Europa com menos de 50 euros por dia: o roteiro personalizado de Christian por Roma, Florença e Paris

por | Atualizado em 22/05/23 | Florença, Hospedagem, Paris, Roma, Roteiros by Rogerio, Trem

Europa com menos de 50 euros por dia: o Christian é historiador e, por isso, a sua escolha de viajar para a França e Itália foi quase instintiva, mas ele precisava de um roteiro econômico! Confira aqui como foi esta viagem inesquecível e também pegue várias dicas bacanas com ele! 

Europa com menos de 50 euros por dia_book_Viajando Bem

A minha viagem ganhou nota 10 com louvor! Embora tenha tido alguns percalços como atraso do aéreo Brasil – Madri quando eu estava indo para Roma, a viagem de modo geral foi sensacional!

Depois de definir a trindade Roma-Florença-Paris, passei a “garimpar” na internet por informações que pudessem me auxiliar no planejamento da viagem. Nesse momento, me deparei com uma pedra preciosa: o blog Viajando Bem. Além das informações contidas no mesmo, pude contar com a assessoria do Rogério na formatação da aventura. E assim começava uma baita viagem!

Europa com menos de 50 euros por dia – o roteiro

O roteiro das cidades foi perfeito. Os enxugamentos pré e durante a viagem foram obra da experiência do Rogério e bastante necessárias diante das possibilidades apresentadas em Roma, Florença e Paris.

O tempo em cada cidade foi suficiente – fiquei sete dias em média em cada um dos meus destinos: Roma, Florença e Paris. Antes mesmo de viajar, eu já havia resolvido evitar os bate-e-voltas para explorar melhor cada destino. Vejamos o caso de Paris: sacrifiquei o Palácio de Versalhes para aproveitar melhor a Cidade Luz. Não me arrependi. 🙂

Os voos

Da próxima vez quero contar com o blogueiro para a compra das passagens aéreas Brasil-Europa, embora os valores não oscilassem muito quando eu comprei.  A boa sugestão do blogueiro foi sugerir as companhias low cost, como foi o caso da Vueling, para fazer trechos curtos com muita praticidade. Se você está pensando em pesquisar seu voo para a Europa, pode começar a pesquisa de passagens aqui.

As viagens de trem

Tudo aconteceu segundo o roteiro orientado pelo blogueiro. Comprei a passagem bem antecipadamente. Tive apenas uma experiência ruim no itinerário Roma-Florença. Na verdade, era Roma e Veneza, segundo o painel da Estação Ferroviária, por isso tive dificuldade em localizar a plataforma de embarque correta.  Lá, inclusive, fui abordado por oportunistas que ofereciam ajudam em troca de recompensa.

Europa com menos de 50 euros por dia_rio_Viajando Bem

Hospedagem

Não conhecia a fundo o sistema Bed&Breakfast. Tratando-se de uma viagem internacional, dentre as opções sugeridas pelo Rogério, optei por me hospedar em um “lar” ao invés de um hotel convencional. É como se você ficasse na casa de uma tia que não a vê há muito tempo, sujeito aos benefícios e malefícios do lugar, como por exemplo dicas valiosas de um nativo ou a ausência de um elevador. Todas as opções de hospedagem indicadas pelo blogueiro foram aprovadas, reforçando os benefícios da consultoria.

Em Roma, escolhi a La Casa Minha Al Colosseo, da sempre alegre Adriana. Mais de vinte anos hospedando pessoas do mundo inteiro fizeram a diferença nos dias que permaneci em seu lar (insisto!), além da hospedagem estar muito bem localizada. Não é sempre que podemos dormir sobre as ruínas de uma das cidades mais importantes da antiguidade.

Já em Florença, fiquei na aconchegante casa da venezuelana Vittoria, o Dolci Sogni. Durante o planejamento, o blogueiro havia adiantado que o local estava muito bem cotado pelos hóspedes que lá haviam ficado anteriormente. De fato, além da anfitriã ser um doce de pessoa, o quarto estava impecável. Destaque para a limpeza e a confortável banheira.

Por fim, em Paris, fiquei em um Studio no Marais, praticamente anexo ao apartamento da simpática Florence. Além de estar em um dos bairros mais interessantes de Paris, o local é perfeito para que você se sinta, verdadeiramente, um parisiense. Neste local, contei com facilidades como microondas, frigobar, fogão, TV e máquina de lavar.

