Imigração na Europa: os 5 documentos obrigatórios e essenciais para viajar para Europa

Atualizado por Rogerio Milani em 05/10/2020

Rogerio Milani

Os países da Europa não exigem visto dos brasileiros para a entrada no continente, já que isto é expedido no momento da imigração, na chegada à Europa. Então, fique ligado e saiba quais os 5 documentos obrigatórios e essenciais para viajar para Europa. E outras dicas muito importantes e úteis!

Imigração na Europa: os 5 documentos obrigatórios e essenciais para viajar para Europa

Os documentos obrigatórios para fazer a imigração na Europa são:

1. Passaporte válido

2. Passagem de retorno

3. Seguro viagem

4. Comprovação de hospedagem (ou carta-convite)

5. Comprovação de que você poderá pagar suas despesas enquanto viajando

Como fazer visto e imigração sem complicações

Ao chegar na imigração, esteja com o passaporte válido em mãos (com validade de pelo menos 3 meses além da data de retorno ao Brasil), o seguro viagem, passagem ida/volta ou comprovante da reserva, tickets ou reservas de hotéis e dos transportes que serão utilizados em seus deslocamentos internos (avião, trem, navio, carro alugado), cartões de crédito, cartões de débito e dinheiro.

Se estiver acompanhado, dirijam-se juntos ao mesmo guichê de atendimento. Se for hospedar-se na casa de um amigo ou parente, solicite a ele o envio de uma carta-convite oficial que deverá ser providenciada na polícia local.

Dicas úteis de segurança

Faça cópias comum do passaporte, deixando uma no local de hospedagem e a outra leve junto com você, assim como o passaporte original, que deverá estar sempre com você.

Lembre-se que o passaporte é o documento oficial no exterior, então você poderá precisar dele para o tax free nas lojas, na entrada de algum evento ou atração turística ou se for solicitado por alguma autoridade em alguma situação.

É importante que o passaporte, assim como seu dinheiro, outros documentos importantes e cartões não sejam colocados em bolso ou bolsas fáceis de serem abertas ou roubadas. Recomendo sempre levar uma doleira/pochete e usar por dentro da roupa, para não correr nenhum risco.

Aliás, precaução vale também para países de primeiro mundo. Nunca use carteira no bolso de trás e procure andar com a quantia diária em moeda local no bolso da frente, para não ter que ficar pegando a carteira ou então retirando a doleira.

Fique bem atento à sua bolsa, mochila, equipamentos eletrônicos, pois são muito visados em qualquer lugar do mundo, principalmente equipamentos da Apple. E fique bem atento com possíveis golpes e batedores de carteira, principalmente em locais de grande aglomeração e metrô/ bus, todo cuidado é pouco. No hotel, sempre deixe seus pertences de valor próximo a você, pois em caso de emergência, um alarme de incêndio, por exemplo, você poderá pegá-los rapidamente antes de sair do seu quarto.

A Carteira de Identidade (RG) ou a Carteira de Motorista só é necessária para os voos no Brasil, mas sempre é importante ter um documento oficial (CPF, RG, Carteira de Motorista ou cópia autenLcada dos mesmos) caso haja necessidade de solicitar um novo passaporte em um consulado no exterior.

Lembre-se de que, além da imigração feita na chegada à Europa, você também poderá passar por novas imigrações ou solicitações de documentos sempre que cruzar a fronteira entre países da União Europeia e outros que não fazem parte da União Europeia (EURO). Um dos mais comuns é o trajeto de trem entre Paris e Londres (ou vice-versa), onde será necessário fazer o procedimento de imigração na estação de trem, nos mesmos moldes dos procedimentos feitos nos aeroportos.

E sobre a grana que você levará para a viagem, é recorrente a dúvida de quanto seria um valor médio que a imigração pode solicitar para conferir. Eu já li e ouvi diversos valores, indo de 30 a 80 euros por pessoa/dia. Mas o mais importante é que seja um valor que confirme que você terá condições de se sustentar durante a viagem, seja o perfil mochileiro ou o perfil luxo. E que, além de poder sustentar-se na viagem, os demais documentos estejam organizados também, principalmente o seguro viagem e a passagem de retorno.

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *