Planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano

Atualizado por Rogerio Milani em 19/10/2020

Um amigo pretende fazer uma grande viagem daqui 3 anos e perguntou a mim qual a melhor forma de organizar o planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano.

Um amigo pretende fazer uma grande viagem daqui 3 anos e perguntou a mim qual a melhor forma de organizar o planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano.

Planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano

Na semana passada recebi a visita de um grande amigo aqui em minha casa, no Vale dos Vinhedos, que em breve terá opções para receber hóspedes no formato B&B (bed and breakfast, ou cama e café)! Fica ligado!

Ele comentou que em 3 anos estará se aposentando e que, para comemorar, pretende fazer uma volta ao mundo com duração de um ano por todos os continentes, juntamente com a esposa, que já estará aposentada em dois anos.

Conversa vai, conversa vem, troca de ideias sobre possíveis destinos, sonhos a realizar, locais impossíveis no momento, ele questionou a melhor forma de se organizar o planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano.

Então resolvi compartilhar aqui o que recomendei a eles, já que muitos sonham com uma viagem de volta ao mundo como este meu amigo e sua esposa!

O foco principal é acumular dólares, que continua a ser a moeda mais forte e indicada para viagens.

A partir daí, é importante fazer uma boa pesquisa conforme os países e cidades pretendidas, tempo em cada uma delas, para chegar a um montante que será necessário para concretizar a viagem.

O dólar, frente à outras moedas também fortes, como a Libra, Euro, Iene, Dólar Australiano ou Canadense, e por aí vai, não apresenta uma grande variação cambial, assim como acontece em relação à moedas fracas, vide o Real ante o Dólar nos últimos anos. Assim, fica mais fácil de organizar o investimento e, caso haja alguma surpresa até o momento de concretizar a viagem, ajustes poderão ser feitos no tempo de permanência em cada continente, visando adaptar a viagem aos recursos disponíveis. Deu alguma discrepância no Iene, diminui-se o tempo de viagem no Japão, por exemplo.

Definido o valor necessário para tornar a volta ao mundo uma realidade, vamos para o que interessa: como acumular e fazer investimentos certos para realizar este sonho!

Um amigo pretende fazer uma grande viagem daqui 3 anos e perguntou a mim qual a melhor forma de organizar o planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano.

Eu sugeri ao meu amigo duas opções.

A primeira é aplicar em fundos de ações de grandes empresas do exterior, que apresentam menos volatilidade e valores mais coerentes que as empresas listadas nas bolsas de valores do Brasil ou outros países emergentes. Os ganhos podem ser menores, mas as perdas também.

A segunda opção, para ser trabalhada juntamente com o fundo acima, é aplicar em fundos de investimentos em ouro com variação cambial. Em tempos de crises o ouro é sempre uma opção bacana para investimentos em rendas variáveis, uma certa proteção e garantia também. E a exposição cambial garante que o investimento sofrerá variações cambiais de acordo com as oscilações do dólar, já que esta é a moeda chave e foco de nosso investimento para concretizar a volta ao mundo.

Assim, se o dólar se valorizar, seu investimento se valorizará. Do contrário, se o dólar permanecer estável ou sofrer desvalorizações, não será um problema, já que a sua viagem estará atrelada a esta moeda e estará oscilando conforme a variação do ouro também.

É sempre muito importante definir o objetivo primordial antes de fazer qualquer investimento. No caso da volta ao mundo, o objetivo principal é proteger o montante a ser investido nesta viagem, então a estratégia acima, fundo de ações e fundo de ouro, sempre atrelados ao dólar, fazem todo o sentido.

Estes fundos já existem e estão disponíveis para qualquer pessoa nos principais bancos do Brasil, nas plataformas digitais e também nas corretoras. Então, fazer estes investimentos é bem tranquilo e não exigem muito conhecimento de quem o fará.

E você, também tem como objetivo dar a volta ao mundo? Conta aí qual o teu planejamento financeiro para uma volta ao mundo em um ano!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *