Já fazia um tempinho que eu pensava em escrever algo sobre os passes de trem. E então veio a pergunta da Dani De Lucca: “Vale a pena ou não comprar um passe de trem?”. A resposta é sempre: depende. Depende dos países que serão visitados, depende do tempo de viagem, depende de quantos trajetos serão feitos utilizando o passe, depende, depende… Mas quando for vantagem usar o passe, com certeza você estará economizando na sua viagem, e muito, além de poder conhecer muitas cidades em um curto espaço de tempo.
Para aqueles que farão uma, duas, três viagens de trem, o passe não compensa, vale mais a pena comprar os tickets individualmente.
Também não compensa quando se tem poucos trechos de viagens, e que sejam longos. Aí o negócio é voar de low-cost, usando sempre a regrinha básica: para viagens de até 3 ou 4 horas de duração, compensa ir de trem. Acima disto normalmente é melhor optar por uma companhia aérea de baixo custo.(low-cost), nunca esquecendo de calcular uma hora para deslocamento até o aeroporto, mais uma hora para check-in e espera do voo, além de mais uma hora para deslocamento do aeroporto até a estação central da cidade destino. Lembrando: os preços das low-costs muitas vezes são inferiores aos dos trens.
Aqui vale mais uma informação: sempre comparar o valor total das passagens aéreas dos voos internos compradas junto com a passagem Brasil/Europa/Brasil com o valor total dos tickets comprados individualmente em cias normais ou low-costs.
Voltando ao assunto principal aqui, um passe de trem vale a pena quando se fará muitas viagens dentro de um país, entre 2 a 5 países, ou entre diversos países, num determinado período de tempo. Você compra o passe, recebe em sua casa pelos correios, e então viaja para a Europa com ele em mãos. Ou então adquire o seu passe diretamente em uma estação de trem na Europa, apresentando seu passaporte..
A grande vantagem de um passe, sem dúvida, é a flexibilidade de não precisar reservar assentos ou horários para viajar, bastando chegar na estação e entrar no vagão, onde o fiscal irá consultar o seu passe. Porém, em alguns trens específicos, principalmente os mais populares e os de alta velocidade, é obrigatório fazer a reserva via internet ou então no guichê da estação, pois costumam ser muito procurados. E esta reserva terá um custo adicional e não está coberta pelo passe. Para não ter que gastar a mais, o caminho é optar por trens alternativos, que farão a rota em um tempo maior.
O controle será feito totalmente por você, carimbando ele no guichê da estação antes da primeira utilização e depois anotando, no caso dos passes flexíveis, cada viagem feita.
O valor de um passe varia de acordo com a classe que se deseja viajar, primeira ou segunda, e também pelo perfil do usuário: jovem, adulto ou família.
Para obter maiores descontos no passe, vale a pena comprar para 2 pessoas ou grupo de até 5 pessoas, utilizando o chamado Saver Pass, que dá desconto de 15% em cada passe. Mas lembre-se: todos deverão fazer as viagens juntos, já que o nome de todos virá em um único passe.
Você poderá fazer quantas viagens conseguir em um único dia, já que o passe é contado por dias, não por trechos viajados. Só fique atento à regra do trem noturno: a partir das 19h30, já está valendo o dia seguinte.
Vamos aos tipos de passes e suas utilizações.
Eurail Global Pass
Viagem por vários países em 30 dias ou mais
Este passe vale a pena para quem for viajar bastante tempo, 30 dias ou mais, e tem o objetivo de conhecer muitas cidades durante este tempo. A partir de 6 cidades já compensa, com certeza, adquirir o passe. Há a opção de comprar o passe flexível, onde você poderá contar os dias de viagem alternadamente, ou o consecutivo, que contará os dias de viagem em sequência a partir do primeiro trecho.
Passes disponíveis: de 10 a 90 dias, consecutivos ou flexíveis.
Países cobertos pelo Eurail Global Pass: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.
+ informações e tarifas, clique aqui
Eurail Select Pass
Viagem por 3, 4 ou 5 países fronteiriços
Este passe é ideal para quem for fazer bastante viagens entre 3, 4 ou 5 países que fazem fronteira entre si. Você selecionará, no ato da compra do passe, os países que pretende visitar, entre aqueles 22 que estão cobertos pelo passe.
Passes disponíveis: de 5 a 15 dias, flexíveis, para usar em 2 meses
+ informações e tarifas, clique aqui
Eurail Regional Pass
Viagem para uma determinada região ou dupla de países fronteiriços
O Regional Pass é indicado para quem for viajar entre dois países fronteiriços e dentro deles, conhecendo várias cidades em um determinado tempo. Há também o Regional Pass que contempla mais de 2 países do Leste Europeu e também da Escandinávia.
Passes disponíveis: de 4 a 10 dias de viagem, flexíveis, para usar em 2 meses.
+ informações e tarifas, clique aqui
Eurail One Country Pass
Viagens dentro de um único país
Este passe é indicado para quem pretende viajar bastante dentro de um único país, num período de até 2 meses. Os mais vendidos são Itália e Espanha.
Passes disponíveis: de 3 a 10 dias de viagem, flexíveis, para usar em até 2 meses.
+ informações e tarifas, clique aqui
Britrail Pass
Viagens pela Grã-Bretanha
Para os que pretendem viajar de trem por Inglaterra, Escócia e País de Gales, países que não fazem parte dos passes Eurail.
Passes disponíveis: de 3 a 30 dias no passe consecutivo e de 3 a 22 dias para os passes flexíveis, para usar em até 2 meses.
+ informações e tarifas, clique aqui
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem
_______________________________________________________
Oi, o o link que você colocou do Global Pass leva ao site da Rail Europe. Acredito que queria indicar o Eurail. Se não, recomendo esse, muito mais simples e detalhado. No mais, parabéns pela matéria, forte abraço!
Boa tarde, eu comprei o Britrail pass para 4 dias (qua/qui/sex/sab). Minha dúvida é quanto ao horário das 19h, meu último trem sai de Manchester para Glasgow as 19:40 de sábado. Gostaria de saber se o inicio do uso pode ser na quarta-feira pela manhã, quarta após as 19h ou somente na quinta?
Muito obrigado!
Olá Maurício. Muito obrigada por partilhar a sua viagem.
Lamento o ocorrido com o furto:(
Eu e meu esposo faremos Suíça e norte da Itália. Sei que o swiss passar funciona muito bem.
Mas não sei quanto ao regional pass. O teu blog foi o único que encontrei falando dos passes.
Sabe dizer se o regional pass funciona muito bem (sem precisar ficar reservando previamente e outros)?
Abraço.
Minha dúvida é se esses dias que adquirimos no período de dois meses (ex: 11 dias em 2 meses) são consecutivos. Você tem essa informação?
Dica: nunca deixe sua bolsa ou mala longe da vista. Fui roubado num trecho onde levaram o que tinha dentro da bolsa da minha mulher. Perdemos todos os documentos e passaportes, pior que o ladrao foi o próprio funcionário do trem. Lembro apenas do funcionário ter sentado ao nosso lado, esperou cairmos no sono para levar o que tinha dentro da bolsa, só fomos notar isso depois do desembarque. Não importa o país, esse trípode coisa acontece em qualquer lugar.
Oiiiii
Estou indo pra Europa em Janeiro e comprei o Europass 3 países 10 dias. Se eu reservar os assentos por aqui eu pago, além da taxa de reserva da empresa de trem, a taxa da empresa que vendeu o passe. Se eu deixar pra reservar na Europa corro o risco de pagar mais caro? Como funciona para reservar lá? Consigo reservar todos os assentos na mesma estação? A maioria dos assentos que preciso reservar será na Espanha e outros que vem de outros países para a Espanha.
Eu fiz as reservas, mas sinceramente me arrependi. É um gasto desnecessário porque raramente os trens estão cheios e sobram assentos. Eu viajei nessa época do ano pela Alemanha, Áustria, Hungria e Rep Tcheca e em apenas um trecho valeu a pena reservar, nos demais foi dinheiro jogado fora.
Dica: nunca deixe sua bolsa ou mala longe da vista. Fui roubado num trecho onde levaram o que tinha dentro da bolsa da minha mulher. Perdemos todos os documentos e passaportes, pior que o ladrao foi o próprio funcionário do trem. Lembro apenas do funcionário ter sentado ao nosso lado, esperou cairmos no sono para levar o que tinha dentro da bolsa, só fomos notar isso depois do desembarque. Não importa o país, esse trípode coisa acontece em qualquer lugar.
Adriana, como você resolveu seu problema?
Passo pelo mesmo. Tenho um Eurail Pass, 3 países 5 dias, e preciso de reservar assendo de Paris – Zurique (TGV Lyria), e se eu fizer isso via site eu gasto 56 euros a mais, Eu queria fazer isso na estaão de trem, mas não sei se é possível.
Olá Rogério!
Como funciona p passe de 10 dias em 2 meses? não são os 10 dias corridos?
e obrigado pelas informações!
Bom dia, comprei o passe via internet, que já foi recebido em casa. É necessário fazer algum desbloqueio prévio para começar à utilizá-lo? Obrigadda
Olá,gostaria de saber qual passe eu posso comprar pois vou fazer vários países pela Europa começando por Paris. Quero ir até Londres e depois Bélgica.Amisterdam,Alemanha,Suíça e Italia
Obs:Tenho que comprar pass para Londres separado ou tem outros tipos de passe que faça Londres?
Olá comprei minhas passagens pelo site sncf e com opção receber em casa.
Lá estava escrito dez dias para todo mundo e 7 para França. A dúvida é chega ou perdi os bilhetes?
Olá!
Posso usar o Global pass para cidades do mesmo país, independendo o tipo do trem.
Por exemplo na Itália, posso usar de Veneza Mestre para Santa Lucia?
Ola muito obrigado pelas dicas, mas preciso realmente de uma ajuda importante.
Vou fazer.
madrid -> Barcelona-> paris -> amsterda -> cracovia -> zakopane -> praga -> berlim -> madrid.
O que vc me recomenda rogerio? O europass, ja que vou passar por diversos paises,
Eu vi que a polonia nao é contemplada pelo europass, ai iria de aviao ou outro trem, qual sua dica.. POR FAVOR ME AJUDE.
Detalhe vou dia 25/12/16 volto dia 18/01/17
Resposta acima. 😀
Ola muito obrigado pelas dicas, mas preciso realmente de uma ajuda importante.
Vou fazer.
madrid -> Barcelona-> paris -> amsterda -> cracovia -> zakopane -> praga -> berlim -> madrid.
O que vc me recomenda rogerio? O europass, ja que vou passar por diversos paises,
Eu vi que a polonia nao é contemplada pelo europass, ai iria de aviao ou outro trem, qual sua dica.. POR FAVOR ME AJUDE.
ABS
Oi Fabio, tudo bem?!
Para o tipo de viagem que fará, de capital a capital e vários países envolvidos, a melhor opção é comprar os tickets de trens individuais, não passe, ok?! Se for usar bastante o trem para bate-voltas e visitar cidades do interior de cada país, aí o passe valerá a pena.
Abraço!
Prezado,
suas dicas são realmente valiosas.
Você indica alguma maneira que seja realmente segura para comprar passagens de tens online, ou corremos o risco de entrar numa roubada?
Obrigado e um abraço.
Oi Cesar, tudo bem?!
Eu recomendo a compra direto nos sites das cias férreas ou então poderá ocmprar tudo com tranquilidade e em português no site da Rail Europe, mas daí fica atento que haverá cobrança de uma taxa de serviço adicional e que o ticket seja eletrônico, ok?!
Abraço!
Atenção, não vale a pena, o que ninguém comenta é que além da quantia paga para comprar o passe em si, quando vc for fazer reservas, seja no site do Eurail, seja nos guichês das estações de trem, terá de pagar de onze a trinta euros por trecho (só pela ida, e outra quantia pela volta). Pelo menos na França e Espanha, que foram os países que visitei. Inclusive os valores cobrados para reservas no site da Eurail pela internet são abusivos, muito caros, praticamente dobram o valor gasto. E você ainda tem a incoveniência de não poder escolher o lugar, no trem, o sistema é que escolhe. Fuja desta roubada, vc primeiro paga pelo passe e depois descobre a pegadinha.
Oi Souza!
No post acima há alertas para possibilidades de cobranças adicionais, conforme o tipo de trem, trecho e horários. Um passe não é garantia de que tudo já está pago. Então, é sempre bom ficar muito atento ao tipo de viagem que o viajante fará com este passe. Normalmente, por experiência própria, o passe não vale a pena, mas há diversas exceções, como o uso em diversas viagens dentro de um mesmo país e trens regionais, os mais lentos, por exemplo. Também é uma boa na Suíça, onde o trem funciona muito bem e é mais difícil haver cobranças extras.
Obrigado por suas informações!
Abraço!
Como disse anteriormente comprei o passe e não gastei um centavo se quer a mais. Creio que a questão é planejar bem o roteiro e fazer o custo x benefício.
Exatamente Carla! O segredo aqui é planejar bem e comparar bem! Obrigado!
Viajei em junho deste ano para a Alemanha por 35 dias e comprei o German Rail Pass pela TTLufthansa, e valeu muito a pena, fui junto com minha irmã e compramos o flex para 7 dias em 1 mês, pois ia ficar hospedada em 7 cidades (incluindo Praga), não precisei me preocupar com o horário, era só chegar na estação e embarcar, apenas de Praga para Munique, eles ofereciam um onibus da BD muito confortável e estava incluído no pass, ainda fiz um bate-volta para Sallzburgo. Super recomendo, nos dias que fazia o deslocamento de uma cidade para outra saía dem cedo e conseguia fazer bate-volta em outra cidade próxima. Em resumo fiquei em 7 cidades e conheci mais 9. Para ano que vem pretendo comprar o pass Benelux.
Olá Rogério, boa noite!
Muito bacana seu trabalho, Parabéns!
Vou a Portugal em setembro, nunca estive por lá. Não sei se é um bom roteiro. Preciso de sua ajuda.
SP a Porto, Porto a Coimbra (trem), Coimbra a Lisboa (trem), Lisboa a Madrid (trem), Madrid a SP.
Seria interessante alguns desses passes para as viagens de trem?
Também estou pesquisando as passagens aéreas, se é mais barato ir primeiro para Madrid e voltar de porto… Help!!
Oi Zeni, tudo bem?!
Compre os trechos de viagens de trem individualmente no site http://www.cp.pt/passageiros/pt. E o trecho Lisboa/Madri é melhor fazer voando, mais rápido e mais barato também.
Abraço!
Muito Obrigada Rogério, Deus abençoe você.
Boa noite Rogério, td bem? Será qye vc tbm poderia me ajudar ….kkkk vou para italia em mar/16 vamos ficar 10 dias depois vamos de avião para lisboa e vamos ficar mais 11 dias… vc pode me dar uma sugestão de cidades/ trechos que podemos fazer nesse período. Será viagem de lua de mel e desejamos alugar carro tbm. Obrigado desde já.
Oi Mayra, tudo bem?!
Enviei proposta de consultoria e briefing para teu email, ok?!
Abraço!
Existe algum trajeto que o Swiss pass faz que o Global Passa não faz? Nossa última semana de 4 será na Suíça. Então não sei se compro Global Pass de 21 dias +Swiss Pass de 1 semana ou Global Pass de 1 mês. O que acha? (Fica um pouco mais barato o Global Pass de 30 dias)
Oi Rogério, parabéns por mais um post maravilhoso.
Tenho uma dúvida em relação aos trens da França.
Eu pretendo ir a Gyverny, visitar a casa de Monet. Porém eu gostaria de aproveitar que irei para aquela direção e visitar a Catedral de Notre-Dame de Rouen.
Minha idéia é comprar um bilhete Paris – Rouen – Paris. Saltar em Vernon e visitar a casa de Monet. Em seguida, pegar o trem e ir para Rouen (com o mesmo bilhete). Os trens que fazem esta linha são o Intercitè. Você saberia dizer se isso é possível?
Muito obrigado
Oi Afonso, tudo bem?!
Não será possível, você terá que comprar os bilhetes separados e definir os horários de cada um se comprar online. Uma opção é comprar até Vernon e lá comprar, na hora, o ticket para seguir viagem até Rouen e já comprar o ticket de volta para Rouen online, que terá valor mais em conta.
Abraço!
Tirou-nos do sufoco!!!!
Muito obrigada,Rogério!!
Boa tarde, Rogério!
As suas dicas são as melhores que eu já li! _ e olha que eu vasculhei bastante. Desde já, agradeço por compartilhar conosco as suas experiências , beneficiando a muitos com seu vasto conhecimento.
Bom, eu estava quase fechando as compras dos bilhetes de trem quando resolvi pedir sua ajuda. Gostaria de saber se é melhor comprar os bilhetes/tickets pela internet ou comprar nas estações. Se for melhor comprar pela internet, qual site indica para comprar os bilhetes? Andei dando uma olhada no site da “Rail Europe”. Há outra com preços mais acessíveis?
Meu trajeto será Roma- Florença- Veneza- Viena- Budapeste- Praga- Berlim.
Grata!!
Oi Marcellen!
Obrigado pelos elogios! 🙂
Para os trechos no leste europeu, recomendo a facilidade e transparência da Rail Europe. Para os trechos dentro da Itália e também da Itália para a Áustria, http://www.trenitalia.com/. Para o trecho Viena-Budapeste, http://www.oebb.at/. E na Alemanha, http://www.bahn.de/p/view/index.shtml. Lembrando que as tarifas na Rail Europe normalmente são as mesmas, com um pequeno adicional pelo serviço. E que a prioridade seja sempre a compra do e-ticket, ou seja, o ticket eletrônico, para imprimir em casa ou levar no smartphone.
Abraço!
Rogério, muito obrigada por suas informações, me foram de grande valia!!
Estou com um “empasse” agora, não sei como resolver. Também não sei se você saberá me informar isso. Contudo, como diz o ditado: “Quem tem boca vai à Roma!” (nesse caso, literalmente..rsrsr)…
Disseram-nos que teremos de fazer um seguro viagem, visto que é exigido dos turistas. O problema está que não encontro seguro viagem que cubra quem sai do Líbano para Europa. Para mim, que sairei do Brasil, foi tranquilo. Entrei em contato com a seguradora e eles disseram que cobrem somente quem sai diretamente do Brasil para o destino solicitado. Você sabe falar algo sobre este assunto?
Grata, mais uma vez!!
Oi Marcellen!
Dá para contratar o seguro da World Nomads, confere tudo neste post: https://viajandobem.com.br/2014/11/seguro-viagem-dicas-para-viajar-tranquilo-e-protegido.html
Abraço!
Olá, Rogério!
Daqui dias semanas irei à Itália e gostaria de fazer: Milão- Florença, Florença- Veneza e Veneza-Paris. Posso comprar os tickets na Trenitalia ou Eurail online e receber por e-mail?
Ao reservar os bilhetes os assentos já estão reservados?
Valeu pela atenção!!
Abçs!!
Oi Aline!
Isto mesmo, a compra no site da Trenitalia ou então na Rail Europe permitem receber o ticket eletrônico por email, para impressão em casa ou então para levar no smartphone. E você já poderá reservar os assentos, durante a própria compra.
Abraço!
Olá Rogério,
Muito bom esse seu BLOG , bom trabalho!
Já que estás orientando quem precisa, vamos lá:
Tenho uma viagem de 5 semanas com meu esposo, desceremos em Milão. Planejamos passar algum tempo no norte da Itália, e depois conhecer Áustria, Suissa e Alemanha.
Tenho contemplado a compra de um desses pt.Eurail . No interior da Itália faremos de carro, mas de Bolzano em diante, gostaria de usar o trem. Na minha pesquisa encontrei o Germann Rail Pass, melhor custo benefício. Entendi que posso usar de Innsbruck em diante, (talvez tenha de comprar separado de Bolzano à Innsbruck).
Também não está claro se posso usá-lo na Suissa.
Minha pergunta é: Posso usar o Germann Pass para ir de Frankfurd para Zurik, e depois de Zurik para Milão? Queremos dar uma parada em Zurik, talvez encarar um passeio com aqueles Trens Panorâmicos….
Caso não der, qual sua sugestão, para aproveitar bem o Pass, e comprar o menor trecho possível.
Ainda não comprei o Pass, preciso decidir essa semana porque a viagem é em início de abril/15.
Desde já agradeço.
Rsemarie
Rogerio,
você recomenda trens noturnos?
Oi Jéssica!
Só em último caso, se for a melhor opção ou a mais em conta, ok?!
Abraço!
Olá Rogério! Para comprar o passe na própria estação, o passaporte tem de ser europeu?
Oi Victor, tudo bem?!
O Eurail Pass só vale para cidadãos não-Europeus. Para Europeus e residentes na Europa o passe a ser adquirido é o Interrail Pass. Confere mais infos e detalhes aqui: http://www.eurail.com/help/choosing-pass/should-i-travel-eurail-or-interrail.
Abraço!
Para não contar como mais um dia o trem tem que partir antes das 19h 30m? Ou ele tem que chegar antes disso?
Olá
Tenho dúvida se o país de origem conta na escolha do pacote de 2,3,4 países. No roteiro: Munique – Viena – Budapeste – Praga – Berlim eu devo escolher o pacote para 3 ou 4 países? Obrigado
Rogerio, estou lendo o blog para ver se encontro algo sobre BENELUX. Veja se pode me ajudar.
Vou viajar com a família e amigos para Amsterdã, provavelmente, no dia 9/5/2015. Um dos passeios que gostaríamos de fazer é BENELUX. Dúvidas:
1) Partindo de Amsterdã, Luxemburgo podemos conhecer num bate-volta?
2) Na Bélgica, queremos conhecer Bruges, Antuérpia e Bruxelas. Como isso se daria “logisticamente”? Como iríamos de uma cidade para outra? Onde dormiríamos? Quanto tempo é necessário para cada cidade?
Obrigada!
Olá Rogerio,
estou planejando uma viagem para um intercambio de um na Irlanda, e vou ter 5 dias na volta e gostaria de passar pela Suiça e Italia, porem estou muito na duvida sobre usar passagens individuais e ou eurail. O que valeria mais a pena? poderia me ajudar?
Obrigada!
Rogério, muito bom seu site.
Farei uma viagem agora para Suiça e Alemanha. Chegarei na Suiça por Genebra e passarei por Lausanne, Berna, Interlaken, Lucerna, Zurique e Pontresina. De Pontresina irei para Alemanha. Na Alemanha passarei por Munique, Leipzig e Berlim.
Estou considerando algo bem amplo, que contemple o trajeto de trem entre as cidades e o transporte dentro das cidades.
Mas não está fácil montar isso. Preciso de uma dica sobre qual melhor opção.
Swiss Pass na Suiça e German Rail Pass (da Eurail) na Alemanha? Ou um Alemanha-Suiça Pass (da Eurail)?
Obrigado!
Rogério,
simplesmente apaixonada pelo seu site!! mas estou também desesperada por uma ajuda. Em janeiro agora faco Barcelona-Paris-Chamonix-Amsterdam e Londres.
A passagem de trem paris-chamonix-Amsterdã está caríssima. E só cogito trem pq é minha primeira viagem e tenho medo das malas rs. Compensa comprar um france pass para viajar paris-chamonix e de paris ir pra amsterda? O pass tá 150 euros e só paris-chamonix está uma média de 80 euros.. Obrigada desde já!
Oi Beatriz!
Faça exatamente como sugeriu, verificando se vale a pena ou não o passe comparando com o preço individual de cada trecho, decidindo pelo mais em conta, ok?!
Abraço!
olá Rogério, excelente blog. me de uma ajuda, estarei na frança em duas pessoas em agosto/15 especificamente na cidade de Mâcon (de 04 a 13 de agosto), assim gostaria de visitar a Itália pelo menos uma cidade tipo Milão, Turim ou roma (me indica alguma?), Genebra e gostaria de comprar paris Mâcon e vice versa, o que me indica algum passe ou compro os trechos um a um, você sabe se eu receberia esses tickets em casa? e se em posse deles é fácil viajar sabe se terá mais alguma taxa extra na estação? não queria ter surpresas. obrigado.
Oi Wagner!
Compre os tickets individualmente, valerá mais a pena! E compre online, sempre fazendo cadastro no site, pois assim poderá comprar o e-ticket, o qual bastará imprimir e levar na viagem. Na estação recomendo verificar se o e-ticket precisa ser validado antes de entrar no trem ou se será necessário apenas apresentá-lo ao fiscal, já no trem, ok?!
Abraçooo!
Bom dia Rogerio!
Gostaria da sua sugestão neste roteiro ,pensando geograficamente em passar raras vezes na mesma cidade durante a viagem e se vale a pena comprar o global pass.
Brasil – Edinburgo 1 dia
Edinburgo – Londres ( trem) 3 dias
Londres – Amsterdam ( avião) 3 dias
Amsterdam – Bruxelas ( trem) 2 dias
Bruxelas – Paris ( trem) 5 dias
Paris – Berlim- Cracovia (trem) 6 dias
Cracóvia – Praga – Munique – (trem) 3 dias
Wurburg – Fussen (rota romântica – Carro) 3 dias
Fussen – Lucerna – Berne ( trem) 4 dias
Berne – Insbruck – Salzburg – Vienna (trem) 4 dias
Vienna – Bratislava – Budapeste (trem) 4 dias
Budapeste – Veneza ( aviao) 2 dias
Veneza – Brasil 1 dia
Obrigado
Boa noite Rogério,
Gostaria de saber se entendi mesmo sobre essa regra das 19hrs deixe eu dar uns exemplos práticos:
Peguei um trem as 18hrs do dia 6 e desci no meu destino as 3hrs do dia 7 – Contará a passagem do dia 6
Peguei um trem as 18hrs do dia 6 e desci no meu destino as 5hrs do dia 7 – Contará a passagem do dia 6
Peguei um trem as 20:00 do dia 6 e desci no meu destino as 5hrs do dia 7 – Contará a passagem no dia 6
Peguei um trem as 20hrs do dia 6 e desci no meu destino as 3hrs do dia 7 – Contará a passagem no dia 6
Peguei um trem as 20hrs do dia 6 e desci no meu destino as 3hrs do dia 7 – Contará a passagem no dia 7
Usei muitos exemplos mas acredito que depois dessa ninguém mai tem dúvidas kkkk
Agradeço desde já
Regra das 19h
A regra das 19h permite aproveitar um dia de viagem grátis. Verifique se as condições abaixo são respeitadas:
Regra das 19hs: se um trem noturno direto inicia a viagem após às 19:00 e chegada no dia seguinte, o portador do passe deve marcar apenas a data do dia da chegada; isso se o mesmo não realizar nenhum outro trajeto naquele dia da partida do trem, ou o trem noturno não possuir nenhuma conexão antes da meia noite. Regra válida para portadores de passes que ainda tenham validade.
· Seu passe deve ser ativado
· Você não pode ter viajado de trem antes do embarque no dia da partida
· Embarque em um trem depois das 19h
· Chegada ao destino depois das 4h do dia seguinte ao embarque
· A data de chegada deve estar dentro da validade do passe
Se estas condições forem respeitadas, então você deve escrever a data de chegada no passe .
Se estas condições não forem respeitadas, então você deve anotar a data de partida e de chegada no passe.
Olá, adorei o blog.
Estou com uma enquete sem resposta ainda pela Euro!!!
Estarei indo à Europa no final do ano: RJ x Paris x Zurich x Alemanha x Bélgica x Holanda x RJ.
No Período de 16/12 – 04/01. Tentei adquirir passagens de trem de França x Suíça e não consigo, sempre remete uma mensagem que não possui disponibilidade no sistema, para o período após o dia 10/12.
Existe algum problema ou seria devido ao tempo que estou cotando, digo, de hoje para 22/12?
Valeu
Oi Romulo, tudo bem?!
Normalmente as passagens de trem ficam liberadas para vendas de 60 a 90 dias antes da data da viagem, ok?!
Abraço!
