Casa Olga: uma ótima opção de almoço na Serra Gaúcha com ares de casa de vó

Atualizado por Rogério Milani em 17/03/2018

Conheça a Casa Olga, uma ótima opção de almoço na Serra Gaúcha com ares de casa de vó que oferece slow food preparada com insumos orgânicos e pode ser o programa perfeito pro seu próximo sábado na Serra Gaúcha!

Almoço na Serra Gaúcha

Casa Olga: uma ótima opção de almoço na Serra Gaúcha com ares de casa de vó

Monte Belo do Sul é uma pequena cidade da Serra Gaúcha que tem quase três mil habitantes e, por muitos anos, foi distrito de Bento Gonçalves. Conquistou sua emancipação em 1992 e, agora, tem um restaurante com uma proposta diferenciada que surgiu do amor de duas irmãs pelas suas avós.

Marta e Morgana tem carreiras diferentes – Marta é arquiteta e Morgana tem formação em economia e hotelaria – e, depois de morarem por alguns anos na Europa, retornaram ao Rio Grande do Sul para tocar suas vidas. A paixão pela gastronomia está no sangue, e as duas tiveram bastante contato com essa área quando moravam na Itália e, um dia, Marta sugeriu que elas reformassem a casa da avó materna Olga, que estava fechada já há alguns anos em Monte Belo do Sul.

Pensando em tudo o que a casa significava e o carinho especial que as duas nutrem pelo espaço, Morgana aceitou o desafio na hora. E, assim, há quatro anos as duas iniciaram a Casa Olga promovendo eventos uma vez por mês. Deu tão certo que, em 2017, nasceu o Casa Olga, um restaurante que não apenas tem um toque vintage – tudo ali transborda história familiar e amor e respeito pelas tradições passadas de geração a geração.

Almoço na Serra Gaúcha

Como dá pra ver na foto, a Casa Olga fica pertinho da Igreja e da praça principal da cidadezinha, o que lhe confere um charme ainda mais especial. O restaurante abre somente aos sábados ou, em outras datas mediante agendamento de grupos de dez pessoas ou mais. Morgana nos contou que a ideia, para daqui a uns meses, é abrir também aos domingos. Mas elas estão seguindo sem pressa – o mais importante é servir sempre com muita qualidade e promover algo inesquecível para quem vai lá.

Já estivemos lá diversas vezes, onde pudemos apreciar uma ótima feijoada ou então um cordeiro assado na brasa, e nesta última elas serviram o Menu da Nonna, com as delícias sopa de capeletti, polenta brustolada, salame frito, fortaia, radicci com bacon, tortei e costelinha de porco com a sobremesa do dia, uma deliciosa panna cotta. Estava divino, principalmente o tortéi, com um recheio super saboroso e uma massa perfeita de tão cremosa e al dente ao mesmo tempo! Ah, e aproveite para tomar ótimos vinhos da Bertolini, recomendo o Chardonnay!

Almoço na Serra Gaúcha

A casa é da vó materna da família, Olga, mas as receitas são da vó paterna, Rosa, com um toque contemporâneo: todos os insumos usados na cozinha são orgânicos e uma boa parte deles vem da horta da casa de Marta. No futuro, as irmãs planejam uma horta no próprio terreno onde funciona o restaurante. “Nossa cozinha é livre, afetiva, limpa e justa”, orgulha-se Morgana. Por isso, os pratos são preparados de acordo com a época em que os legumes e frutas estão prontos para o consumo, fazendo uma culinária sazonal e ainda mais especial.

A motivação das irmãs não poderia ser mais nobre: preservar a história familiar e fazer com que a casa da Vó Olga esteja sempre cheia de vida, como elas gostavam. O objetivo das duas é que as pessoas possam viver a experiência delas ao almoçar na casa da vó, cheia de objetos afetivos, num lugar que, como diz Morgana, “pra gente é sagrado”. E sabe qual um dos toques mais especiais do local? O antigo quarto de costura da vó Olga virou quarto – e, se você quiser, pode tirar uma sesta ali depois da refeição. Exatamente como na casa de nossa vó!

Vá lá:
Casa Olga
Endereço: Rua João Salvador, 305, Monte Belo do Sul – RS
Horário: Aberto para almoço aos sábados ou sob reserva para grupos de dez pessoas ou mais
Página no Facebook

Confira mais algumas fotos desse lugar incrível:

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Parceria Casa Olga e Rogério Milani: oficina de preparação de massas - […] no blog temos um post relatando como é gostoso passar algumas horas na histórica casa e comer a deliciosa…
  2. Dica de passeio em Monte Belo - Vieni Vivere la Vita - […] o dia e também visitar as bancas dos expositores do evento com calma – não é segredo que eu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *