Gastronomia Suíça: 10 comidas e bebidas de babar para experimentar em Zurique

Atualizado por Rogério Milani em 16/07/2018

Confira nesse post as melhores dicas de gastronomia suíça pra você curtir muito o melhor do país!

Gastronomia suíça

Se você já viajou para longe pelo menos uma vez na vida, sabe que uma das coisas mais legais para se fazer em um lugar/país que tenha uma cultura diferente da sua é experimentar as comidas locais. Nada nos dá mais a sensação de “absorver uma cultura” do que comer o que aquele povo come e beber o que o povo bebe. Parece que junto com os temperos e gostos, vêm incorporadas todas as crenças e comportamentos do lugar.

E foi pensando nisso que nós da The Help, especialmente para a galera do Viajando Bem, separamos 10 dicas especiais de delícias da gastronomia suíça que você não pode deixar de experimentar em Zurique e quiser se sentir um autêntico suíço. Fica a dica: leia de boca fechada, que é pra não babar 🙂

Gipfeli

Gastonomia suiça

A versão suíça do croissant é encontrada em quase todos os cafés, padarias e supermercados, servido com recheios como chocolate e baunilha. Mas o queridinho dos suíços é a versão natural, sem recheio.

Birchermüsli

Gastonomia suiça

Esse cereal matinal é muito popular, quase uma “afirmação do patriotismo suíço“. É feito à base de flocos de aveia crus, frutas (maçã, banana, morangos…) e frutos secos, e consumido no café-da-manhã.

Rivella

Gastonomia suiça

Esse refresco não-alcoólico é conhecido como o “segundo leite materno dos suíços”. Refrigerante de sabor ácido e levemente adocicado, tem como base o soro de leite (produzido com leite da Suíça mesmo!), e encontrado em 4 sabores: Rot, Blau, Grün e Gelb. A versão Blau (azul), sem açúcar, foi a primeira bebida light da Europa.

Rösti e Geschnetzeltes

Gastonomia suiça

Rösti é um prato bem típico suíço feito com batatas, e que fazia parte do café da manhã dos fazendeiros do cantão de Berna. Hoje em dia, é encontrado em quase todos os restaurantes, no almoço ou no jantar. Pode ser servido com espinafre, ovo frito ou legumes, mas o mais comum é com o geschnetzeltes, um cozido de vitela com creme e champignon. Nos últimos anos, alguns restaurantes no Brasil também já se renderam a essa gostosura. Experimente comê-lo em um dos restaurantes mais famosos da cidade, o Zeughauskeller, que fica em um prédio de 1487 usado para guardar armas e mantimentos durante a guerra.

Bratwürst Mit Brot

Gastonomia suiça

A típica linguiça, normalmente servida com um pedaço de pão e uma deliciosa mostarda, pode ser encontrada em vários restaurantes e quiosques à beira do lago. Uma dica é comer no restaurante Sternen Grill, que fica pertinho do lago, e serve o prato com uma mostarda beeem picante (apenas para os fortes!).

Schnitzel Brot

Gastonomia suiça

A Suíça é um país que consome muitos pães (principalmente como petiscos ou em sanduíches). Esse é um sanduíche de pão baguete, com recheio de salada, molho cocktail e escalope empanado de vitela. O mais gostoso da cidade é servido no restaurante Sternen Grill, citado no tópico de cima. Não se esqueça de pedir “para levar”, e escolher um lugar à beira do lago para apreciar essa delícia!

Fondue

Gastonomia suiça

Bom, não precisa nem falar, né? Com certeza você já provou essa maravilha suíça. Mas vai amar ainda mais experimentá-la em seu país de origem. Seja de carne, queijo ou chocolate, o fondue é normalmente consumido no inverno, mas existem alguns restaurantes que servem durante o ano todo, como o do Hotel Adler! 😉

Raclette

Gastonomia suiça

Essa também é bem famosa. Trata-se de um prato típico à base de queijo, que é aquecido e raspado sobre os pratos. É daí que vem o nome, derivado do francês racler, que significa “raspar”. Os acompanhamentos vão desde a batata inglesa a embutidos como presunto, lombo defumado e salame.

Luxemburgerli (Macarons) 

Gastonomia suiça

Esse bolinho doce com recheio é semelhante ao macaron francês, mas menor, e com uma textura bem mais leve. Tão leve que chega a derreter na boca! O mais famoso é o da marca Sprüngli. Alguns dos inúmeros e deliciosos sabores são chocolate, figo, champagne, capuccino, framboesa e a mais recente novidade: manga!

