Lugares românticos no Vale dos Vinhedos

Atualizado por Rogerio Milani em 08/09/2020

Rogerio Milani

Buscando lugares românticos no Vale dos Vinhedos para curtir num bate-volta, em uma final de semana ou numa viagem mais longa? Então confere nossas dicas, além de outras informações importantes para tornar este momento romântico mais incrível ainda!

Lugares românticos no Vale dos Vinhedos

Para criar e curtir um momento romântico no Vale dos Vinhedos é muito fácil. O clima e os atrativos da região, além da qualidade dos serviços que os estabelecimentos locais prestam, contribuem muito para que isto aconteça naturalmente.

Num dia de sol a melhor pedida é escolher um lugar ao ar livre, mesmo se for um dia frio, pois aí o segredo é estar bem agasalhado, como você verá nas dicas mais adiante. Se for um dia chuvoso, o ideal é buscar refúgio em bons resraurantes ou vinícolas, que oferecem espaços bacanas para criar todo um clima romântico. E, claro, para aquele dia muuuuito frio, nada melhor que uma lareira e um bom vinho!

Uma das grandes vantagens do Vale dos Vinhedos é que há tantas atrações, tanta diversidade e até uma certa distância uma da outra, que dificilmente você chegará num local e este estará lotado, apinhado de gente. Ainda mais se você programar sua vinda para cá durante a semana, aí as chances de ter o Vale dos Vinhedos praticamente só para você são enormes. Claro que há locais que trabalham e direcionam o atendimento para grupos e excursões, então basta você se orientar quanto a isto para já escolher locais onde um casal poderá se sentir à vontade e sem muita muvuca.

lugares romanticos no vae dos vinhedos

Foto: Aprovale/Gilmar Gomes

Lugares românticos no Vale dos Vinhedos – como se locomover pela região

Uma informação importante e que você deve organizar bem é sobre a mobilidade pelo Vale dos Vinhedos. A região combina muito bem com carro próprio ou alugado, já que os atrativos são distantes um dos outros e depender de táxi ou motorista de App por aqui ainda não é uma boa. Mas como uma viagem romântica já pressupôe, será difícil visitar uma vinícola ou ir a um bom restaurante e só um beber vinho ou espumante e o outro não. Se isto for possível, tranquilo para os passeios e dirigir, mas se os dois forem beber bebidas alcoólicas, o ideal é já planejar bem o roteiro do dia e combinar com um motorista os deslocamentos de um lugar para outro. Afinal, viagem romântica não combina com estresse, né?!

Lugares românticos no Vale dos Vinhedos – entendendo o clima para organizar corretamente a sua mala

Além da paisagem e belezas naturais contribuírem muito para tornar a viagem beeem romântica, o clima também é outro atrativo do Vale dos Vinhedos. Aqui o segredo é saber vestir a roupa certa, pois num único dia o Vale pode ter todas as estações do ano! Começar gelado, esquentar um pouco pela manhã, derreter de calor à tarde e voltar ao frio durante a noite. No inverno é até fácil definir a mala ou o que vestir por aqui durante um dia e o ideal é lançar mão de roupas mais tecnológicas e um bom e quente casaco, além de mantas, gorros e luvas, para curtir numa boa o ar-livre. Mas ao entrar nos ambientes, estes poderão estar bem quentes e é aí que as roupas mais tecnológicas, aquela malha básica e térmica por baixo do casaco, fazem efeito, pois basta tirar o casaco e os acessórios e você já estará bem confortável para curtir também o ambiente interno, sem passar frio ou sem suar demais e morrer de calor. No verão é impoirtante sempre ter à mão um casaco ou uma malha, pois o tempo poderá virar e você irá passar frio se estiver somente de camiseta ou vestido.

E vale sempre conferir a previsão do tempo e estar preparado, tanto no inverno, como no verão, para mudanças bruscas de temperatura. Já cansei de ver turistas morrendo de frio num dia de verão, pois estavam somente de bermuda e camiseta ou então ela somente de vestidinho, e a temperatura batendo nos 10 graus. Ou o contrário, o casal de gorro, luvas, mantas e aquele casaco de neve e precisando carregar tudo isto na mão pois a temperatura estava batendo nos 30 graus. Então, olho na previsão do tempo para não estragar o seu dia de viagem e, principalmente, se for uma viagem romântica!

E onde ficar para tornar a viagem ainda mais romântica no Vale dos VInhedos?

Para os que vão ficar alguns dias no Vale dos VInhedos, recomendo avaliar bem a escolha do hotel ou pousada, se o motivo for uma viagem romântica. Esta combina com locais mais charmosos e menores, não com hotéis grandes ou comerciais. E fique sabendo qe há diversas pousadas e hotéis bacanas e preparados para criar um clima romântico e com preços para todos os bolsos.

Normalmente eu indico para os amigos e clientes as pousadas Borghetto Sant’Anna, Don Giovanni ou a Lote20, ou ainda o Hotel Casacurta, pois todos são bem charmosos, tem poucas unidades e serviços de alta qualidade para proporcionar momentos muito íntimos e tranquilos para os hóspedes. Vale reservar com bastante antecedência e também verificar opções que as pousadas e hotéis oferecem para tornar o clima mais romântico ainda. 

lugares romanticos no vale dos vinhedos

Os melhores restaurantes e bistrôs para sua viagem romântica no Vale dos Vinhedos

Para um almoço ou jantar romântico, as opções são muitas também. Um que costumo indicar bastante para os clientes e amigos é o Valle Rústico, do chef Rodrigo Bellora, onde a qualidade dos pratos e o atendimento fazem toda a diferença para tornar o clima mais incrível ainda! Ou então o Champenoise Bistrô, um dos meus preferidos e que está sempre nos surpreendendo com sequências incríveis e ótimas harmonizações. Em Garibaldi não podemos deixar de fora a Hostaria Casacurta e a Trattoria Primo Camilo. Em Monte Belo do Sul, a Casa Olga, claro! E no coração do Vale, pertinho do Valle Rústico, tem o Chamonix, para quem curte um fondue e o jardim ao ar livre com as delícias das Trufas Devorata e do La Vigna! Para não estragar o clima romântico, lembre-se de agendar o almoço, jantar ou a tarde no jardim, ok?!

lugares romanticos no vale dos vinhedos

Selecionando as vinícolas e os passeios

Das vinícolas, se o objetivo for uma viagem romântica no Vale dos Vinhedos, opte por uma pequena ou que pelo menos tenha alguma degustação ou harmonização para um único casal ou poucas pessoas. Não recomendo fazer as visitas padrão e nas vinícolas maiores, pois aí o clima não será o ideal. E se o tempo estiver bom, muitas delas oferecem atividades ao ar-livre, o que é o ideal para tornar o clima mais romântico ainda! Principalmente se for uma piquenique nos parrerais ou no jardim.

Várias vinícolas oferecem diversos tipos de passeios, degustações, harmonizações, mas uma que se destaca bastante nisto e, principalmente, na opção para casais em busca de um lugar romântico no Vale dos Vinhedos, é a Cristófoli. E não importa se for durante a semana ou final de semana, eles sempre dão um jeito de atender, e muito bem, seus clientes! Aqui a regra é a mesma para os restaurantes, reservar com antecedência e definir bem o tipo de passeio, comidas e bebidas. Informe quando quiser fazer algo mais romântico, pois aí eles cuidarão de todos os detalhes para você.

Com o clima e a natureza favoráveis para se criar momentos românticos, vá curtindo os deslocamentos entre um atrativo e outro, pare para fotos ou para apenas contemplar o visual. Se for época de vindima, não faltarão parrerais carregados de uvas! Se for outono, estas mesmas parreiras estarão em tons laranjas, vemelhos, terrosos que tornam o visual e nossas fotos mais incríveis ainda.

O passeio entre a Pousada Borghetto Sant’Anna até a Vinícola Miolo, passando pela Vinícola Valduga é um dos mais bonitos e icônicos do Vale. Outra ótima pedida é dar um “pulinho” na pequena e cinematográfica Monte Belo do Sul, assim como em Pinto Bandeira, ambas também com paisagens lindas para curtir e fotografar. Se quiser um visual matador do Vale dos Vinhedos, Vale Aurora e também do Vale das Antas, vá até a vinícola Estrelas do Brasil na linha Farias Lemos, lá pertinho da Cristófoli.

E lembre-se; se você precisar de ajuda profissional de alguém que nasceu e vive no Vale dos Vinhedos, para organizar a viagem mais romântica da sua vida, conte comigo! Você pode contratar a consultoria por dia ou então por experiência exclusiva. E se tiver qualquer dúvida, me chama nos comentários, por email, por telefone ou pelo whatsApp!

lugares romanticos no vale dos vinhedos

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *