Perrengues de viagem: roubadas, micos e mancadas de viagem!

Atualizado por Rogerio Milani em 25/09/2020

Rogerio Milani

Roubadas, micos e mancadas de viagem. Um destes perrengues de viagem certamente você viveu! E o bacana é que a maioria deles viram histórias engraçadas que contamos a todos depois!

perrengues de viagem

Perrengues de viagem: roubadas, micos e mancadas de viagem!

Variação cambial

Este perrengue de viagem eu acredito que todo mundo já passou e sempre sente que acontece em toda viagem… Você vai lá, curte a viagem, se esbalda, gasta um pouco ou muito mais no cartão de crédito e, então, o dólar, euro ou a moeda do local da sua viagem explode… Para cima, claro…

Recomendação: viajar com o orçamento bem definido, com a grana em espécie ou então sempre ter uma grana aplicada em fundo cambial. Aqui eu posso te ajudar com a série Viagem & Finanças ou então de maneira super personalizada através da consultoria de roteiro de viagem.

Tax Free e voo perdido

Aquela compra de porcelana em Portugal, cuja devolução de mais ou menos 1000 euros no Tax Free acabaram virando R$ 20 mil na diferença das passagens aéreas para embarcar no dia seguinte. Se a fila é grande e o aeroporto está lotado, chegue muito cedo ou passe reto pelo setor de Tax Free, pois o prejuízo pode ser grande.

Dar de cara com um lugar fechado

Este perrengue de viagem também é bem comum e todos já devem ter passado pelo menos uma vez na vida Um museu que você esqueceu que não abre naquele dia, um restaurante que fechou as portas e não avisou ou então uma locadora que se mudou e não avisou o cliente.

Esta última aconteceu comigo em Oslo, na Noruega e no dia do feriado nacional. Atravessamos a cidade para ir até a locadora buscar o carro e então seguir viagem para o norte do país. Chegando lá, cadê a locadora? Tudo fechado, nenhum aviso, nenhuma placa. Liga para a integradora e, uma hora depois, nada… Rumamos de volta para o centro e lá, consultando a concorrência já para alugar outro veículo, ficamos sabendo do novo endereço da locadora anterior e a própria concorrência que ligou para eles e levantou todas informações e atualizações para nós. No fim conseguimos pegar o carro locado e já pago, mas foram 3h de tensão e atraso.

O que aprendi: tentar sempre locar em lojas centrais ou então confirmar endereço atual da locadora, além das informações habituais.

perrengues de viagem

Perrengues de viagem – Cancelamento de voo

Aí você aproveitou aquela super promoção e está com tudo pronto para embarcar na tão sonhada viagem e, pá, a companhia aérea cancela o seu voo. Não lembro disto ter acontecido comigo, mas teve um cliente da consultoria que tinha um voo de Veneza para Atenas e, um dia antes do voo, a companhia enviou um email avisando que o voo estava cancelado e que o valor pago seria devolvido. O detalhe é que este cliente já estava fazendo uma rota pela Europa e esta seria a penúltima etapa, antes de seguir de Atenas, onde ficaria 5 dias, para Londres, e então embarcar de volta para o Brasil. No início bate aquele desespero, mas sabendo onde procurar e que ferramentas usar, tudo fica mais fácil e o perrengue de viagem vira uma história para ser contada na volta! No caso destes clientes, conseguimos uma passagem de última hora e com valor praticamente igual à cancelada, porém tiveram que se deslocar de trem de Veneza até Milão e de lá embarcar para Atenas.

Infecção alimentar, acidente, ficar doente ou precisar de dentista

Um destes perrengues de viagem é mais comum de acontecer. Eu já tive um problema no joelho e fiquei praticamente 20 dias viajando com analgésicos, pois estava fora de cogitação ficar de 7 a 10 dias de repouso, sendo que a dor começou no segundo ou terceiro dia da viagem.

Uma amiga quebrou a perna em Veneza e fez praticamente toda a viagem pela Itália de perna enfaixada e muletas.

Um tio, em viagem por Buenos Aires, teve dores de dente fortes logo ao chegar na cidade e aguentou firme por dois dias, até o seguro viagem resolver a situação provisória dele por lá. Na volta foi direto para um tratamento de canal.

Então, nunca duvide de que algo possa acontecer com você numa viagem e invista num bom seguro de viagem.