Outros posts aqui do blog que podem te ajudar: aqui você encontra dicas de hospedagem em Roma e Florença, e também compilamos hospedagens boas e baratas em Paris. Todas são aprovadas e indicadas pelos clientes dos roteiros personalizados que o blog organiza desde 2013.

Europa com menos de 50 euros por dia_mangia_Viajando Bem

Seguro Viagem e Imigração

Não precisei utilizar o seguro viagem.  Soube da utilização e da obrigatoriedade dele através de pesquisas pré-viagem. Se você está de viagem marcada para qualquer lugar da Europa, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. A imigração foi feita em Madri. Eles apenas olharam o passaporte e carimbaram meu documento.

O financeiro da viagem

Financeiramente, viajei com uma previsão de 60 euros por dia, para fazer uma média e me preparar. No entanto, esse valor não chegava a 50. Mesmo optando por táxi em momentos difíceis como quando eu chegava muito tarde em aeroportos, ainda gastei menos do que esperava! Não utilizei cartões de nenhuma espécie, embora tenha levado. Nesse sentido, a consultoria ajudou plenamente, pois, no final da viagem, sobrou dinheiro e não precisei utilizar o cartão.

Internet e telefonia

Não utilizei telefone porque o WhatsApp via Wi-Fi dos lugares onde me hospedei satisfez as minhas necessidades.

Europa com menos de 50 euros por dia_winebar_Viajando Bem

Avaliação da consultoria

Indicaria de olhos fechados a consultoria do Rogério para pessoas que não se submetem a viagens via pacote. Passei por muitas durante a viagem, que se por um lado ganham em comodidade, por outra parecem um tropa de “animais guiadas por vaqueiro”. Para ter mais segurança, praticidade e atualização no planejamento da viagem, a consultoria foi um baita ganho! Gostaria também de destacar a agilidade da consultoria. As indagações sempre eram respondidas em menos de 24h, muitas inclusive imediatamente. Certamente em minha próxima viagem, contratarei o serviço novamente!

Dicas para outros viajantes – Europa com menos de 50 euros por dia

Na década de 1920, o escritor Ernest Hemingway no livro “Paris é uma festa” escreveu que naquele tempo, era possível viver com pouco dinheiro em Paris. Infelizmente, as coisas mudaram, pois algumas capitais europeias, atualmente, tornaram-se destinos caros para um viajante comum.

Além do mais, eu sabia que economizar estaria diretamente proporcional à quantidade de dias em que eu ficaria na Europa. Não fiz um registro detalhado de gastos, mas posso apresentar um roteiro diário e geral de custos mínimos, sem comprometer a “dignidade” dos viajantes.

  1. O café da manhã era consumido a partir de compras feitas em supermercados no dia anterior, como biscoitos e sucos de fruta. Os snacks oferecidos nos aviões eram guardados para serem usados no desjejum.

  2. Comprovado: Não existe uma forma mais econômica (e prática) de conhecer os museus em Roma e Paris que não seja pelos passaportes. Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

  3. O almoço, quase sempre, era um lanche como paninis/pizzas quadradas na Itália, e, baguetes/crepes em Paris. Sem dúvida, dentro da culinária nativa são as opções mais acessíveis, saborosas e de consumo rápido. E sempre acompanhadas por refrigerante ou água, de boa qualidade e disponível em abundância, como por exemplo, nas piazzas em Roma.

  4. Do almoço até o jantar, eu comia gelatos italianos na rua, ou macarons em Paris.

  5. Mesmo exausto, antes de chegar no quarto, eu passava sempre em pequenos empórios para comprar o “jantar”. Em Paris, o cardápio era baguete, queijos e um espumante. 🙂

  6. Descobri que o local da hospedagem precisa ser bem localizado. Explica-se: as principais atrações em Roma, Florença e Paris podem ser conhecidas apenas caminhando, gerando uma boa economia de euros e queimando os carboidratos consumidos durante a viagem.

  7. Alguns transfers eram feitos apenas via táxi – cheguei à conclusão de que, em algumas circunstâncias, realmente, era o tipo de transporte que valia mais a pena. Além da comodidade, os valores poderiam se equiparar ao uso do Bus Shuttle mais táxi (pois o ônibus não para na porta de sua hospedagem).

Europa com menos de 50 euros por dia_passeio_Viajando Bem

Christian
Uberlândia/MG
Data da viagem: junho/julho 2014

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

11 Comentários

  1. Rafaela Moreira

    Boa tarde!Irei a Paris no final de outubro de 2017,ficarei 9 dias.Não falo outra língua,estou estudando rs,e com medo de não conseguir me locomover,vc pode me dar umas ficar por favor?Muito obrigada

    Responder
  2. José Carlos Bocardi

    Boa noite, Rogério
    Estou pensando em fazer a Europa, de carro, durante mais ou menos 25 dias. Já fiz cálculo de combustível, locação do carro, passagens aéreas. Serão cerca de 13 países, ou seja, em torno de 400 litros de combustível.
    Minha dúvida está na alimentação e hospedagem, com os melhores preços. O que você recomenda para economizar nesse quesito, sem passar necessidades? Lanche no almoço, comprar em supermercados e deixar para jantar à noite, hospedagens pelo Airbnb, ou estalagens, hospedarias, enfim, quanto acha que devo gastar, aproximadamente, individual ou em 2 pessoas?
    Agradeço

    Responder
  3. Joice

    Olá. Somos em 3 pessoas planejando uma viagem pela Europa, por 15 dias, em 2018, em época de clima ameno por lá. Os relatos e dicas aqui estão auxiliando bastante. Porém gostaria de ter uma ideia de roteiro para conhecer os lugares com as mais belas paisagens e históricos incluindo Áustria, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França, Suíça e Itália. Tem como fazer tudo isso em 15 dias? E quanto em média se gastaria nessa viagem, utilizando trem/metrô nos trechos mais curtos? Podes também nos dar dicas de hospedagem com boa localização (mais próximo de estações de trem) e com preço acessível?
    Obrigada!

    Responder
    • Mari

      Tem um site quanto custa viajar..lá tem os valores das atrações, hotéis, bem informativo.

      Responder
  4. Sandra Jaccoud

    Vamos para a Europa pela primeira vez, dois casais, saimos dia 08 de maio chegando por Madrid e voltando por Frankfourt dia 26 de maio. Gostaríamos de sugestão de roteiro, dicas de hospedagem, alimentação e passeio. Quanto gastaríamos nesta viagem.
    Obrigada

    Responder
  5. Sandra Jaccoud

    Estamos indo em 2 casais para Europa, pela primeira vez, saimos de São Paulo dia 08 de maio de 2017 e vamos voltar por Frankfourt dia 26 de maio, se possível gostaríamos de um roteiro para esse trajeto e dicas de transporte, hoteis e passeios. Quanto mais ou menos gastaríamos.
    Muito Obrigada

    Responder
  6. Geovana

    Olá, boa tarde!

    Eu e meu esposo queremos viajar em meados de setembro/2017 no modo econômico, vamos ter 15 dias, temos 28 e 33 anos, gostamos de praia e comer… rs
    Seria possível passar um roteiro para nós?

    At.,

    Responder
  7. Katlen

    Estavamos pensando em passar por paris, italia e inglaterra.

    Responder
  8. katlen

    OLA, estou programando uma viagem para 15 dias na europa….2 pessoas! E estavamos pensando em levar cada um 1000 euros para todos os gastos lá. Quais dicas de hospedagem, local, roteiro, voces podem dá. obrigada.

    Responder
  9. Edna Madilene

    Rogério. Acabo de ler vários relatos muito bons. Veja se pode nos ajudar também.:
    Somos 3 amigas e queremos fazer uma viagem à Europa.
    França, Itália, Suíça, Londres e dependendo do preço, Portugal também. Conhecer pontos turísticos, passear, peças de teatro, poucas compras, muitas fotos, rsrsrsrss. Pensamos em 15 dias, num mês de clima ameno, nem verão( alta temporada), nem inverno. Obrigada, te aguardo!

    Responder
    • Manuela Colla

      Olá, Edna!

      Enviamos para o teu e-mail briefing e proposta, dá uma olhada lá! Abraços!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Portugal no inverno - […] viajou pela segunda vez com os nossos roteiros personalizados – na primeira viagem, conheceu Roma, Florença e Paris em…
  2. Viajar pra Europa no inverno - leia o roteiro de Christian e Ludmila - […] foi minha terceira consultoria com o Rogério – já fui com os roteiros para a França e Itália, para…
  3. Viajar pra Europa no inverno - leia o roteiro de Cristian e Ludmila - […] foi minha terceira consultoria com o Rogério – já fui com os roteiros para a França e Itália, para…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!