Em um novo post da consagrada série Europa Barata, confira uma lista de dez coisas para fazer de graça em Viena!
Viena
A capital da Áustria é uma das cidades mais bonitas da Europa, famosa por seu caráter encantador e cultura rica. Não é segredo que, aqui no blog, nós amamos a capital da Áustria. Por isso, temos diversas matérias escritas sobre a cidade (confira a lista completa no final do post) e já preparamos diversos roteiros personalizados para que brasileiros de todas as idades curtissem Viena. Para conhecer mais sobre este serviço que oferecemos, acesse o link e leia os depoimentos de quem já contratou.
E ainda tem mais! Se você está procurando um guia para curtir o melhor de Viena, conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos. Ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!
Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Viena
Veja como explorar Viena com pouco dinheiro sem perder todas as experiências incríveis que farão você se apaixonar pela cidade! Bora ver a nossa lista?
Visite os museus nos dias de gratuidade de Viena
O MAK (Museu de Artes Aplicadas) abriga uma variedade de curiosidades fascinantes relacionadas às artes que irão encantar e intrigar os turistas interessados pelo assunto. Normalmente, os ingressos custam caro e, por isso, nossa dica é que você visite o museu na terça-feira à noite. Isso porque, neste dia, todas as exposições estão abertas ao público e você pode passear por lá sem gastar um euro. Ademais, no primeiro domingo de cada mês, muitos museus abrem suas portas gratuitamente, incluindo o Museu Wien Karlsplatz, Römermuseum, o já citado MAK e Otto Wagner Hofpavillon Hietzing. Ah, e os museus também são gratuitos no Dia Nacional da Áustria, no dia 26 de outubro.
Além disso, outra dica é conhecer a Street Art Passage, que mostra o trabalho de artistas locais e internacionais. Está localizada no Bairro dos Museus (MuseumsQuartier) e é sempre gratuita. Este túnel permite a exibição de exposições de uma forma informal, em contraste com as galerias tranquilas e brancas dos museus mais famosos de Viena. A Street Art Passage pode ser acessada a partir do Breite G e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana – e gratuitamente.

Museu MAK
Caminhe pela Ringstrasse
Um passeio ao longo da Ringstrasse, a rua mais famosa da cidade, é obrigatório para quem visita Viena. Isso porque a via leva você a alguns dos mais importantes marcos, memoriais e edifícios da capital austríaca. Começando onde o Danúbio se torna o Wienfluss, a bela e arborizada rua é circular e rodeia todo o centro de Viena. Comece sua caminhada pelo Stadtpark e vá para a área mais conhecida da Ringstrasse, onde você encontrará os edifícios institucionais mais famosos de Viena. Estão nesta rota o Palácio Real Hofburg, a Prefeitura, a Bolsa, o Parlamento, o Burgtheater, a Igreja Votiva, a Universidade, o Museu de História da Arte ou o Museu de História Natural.
Se caminhar rumo ao sul, você chegará à Karlsplatz, uma praça da cidade com uma das mais belas igrejas de Viena e uma escultura de Henry Moore, seguida pelo mercado Naschmarkt. A partir daqui, você pode seguir a Ringstrasse para explorar ainda mais a cidade, ou siga para o norte de volta ao centro.
Passeio pelo Naschmarkt
Inaugurado no século XVI, o mercado Naschmarkt de Viena percorreu um longo caminho até tornar-se o mais conhecido da cidade. Inicialmente, os vienenses só encontravam ali garrafas de leite, acredita? Atualmente, o variado mercado possui aproximadamente 120 bancas de frutas frescas, vegetais, flores, carnes, temperos e sabores vienenses e de todo o mundo. A nossa dica é: não vá aos sábados – é o dia em que ele está mais cheio de turistas e fica muito difícil de caminhar entre as bancas.
De tradicional kraut conservado em barris de madeira, passando pelo Brechó semanal e pelas bancas de cozinha de rua da Turquia para Israel, o Naschmarkt é encantadoramente eclético. Além disso, o mais legal deste tipo de lugar é que ele te dá uma ótima visão de como os vienenses experienciam a comida e aproveitam seus fins de semana. Ademais, você também terá ali a oportunidade de interagir com os moradores locais de uma forma bem natural.
Visite a ilha do Danúbio
O Danúbio, uma espessa veia de um rio que atravessa a Alemanha, Áustria, Eslováquia e Hungria, age como um refúgio do calor sufocante que atinge Viena durante o verão. Este é um local frequentemente visitado pelos moradores de lá, que tomam cerveja e se mergulham em as águas refrescantes. Por isso, não é segredo que a Ilha do Danúbio é um local muito procurado pelos vienenses. Ademais, tem uma praia familiar e um parque de escalada – tudo totalmente gratuito, é claro!
Você pode chegar lá usando três linhas de metrô (U 6, U1, U 2) ou até mesmo de bicicleta alugada. Se estiver muito quente, prepare-se para uma pequena multidão na ilha, que tem 21 quilômetros de extensão e é uma das maiores áreas de lazer da Europa. Ademais, há locadoras de barcos, bicicletas e pranchas de surf, atrações como teleférico para esqui aquático, escola de surf, parque de alpinismo, voleibol de praia e locais para churrasco e uma ampla rede de caminhos para correr, andar de skate ou fazer caminhadas.
Dica principal: Chegue cedo à ilha do Danúbio para evitar as multidões e reservar uma vaga em um dos pilares de madeira.
Passear nos belos parques de Viena
Das trilhas de cascalho meticulosamente cuidadas dos antigos jardins reais de Schonbrunn e Belvedere às áreas florestais selvagens de Bosques de Viena e áreas exóticas de vinhedos, Viena possui algumas lindas áreas ao ar livre. Por isso, coloque seus tênis mais confortáveis na mala e explore a cidade a pé ou relaxe na grama para um piquenique como um verdadeiro vienense – eles adoram esse programa!
Confira uma lista rápida de lugares para um passeio ao ar livre: Volksgarten, Stadtpark, Burggarten, Sigmund Freud Park e Bruno Kreisky Park – todos no centro da cidade!
Assista um filme ao ar livre
Durante o verão, inúmeros cinemas ao ar livre se abrem pela cidade, exibindo filmes de todos os gêneros. Dessa forma, são diversas iniciativas, visto que os vienenses amam cultura! O maior destes festivais cinematográficos é o Film Festival, que acontece na Rathausplatz com bastante lugar para sentar, tomar uma cerveja e relaxar assistindo a um bom filme. Além disso, na maioria das noites, há também performances ao vivo de algum tipo antes da maioria das exibições.
Outro festival bacana é o Kino Under Sterten que, este ano, aconteceu de 29 de julho a 21 de junho e reuniu turistas de todas as idades numa experiência única! Também há outros eventos: o Cinema On The Roof, que exibe filmes no topo da principal biblioteca da cidade e o festival de curtas dotdotdot, que acontece nos jardins do Volkskundemuseum, com exibição de mais de 150 curtas todos os anos!

Foto: Vienna Tourist Board
Conheça o interior de edifícios secretos de Viena
O Open House Vienna, um evento anual que ocorre anualmente no outono europeu, permite o acesso a algumas das mais curiosas jóias arquitetônicas de Viena. Dessa forma, os turistas tem a oportunidade de explorar um lado da cidade que não está normalmente disponível a todos que visitam a capital da Áustria!
Edifícios como os chocantes apartamentos rosa Wohnen mit scharf e a sede da Microsoft estão entre aqueles que abrem suas portas para o público durante esse período – entre muitos, muitos outros. Além disso, todas as pessoas que trabalham no evento são voluntários que explicam aos turistas a contextualização histórica da construção destes prédios pitorescos – e o evento é totalmente gratuito.
Assista uma apresentação gratuita no Vienna State Opera House
Assistir a uma apresentação na Ópera Estatal de Viena é, muitas vezes, o passeio número 1 na lista dos visitantes da Áustria. Entretanto, muitos acabam desistindo ao pesquisar o alto custo do ingresso. A boa nova é que não há motivo para você perder essa experiência porque não pode gastar algumas centenas de euros por um ingresso na primeira fila da ópera.
No verão, você pode assistir a apresentações gratuitas do lado de fora da Ópera, pois elas são projetadas em uma enorme tela em frente a algumas filas de assentos. Entretanto, existem algumas desvantagens. As apresentações são exibidas apenas com legendas em alemão, e as exibições dependem do clima da cidade e são suspensas em caso de mau tempo. Mas, se você ainda quiser assistir a um espetáculo dentro da belíssima ópera, os ingressos em pé custam apenas alguns euros. Para isso, chegue à bilheteria na parte de trás da casa de ópera uma hora antes do show começar!
Seja um nobre por um dia
É sabido que os palácios mais famosos de Viena cobram entrada para os turistas, mas os belíssimos jardins são gratuitos para o público em qualquer época do ano. Os jardins do Palácio Schönbrunn, especialmente, devem estar no topo da sua lista – não é a toa que o lugar é chamado de “Palácio de Versailles de Viena”, tudo é realmente lindo por lá! Destaque especial para a enorme fonte de Netuno, que nomeou o palácio mais conhecido de Viena – e você ainda verá várias fontes e exposições botânicas em todo o espaço dos jardins. Entretanto, o Belvedere Palace não é tão grande ou imponente como o Schönbrunn, mas ainda vale a pena uma visita por suas instalações de arte e beleza dos jardins.
Free Tour pela Prefeitura
Você pode fazer uma visita guiada gratuita à Prefeitura de Viena (Rathaus) às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 13h. Embora os passeios sejam em alemão, existem guias de áudio gratuitos em inglês, francês, italiano e espanhol – saiba como se inscrever no site.
Quer saber mais?
Confira outros posts aqui do blog sobre turismo em Viena:
- Dica de exposição em Viena: Wei Wei e sua arte polêmica
- Roteiro pelo Centro Histórico de Viena
- Passeio por Wachau
- Musikverein, um passeio imperdível em Viena
- A melhor época para conhecer a Áustria? O outono
- Compras em Viena
- Onde viveram os compositores clássicos em Viena
___
Confira nossos outros posts da série Europa Barata:
Dez coisas para fazer de graça em Paris
10 coisas para fazer de graça em Londres
Dez coisas para fazer de graça em Roma
10 coisas para fazer de graça em Florença
Dez coisas para fazer de graça em Veneza
10 coisas para fazer de graça em Madri
Dez coisas para fazer de graça em Barcelona
10 coisas para fazer de graça em Berlim
Dez coisas para fazer de graça em Dublin
10 coisas para fazer de graça em São Petersburgo
Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
10 coisas para fazer de graça em Bruxelas
Coisas para fazer de graça em Lisboa
Dez coisas para fazer de graça em Oslo
Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo!
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos com Ticketbar ou GetYourGuide
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
_____
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks