Mangia che te fa benne! Impossível pensar em viajar para a Itália e não pensar em comida. Provar alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia italiana é desejo de dez entre dez viajantes que conhecem o país. Por isso, preparamos uma lista de delícias que voce precisa provar na sua viagem por lá!
Gastronomia italiana: dez coisas que você precisa comer na Itália
Embora, hoje, muita gente pense em massa e molho de tomate como comidas típicas da Itália, durante muitos anos, não foi assim. Os pratos mais populares por lá eram a polenta e o arroz! Foi somente no final do século XX que a pizza, a massa e o molho de tomate tomaram conta do país, antes, eram mais consumidos no Sul.
Entre os temperos mais usados por lá, estão o manjericão, a salsa, o alecrim, a sálvia e o orégano. Além disso, outro fator importante da culinária italiana é o frescor dos seus ingredientes e também dos derivados do leite – existem mais de 400 tipos de queijo produzidos lá.
Pizza di Napoli
Ao contrário do que muitos pensam, a tradicional pizza napolitana é diferente da que consumimos aqui no Brasil: ela é menos recheada e a massa é mais fininha e crocante! Esta tradicionalíssima receita surgiu pelas mãos do chef Taffaello Esposito, que criou-a em 1889 para homenagear a rainha italiana que, naquele tempo, visitava Nápoles depois da recém unificação do país. A forma que ele encontrou de homenageá-la foi através das cores: se você observar, a margherita tem as cores da bandeira italiana! Assim, tem o vermelho do molho de pomidori, o verde do manjericão e o branco do queijo.
Antepasto
Basicamente, é o que se come antes dos pratos de uma refeição (antepasto, em italiano, quer dizer “antes da refeição”), num cardápio composto por iguarias frias: compotas de berinjela, cogumelos, salame, queijo, presuntos, pãezinhos, alcachofras, anchovas, pepperone… Um dos antepastos mais populares é a caponata, feita com beringela, prato típico da Sicília.
Struffoli
Fiquei surpresa ao ver que este prato é um dos mais tradicionais da Itália – todo final de ano, minha avó fazia um struffoli maravilhoso pra nós! É um doce criado em Nápoles feito de bolinhas de massa fritas e cobertas com mel, formando uma estrutura dura, caramelizada, que pode ser cortada com faca. É bem simples e delicioso!
Ravioli
É uma massa de ovos e farinha recheada e cozida – o recheio pode ser de carne, queijo, peixes e vegetais. O prato é super popular no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, e pode acompanhar molho branco ou vermelho. Outra versão bem conhecida é o ravioli maior, recheado com uma gema de ovo crua.
Tartuffo di Pizzo
Uma sobremesa perfeita para os chocólatras como eu, inventada na região da Calábria. É um sorvete recheado de avelãs, com um coração de chocolate derretido e cobertura de cacau em pó. Ele é modelado pra caber na mão e, hoje, encontram-se versões industrializadas por toda a Itália, mas claro que o doce artesanal é o preferido.
Lasagna
Um dos tipos de massa mais antigos, a lasagna é um dos pratos italianos mais consumidos em todo o mundo e, originalmente, era preparada somente com molho bechamel, ragú e queijo Parmigiano-Reggiano (nosso bom e velho parmesão). O prato também surgiu em Nápoles (que gente que sabia comer e cozinhar, né?) e adaptou-se às outras regiões da Itália, que usavam queijo mozzarella ou ricota e molho de tomate para o recheio. Se você for a um restaurante italiano e ficar em dúvida entre as muitas opções de lasagna, a dica é: lasagne bolognese! A saber, o nome é no plural porque possui mais de uma folha de lasagna.
Spaghetti
Uma das palavras mais conhecidas do italiano, “spaghetti” significa algo como “barbantinho”, devido ao formato da massa que, acompanhando um bom vinho, é um dos pratos mais conhecidos da gastronomia italiana! A criação do spaghetti, todavia, é motivo de rixa entre os chineses, italianos e árabes. Mas, pra mim, pouco importa: acho uma das melhores comidas do mundo e é muito consumida pelos italianos até hoje. Diz-se que cada italiano come 30 kg de massa por ano – para se ter uma ideia, o brasileiro consome apenas 5,7 kg do mesmo prato.
Gelato
Menos gordura, mais açúcar e cremosidade: estas são as principais diferenças entre o nosso sorvete e o gelato italiano! O açúcar serve para o sorvete não congelar e ficar sempre super cremoso, e os sabores são muitos: baccio, gianduia, pistacchio, nutella, zambaione, crema, fragola, nocciola, cioccolato, mascarpone… Poderia ficar o dia inteiro listando! Eu, se fosse você, experimentava um de cada – e mais de um por dia! 🙂
Presunto (Prosciutto)
Você pode comê-lo crudo (cru) ou cotto (cozido). O presunto é muito apreciado na Itália sendo produzido originalmente em Parma (terra do queijo parmesão também). O prosciutto lá é temperado, envelhecido e curado à seco. Aliás, a palavra “prosciutto” deriva do latim perexsuctum, que significa “completamente enxugado ou seco”. Costumeiramente, serve-se em fatias.
Tiramisù
O tiramisù nasceu na região da Toscana e sua receita original, dizem, não trazia álcool. A sobremesa consiste num pavê com creme de mascarpone, biscoito molhado no café e cacau em pó. O segredo, claro, é o queijo mascarpone, muito suave, variando de 60% a 75% de gordura. Ele tem um sabor delicado e é bem cremoso. Hoje, existem muitas docerias italianas que vendem somente esta sobremesa! Além disso, tem quem a considere afrodisíaca e a consome antes dos encontros amorosos.
Bisteca alla fiorentina
A bistecca alla Fiorentina é um prato de carne típico da cozinha italiana muito tradicional na região da Toscana. O corte é de origem italiana e inclui o filé e contrafilé do boi, servindo mal passado. Por se tratar de uma região mais afastada do mar, a Toscana tem uma grande tradição de pratos com carne vermelha, fazendo de Florença um ótimo destino para os carnívoros. Se for seu caso, buon appetito!
Difícil fazer uma lista sobre gastronomia italiana em que muuuita coisa não fique de fora, né? Por alto, colocaria mais o tradicionalíssimo risotto, o agnellino (um assado de cordeiro feito em datas festivas), a Saltimboca alla Romana… Ih, essa lista não tem fim! Ainda bem! 🙂 Você tem alguma dica pra gente? Deixe aqui nos comentários! 🙂
Se você se interessa por gastronomia, pode gostar do post sobre gastronomia portuguesa, este sobre pratos da gastronomia grega e também do que escrevemos sobre coisas para provar em Zurique, na Suíça!
0 comentários