Eusa e suas dúvidas sobre tickets e passes de trem para viajar pela Europa

por | Atualizado em 22/02/23 | Trem


Eusa enviou:

Bom dia,
Gostaria de saber como funciona a viagem de trem pela Europa. Posso parar no lugar (cidade)
que eu quiser e depois pegar o mesmo trem seguindo viagem com o mesmo passe?
Onde comprar? Pela internet é seguro?
Locais de embarque….exemplo…em Paris como ir até a estação?
Obrigada pelas informações.
Eusa
——————————————————
Eusa, viajar de trem pela Europa é semelhante a viajar de ônibus aqui no Brasil, bem tranquilo. Você poderá viajar comprando tickets individuais, pela internet ou no local, ou então através de passes, o que lhe dará direito a viajar durante os dias contratados e por países ou cidades de acordo com seu passe escolhido, podendo ir direto ao vagão de trem. Há exceções para trens de alta velocidade ou de muito movimento, que exigem uma reserva e um pagamento adicional.
O ideal é sempre pegar o trem na estação principal de cada cidade, para facilitar o embarque e também garantir um lugar. Já na chegada em uma cidade é bom você saber onde descer, se na estação principal ou noutra pelo caminho. O ideal é sempre perguntar ou enviar email ao local de sua hospedagem, questionando qual a melhor ou mais próxima estação. E, ao chegar em uma cidade, já pegue um mapa das estações de trem e do transporte público, encontrados normalmente nos balcões de informações turísticas e nos hotéis e albergues, para se localizar melhor e saber como circular pela cidade.
A grande vantagem do trem é que suas estações são sempre centrais e bem localizadas, ao contrário dos aeroportos, que normalmente são bem afastados da cidade. E para se dirigir a uma estação, como em Paris, por exemplo, basta pegar um transporte público em direção à estação. Normalmente os metrôs são coligados com as estações de trem e são a melhor maneira de chegar a elas.
Se você comprar um ticket individual, ele valerá apenas por uma viagem Origem-Destino e para o dia e horário para o qual foi comprado. Já com o passe você terá mais flexibilidade, pois ele não conta o número de viagens num dia, e sim pelo uso diário. Ou seja, se você for pegar um trem num sábado para ir de a Veneza, por exemplo, e no meio do caminho resolver parar em Firenze, para dar uma espiada, você poderá embarcar novamente em outro trem para Veneza, com esta viagem contando como mais uma para o mesmo dia. Só tem que ficar atento pois a partir de um determinado horário, que estará detalhado no passe, as viagens já começam a valer para o dia seguinte.
Os tickets de trem ou passes podem ser comprados no site da Rail Europe. A compra é bem tranquila, com pagamento via cartão de crédito. Um detalhe importante é comprar os tickets ou passes com boa antecedência, no mínimo 3 semanas antes da viagem para a Europa, para poder receber tranquilamente os bilhetes ou passes em sua casa ou escritório. 
Eu nunca tive problemas e sempre recebi os tickets e passes com tranquilidade, mas atento que a compra deve ser feita com total atenção, pois o site nacional da Rail Europe tem graves erros de descrição do pedido, trocando endereço com os dados do cartão, por exemplo, além de não enviar ao cliente o código de envio do sedex, o que seria bem útil para rastrear o pedido. Além disso, o suporte técnico da empresa é uma nulidade, inclusive eu já enviei vários emails relatando estes e outros problemas, mas até o momento nada recebi e nenhuma melhoria foi executada. Mas isto não é apenas no Brasil. Nos outros sites da Rail Europe, inclusive na Europa, o serviço online também é meio precário. Uma pena, pois é uma ferramenta muito útil. Então, fica aqui o aviso: atenção total na compra e preenchimento dos dados e comprar com antecedência mínima de 3 semanas antes da viagem para não ter nenhum problema com seus tickets ou passes, ok?!
Para mais informações sobre os tipos e como funcionam os passes de trem, acesse o post Tickets e Passes de Trem.
Se precisar de mais alguma informação, é só chamar!
Abraços!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads