O Muro de Berlim marcou uma era de divisão da Alemanha devido a conflitos políticos e ideológicos por 28 anos. Hoje, após 35 anos da queda do muro, os fragmentos que restaram são preservados como memoriais e espaços culturais, sendo o ponto turístico mais famoso da cidade. Neste artigo, você confere mais sobre a história do Muro de Berlim e sua ressignificação como atração turística. Vamos lá?

A história do Muro de Berlim
Após a Segunda Guerra Mundial, que teve seu fim em 1945, os países que perderam a guerra enfrentaram sérias consequências, e um deles foi a Alemanha. Além de conflitos ideológicos (que marcaram a Guerra Fria, de 1947 a 1991), o território do país sofreu uma fragmentação. Sendo assim, foi dividido por um muro em duas partes: A Alemanha Ocidental (RFA, República Federal da Alemanha), de cunho capitalista e aliada dos Estados Unidos, e a Alemanha Oriental (RDA, República Democrática Alemã), aliada da União Soviética e, portanto, socialista.
A construção que separou a Alemanha foi o Muro de Berlim. O intuito do muro foi impedir que a população da Alemanha Oriental continuasse fugindo para a Alemanha Ocidental. Este êxodo ocorria devido a busca por melhores condições de vida. Isso porque o lado capitalista demonstrava ser claramente superior que o socialista em questões de oportunidades trabalhistas e liberdade política. Então, no dia 13 de agosto de 1961, a Alemanha Oriental construiu o muro, dividindo a cidade de Berlim e isolando o lado ocidental.
Após alguns anos, a construção passou por melhorias e chegou em sua forma final. Com cerca de 155 km de extensão e média de 3,6 metros de altura, o Muro de Berlim marcou uma era dolorosa da história mundial. Sendo assim, durante os 28 anos que o muro ficou de pé, muitas famílias sofreram separações e mais de 100 pessoas morreram tentando fugir.

Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem
Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível .
Acesse a página dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você! Ademais, se ainda tiver dúvidas, preencha o briefing e receba uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem seus sonhos de viagem.
A queda do Muro de Berlim
Após quase três décadas de insatisfação da Alemanha Oriental, que por anos sofreu censura e foi alvo de uma grande crise econômica, a pressão popular trouxe resultados efetivos. Então, para evitar uma tragédia, o governo da parte socialista anunciou que os cidadãos poderiam atravessar livremente. Sendo assim, no dia 9 de de novembro de 1989, milhares de pessoas se uniram para derrubar o Muro de Berlim, e o momento se tornou um dos símbolos do fim da Guerra Fria.

Fragmentos do Muro de Berlim como atração turística
Atualmente, é possível visitar resquícios que sobraram do muro. As partes que ainda estão de pé foram ressignificadas como memoriais e espaços culturais, sendo o ponto turístico mais visitado de Berlim.
O maior trecho que restou do muro, com 1,3 km de extensão, recebeu o nome de “East Side Gallery”, e transformou-se em uma espécie de galeria ao ar livre. Ao todo, existem mais de 100 murais feitos por artistas de diferentes partes do mundo. Além disso, existe a rua Bernauer Straße, que foi ponto central da construção do muro e hoje é parte do Memorial do Muro de Berlim. Esta área possui um centro de visitantes, exposições e vários painéis informativos sobre a história do muro e do cenário de fragmentação alemã.
Ademais, o acesso à maioria dos memoriais é gratuito e todos os pontos são acessíveis por transporte público, seja metrô, ônibus ou trem.
Se você se interessa pela história mundial e vai realizar uma viagem para a Alemanha, visitar estes pontos pode ser uma experiência bem interessante para acrescentar no seu roteiro!

Conheça Berlim e os fragmentos do muro com a Expert Maria Helena
Quer conhecer Berlim e visitar os fragmentos do muro? Então, para tornar essa experiência ainda mais significativa, uma guia de turismo brasileira é a melhor opção! Assim, você vai compreender bem todas as informações sobre a história do Muro de Berlim, com a experiência de quem vive em Berlim há muitos anos.
Maria Helena – também conhecida como “Mana”- é uma guia de turismo brasileira que faz diversos roteiros por Berlim e seus arredores, incluindo caminhadas pelos pontos mais marcantes do Centro Histórico, pelo circuito artístico e histórico e o que mais sua imaginação mandar!
Acesse a página do Expert para conhecer mais sobre a Maria Helena!

O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!



0 comentários