Gastronomia italiana: dez coisas que você precisa comer na Itália

por | Atualizado em 11/04/24 | Assis, Bologna, Catânia, Cinque Terre, Costa Amalfitana, Dicas de Viagem, Florença, Gênova, Lucca, Milão, Montalcino, Montepulciano, Nápoles, Pisa, Roma, Toscana, Veneza, Verona

Mangia che te fa benne! Impossível pensar em viajar para a Itália e não pensar em comida. Provar alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia italiana é desejo de dez entre dez viajantes que conhecem o país. Por isso, preparamos uma lista de delícias que voce precisa provar na sua viagem por lá!

Gastronomia italiana: dez coisas que você precisa comer na Itália

Embora, hoje, muita gente pense em massa e molho de tomate como comidas típicas da Itália, durante muitos anos, não foi assim. Os pratos mais populares por lá eram a polenta e o arroz! Foi somente no final do século XX que a pizza, a massa e o molho de tomate tomaram conta do país, antes, eram mais consumidos no Sul.

Entre os temperos mais usados por lá, estão o manjericão, a salsa, o alecrim, a sálvia e o orégano. Além disso, outro fator importante da culinária italiana é o frescor dos seus ingredientes e também dos derivados do leite – existem mais de 400 tipos de queijo produzidos lá.

Pizza di Napoli

Ao contrário do que muitos pensam, a tradicional pizza napolitana é diferente da que consumimos aqui no Brasil: ela é menos recheada e a massa é mais fininha e crocante! Esta tradicionalíssima receita surgiu pelas mãos do chef Taffaello Esposito, que criou-a em 1889 para homenagear a rainha italiana que, naquele tempo, visitava Nápoles depois da recém unificação do país. A forma que ele encontrou de homenageá-la foi através das cores: se você observar, a margherita tem as cores da bandeira italiana! Assim, tem o  vermelho do molho de pomidori, o verde do manjericão e o branco do queijo.

Antepasto

Basicamente, é o que se come antes dos pratos de uma refeição (antepasto, em italiano, quer dizer “antes da refeição”), num cardápio composto por iguarias frias: compotas de berinjela, cogumelos, salame, queijo, presuntos, pãezinhos, alcachofras, anchovas, pepperone… Um dos antepastos mais populares é a caponata, feita com beringela, prato típico da Sicília.

Antepasti_Viajando Bem

Struffoli

Fiquei surpresa ao ver que este prato é um dos mais tradicionais da Itália – todo final de ano, minha avó fazia um struffoli maravilhoso pra nós! É um doce criado em Nápoles feito de bolinhas de massa fritas e cobertas com mel, formando uma estrutura dura, caramelizada, que pode ser cortada com faca. É bem simples e delicioso!

Gastronomia italiana_Struffoli_Viajando Bem

Ravioli

É uma massa de ovos e farinha recheada e cozida – o recheio pode ser de carne, queijo, peixes e vegetais. O prato é super popular no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, e pode acompanhar molho branco ou vermelho. Outra versão bem conhecida é o ravioli maior, recheado com uma gema de ovo crua.

Gastronomia italiana_ravioli espinafre_Viajando Bem

Tartuffo di Pizzo

Uma sobremesa perfeita para os chocólatras como eu, inventada na região da Calábria. É um sorvete recheado de avelãs, com um coração de chocolate derretido e cobertura de cacau em pó. Ele é modelado pra caber na mão e, hoje, encontram-se versões industrializadas por toda a Itália, mas claro que o doce artesanal é o preferido.

Gastronomia italiana_tartuffo_Viajando Bem

Lasagna

Um dos tipos de massa mais antigos, a lasagna é um dos pratos italianos mais consumidos em todo o mundo e, originalmente, era preparada somente com molho bechamel, ragú e queijo Parmigiano-Reggiano (nosso bom e velho parmesão). O prato também surgiu em Nápoles (que gente que sabia comer e cozinhar, né?) e adaptou-se às outras regiões da Itália, que usavam queijo mozzarella ou ricota e molho de tomate para o recheio. Se você for a um restaurante italiano e ficar em dúvida entre as muitas opções de lasagna, a dica é: lasagne bolognese! A saber, o nome é no plural porque possui mais de uma folha de lasagna.

Gastronomia italiana_Lasagna_Viajando Bem

Spaghetti

Uma das palavras mais conhecidas do italiano, “spaghetti” significa algo como “barbantinho”, devido ao formato da massa que, acompanhando um bom vinho, é um dos pratos mais conhecidos da gastronomia italiana! A criação do spaghetti, todavia, é motivo de rixa entre os chineses, italianos e árabes. Mas, pra mim, pouco importa: acho uma das melhores comidas do mundo e é muito consumida pelos italianos até hoje. Diz-se que cada italiano come 30 kg de massa por ano – para se ter uma ideia, o brasileiro consome apenas 5,7 kg do mesmo prato.

Gastronomia italiana_Spaghetti_Viajando Bem

Gelato

Menos gordura, mais açúcar e cremosidade: estas são as principais diferenças entre o nosso sorvete e o gelato italiano! O açúcar serve para o sorvete não congelar e ficar sempre super cremoso, e os sabores são muitos: baccio, gianduia, pistacchio, nutella, zambaione, crema, fragola, nocciola, cioccolato, mascarpone… Poderia ficar o dia inteiro listando! Eu, se fosse você, experimentava um de cada – e mais de um por dia! 🙂

Gastronomia italiana_gelato_Viajando Bem

Presunto (Prosciutto)

Você pode comê-lo crudo (cru) ou cotto (cozido). O presunto é muito apreciado na Itália sendo produzido originalmente em Parma (terra do queijo parmesão também). O prosciutto lá é temperado, envelhecido e curado  à seco. Aliás, a palavra “prosciutto” deriva do latim perexsuctum, que significa “completamente enxugado ou seco”. Costumeiramente, serve-se em fatias.

Gastronomia italiana_prosciutto_Viajando Bem

Tiramisù

O tiramisù nasceu na região da Toscana e sua receita original, dizem, não trazia álcool. A sobremesa consiste num pavê com creme de mascarpone, biscoito molhado no café e cacau em pó. O segredo, claro, é o queijo mascarpone, muito suave, variando de 60% a 75% de gordura. Ele tem um sabor delicado e é bem cremoso. Hoje, existem muitas docerias italianas que vendem somente esta sobremesa! Além disso, tem quem a considere afrodisíaca e a consome antes dos encontros amorosos.

Gastronomia italiana_Tiramisu_Viajando Bem

Bisteca alla fiorentina

A bistecca alla Fiorentina é um prato de carne típico da cozinha italiana muito tradicional na região da Toscana. O corte é de origem italiana e inclui o filé e contrafilé do boi, servindo mal passado. Por se tratar de uma região mais afastada do mar, a Toscana tem uma grande tradição de pratos com carne vermelha, fazendo de Florença um ótimo destino para os carnívoros. Se for seu caso, buon appetito!

Gastronomia italiana_bisteca_Viajando Bem

Difícil fazer uma lista sobre gastronomia italiana em que muuuita coisa não fique de fora, né? Por alto, colocaria mais o tradicionalíssimo risotto, o agnellino (um assado de cordeiro feito em datas festivas), a Saltimboca alla Romana… Ih, essa lista não tem fim! Ainda bem! 🙂 Você tem alguma dica pra gente? Deixe aqui nos comentários! 🙂

Se você se interessa por gastronomia, pode gostar do post sobre gastronomia portuguesa, este sobre pratos da gastronomia grega e também do que escrevemos sobre coisas para provar em Zurique, na Suíça!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a melhor gelateria de Nápoles, a Gay Odin

Conheça a melhor gelateria de Nápoles, a Gay Odin

Você é fã de chocolates e gelatos artesanais? Então, não pode deixar de conhecer a melhor gelateria de Nápoles, a Gay Odin. Neste artigo, trouxemos um pouco sobre esta famosa gelateria que conquista todos que a visitam e possibilita uma experiência única e saborosa. Vamos lá?

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!