Feriado ou feriadão no destino

E quando você programa aquela super viagem de 3 dias e dá de cara com um baita feriadão na cidade ou no país da sua visita? Bah, aí tudo fica complicado mesmo e só resta caminhar e tentar curtir o que for possível e estiver aberto. Se o feriado ou feriadão é numa cidade ou região, ainda é possível buscar outras alternativas próximas. Mas se for no país inteiro, aí a coisa complica mesmo. Então, olho no calendário antes de decidir por uma viagem e desconfie muito quando o valor da viagem para um determinado local estiver muito abaixo do normal. Pode ser um perrengue de viagem pintando no horizonte.

perrengues de viagem

Inglês para quê?

Você chega todo confiante numa cidadezinha do interior do interior na Europa e já começa a conversar em inglês com os locais e, pá, ninguém te entende e ninguém com quem você conversa sabe se comunicar em inglês… Aí resta apelar para a mímica ou então para a língua local. E não pense que isto pode acontecer só em países com menos apelo turístico. Já aconteceu comigo no interior da Alemanha e numa época em que ainda nem rolava GPS no carro e pedir informação de como ir de uma cidade a outra foi uma epopéia. Ainda bem que agora há diversos apps que podem nos ajudar na hora deste aperto!

Roubos e golpes

Não pense que isto é exclusividade do Brasil ou outros países menos desenvolvidos. É comum vermos e ouvirmos sobre golpes em Paris, em Roma e por aí vai. Levante a mão quem aí nunca passou por isto ou nunca ouviu falar… Este é um item importante da minha consultoria e rende diversos alertas para os clientes viajantes. O importante é manter-se ligadaço, mesmo em viagem.

Eu passei por um golpe num domingo de manhã dentro de uma estação de metrô em Budapeste, na Hungria, e foi uma situação onde a gente se vê pequeno, mas tudo vira aprendizado e acaba sendo um perrengue de viagem importante de ser compartilhado. 

Greves de transporte público

Eu já peguei greves de trens, de táxis e também de companhias aéreas. Todas, de uma forma ou outra, dão uma bagunçada na organização da viagem ou dos passeios no dia a dia. Então, é sempre bom estar preparado para isto e ter pelo menos um plano B quando você já souber, de antemão, que isto poderá acontecer na tua viagem.

Este é aquele perrengue de viagem tri chato mesmo, costuma não ser algo legal de contar na volta da viagem, a não ser que você tenha que ter feito uma caminhada de 25km num dia como eu já tive que fazer por falta de transporte público e também de grana para o táxi… 😛

perrengues de viagem

Overbooking de hotel na madrugada

Ao chegarem no hotel em Paris, na madrugada, cansados de uma viagem de 7h de trem “pinga-pinga” desde Nice, em meio à um feriadão e greve de transporte público, 3 casais se deparam com o hotel reservado, e já pago, lotado e sem vaga para eles. Para piorar, o grupo não falava francês nem inglês e os atendentes não estavam nem aí para fazer um pequeno esforço de ajudá-los a entender a situação e contornar o erro cometido pelo próprio hotel (da rede Ibis). Como consultor do grupo, entraram em contato e então eu conversei diretamente com o gerente do hotel e, meia hora depois, 2h da madrugada em Paris, 22h do Brasil, eles foram transferidos de táxi para outro hotel da rede e lá instalados pelo período que ficaram em Paris. A lição que fica? Nunca confie em hotel nenhum, mesmo tendo pago antecipado e sempre confirme horário de chegada. 🙁

Carro alugado sem equipamentos básicos

O carro foi alugado em um país, mas além de rodar pelo interior deste país, o roteiro também contemplava o interior de um país vizinho. Aí a polícia deste país vizinho para o veículo e verifica se está tudo nos conformes, principalmente equipamentos de segurança. E então constatam que falta um triângulo de sinalização, pois neste país são exigidos 2… Além do tempo perdido e tentando explicar a situação, multa… Então, sempre que você pensar em locar um veículo para andar por mais de um país, convém verificar se este está de acordo em TODOS os itens para rodar.

Meu perrengue de viagem campeão: aluguel de carro para Veneza

Eis que chega um cliente de última hora contratando minha consultoria e pedindo para eu organizar os passeios, restaurantes e tudo mais relacionado com a viagem de 5 dias do casal para Veneza. E aí o cliente me informa: “Só não precisa se preocupar com o carro, pois este eu já aluguei para rodar estes 5 dias por Veneza”… Para quem não sabe, assim como este cliente não sabia, em Veneza só se anda a pé ou com o vaporetto, nada mais. Carro só se fosse para algum bate-volta a partir de Veneza. Não foi fácil fazer a devolução do veículo, que já estava pago e tal, mas no fim deu tudo certo e o casal curtiu muito Veneza! Sem carro! A pé! 😀

perrengues de viagem

E você, qual foi o perrengue de viagem mais inesquecível até hoje? Conta aí! 😛

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *