Conheça o trabalho da Maria Helena, guia de turismo brasileira que vive na Alemanha e atende nas cidades de Berlim, Potsdam e na região leste do país! Descubra o melhor do turismo na Alemanha com uma guia que fala português!
Foto: Maria Helena Pedrosa de Glöckner
Turismo na Alemanha: descobrindo Berlim, Potsdam e Leste da Alemanha
Berlim, capital e maior cidade da Alemanha, encanta com seu dinamismo, história e vida cultural. Conhecida por sua arquitetura diversificada, a cidade oferece uma abundância de atrações culturais, incluindo três óperas, duas grandes casas de concertos, inúmeros teatros e mais de 170 museus, entre eles a famosa Ilha dos Museus, reconhecida como Patrimônio Cultural da UNESCO. Passear por Berlim é uma experiência enriquecedora, especialmente para aqueles interessados em história e cultura.
A apenas uma curta viagem de Berlim, Potsdam é outra joia cultural da Alemanha. Conhecida por seus palácios magníficos e jardins históricos, Potsdam é o lar do famoso Palácio Sanssouci, uma das principais atrações turísticas do país. A cidade também abriga o Palácio Cecilienhof, local da Conferência de Potsdam, e a cidade cinematográfica de Babelsberg.
O Leste da Alemanha, com sua história única e paisagens encantadoras, oferece uma perspectiva fascinante da cultura e do patrimônio alemão. Cidades como Dresden, conhecida por sua arquitetura barroca e a reconstrução meticulosa após a Segunda Guerra Mundial, e Leipzig, famosa por sua cena musical e cultural, são imperdíveis. Uma guia brasileira que fala português pode ajudar a revelar os segredos dessas regiões, proporcionando uma visão aprofundada dos locais históricos e das tradições culturais que tornam o Leste da Alemanha tão especial.
Foto: Maria Helena Pedrosa de Glöckner
Expert na Alemanha: a guia de turismo brasileira Maria Helena
Se você quiser visitar estes destinos fabulosos de viagem, conheça o trabalho da Maria Helena, também conhecida como “Mana”. Ela é uma brasileira que trabalha como guia de turismo na Alemanha e pode te auxiliar a ter a melhor experiência na cidade!
Maria Helena faz diversos roteiros pela cidade de Berlim – desde caminhadas pelos pontos mais marcantes do Centro Histórico, passando pelo circuito artístico e histórico e o que mais sua imaginação mandar. Além disso, ela também faz roteiros por Potsdam e outras cidades do Leste da Alemanha!
Mana customiza os passeios de acordo com seu interesse e também te leva aos lugares mais bacanas. Tudo para que você possa apreciar as comidas típicas, cervejarias e fazer suas compras pessoais e de souvenires!
Abaixo, confira o formulário para entrar em contato com a Expert Maria Helena! Logo após, uma apresentação mais completa sobre ela em suas próprias palavras! Além disso, seguindo na leitura do artigo você encontra um detalhamento dos serviços oferecidos por ela.
Como entrar em contato com Maria Helena, guia de turismo na Alemanha?
Para fazer um orçamento com a Expert Mana, você pode entrar em contato pelo formulário abaixo ou pela página na plataforma Expert, onde você encontra suas redes sociais e Whatsapp.
Dessa forma, seu e-mail será enviado para a guia, com cópia para o remetente e também para o blog. Assim, garantimos que a mensagem chegue e você tenha a resposta rapidamente!
Ainda assim, se o formulário acima não funcionar, envie email diretamente para [email protected] ou [email protected].
O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!
Conheça mais sobre a Maria Helena, em suas próprias palavras
Início da trajetória na Alemanha
Minha trajetória na Alemanha começou em 1987 com o início de um curso de alemão na Universidade de Brasília, onde estudava Relações Internacionais. Em 1988, vim para a cidade de Monchengladbach, Alemanha Ocidental, trabalhar por um ano como aupair e aprender alemão com uma família alemã. Foi uma experiência gratificante e, no fim daquele ano, tive a oportunidade de visitar uma amiga em Berlim Ocidental, então cercada pelo muro de Berlim. Foi fascinante atravessar os checkpoints para chegar até Berlim e mais incrível ainda experimentar uma cidade murada, mas pulsante com uma vida noturna incrível e com as portas abertas para as pessoas dispostas a trabalhar.
