O Museu Brandhorst está localizado no coração de Munique e abriga uma grande coleção privada de obras de arte do final do século XX e início do século XXI, principalmente pinturas. Confira neste artigo o que torna o lugar tão especial, como a sua arquitetura única e as belas exposições!

Munique é uma cidade repleta de atrações culturais e históricas, onde é possível fazer uma imersão na arte. Certamente, uma ótima opção para entrar em contato com a arte contemporânea é o Museu Brandhorst.
O museu se originou da coleção privada de Anette e Udo Brandhorst, que dedicaram suas vidas à coleção de arte. Em 1993, eles criaram a Fundação Anette e Udo Brandhorst, que passou a cuidar do acervo. Em 2009, a fundação criou o museu em colaboração com o governo da Bavária. Assim, o museu conta também com o apoio estatal, além dos cuidados da fundação privada ligada aos proprietários das obras.
Antes mesmo de entrar no museu, os visitantes se deparam com um prédio icônico, totalmente colorido. A arquitetura do Museu Brandhorst é um dos seus pontos fortes, que encanta quem o conhece. O arquiteto Sauerbruch Hutton foi o responsável pelo projeto do edifício, que possui fachada coberta por 36.000 hastes cerâmicas de cores variadas, criando um visual impactante.
Além disso, o ambiente interno foi planejado para produzir uma experiência imersiva. As salas que abrigam as exposições são amplas e bem iluminadas, proporcionando um ambiente aconchegante para observar as obras de arte.
Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem
Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível .
Acesse a página dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você! Ademais, se ainda tiver dúvidas, preencha o briefing e receba uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem seus sonhos de viagem.

A coleção do Museu Brandhorst

Atualmente, o museu possui um acervo de quase 1200 peças de artistas contemporâneos, que produziram suas obras a partir de 1960. O maior destaque da coleção são as obras de arte de Andy Warhol, um dos grandes nomes da Pop Art.
Nascido nos Estados Unidos, Andy explorava em suas obras temas como consumo, fama e mídia. Assim, suas obras desafiaram a fronteira entre a arte e a cultura de massa, produzindo um questionamento sobre o valor artístico.
Além de pinturas e serigrafias coloridas e repetitivas, Andy também produziu retratos de diversas celebridades, como Marilyn Monroe e Elvis Presley. Certamente, esse é um artista que revolucionou a sua época e e produziu um vasto legado que ainda provoca reflexões sobre a arte.
O Museu Brandhorst possui mais de 100 obras de Andy Warhol, sendo a maior coleção do artista fora dos Estados Unidos.
Ademais, o Museu Brandhorst possui obras de muitos outros artistas, como Cy Twombly, Damien Hirst e Joseph Beuys.
Exposições temporárias e atividades culturais
Em adição às exposições permanentes, o Museu Brandhorts também promove exposições temporárias tanto de artistas já consagrados como de artistas iniciantes. Elas ficam abertas ao público por apenas alguns meses e, por isso, os visitantes tem sempre novas experiências no museu.
Além disso, a programação do museu conta com palestras e workshops, que promovem uma aproximação maior entre o público e a arte. Você pode conhecer os eventos e exposições temporárias do museu no site do museu.
Como visitar o Museu Brandhorst?
O Museu Brandhort fica localizado no Theresienstraße, em Munique, próximo a outras atrações culturais. Logo, uma boa opção é aproveitar o dia para conhecer outros museus que ficam nas redondezas. Você chegar até lá de metrô, bonde ou ônibus, já que existem estações próximas do museu.
O valor da entrada é barato, se comparado ao de outras atrações: para adultos, são 5 euros de terça a sábado, e no domingo o valor é de apenas 1 euro. Além disso, crianças e adolescentes de até 18 anos tem entrada grátis. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na entrada do museu.
O Museu Brandhorst funciona de terça a domingo entre 10h e 6h.
Guia de turismo brasileiro em Munique: Mario dal Pra
Que tal visitar as atrações de Munique com alguém que conhece muito bem a cidade?
Mario Dal Pra é um guia de turismo brasileiro que vive em Munique e oferece tours privativos e personalizados na cidade e arredores. Ele é formado em Turismo em Munique e trabalhou como agente de viagem e aeroporto. Além disso, Mario é guia oficial da cidade desde 1995, credenciado pela Câmara de Comércio e Indústria.
Acesse a página do Expert e conheça mais sobre o Mario!

O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!
0 comentários