O Museu de Artes e História em Bruxelas é um ótimo destino para os amantes da arte. Ele possui uma vasta coleção de obras que mostram a evolução das civilizações ao redor do mundo e da própria arte através dos tempos.
Um pouco de história
Em 1880, a Bélgica completava 50 anos de independência. Para comemorar a data, o imperador Leopoldo II mandou construir um parque com área de 30 hectares, repleto de árvores, jardins, esculturas e edifícios. Por causa da data de inauguração, o lugar é conhecido como Parque do Cinquentenário.
Atualmente o parque abriga, entre outros pontos turísticos, o Museu de Artes e História, que também é conhecido com Museu do Cinquentenário, por causa da sua localização.
O museu tem um tamanho impressionante: são mais de 350 mil peças expostas permanentemente. As coleções tem obras de diversas civilizações europeias antigas, como Grécia e Roma, e também de civilizações não-europeias, como por exemplo, as da América pré-colombiana.
Você deseja conhecer o Museu de Artes e História em Bruxelas? Então, continue aqui para descobrirmos juntos algumas de suas exibições.
Vamos lá?
Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem
Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível.
Ficou interessado e quer saber mais? Então, acesse nossa página, visite o link dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você!
Além disso, ao preencher o briefing, você recebe uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem o sonho de terem uma viagem completamente única e personalizada.
Clicando aqui, você pode ler centenas de relatos dessas viagens maravilhosas!
Exposições do Museu de Artes e História em Bruxelas
1. Roma
Boa parte das peças que estão expostas na coleção de Roma foram encontradas em uma missão arqueológica Belga em Apamea, que hoje faz parte da Síria. Inclusive, é daí que vem o nome da galeria.
Nela, os visitantes encontram mosaicos romanos que foram produzidos entre os séculos IV e V, máscaras de teatro e um grandes número de estátuas em mármore que retratam deuses, heróis e outros seres mitológicos.
Além disso, a exposição também conta com uma maquete da cidade de Roma no século IV, construída pelo arquiteto francês Paul Bigot em 1938. O modelo mostra a capital do Império Romano no seu auge, com todo esplendor!
2. Grécia
A coleção grega gira em torno de vasos. Embora sejam peças utilitárias (jarras de vinho, caixas de joias, etc), os vasos gregos trazem pinturas que retratam a vida cotidiana, guerras e histórias dos deuses e seres mitológicos. Assim, eles são obras de grande valor histórico e artístico.
As peças estão expostas de forma cronológica, desde o período neolítico até o auge da civilização grega. O lugar de destaque da exposição fica com os vasos do período clássico de Atenas, que mostra seus cidadãos caçando, praticando esportes e guerreando.
Além dos vasos, a exposição também conta com estátuas em bronze do período helenístico, bem como peças produzidas em outros territórios dominados pelos gregos, como o Egito e cidades no sul da Itália.
3. América
A coleção da América possui mais de 40.000 peças produzidas durante 5.000 anos pelas civilizações do período pré-colonial. Muitas delas pertencem à povos conhecidos – como os Maias, Astecas e Incas – mas também estão expostas obras de civilizações menores e pouco conhecidas.
A variedade de materiais impressiona: as obras de arte são esculpidas em pedra, argila, madeira, ouro e tecidos, o que ressalta a habilidade e riqueza cultural dos artistas.
4. China
A coleção chinesa está organizada tematicamente. São peças esculpidas em bronze e madeira, cerâmicas, roupas, pinturas, caligrafias e móveis.
Um ponto de destaque da exposição são as cerâmicas produzidas durante a Dinastia Song, entre os séculos XVII e XIX. São mais de 3000 peças que apresentam uma variedade de formas e estilos de pinturas, muitas delas adaptadas ao gosto do mercado europeu.
Como visitar o Museu de Artes e História em Bruxelas?
O Museu de Artes e História fica localizado no Parque do Cinquentenário, no coração de Bruxelas. Logo, chegar até ele é simples. No site oficial você encontra o endereço e as formas de chegar ao parque.
Ele funciona de terças às sextas-feiras entre 9h30min e 17h, e aos sábados, domingos e feriados entre 10h e 17h. As vendas de ingressos no local se encerram às 16h, mas você pode comprar pelo site, o que já agiliza um pouco a sua visita. Como sempre, crianças, estudantes e idosos pagam um valor reduzido.
Ah! Fica mais uma dica: veja no site todas as exposições do museu pra criar um roteiro de visita, porque são muitas coleções, e nem todas são permanentes (o site está em inglês, mas com a extensão do google tradutor você consegue traduzí-lo). Além disso, aproveite para conhecer as outras atrações do parque, lá tudo é lindo!
Guia que fala português na Bélgica: conheça Bruxelas, Bruges e Antuérpia
Daniella Garcia Faria é uma guia de turismo brasileira que vive na Bélgica desde 2003 e é especializada na criação de programas completos de turismo pela região Benelux, que inclui Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Ela organiza roteiros personalizados e eventos festivos, como o famoso Tomorrowland, e oferece atendimento 100% em português, garantindo aquele calor humano que nós, brasileiros, adoramos.
Com a Bem Belga, Daniella e sua equipe de guias credenciados, todos residentes locais, proporcionam um suporte total e exclusivo, tratando cada cliente como um amigo e oferecendo uma imersão completa na cultura local.
Se interessou? Entre em contato com a Daniella para conhecer melhor os roteiros que ela produz!
O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!
0 comentários