Eu quis voltar à Alemanha para aperfeiçoar este idioma tão difícil e meu destino, não me restava dúvida: tinha que ser Berlim, tinha que ser a Universidade Livre de Berlim, no setor Ocidental. Um mês depois que enviei meus papéis para a inscrição, cai o muro da vergonha. Vi as cenas do sofá da minha casa materna em Sobradinho (DF), onde cresci. Não sabia se ria ou se chorava.
Mudança para Berlim
Obviamente, Berlim Ocidental não seria mais a mesma, não precisava ser profeta pra sentir isso. Eu sabia que haveria muitos estudantes da Alemanha Oriental querendo estudar e trabalhar em Berlim Ocidental, e não deu outra. A sorte que tive é que havia enviado os meus documentos um pouco antes e recebi uma vaga pra estudar Administração de Empresas a partir de 1990. No mesmo ano, as Alemanhas se reunificam e começa um período incerto do ponto de vista econômico e muitas obras vão marcar os primeiros 15 anos dessa nova República. Eu olhava esse desenvolvimento com uma certa distância, pois andava muito concentrada nos estudos, no trabalho, em criar uma família. Depois de formada, trabalhei alguns anos na empresa de auditoria Pricewaterhouse and Coopers. Com a chegada dos meus meninos e a dedicação exclusiva à maternidade por alguns anos, perdi a vontade de voltar para a área da economia.
Transição para o Turismo
Em 2006, a Copa do Mundo foi celebrada na Alemanha, e o evento funcionou como um abrir de portas para o turismo proveniente do Brasil. Na época, percebi uma demanda forte por guias que falassem português e eu, que estava em busca de uma ocupação interessante, decidi logo fazer a formação de guias da Câmara de Comércio e Indústria de Berlim.
Um ano depois, em 2007, comecei então a trabalhar na área e isso marcou para mim o início de uma longa viagem de aprendizado e experiências. Desde então, tenho acompanhado o desenvolvimento de Berlim de muito perto, no centro, no olho do furacão! E confesso: é tanto dinamismo que ás vezes dá até tontura. Sou somente uma guia, mas olho pra minha cidade com tanto orgulho, como se eu mesma tivesse proporcionado as mudanças, tapado os buracos vazios das guerras, transformado as duas cidades separadas em uma só Berlim…
A experiência de ser guia de turismo na Alemanha
Ser guia aqui nessa cidade é um desafio diário! Berlim é uma cidade que se redescobre permanentemente e oferece muitas opções para seus turistas. Seu papel primordial na história do século XX torna a visita uma aula de história, pois como sempre digo: quanto mais se entende da história de Berlim, mais se aprende a gostar dela. O meu papel é contar essa história de uma forma compreensível e acessível. Nada como ouvir de um cliente: “nossa, hoje aprendi sem dor mais sobre história do que nos diversos anos de escola!”
E o aprendizado continua sempre: ao longo dos anos fui adquirindo o saber para guiar em diversos museus, licenças para os palácios reais da família dos Hohenzollern, que governou a Prússia. Outras cidades entraram no meu repertório como Potsdam, Dresden, Leipzig e Wittenberg, a cidade onde estudou Martinho Lutero. Um tema inseparável da história da Alemanha é o Nazismo, que trato de forma intensa na visita do Memorial e Museu do Campo de Concentração de Sachsenhausen, próximo a Berlim.
Se quiserem conhecer Berlim comigo, saibam que estarão em boas mãos!
Tours na Alemanha com guia brasileira: passeios personalizados oferecidos pela Mana
Tours em Berlim
O tour pode ser de no mínimo 4 horas. Pode ser feito a pé, de bicicleta e com o auxílio de transporte público. Também ofereço tour com o meu carro para no máximo 4 pessoas. Para grupos de 4 a 6 pessoas podemos alugar uma van com motorista. Para um grupo maior posso alugar um micro ou um ônibus.
Berlim IMPRESCINDÍVEL
É um tour a pé e de transporte público de 8 horas que agrada muito, pois vemos os pontos mais importantes da cidade com calma e com tempo pra descansar, e dependendo da versatilidade do grupo, podemos incluir mais pontos turísticos no passeio. Em todo caso cobrimos aspectos históricos e culturais, a época nazista e a questão da ocupação da cidade na Guerra Fria.
Tours de carro
Abrange além do bairro histórico os pontos turísticos mais importantes, como a Igreja da Memória no centro comercial da parte ocidental e a east side gallery (o muro pintado)
Mas o cliente pode decidir fazer um tour de 5 ou 6 horas a pé ou de carro. Nesse caso delimitamos antes o roteiro e escolhemos os pontos de interesse.
Também é possível combinar passeio a pé e com veículo (mínimo 3 horas com o veículo). Assim podemos fazer áreas mais distantes de carro e o centro histórico a pé.
Tours a pé
Tour pelo antigo BAIRRO JUDEU e Prenzlauer Berg: 4 horas a pé e com transporte público.
Tour na ILHA DOS MUSEUS visitando dois museus: Panorama de Pérgamo e Museu Novo. O primeiro trata-se de uma tela fantástica de 360 graus que mostra essa cidade no seu auge, no século II d.C. e no segundo a coleção egípcia com o busto da Nefertite. (as entradas não estão incluídas: 24€/pessoa). 3 horas a pé. O ticket possibilita a visita de 5 museus, então podem continuar a visita no tempo livre.
Passeios no entorno de Berlim
Visita a POTSDAM de 6 horas:
Potsdam era a segunda residência dos reis da Prússia. Conta com cinco parques com palácios que foram tombados pelo patrimônio cultural da Unesco.
Passeio a Potsdam passando pelo antigo setor americano de Berlin, ponte dos espiões, centro histórico e visita ao parque de Sanssouci do Rei Frederico, o Grande.
Ideal é uma visita de 7 horas, com tempo para almoçar, passear pela avenida de Brandenburgo e visitar um dos vários palácios de Potsdam. Também pode ser feito com transporte público. Importante nesse passeio é uma parada pro lanche, que também não cobro.
Visita a SACHSENHAUSEN, antigo campo de concentração em Oranienburgo, próximo a Berlim.
De carro: 4 horas e meia
De transporte público: 6 horas
Bate e volta à cidade de DRESDEM que fica a 200 km de Berlim e é a capital da Saxônia. Uma linda cidade barroca às margens do rio Elba. Passeio de carro de 8 a 9 horas, com passeio a pé no centro histórico. De carro até 4 pessoas. Também podemos ir de trem.
Bate e volta à cidade de Martinho Lutero, WITTENBERG, que fica a uma hora de trem de Berlin.
Bate e volta à cidade de LEIPZIG, segunda mais importante cidade da Saxônia que foi sempre um centro comercial e cultural da Alemanha devido a sua posição estratégica no encontro da Via Regina e a Via Imperial. Hoje seu centro histórico é marcado por belas construções e galerias. Cidade onde estudaram e viveram várias personalidades da literatura e música alemã. Passeio de carro de 8 a 9 horas, com city tour no centro histórico. De carro até 4 pessoas. Também podemos ir de trem.
TRANSFERS
Aeroporto/hotel e vice-versa de van com ou sem acompanhamento em português.
Desejo conhecer Berlim no próximo ano, em maio. Tem WhatsApp?
Maria Helena +49 175 6376770
Olá, me chamo Denise e pretendo visitar a Alemanha no próximo mês.
Gostaria de informações sobre o serviço de guia turístico que fale português.
Oi, Denise!
É só entrar em contato com a Maria Helena pelo formulário do post!
Um abraço!
Estive em Postdam e Berlim com a guia Maria Helena,mais conhecida como Mana.Pessoa carinhosa ,amável e carismática.Me deu apoio meses antes da viagem,indicando espetáculos na cidade e também providenciou a compra.Passeamos durante 02 dias e também tivemos a sorte do city tour ter sido todo feito por ela.Caso precisem de um apoio em Berlim…não pensem duas vezes em contrata-la.
Olá Debora,
Pode me passar o contato dela?
Obrigada
Oi, Patricia!
É só entrar em contato com a Maria Helena pelo formulário do post!
Um abraço!
A Mana foi essencial para que nossa viagem à Alemanha fosse perfeita! Desde a definição dos tours e sugestão de passeios até nossa despedida em Berlim, a Mana foi extremamente solícita, amável e divertida. Conhecedora da história de Dresden, Berlim e Postdam (que fomos por sua insistência e foi maravilhoso!!! É realmente imperdível!!!), Mana foi bem mais que uma excelente guia, ela foi um apoio importantíssimo. Já estamos pensando na próxima!
Em nossa viagem a Berlim tivemos o acompanhamento da guia Maria Helena. Trata-se de profissional muito qualificada, que conhece muito da história de Berlim. Além disso é uma pessoa muito especial, responsável, atenciosa e muito apaixonada pelo que faz. Obrigado por tudo.