Guia de turismo na Lituânia que fala português: conheça o trabalho do Leonardas

Atualizado por Rogério Milani em 30/04/2020

Temos uma ótima dica de guia de turismo na Lituânia que fala português: conheça o trabalho do Leonardas!

Guia de turismo na Lituânia que fala português

Guia de turismo na Lituânia que fala português: conheça o trabalho do Leonardas

À beira do Mar Báltico, entre a Letônia, a Polônia e a Bielorrússia, existe a Lituânia, um país ainda pouco explorado pelos brasileiros! Ali, vivem pouco mais de três milhões de habitantes – a Lituânia foi parte da União Soviética até 1991 e é um dos membros da União Europeia (ainda sem euro) desde 2004. Normalmente, a visita à Lituânia é encaixada no meio de um roteiro pela Rússia e Países Bálticos – mas já aviso que o país vale muito a visita!

Rico em belezas naturais, a Lituânia é repleta de florestas e parques – um terço de todo o território do país é coberto por natureza. Este também foi o último país da Europa a se converter ao cristianismo. O resultado disso? Hoje há uma interessante mistura de tradições cristãs com pagãs!

Guia de turismo na Lituânia que fala português

A capital da Lituânia é Vilnius e a cidade tem dois grandes aspectos: um totalmente moderno e restaurado, e também uma parte decadente, cheia de casarios ruindo e becos grafitados – além de muitos prédios da arquitetura esquisita da era comunista da União Soviética. A mistura de elegância e decadência pode ser avistada especialmente nas partes mais periféricas da cidade. O Centro Histórico, por sua vez, apresenta um lindo portal do século 16 impecavelmente preservado e muitas casas antigas.

Charmosa, Vilnius é muito arborizada e cortada por pequenos rios e riachinhos limpos – há quem pesque neles no verão! E, para quem quer ver o diferente, Vilnius tem um bairro ultra alternativo, artístico, charmoso e lindo que se autoproclama uma república independente. Seu nome é Uzupis e, para chegar lá, você passará por uma ponte lotada de cadeados deixados por casais apaixonados!

Mas não se engane: comparada com outras capitais, Vilnius é uma cidade pequena. Não é Praga, não é Budapeste. Um turista normalmente passa ali duas noites ou reserva um dia completo para Vilnius.

Pensando nessa necessidade dos turistas de visitarem a cidade e seus encantos em pouco tempo, temos uma parceria lá com o Leonardas, um guia de turismo na Lituânia que atende seus clientes em português!

Leo oferece dois tours – Cidade Velha de Vilnius (a pé) e Castelo de Trakai (transporte contratado pelo cliente ou pelo guia). Ainda há outras opções se o cliente quiser fazer mais passeios na Lituânia (por exemplo, conhecer Kaunas) ou a Colina das Cruzes e Rundale (durante o transfer para Riga).

Guia de turismo na Lituânia que fala português

Conheça mais sobre Leonardas como guia nas suas próprias palavras:

Meu nome é Leonardas Kuzminskas (mas todo mundo me chama de “Leo”) e trabalho há dez anos como guia de turismo na capital da Lituânia. Tenho 38 anos e sou pai de duas crianças. Nasci, cresci e estudei na parte mais bela de Vilnius, seu bairro antigo. Depois de minhas andanças pela Espanha e Portugal, finalmente decidi ficar no lugar que pertenço, na minha linda e amada cidade natal Vilnius.

Há dez anos que sou guia turístico. No verão passado deixei de trabalhar com agências de turismo para começar o meu próprio projeto, os Tours do Autor. Minha ideia é fazer mais do que mostrar os pontos turísticos de onde nasci: quero contar histórias únicas, partilhar experiências, rir e estar com as pessoas… Isso é o que me motiva e me faz mais feliz!

Eu falo português e, às vezes, os clientes pensam que sou de Portugal. Tenho nível de B1-B2 (que se eleva a C1 durante julho agosto!). Trabalho em português desde  2013 e nunca tive problemas de comunicação com os clientes.

E o que me levou a querer aprender a falar essa língua tão bonita? Primeiro foi uma coisa muito típica: o desejo de comprender o que as canções que eu gostava de ouvir diziam! Lembro que esse interesse foi despertado por uma banda chamada Zuco 103, e  logo também chegou o amor por Caetano Velloso, bossa nova clássica e o mergulho na Música Popular Brasileira.

O segundo motivo foi Portugal: foi lá que passei  minha lua de mel com minha esposa. Ali, descobri a enorme diferença entre o idioma português de Portugal e o português brasileiro.

Em 2010 comecei trabalhar como guia de turismo em espanhol numa agência e, durante vários anos, atendi muitos clientes brasileiros. Percebi que quase não havia guias de fala portuguesa na Lituânia (agora somos 3)!

O que me incomodava muitissimo era que não comprendia as perguntas dos turistas e suas piadas, por isso, me dediquei a estudar mais e mais a língua portuguesa. Confesso que os invernos longos e frios tambem contribuíram muito para aprendizagem da língua! Em 2013, comecei a trabalhar falando em português e nunca mais parei!

Guia de turismo na Lituânia

Fanpage
Instagram do Leonardas 

E como contrato o guia que fala português em Vilnius?

Para contratar os maravilhosos serviços do Leonardas preencha o formulário abaixo – seu e-mail será enviado para o guia, com cópia para o remetente e também para o blog, para garantir que a mensagem chegue e você tenha a resposta rapidamente! 🙂

    Nome *

    Sobrenome *

    E-mail *

    Telefone/WhatsApp (12) 34567-8910 *

    Número de pessoas *

    Data ou intervalo de datas da viagem *

    Detalhe do seu pedido *

    ___

    Política de indicação e comissionamento do Viajando Bem

    Este serviço foi usado e aprovado por Rogério Milani, blogueiro titular do blog Viajando Bem. Toda reserva efetivada por indicação do blog gerará um comissionamento, repassado pelo proprietário, sem acréscimo no valor pago pelo contratante.
    Somente locais aprovados e de contatos de extrema confiança serão divulgados no blog, gerando comissionamento ou não.
    Não nos responsabilizamos por qualquer problema que o contratante venha a ter neste ou demais serviços recomendados, pois nossa experiência foi positiva e mereceu divulgação no blog.

    ___

    Tenha seu serviço ou estabelecimento divulgado para mais de 130.000 visitantes todos meses!

    Você é proprietário de hotel, pousada, hostel ou B&B? Ou ainda prestador de qualquer tipo de serviço relacionado ao turismo? Quer ter seu estabelecimento ou serviço testado por nós e divulgado no blog? Entre em contato pelo email [email protected] que organizaremos uma visita. Mas desde já avisamos: somos extremamente rigorosos e muitos estabelecimentos já foram reprovados e não mereceram divulgação neste blog. O que vale aqui é a segurança e o bem-estar dos nossos leitores!

    ___

    ___

    Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
    Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
    Alugue seu carro com a RentCars
    Reserve seu hotel
    Compre seu ticket de trem
    Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
    Reserve seu voo
    Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
    Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

    ___

    Tags

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *