Guia de turismo brasileira em Berlim – nova parceira do blog

por | Atualizado em 23/03/23 | Berlim, Dicas de Viagem, Parceiros, Tour Personalizado

Conheça o trabalho da Maria Helena, guia de turismo brasileira em Berlim que é a nova parceira do blog – e o melhor: o serviço tem desconto pros nossos leitores!

Guia turística brasileira em Berlim

Foto: Maria Helena Pedrosa de Glöckner

Berlim, capital e maior cidade da Alemanha, deslumbra pelo seu dinamismo, contrastes no visual arquitetônico, abundância na sua oferta cultural, de entretenimento, lazer e compras. Conta com uma arquitetura eclética inigualável pois foi devastada e reconstruída duas vezes, em decorrência da Grande Guerra e também das sequelas deixadas por um muro de 155 km.

Por ter sido dividida entre 1945 e 1989 dispunha de oferta cultural dos dois lados que reunificados transformaram essa cidade em um importante centro cultural que atrai artistas e intelectuais do mundo inteiro. Três óperas, duas grandes casas de concertos, inúmeras salas acústicas, incontáveis teatros e mais de 170 museus, inclusive a famosa Ilha dos Museus, que faz parte do Patrimônio Cultural da UNESCO.

Dispõe de diversos memoriais espalhados pela cidade que retratam a maneira encontrada pelos alemães para lidar com seu passado sombrio. Por se tratar de uma das cidades mais verdes da Europa, passear por Berlim torna-se uma experiência gratificante da primavera ao outono: praças, parques, florestas, lagos e rios fornecem uma moldura perfeita.

Guia turística brasileira em Berlim

Foto: Maria Helena Pedrosa de Glöckner

Guia de turismo brasileira em Berlim – nova parceira do blog

Se você quiser visitar este fabuloso destino de viagem, conheça o trabalho da Maria Helena (também conhecida como “Mana”), uma brasileira que trabalha como guia de turismo na capital alemã e com certeza te auxiliará a ter a melhor experiência na cidade!

Maria Helena faz diversos roteiros pela cidade – desde caminhadas pelos pontos mais marcantes do Centro Histórico, passando pelo circuito artístico e histórico e o que mais sua imaginação mandar! Ela customiza os passeios de acordo com seu interesse – e também te leva aos lugares mais bacanas para apreciar as comidas típicas, cervejarias e fazer suas compras pessoais e de souvenires!

Guia turística brasileira em Berlim

Conheça mais sobre a Maria Helena nas palavras dela:

Minha trajetória na Alemanha começou em 1987 com o início de um curso de alemão na Universidade de Brasília, onde estudava Relações Internacionais. Em 1988 vim para a cidade de Monchengladbach, Alemanha Ocidental, trabalhar por um ano como aupair e aprender alemão com uma família alemã. Foi uma experiência gratificante e, no fim daquele ano, tive a oportunidade de visitar uma amiga em Berlim Ocidental, então cercada pelo muro de Berlim. Foi fascinante atravessar os checkpoints para chegar até Berlim e mais incrível ainda experimentar uma cidade murada, mas pulsante com uma vida noturna incrível e com as portas abertas para as pessoas dispostas a trabalhar. Eu quis voltar à Alemanha para aperfeiçoar este idioma tão difícil e meu destino, não me restava dúvida: tinha que ser Berlim, tinha que ser a Universidade Livre de Berlim, no setor Ocidental. Um mês depois que enviei meus papéis para a inscrição, cai o muro da vergonha. Vi as cenas do sofá da minha casa materna em Sobradinho (DF), onde cresci. Não sabia se ria ou se chorava.