Chocolate

Gastonomia suiça

Tchan tchan tchan tchaaaaan, chegamos à melhor parte! Não poderíamos deixar de falar dele, né? Ah, o chocolate suíço! Não dá pra visitar o país sem prová-lo… Aliás, antes mesmo de chegar ao país, no avião da companhia aérea Swiss Air, você já recebe uma provinha dessa delícia! Mas não se preocupe. Se você não quiser gastar muito, além do chocolate Lindt (mais famoso, e um dos mais caros), você encontra várias marcas, que pode comprar em confeitarias ou até mesmo no supermercado. E o melhor: TODAS são uma verdadeira perdição!

Com tantas delícias, fica difícil decidir qual dá mais água na boca, né?

Pensando em viajar pra Suíça em breve?

Se você quiser ajuda especializada para montar sua viagem para a Suíça, fazemos roteiros de viagem desde 2013 pra você viajar despreocupado! Dentro do seu orçamento inicial, encontramos as melhores opções de hotel, transporte, passeios e ingressos para você viajar com toda a liberdade e autonomia – conheça mais sobre este serviço e leia depoimentos de quem já contou com a nossa ajuda para ter uma viagem inesquecível!

Sempre indicamos que você programe bem seus passeios ainda antes de partir do Brasil, por isso, compre os ingressos de atrações turísticas antes de viajar. Eles podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra.

Suíça também é um ótimo país para se conhecer de carro com suas belíssimas paisagens! Para quem quiser fazer isso, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Seguro viagem obrigatório

Se você está pensando em viajar pra conhecer a Suíça, o seguro viagem é obrigatório, confira este post sobre o seguro viagem e dicas.

E que tal ajuda local para fazer passeios na Suíça?

História, cultura e gastronomia. A Suíça é um destino de viagem encantador, repleto de castelos, museus, lagos, restaurantes e muitas paisagens de tirar o fôlego. Por isso, acabamos de fechar uma parceria com a Swiss Prestige Limousine, uma empresa que organiza passeios pela Suíça e certamente te ajudará a conhecer o melhor do país! E o melhor – com descontos para nossos leitores!

Post escrito por Juciane Guyer

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

Tags

9 Comentários

  1. Onde posso comer sozinha um fondue de queijo na Suíça barato? Não achei por menos de CHF30…

    Comente
  2. Gostaria de alguns lugares para jantar na Suíça, ficaremos 15 dias

    Comente
  3. Bom dia!
    pode me enviar algumas receitas para eu servir no casamento de um suiço com uma brasileira aqui no Brasil numa pousada. Desde já agradeço.

    Comente
  4. A grosso modo, o que se compra de alimentação com, por exemplo, 10 francos aqui, compra-se com 10 reais no Brasil. Fazendo-se a conversão para o câmbio turismo e incluindo-se o IOF, A proporçao vai se 4 para 1. Para automoveis eletrônicos a proporçao cai para 2 para 1.

    Comente
  5. Olá estou vistoriando seu site, me diz uma coisa tenho grande dificuldade em planejar minha viagem pois praticamente todos os sites dizem que a Suiça é muito cara em relação a alimentação mas ninguém menciona caro quanto, você conseguiria me dar uma ideia de quanto gastaria em cada refeição: café da manhã, almoço e jantar? (nada chique claro)

    Comente
    • Ola… moro na Suiça e o Caro para comer, convertido para o Real é caro mesmo….
      Apenas 1 Xicara de café custa 3,50fr… hj esta 4Reais a conversão… custando 1 Café 14reais.
      Ou seja
      Cerca de 12fr café da manhã
      Cerca de 30fr almoço
      Cerca de 30fr janta
      Total 72francos = 282Reais para 1 dia.
      (Almoço e janta: 1 Prato principal+1Bebida+1café)

      Comente
      • Olá, peço licença para fazer um comentário.
        Realmente fica complicado fazermos a comparação do valor Suíço com o Real. Moro aqui tbm e no início me deu até dor de cabeça em fazer a conversão de valores quando eu queria comprar algo. Depois acostumei, pois a Suíça realmente é um país lindo, bom e seguro, porém caro para viver e fazer turismo. Está é a realidade. Mas vale a pena!

  6. Olá!Gostaria de um ajudinha! Alguns destinos bate/volta saindo de Lyon,alguma sugestão? Agradeço desde já!

    Comente
    • Oi Laís!

      Vou ficar te devendo esta… 🙁 Uma única sugestão seria Annecy, que fica a mais ou menos 1h de trem de Lyon, ok?!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *