A gastronomia grega é riquíssima e tão interessante quanto a cultura daquele país – os gregos adoram comer bem e tem uma culinária tão vasta quanto deliciosa. Graças ao seu clima e à proximidade do Mediterrâneo, os ingredientes produzidos na Grécia são incríveis, com sabores únicos e, na minha opinião, são o segredo desta culinária tradicional. Preparamos uma listinha com dez coisas que você precisa experimentar quando for pra lá, vem ver!
Gastronomia grega: dez coisas que você precisa experimentar
As tradições culinárias da Grécia são uma mistura dos povos que já ocuparam aquele território – você encontrará traços da culinária turca e o uso de ingredientes tradicionais e sempre frescos como marca registrada desta comida. Prepare-se para provar um azeite delicioso, além de azeitonas, tomates, berinjelas, frutos do mar, carne de cordeiro, queijos e iogurtes inesquecíveis!
Moussaka
Basicamente, é uma lasanha de berinjela, carne moída e tomates assados – um prato super tradicional da culinária daquele país e absolutamente delicioso. É um prato com bastante tempero e também se encontra na Turquia – coma com parcimônia, ele parece leve mas pode ser pesado. Mas vale cada garfada!
Iogurte grego
Um exemplo muito conhecido da gastronomia grega, mas preciso te dizer para esquecer o que você encontra nas gôndolas dos supermercados brasileiros. É um sabor difícil de explicar, mas absolutamente inesquecível – ele é menos doce e tem uma textura diferente também, mais grossa. Os hotéis de lá costumam servir em abundância no café da manhã, aproveite! Você pode comê-lo puro, com mel, frutas… Ah, e o mel também tem um sabor bastante diferente do que estamos acostumados, vale provar!
Gemista
É um prato em que vegetais (tomate, abobrinha, pimentão e berinjela) são recheados com carne e molho e levados ao forno. Aliás, “gemista”, em grego, quer dizer “recheado”. É um dos pratos que pode ser servido como mezédes (pequenas porções, servidas como o nosso ‘aperitivo’). Ideal para acompanhar um drink mais forte como o ouzo (já falaremos sobre ele).
Gyros
É igual ao kebab turco e é a versão grega de fast-food, junto do souvlaki. Vem no pão pita com salada e molhos, e pode ser de carne de porco ou carneiro, cozidas naqueles espetos giratórios (daí vem o nome gyros), fatiada e colocada dentro do pão. O prato ainda pode acompanhar batatas fritas.
Souvlaki
Pense no nosso espetinho, servido no pão pita com molho, salada e batatas fritas para acompanhar. Assim como o gyros, é um prato que você encontra bastante por lá e a carne pode ser de frango, carneiro ou porco. Absolutamente delicioso!
Ouzo
O ouzo (pronuncia-se “uzo”) é uma bebida produzida através da fermentação de casca de uva, aromatizada com anis e com um teor alcoólico bastante forte (44% não é brincadeira, né?). Você pode bebê-lo puro ou com gelo e água (quando misturada, a bebida fica com um tom leitoso, exatamente como o da foto), e é bem refrescante. Perfeito para acompanhar um por-do-sol numa praia grega!
Queijos
Experimente muitos queijos na Grécia – este é outro ingrediente que tem um sabor único por lá. O queijo feta, por exemplo, é feito de leite de ovelha e de cabra e tem uma textura diferente, mais granulada, do que encontramos por aqui. O que torna o sabor dos queijos tão diferente por lá é a alimentação dos animais que produzem o leite: eles comem arbustos de ervas extremamente aromáticas e estes sabores são transmitidos para seu leite. A cor branca dos queijos também não é artificial, e os queijos de lá tem pouca gordura. Uma delícia!
Azeite de Oliva
As oliveiras são a planta mais famosa da Grécia – durante os Olimpíadas antigos, os vencedores ganhavam uma coroa com ramos de olivas bravas. O azeite produzido lá é tão bom que é considerado o segredo da longevidade dos gregos – e é completamente diferente do azeite de oliva português, a que estamos mais acostumados aqui no Brasil. Eu confesso que, sempre que um amigo vai á Grécia, encomendo uma latinha na maior cara dura – sempre é consumido com muita alegria aqui em casa. 🙂
Frappé
O café é uma mania tão grega quanto brasileira, mas você sabia que o frappé foi inventado na Grécia? Difícil imaginar, mas o café gelado batido foi inventado por lá nos anos 50, e por acidente: o inventor foi um funcionário da Nescafé! Até hoje, a bebida é super popular e, na Grécia, você encontrará diversos tipos diferentes de café gelado batido e muita gente consumindo pelas ruas.
Frutos do mar
A culinária grega baseia-se em ingredientes frescos, e nada mais fresco do que frutos do mar num país que é composto por tantas ilhas. Prepare-se para encontrar muitas variedades de peixe, polvo, lula, camarões, lagostins e mexilhões, e preparados das mais diversas formas: assados, grelhados, ao forno… Um banquete para quem gosta de frutos do mar, prepare-se!
A culinária grega tem tradição de vários milênios e, claro, ficou muita coisa de fora dessa lista. Para os gregos, comer é um ritual que deve ser apreciado sem pressa, conversando e bebendo com quem divide a mesa. Definitivamente, um povo que sabe viver bem. 🙂
Gostou das dicas? Tem alguma sugestão de prato imperdível da gastronomia grega? Deixe aqui nos comentários!
Se você se interessa por gastronomia, pode gostar do post sobre gastronomia portuguesa e também do que escrevemos sobre coisas para provar em Zurique, na Suíça!
Consigo visitar corinto entre 9h e e regredsar até as 16h em Atenas?
Olá Raquel, se você se refere ao sítio arqueológico, seguem aqui os links com horários (por enquanto são os horários de inverno, que vigoram até final de março, mas no mesmo link eles publicarão a partir de abril os horários de verão). Os nomes das cidades estão em grego, mas você conseguirá ver os horários:
Saindo de Atenas: https://www.ktelkorinthias.gr/en/routes/winter-routes
Retorno saindo de Corintho: https://www.ktelkorinthias.gr/en/routes/winter-routes
Havendo outras dúvidas estarei à disposição
att
Rita
oi manuela, faltou na sua lista a Spanakopita, que acho que é muito mais saborosa que muitos pratos descritos… ñão sei se vc conhece mas é um pastelzinho/torta assada de massa filo com espinafre e queijo feta
Oséias, obrigada pela dica! Deve ser simplesmente delicioso – como, aliás, a maioria da comida na Grécia, né? Um abraço e agradecemos tua contribuição ao post!
Comida boa, Sol maravilhoso!!!! O Mar azul de vários tons.
Disse tudo, Helene! A Grécia é um verdadeiro paraíso mesmo!
Abraços!
A dieta mediterrânea é muito rica. Amo azeite, azeitona e vinho. Acredito que nem precisaria me adaptar a essas dietas, seria super prazeroso e saudável! parabéns pelo artigo
diego
htttp://www.mitologiaonline.com
Diego, obrigado pelo teu comentário! Um abraço!