Obviamente Berlim Ocidental não seria mais a mesma, não precisava ser profeta pra sentir isso. Eu sabia que haveriam muitos estudantes da Alemanha Oriental querendo estudar e trabalhar em Berlim Ocidental e não deu outra. A sorte que tive é que havia enviado os meus documentos um pouco antes e recebi uma vaga pra estudar Administração de Empresas a partir de 1990. No mesmo ano, as Alemanhas se reunificam e começa um período incerto do ponto de vista econômico e muitas obras vão marcar os primeiros 15 anos dessa nova República. Eu olhava esse desenvolvimento com uma certa distância pois andava muito concentrada nos estudos, no trabalho, em criar uma família. Depois de formada, trabalhei alguns anos na empresa de auditoria Pricewaterhouse and Coopers. Com a chegada dos meus meninos e a dedicação exclusiva à maternidade por alguns anos, perdi a vontade de voltar para a área da economia.

Guia turística brasileira em Berlim

Em 2006, a Copa do Mundo foi celebrada na Alemanha e o evento funcionou como um abrir de portas para o turismo proveniente do Brasil. Na época, percebi uma demanda forte por guias que falassem português e eu, que estava em busca de uma ocupação interessante, decidi logo fazer a formação de guias da Câmara de Comércio e Indústria de Berlim.

Um ano depois, em 2007, comecei então a trabalhar na área e isso marcou para mim o início de uma longa viagem de aprendizado e experiências. Desde então, tenho acompanhado o desenvolvimento de Berlim de muito perto, no centro, no olho do furacão! E confesso: é tanto dinamismo que ás vezes dá até tontura. Sou somente uma guia, mas olho pra minha cidade com tanto orgulho, como se eu mesma tivesse proporcionado as mudanças, tapado os buracos vazios das guerras, transformado as duas cidades separadas em uma só Berlim… Ser guia em aqui nessa cidade é um desafio diário! Berlim é uma cidade que se redescobre permanentemente, e oferece muitas opções para seus turistas. Seu papel primordial na história do século XX torna a visita uma aula de história, pois como sempre digo: quanto mais se entende da história de Berlim, mais se aprende a gostar dela. O meu papel é contar essa história de uma forma compreensível e acessível. Nada como ouvir de um cliente: “nossa, hoje aprendi sem dor mais sobre história dos que nos diversos anos de escola!” E o aprendizado continua sempre: ao longo dos anos fui adquirindo o saber para guiar em diversos museus, licenças para os palácios reais da família dos Hohenzollern, que governou a Prússia. E outras cidades entraram no meu repertório como Potsdam, Dresden, Leipzig e Wittenberg, a cidade onde estudou Martinho Lutero. E um tema inseparável da história da Alemanha, o Nazismo, que trato de forma intensa na visita do Memorial e Museu do Campo de Concentração de Sachsenhausen, próximo a Berlim. Se quiserem conhecer Berlim comigo, saibam que estarão em boas mãos!

Guia turística brasileira em Berlim

E como faço para conseguir desconto no serviço de guia de turismo da Maria Helena?

Para garantir seu desconto, entre em contato com a empresa pelo formulário abaixo – seu e-mail será enviado para a Maria Helena, com cópia para o remetente e também para o blog, para garantir que a mensagem chegue e você tenha a resposta rapidamente!

    Nome *

    Sobrenome *

    E-mail *

    Telefone/WhatsApp (12) 34567-8910 *

    Número de pessoas *

    Data ou intervalo de datas da viagem *

    Detalhe do seu pedido *


    –> Se o formulário acima não funcionar, envie email diretamente para [email protected].

    ___

    Política de indicação e comissionamento do Viajando Bem 

    Este serviço foi usado e aprovado por Rogério Milani, blogueiro titular do blog Viajando Bem. Toda reserva efetivada por indicação do blog gerará um comissionamento, repassado pelo proprietário, sem acréscimo no valor pago pelo contratante.
    Somente locais ou serviços aprovados e de extrema confiança serão divulgados no blog, gerando comissionamento ou não.
    Não nos responsabilizamos por qualquer problema que o contratante venha a ter neste ou demais serviços recomendados, pois nossa experiência foi positiva e mereceu divulgação no blog.

    ___

    Tenha seu serviço ou estabelecimento divulgado para mais de 130.000 visitantes todos meses!

    Você é proprietário de hotel, pousada, hostel ou B&B na Europa? Ou ainda prestador de qualquer tipo de serviço relacionado ao turismo? Quer ter seu estabelecimento ou serviço testado por nós e divulgado no blog? Entre em contato pelo email [email protected] que organizaremos uma visita. Mas desde já avisamos: somos extremamente rigorosos e muitos estabelecimentos já foram reprovados e não mereceram divulgação neste blog. O que vale aqui é a segurança e o bem-estar dos nossos leitores!

    9 Comentários

    1. Antonio Sergio

      Desejo conhecer Berlim no próximo ano, em maio. Tem WhatsApp?

      Responder
    2. DEBORA BALASSIANO

      Maria Helena +49 175 6376770

      Responder
    3. Denise Mesquita

      Olá, me chamo Denise e pretendo visitar a Alemanha no próximo mês.
      Gostaria de informações sobre o serviço de guia turístico que fale português.

      Responder
      • Manuela Colla

        Oi, Denise!

        É só entrar em contato com a Maria Helena pelo formulário do post!

        Um abraço!

        Responder
    4. DEBORA VAISMAN BALASSIANO

      Estive em Postdam e Berlim com a guia Maria Helena,mais conhecida como Mana.Pessoa carinhosa ,amável e carismática.Me deu apoio meses antes da viagem,indicando espetáculos na cidade e também providenciou a compra.Passeamos durante 02 dias e também tivemos a sorte do city tour ter sido todo feito por ela.Caso precisem de um apoio em Berlim…não pensem duas vezes em contrata-la.

      Responder
      • Patricia

        Olá Debora,

        Pode me passar o contato dela?
        Obrigada

        Responder
        • Manuela Colla

          Oi, Patricia!

          É só entrar em contato com a Maria Helena pelo formulário do post!

          Um abraço!

          Responder
    5. Patrícia Bayão

      A Mana foi essencial para que nossa viagem à Alemanha fosse perfeita! Desde a definição dos tours e sugestão de passeios até nossa despedida em Berlim, a Mana foi extremamente solícita, amável e divertida. Conhecedora da história de Dresden, Berlim e Postdam (que fomos por sua insistência e foi maravilhoso!!! É realmente imperdível!!!), Mana foi bem mais que uma excelente guia, ela foi um apoio importantíssimo. Já estamos pensando na próxima!

      Responder
    6. Carlos Tesche

      Em nossa viagem a Berlim tivemos o acompanhamento da guia Maria Helena. Trata-se de profissional muito qualificada, que conhece muito da história de Berlim. Além disso é uma pessoa muito especial, responsável, atenciosa e muito apaixonada pelo que faz. Obrigado por tudo.

      Responder

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Segunda onda do coronavírus na Europa - Notícias atualizadas semanalmente - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Colaborou: Maria Helena […]
    2. Retrospectiva 2019 do Viajando - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Também fechamos novas parcerias com afiliados e consolidamos as antigas, o que sempre é muito legal! Entre nossos novos…
    3. Março na Europa: 10 destinos tops para curtir a Europa em Março! - […] Uma guia falando português em Berlim […]
    4. Dica de onde comer em Berlim e de passeios na capital alemã - […] nesse post da guia turística Maria Helena, nossa parceira em Berlim, uma excelente dica de onde comer  em Berlim e…
    5. Dicas imperdíveis de onde comer bem e barato em Berlim - […] Guia turística brasileira em Berlim – com desconto para os leitores do blog […]

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

    Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
    Conheça nossos parceiros!
    Alugue seu carro com a Rentcars
    Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
    Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
    Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
    Compare e compre seu voo com Skyscanner
    Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
    Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
    Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
    Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!