abraço

    Responder
  98. Rogerio

    Georgia, vou ter que pesquisar mais sobre a Click4Sky, pois ela consta como Low Cost. Mas se realmente for, é uma companhia muito estranha, principalmente pelo fato de vender somente Round Trip, ou seja, ida e volta, nao apenas um trecho. Sobre embutir o trecho Veneza-Budapeste já na compra intercontinental, vale comparar este valor com a tarifa final da low cost + 20 Euros de excesso de bagagem a cada 10kg. Aì poderás optar pela mais conveniente. Outro detalhe é o aeroporto de partida em Veneza. Melhor partir do Marco Polo do que de Treviso.

    Abraços!

    Responder
  99. Georgia

    Rogério, ainda sobre low cost, tenho receio da franquia de bagagem e pensei em incluir tudo na minha passagem intercontinental. Vc acha que é viável? Obrigada.

    Responder
  100. Georgia

    Rogério, muito obrigada.
    Vou considerar essas possibilidades e ampliar a pesquisa. Não tinha visto nunhum vôo da Alitalia nas minhas buscas. Encontrei vôo da click4sky mas pelo que vi, achei que ela não é a empresa aérea. Achei que ela é uma empresa que compra assentos em cias aéreas e os vende. É isso mesmo?
    Mais uma vez obrigada, Parabéns pelo blog!
    Georgia

    Responder
  101. Rogerio

    Oi Georgia!

    Eu sugiro deixar Praga como ponto final de sua viagem. É uma cidade para fechar com chave de ouro seu roteiro.

    De Veneza a Budapeste você tem a opcao de voar pela Alitália ou Malev Hungarian Airlines, ambas por 155 Euros o trecho.

    De low cost, partindo de Veneza (Treviso)cotei para setembro com a Wizz Air (www.wizzair.com) por 49,99 Euros. Uma barbada! E por ser dezembro, pode ser capaz de conseguir comprar por um valor menor que este, aproveitando as ofertas que normalmente pintam em agosto/setembro.

    De trem leva umas 13 horas, custando aproximadamente 100 Euros na primeira classe e 60 na segunda. Pode ser cansativo, mas é uma bonita viagem atravessando a Àustria, indo até Viena, e de lá chegando a Budapeste.

    Abraços!

    Responder
  102. Georgia

    Olá, boa tarde e parabéns pelo Blog!
    Gostaria de pegar uma carona na pergunta da Tássia: Em dezembro pretendo fazer o trecho Brasil – Roma – Florença – Veneza -Praga -Budapeste – Brasil. Ou inverter Budapeste com Praga … mas não sei a melhor forma de fazer o trecho a partir de veneza. Achei longo para trem e não sei qual companhia aéerea procurar. O que me sugere?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que contratar um guia de turismo para conhecer Budapeste?

Por que contratar um guia de turismo para conhecer Budapeste?

Já pensou em ir para Budapeste e conhecer as maravilhas da capital da Hungria? Então, essa experiência pode ficar ainda melhor com a presença de um guia de viagens. Neste artigo, falaremos por que contratar um guia para conhecer Budapeste e o melhor que a cidade tem a oferecer. Vamos lá?

O que conhecer em Viena: viagem para a capital da Áustria

O que conhecer em Viena: viagem para a capital da Áustria

Está pensando em viajar para a Áustria e não sabe o que conhecer em Viena, a capital mundial da ópera? O Viajando Bem pode te ajudar! Neste artigo, trouxemos dicas de lugares que você não pode deixar de conhecer na sua viagem. Vamos lá? Fonte: Jacek Dylag O seguro...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!