Bom dia Rogerio. Vou com meu marido para Europa em Dezembro… Gostaria de uma dica sua, referente a passes de trem… o que compensa mais? comprarmos o Eurail Pass ou trechoc por trecho…. vamos dia 20/12 e retornaremos dia 12/01/15. Faremos Barcelona 21/12 a 26/12, Paris 26/12 a 02/01 (qdo estivermos em Paris, pretendemos passar o dia em Bruges), Londres 02/01 a 05/01/15 , Amsterdam 05/01/15 a 07/01/15… e do dia 07/01/15 a 12/01/15 ainda nao decidimos o que faremos, uma vez que nosso voo de volta para o Brasil, sai de Barcelona. Será que compensa comprarmos o eurail pass? e como seria isso? me falaram que posso viajar pela Easy jet, porem também dizem que nesta época os aeroportos fecham bastante por conta da neve. Obrigada pela atenção. Camila
Oi Camila!
O Eurail valerá a pena se pretendem viajar de primeira classe e forem usar bastante o trem para explorar arredores por onde passarão. Mesmo assim terão que reservar os trens mais procurados e rápidos, que estarão listados no guia que receberão com o passe. Além deste caso, que seria mais pelo conforto e não somente pela economia, outra forma do passe valer a pena é quando a ideia é explorar bastante um único país, usando bastante o trem para ir de cidade a cidade, porém na segunda classe.
Mas sempre é importante fazer os cálculos e comparar. Pela experiência que eu tenho, normalmente vale mais a pena comprar trecho a trecho quando a viagem é de uma cidade para outra e você já tem o roteiro mais ou menos organizado, ok?!
Abraço!
Gostaria que vc me indicasse qual companhia de trem posso comprar o trecho Paris x Bruxelas.
Oi Mauro!
Eis o site: https://www.thalys.com/fr/en/.
Abraço!
Bom dia! Rogerio! Parabéns pelo site e prontidão. Pretendo viajar com minha esposa para Europa em janeiro/15. Nosso roteiro será a principio Frankfurt, Paris, Roma e Frankfurt. Vamos de trem. Não temos experiências em viagens internacionais. Mas queremos aproveitar o para ver paisagens e bater pernas. Agora uma de minhas preocupações será o frio. Temos tempo pra fazer uma boa programação e estudar nossas rotas. Será um grande empecilho? Ou podemos curtir o barato? Bem a segunda duvida é se podemos utilizar o global pass 15 dias nos metrôs tb?
De qualquer forma obrigado pela atenção!
Abraço!
Oi Everton!
Não vou dizer que o frio não atrapalha, assim como o calor insuportável.. .hehe! Mas dá para curtir numa boa, vestindo-se de maneira adequada para encarar o frio na rua e as altas temperaturas dos ambientes como lojas, restaurantes, hotéis.
Sobre o passe, ele não permite o uso do metrô, somente de trem dentro do país ou entre os países do teu passe, ok?! A hão ser que tenham lançado algo diferente, contemplando também o transporte público local. Recomendo que leia atentamente as regras do passe antes de usar.
Abraço!
Boa Noite ! Rogério !
Prefiro comprar os tickets direto na estação , assim que chegar do que on line. Já andei pesquisando, mas é difícil decidir. Entendi que no meu caso seria o Eurail Global pass ou Eurail Select Pass. Estou indo em agosto.
No ano passado comprei direto nas estações. Assim que chegava em uma cidade já comprava o próximo destino. Dessa forma sempre sairá mais caro???
Apesar de falar um pouco de inglês é sempre difícil ter certeza que vai fazer a melhor compra. Já tenho hotéis reservados, e meu destino é: Munique , Berlim,Praga,Viena,Budapeste e volto a Munique para embarque de volta.
Agradeço qualquer esclarecimento a respeito.
Abços, Val
Rogerio,
Muito boas suas dicas.
Estudando os sites de passes ferroviários dois pontos me chamaram a atenção:
1) Eles sempre aconselham reservas com semanas ou meses de antecedência. Precisa tanto tempo assim?
2) Comprar o passe pela internet não é difícil, mas não há como fazer reservas online, pelo menos para os trens da Alemanha. Neste caso só ligando para um escritório nesse país. Tem como resolver esse problema da reserva via internet?
Grata,
MArisa
Oi Marisa, tudo bem?!
Sim, muitos trechos, principalmente os de alta velocidade, viagens noturnas ou muito procurados necessitam de reserva sim, principalmente os de primeira classe, e quanto antes melhor, pois há um limite em cada trem para portadores de passes. Esta a grande desvantagem deste tipo de ticket… 🙁 Na compra do passe você receberá um caderninho com todos horários e trechos, além da informação se é necessário reservar ou não. Não confie muito nisto, tente reservar em todos os trechos, exceto trens lentos e regionais, ok?! Se teu passe for de segunda classe, é mais fácil conseguir lugar e poderá reservar um pouco antes da viagem ou até diretamente na estação, uns 2 ou 3 dias antes.
Para viagens dentro da Suiça e Alemanha é mais tranquilo, pois sempre há lugar, ainda mais se teu passe for para a segunda classe. Já na primeira complica bastante, pois há um limite maior ainda por trem ou viagem. No caso da Alemanha, só por telefone mesmo ou, então, sugiro a compra do passe em agência, daí poderá contar com eles para estas reservas e outras infos, ok?!
Abraço!
Olá Rogério, blz?
Vou em agosto para o reino unido. Tava pensando em comprar o passe de 15 dias pra viajar pela Inglaterra e Escócia. Meu receio é sobre as reserva. Por exemplo, trajetos longos e com muita demanda como Londres – Manchester, Londres – Cardiff, Manchester – Edimburgo e Edimburgo – Glasgow, eu preciso reservar com antecedência?
Em relação as outros trajetos curtos, é só chegar com meu bilhete e entra no trem? E caso esteja lotado? Tem alguma dica além dessas que você possa me dar em relação aos trens no Reino Unido?
Esse ticket vale pro metro?
Basicamente, são essas minhas dúvidas…haha
Abraços.
Oi Daniel!
Com o passe em mãos você entrará no site da Rail Europe e então poderá verificar ou simular quais trechos necessitam reserva ou não, daí ficará mais fácil para você organizar sua viagem. Mas normalmente os trens de curtas distâncias e com bastante horário não requisitam reserva.
Abraço!
Excelente Blog Rogério!
Vou com minha mãe e irmã para Viena, Praga e Depois Budapeste. O tempo de trem de Praga a Budapeste é de 8 horas. Parece que seria mais facil ir de aviao mas me assustei com as condições de voo e tarifar carissimas. Qual compania aerea vc me indica? Ou vou de trem mesmo?
Muito obrigada !
Oi Ana Gabriela, o ideal é fazer este roteiro nesta ordem: Praga – Viena – Budapeste, daí poderão fazer todos os trajetos de trem em viagens mais curtas. Ou também o inverso, claro!
Abraço!
Rogério, bom dia!
Estou vendo o seu blog, e sinceramente… Estou derretendo! Aí…quantos lugares bons, encantadores.
Nunca sai do meu país, e esse ano estou com muita vontade de conhecer a Europa…e vou!
Pensei nos seguintes países:
França (Paris) – 6 dias;
Inglaterra (Londres) – 4 dias;
Holanda (Amsterdã)- 4 dias;
Alemanha (Berlim)- 3 dias;
Itália (Roma) – 3 dias.
O que você achou deste roteiro? Alguma sugestão?
Minha tia mora em Lyon… Posso ficar hospedada lá também.
Vou comprar a minha passagem aqui, e vou levar cerca de R$6.000,00. Consigo passar tranquila? Gostaria que você indicasse albergues nesses locais.
OBS: Não achei outro campo para fazer essa pergunta.
Estou no aguardo.
Oi Tássila, tudo bem?!
Gostei do roteiro, eu só mudaria a ordem para Londres – Paris – Amsterdã – Berlim – Roma. E fecharia voo partindo do Brasil para Londres e voltando para o Brasil de Roma, ok?!
Se o perfil for uma viagem bem econômica, este valor de 6000 está de bom tamanho, terá aí algo como 90 euros por dia para hospedagem, alimentação, transportes entre cidades, transporte público e ingressos.
Para ver albergues, vá de Booking.com!
Abraço!
Boa tarde!
Rogerio, mudei o meu roteiro… da uma olhada, vou viajar dia 22/09… O que sugere desta vez, por onde devo iniciar???
França (Paris) – 4 dias;
Inglaterra (Londres) – 5 dias;
Holanda (Amsterdã)- 5 dias;
Alemanha (Berlim)- 3 dias;
Espanha – 5 dias
beijos
Oi Tássila, os primeiros trechos eu manteria e então voaria para a Espanha, onde terminaria a viagem, ou então faria o inverso, se valores das passagens ficarem menores, ok?!
Abraço!
Oi, embarco dia 22 de setembro… Já fechei quase tudo… Veja se fiz correto:
Vou ficar 6 dias em Barcelona… 4 dias em Paris….2 dias em Amsterdã…7 dias em Londres e 4 dias em Berlin… Depois volto para São Paulo.
Comprei um voo de Amsterdã para Londres e de Londres para Berlin, mas e o restante? O que vale mais a pena? Por favor, só falta isso para eu fechar… Aguardo a sua sugestão.
Outra coisa, gostaria muito de conhecer a caverna de gelo de Eisriesenwelt – fica na Áustria, o que vc sugere? Você acha que rola fazer nesses dias? Ou eu deixo para a próxima viagem?
Oi Tássila, tudo bem?!
Eu faria assim, conforme teu itinerário definido:
Eu voaria de Barcelona para Paris (www.skyscanner.com.br) e depois pegaria o trem para Amsterdã (www.thalys.com). E deixaria a Áustria para uma próxima viagem, focando estes 4 dias em Berlim e arredores.
Abraço e ótima viagem!
Olá Rogério!!
Valeu pela dica… minha esposa está bem mais tranquila agora!! rsrs
Quanto ao cartão de crédito… as lojas são como aqui no Brasil, que sempre dá pra parcelar ou é mais difícil encontrar uma que parcele??
Abraço!!!
Legal Carlos!
No exterior o cartão de crédito não permite parcelamento, ou seja, as compras serão sempre à vista.
Abraço!
Olá Rogério, td bem?
deixa eu te perguntar uma coisa Rogério… vc acha que com esse aumento do iof, valeria a pena eu levar, para a minha viagem com minha esposa para Paris (por 7 dias), uma maior quantidade de dinheiro em espécie, ou continuo com a maior quantidade em cartão pré-pago???
Outra coisa, pois a minha esposa está ficando nervosa com o aumento do euro, nos outros anos eu não acompanhava a flutuação do valor da moeda e, neste momento, o euro está bem alto… existe alguma tendência para esta época do ano (por ele estar tão alto) e provavelmente nos próximos meses deve haver uma queda no valor??? Foi assim em anos anteriores???
E por último… para estes 7 dias em Paris (para eu e minha mulher) vamos levar apenas algo em torno de 4000 euros, sendo que já temos as passagens aéreas e as diárias no hotel pagas e também temos ingresso para 02 passeios já certos… vc acha que este valor que vou levar é pouco para alimentação e compras e talvez mais alguns ingressos, ou é suficiente???? (Me ajudando com esta dúvida, estará me ajudando a acalmar, ou não, a minha esposa!rsrsrs)
Valeu…
Abçs e Feliz Ano Novo!!!!
Oi Carlos!
Se você creditou euros antes da medida do governo, leve o cartão, pois o IOF é retido no momento da recarga do cartão. Caso contrário, vá de grana em mãos, pois a cada 1000 euros nos cartões a mordida será de 63,80 euros. E se for preciso, utilize o cartão de crédito, que agora se equiparou novamente aos cartões de débito no caso do IOF.
Sempre tivemos altos e baixo e, pelo menos nos últimos 2 anos, as altas vieram sempre na metade do ano e desde maio do ano passado o euro está estacionado entre 3 e 3,30 reais. Não tenho condições de fazer nenhuma previsão, só recomendo que, com a viagem marcada, já compre os euros o quanto antes e para de olhar o câmbio! 😀
Carlos, 4000 mil euros para 7 dias em Paris, para gastos com alimentação, transporte, ingressos e compras é mais do que suficiente. Será uma viagem bem confortável!
Relaxa e vai com tudo Carlos!
Abraço!
Boa tarde,
Li na materia que não é recomendado o trem para longas distâncias, correto? Segue meu roteiro de viagem abaixo:
Roma -> Barcelona
Barcelona -> Paris
Paris -> Londres
Londres -> Amsterdam
Amsterdam -> Berlim
Berlim -> Praga
Praga -> Viena
Viena -> Atenas
Sendo assim, o que não compensa ser feito de trem? Imagino que Roma-Barcelona-Paris, além de Viena-Atenas, correto? Todo o resto é vantajoso?
Mas há outro porém. Vi a venda passes ilimitados para viagens durante “x” dias, em algumas companhias de trem. No meu caso, 30 dias, sairia 1200 euros, isso para duas pessoas. Acha que vale a pena? Caso positivo, ai passa a valer a pena também as viagens longas, já que estarão inclusas?
Obrigado!!!!!
Olá Thiago, tudo bem?!
Não que não seja recomendado, mas de acordo com minhas experiências e levando em conta o custoxbenefício, a regrinha das 5 horas funciona bem. Mas sempre é bom comparar todos os trechos fazendo via trem, low cost ou até bus para comparar e decidir.
No teu roteiro a rota Amsterdã/Berlim também poderá ser uma boa voando via low-cost.
Caso pretenda adquirir passe, vale a pena somar todos os trechos que faria tanto voando como de trem para ver se o passe vai valer a pena ou não. Lembrando que os trens de alta velocidade requerem reserva prévia e pagamento da diferença, mesmo com passe, ok?! Fica sempre bem atento à todas regras do site da Rail Europe.
E caso opte pelo passe, aí sim faça todas as viagens com ele, deixando as viagens mais longas para fazer durante a madrugada, economizando assim uma graninha com hospedagem.
Abraço!
ola! estou adorando seu site e pegando varias dicas! Irei para Europa em Maio/14, chegando em Madri no dia 12. De Madri, iremos para Barcelona no dia 14 de manha, com um trem rápido, e de Barcelona não sei pra onde ir, pois os itinerários de trem não aparecem… meu roteiro inclui Paris, Roma e Monaco! Pra qual deles seriam mais interessante e barato ir direto de Barcelona?
Estamos pensando em pegar o global pass.. visto que conheceremos varias cidades.. mas minha duvida é se esse pass vale para todos os trens, de todas as cias.. e se o up a mais para pagar pela reserva não acaba tirando a vantagem desse tipo de passe! Vamos viajar muito, em pouco tempo.. a principio o itinerário é Madri-Barcelona-Monaco-Milao-Roma-Florença-Veneza-Alpes Suiços-Vienna-Praga-Amsterdã-Paris-Londre.. isso em 20 dias! Aproveitaremos para viajar de noite.. por isso fica a questão dos pagamentos de reserva de leito.. sera que vale a pena?
Oi Fabiane, tudo bem?!
Eu acho que é muita cidade para tão pouco tempo…. Se eu fosse fazer todas estas cidades, diria que precisaria de pelo menos 40/45 dias, senão vão passar a maior parte do tempo nos trilhos… Ou então retiraria algumas destas cidades, tentando deixar pelo menos 3 dias para cada lugar e organizaria os trajetos de forma a fazer os mais longos voando, o que sairá bem mais barato e será muito mais cômodo do que de trem, seja com ticket individual ou por passe, ok?! Viagens acima de 5 horas de trem já vale a pena trocar por um voo low cost.
Abraço!
Oi Carlos!
Pode ir tranquilo, tanto Eurostar como Rail Europe são confiáveis. O primeiro certamente cobrará IOF de 6,38% no cartão, pois trata-se de uma compra internacional, já o segundo, por ser uma compra em reais, não terá o acréscimo do IOF. Vale comparar valores em ambos para decidir onde comprar, ok?!
Das tarifas do metrô em Londres, acesse http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx. Tudo vai depender de quanto você usará o metrô, mas o gasto diário não passará de 8,80 libras por pessoa, ok?! Já em Paris vale a pena você comprar sempre 10 bilhetes de uma única vez, diretamente na estação, pois assim cada um custará 1.25 euros por viagem, ok?!
Abraço!
Olá Rogério, tudo bem?!
Então… fechei uma viagem somente para Paris, com a minha esposa, vamos ficar
7 noites lá em maio de 2014.
E gostaria de saber de vc, se há alguma outra capital (ou qualquer outra cidade) de outro país próximo que fosse bem interessante de ir nesse período ( e voltar para Paris) e se é viável ir de trem para essa cidade. Vc tem alguma dica?
Valeu!! Abração!
Oi Carlos, bons bate-volta de Paris seriam Bruxelas, Bruges e até Londres. Mas daí tem que organizar bem o roteiro nestas cidades, sair bem cedo de Paris e voltar no último trem, para aproveitar bem o dia todo, ok?!
E há, também, ótimas pedidas na França também, viajando com o trem TGV. Reims e Giverny, por exemplo, são cidades onde chegarão rapidamente e valem um dia de visita!
Abraço!
Oi Rogério, então minha esposa tem o sonho de conhecer Paris e Londres e como já fechamos a viagem para Paris ela quer aproveitar a “proximidade”!rs
Então… tenho procurado por passagens Paris-Londres no site Eurostar/Raileurope chegando em Londres por volta da 8h30 e saindo por volta das 20h.
Mas a minha maior preocupação é sobre qual estação pego o trem em Paris e onde vou desembarcar em Londres, para saber se é próximo de algum ponto turístico pelo menos. Vou ficar na Rua Cambronne, sei que tem uma estação de metro próxima (o que mais tem em Paris!rs), você tem como me dar essa ajuda?!?!
Valeu…! Obrigado pelas dicas que já me deu!!
Abçs
Oi Carlos!
O Eurostar tem como base a estação Gare Du Nord em Paris e a St. Pancras em Londres. Qualquer saída ou chegada nestas cidades ocorre nestas estações. Na hora de fazer a compra pelo site, apenas digite Paris e London, que o sistema informará automaticamente as estações.
Fica tranquilo que chegando na St. Pancras você poderá pegar o metrô e explorar a cidade facilmente, ok?!
Abraço!
Oi Rogério,
então o site da Eurostar ou Raileurope é confiável? Vc sabe me dizer se o pagamento da passagem incide aquela porcentagem de iof pelo fato de a passagem ser em euro e eu pagar em reais?
Outra coisa, só pra me deixar mais tranquilo (ou não!rs) e também para eu me programar melhor… quanto custa em média o metro em Paris ou em Londres?
Valeu!
Abçs
Este comentário foi removido pelo autor.
Oi, meu nome é Kelly sou de Curitiba e estou indo para Europa em Dezembro, comprei minhas passagens e fiz minha reserva em 2 hotéis.
É as minhas primeiras férias fora do Brasil.
Chegarei dia 21/12/13 em Milão e ficarei até 30/12/13 pretendo pegar um trem, pq já tenho hotel reservado em Paris do dia 30/12/13 a 06/01/14
Tenho muitas dúvidas, estou surtando.
Não falo Inglês e nem Frances, piorou Italiano. A principio só vai o meu noivo.
Como meus hotéis já estão reservados e pagos. Gostaria de pegar um trem e passar o dia em Londres, Alemanha, Suiça entre outras cidades próximas e voltar e dormir no hotel. Será que é possível?
Onde compro esses Passes ou Passagens?
Como devo proceder?
E no Aeroporto será que é necessário contratar um tradutor?
Oi Kelly, tudo bem?!
Olha só, eu aconselho a fazer viagens curtas, saindo bem cedo para voltar no fim da tarde ou noite. Então, tanto em Milão quanto em Paris, caso não queira gastar com diárias, o ideal é pegar trem e conhecer cidades próximas. Em Milão você poderá fazer bate-e-volta para Verona, Veneza e Cinque Terre, por exemplo. E em Paris, vale uma volta até Giverny, Eurodisney e Reims. Também poderá pegar o Eurostar e dar um “pulinho” até Londres e curtir o dia por lá. Não é o ideal, até porque é sempre melhor curtir bem cada cidade que se passa, mas poderá sentir um gostinho para voltar no futuro, quem sabe?
Os tickets dos trens você poderá comprar com pelo menos 2 dias de antecedência ou até na hora mesmo (menos para Veneza e Londres), diretamente na estação ou, se preferir, já planejar os passeios e comprar pela internet, em Rail Europe.
No aeroporto é sempre bom saber um pouco de inglês ou a língua local, pode ajudar se houver algum problema. Mas sempre há um brasileiro ou alguém que fale português por perto, vai tranquila!
Se quiser, posso te ajudar a organizar os roteiros e já planejar direitinho a tua viagem. Envia email para [email protected] que então entrarei em contato com um questionário básico para planejar a tua viagem, ok?!
Abraço!
Olá Juliana, é exatamente isto, se ainda não viajou de trem em um determinado dia e embarcar em viagem após 19h, chegando no destino após 4 horas da manhã, precisará apenas marcar o horário de chegada no passe. Resumindo:
Seu passe deve estar ativado
Você não pode ter viajado de trem antes de seu embarque no dia da partida
Embarque em um trem depois das 19h
Chegue ao destino depois das 4h do dia seguinte
A chegada deve estar dentro da data de validade do passe
Se todas essas condições forem respeitadas, então você tem que escrever somente a data de chegada no seu passe.
Ficou claro? Espero que sim! Abração!
adorei seu post.. acabei, nesse momento mesmo, de comprar meu passe eurail one country benelux, mas tenho uma perguntinha..
a regra das 19h somente se aplica se o seu trem chegar DEPOIS DAS 4 da manha no seu destino.. ou seja, se eu sair da Bélgica extamente as 20h, eu chegarei às 22h aprox em amsterdam.. contando como esse mesmo dia, não se estende ao proximo.
certo?
beijos
olá! tudo bem?
Meu caso é o seguinte, quero voltar ao brasil, pois moro no japão, portanto queria passar alguns dias na europa, o vistose tira na hora? comprando o eurail preciso confirmar se tenho reserva em hotel?
Obrigado
Fala Rogerio, estou querendo saber se é melhor eu comprar um passe de trem daqui do Brasil pelo site da raileurope.com.br ou pelo eurail.com ??? No da raileurope.com.br eles dizem que as reservas só poderao ser feitas como eles, como funciona isso? Fico no aguardo! Obrigado!!!
Oi Luciene!
Cote cada trecho individual, some tudo e compare com o valor do passe. Daí terá uma noção do que valerá mais a pena. Vale já sair do Brasil com os tickets comprados e com os assentos reservados, caso valha a pena comprar individualmente, acessando o site Rail Europe. Mas também poderá comprar os tickets em Roma, uns 2 dias antes, pelo menos para trechos mais procurados, como Roma a Florença ou Roma a Veneza, para garantir. O passe normalmente vale a pena quando se faz pelo menos 2 viagens de trem por dia, durante os 3 dias da validade dele. Mas sempre pode haver alguma promoção nos valores dos passes, então vale sempre comparar para decidir, ok?!
Abraços!
Oi Rogério,
Parabéns pelo blog!!! É uma ferramenta e tanto!!
Gostaria DA SUA OPINIÃO quanto a minha situação:
Vou para Roma com meu marido em Fevereiro ( 7 dias). Mas Gostaria de aproveitar e fazer um bate e volta ( 1 dia ) em Veneza e Florença.
Acha que vale a pena o Europass de 3 dias e assim iria a Pisa também?? Ou compro trechos separados??? Dúvida cruelll… Me ajuda
Oi Camila!
Sim, você pode usar o Global Pass para fazer toda e qualquer tipo de viagem, inclusive dentro de um mesmo país, viagem longa ou curta, desde que este país esteja em seu passe.
Praticamente todos os trens que fazem viagens internacionais requerem reserva. Para utilizar os trens de alta velocidade a reserva é obrigatória. Os trens na França, Itália e Espanha costumam solicitar reserva.
Para saber os trens que precisam ou não de reserva, vale consultar este link –> http://portugues.eurail.com/enpt/support/use-pass/do-i-need-to-make-reservations. Também poderá consultar diretamente no guichê da estação de trem. Minha sugestão é sempre conferir, uns 2 dias antes, se o trem precisa de reserva ou não, se terá diferença a pagar ou não, para não ter surpresas na hora, ok?!
Abraços!
Oi Rogério,
é possível com o global pass fazer viagens dentro de um mesmo país, de curta duração, tipo 1 dia, sem precisar fazer reservas?
Como saber quais trem precisam de reservas?
Obrigada!
Olá Maria Cecília, tudo bem?!
Sempre sobra um tempinho para ajudar sim! E vamos lá com as tuas dúvidas então!
As sugestões dadas por seu marido não são nenhuma loucura, são bem viáveis. Iniciando a viagem em Roma, poderão ir a Munique de avião ou trem. De Munique seguem para Paris, também de avião ou trem. De Paris é um pulinho com o trem da Eurostar até Londres, apenas 2 horas de viagem. Quanto mais cedo comprarem os tickets, menores serão os valores.
O que vocês terão que fazer é organizar quanto tempo pretendem ficar em cada cidade e verificar, usando os sites da Rail Europe e Skyscanner, qual a melhor opção para cada viagem, se trem ou avião.
Outra opção é cotar as passagens aéreas entre Roma-Munique e Munique-Paris juntamente com as passagens intercontinentais. Muitas vezes sai mais em conta do que comprar os tickets individuais de voos low-costs ou trem, além de facilitar a organização da sua viagem.
Se precisarem de dicas sobre hotéis, confiram o post Hotéis Recomendados. Para selecionar e reservar hotéis, indico o site da Booking.com.
Consegui te ajudar um pouquinho? Se precisar de mais informações ou ajuda para organizar sua viagem, é só chamar!
Um grande abraço!
Boa Noite Rogério! Nossa como vc ajuda a tanta gente? Sobra uma ajudinha pra mim? Meu marido e eu ficaremos em Roma do dia 14/10 a 23/10. Depois ficaremos em Paris de 23 a 30/10. Mas ele sugeriu irmos à Munique visitar um primo dele e à Inglaterra de trem. É loucura? Um abração e agradeço desde já a ajuda. Maria Cecília
postagem muito interessante, mostrando como utilizar o passe de trem.
parabéns
Oi Brunna, obrigado pela sua importantíssima informação!
Abraços!
oooi! só uma correção: dá pra comprar sim esses pacotes de passagem de trem aqui na europa! eu moro na itália, sou brasileira, e comprei eurail global pass, 10 viagens em 2 meses, apresentando o meu passaporte, na estação central de Florença!
beijooos!
Oi Priscila!
À primeira vista parece que o Global Pass é bem indicado para a sua viagem. Ainda mais se você tiver o roteiro mais flexível, podendo ser alterado no decorrer da viagem. Vai que você curta tanto Praga que resolve ficar mais uns 2 dias na cidade?
Caso tenha um roteiro bem “amarrado” e a idéia é economizar o máximo, vale cotar cada trecho separadamente, avião ou trem, e ver se, no final das contas, compensa o valor do passe ou então comprar os trechos separadamente.
Vale lembrar que os trens de alta velocidade, os noturnos e os trens com bastante movimento ainda requerem reserva de assentos, e isto tem custo, além do preço do passe. Ou seja, o passe permite flexibilidade, mas muitas vezes as viagens são mais demoradas e os trens menos confortáveis.
Por isso vale a dica de sempre comparar. Pode ser que em apenas 3 ou 4 trechos tu já atinjas o valor que será gasto no passe…
Outra ponderação a fazer é comparar o Global Pass com o Select Pass. No teu caso, seria bom comparar o Global e o Select de 5 países, deixando Holanda e Bélgica para comprar tickets de avião ou trem individualmente.
Se o teu caso for economizar ao máximo ao invés de ficar com a flexibilidade dos passes, abuse bastante das pesquisas nos sites Rail Europe e
Skyscanner.
Priscila, espero não ter te confundido muito, mas os passes de trem são assim mesmo, bem complicados. E se precisar de mais infos, me chama!
Abraços!
Adorei seu blog. ötimas dicas.
parabens pelo blog!!
estou pensando em usar o global pass para uma viagem de 45 dias partindo de madrid, passando por barcelona, sul da frança, florença, veneza, viena, praga, amsterdã, bruxelas, paria e volta para madrid. voce acha que vale a pena? o roteiro conta com alguns trajetos mais longos, mas creio qiue a opção trem seja a mais barata. o que você acha?