Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Viena

Atualizado por Rogério Milani em 08/09/2018

Em um novo post da consagrada série Europa Barata, confira uma lista de dez coisas para fazer de graça em Viena!

Coisas para fazer de graça em Viena

Viena

A capital da Áustria é uma das cidades mais bonitas da Europa, famosa por seu caráter encantador e cultura rica. Não é segredo que, aqui no blog, nós amamos a capital da Áustria: temos diversas matérias escritas sobre a cidade (confira a lista completa no final do post) e já preparamos diversos roteiros personalizados para que brasileiros de todas as idades curtissem Viena. Para conhecer mais sobre este serviço que oferecemos, acesse o link e leia os depoimentos de quem já contratou! E, se você está procurando um guia para curtir o melhor de Viena, conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Viena

Veja como explorar Viena com pouco dinheiro sem perder todas as experiências incríveis que farão você se apaixonar pela cidade! Bora ver a nossa lista?

Visite os museus nos dias de gratuidade de Viena

O MAK (Museu de Artes Aplicadas, numa tradução livre) abriga uma variedade de curiosidades fascinantes relacionadas às artes que irão encantar e intrigar os turistas interessados pelo assunto. Normalmente, os ingressos custam caro e, por isso, nossa dica é que você visite o museu na terça-feira à noite, quando todas as exposições estão abertas ao público e você pode passear por lá sem gastar um euro. Além disso, no primeiro domingo de cada mês, uma série de museus espalhados pela cidade abrem suas portas gratuitamente, incluindo o Museu Wien Karlsplatz, Römermuseum, o já citado MAK e Otto Wagner Hofpavillon Hietzing. Ah, e os museus também são gratuitos no Dia Nacional da Áustria, no dia 26 de outubro.

Outra dica é conhecer a Street Art Passage, que mostra o trabalho de artistas locais e internacionais, fica localizada no Bairro dos Museus (MuseumsQuartier) e é sempre gratuita. Este túnel permite a exibição de exposições de uma forma informal, em contraste com as galerias tranquilas e brancas dos museus mais famosos de Viena. A Street Art Passage pode ser acessada a partir do Breite G e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana – e gratuitamente.

Coisas para fazer de graça em Viena

Museu MAK

Caminhe pela Ringstrasse

Um passeio ao longo da Ringstrasse é obrigatório para quem visita Viena: a via leva você a alguns dos mais importantes marcos, memoriais e edifícios da capital austríaca e é a rua mais famosa da cidade. Começando onde o Danúbio se torna o Wienfluss, a bela e arborizada rua é circular e rodeia todo o centro de Viena. Comece sua caminhada na solidão tranquila do Stadtpark e vá para a área mais conhecida da Ringstrasse, onde você encontrará os edifícios institucionais mais famosos de Viena. Estão nesta rota o Palácio Real Hofburg, a Prefeitura, a Bolsa, o Parlamento, o Burgtheater, a Igreja Votiva, a Universidade, o Museu de História da Arte ou o Museu de História Natural.

Se caminhar rumo ao sul, você chegará à Karlsplatz, uma praça da cidade com uma das mais belas igrejas de Viena e uma escultura de Henry Moore, seguida pelo mercado Naschmarkt. A partir daqui, você pode continuar a seguir a Ringstrasse para explorar ainda mais as profundezas da cidade, ou siga para o norte de volta ao centro da cidade.

Coisas para fazer de graça em Viena

Passeio pelo Naschmarkt

Inaugurado no século XVI, o mercado Naschmarkt de Viena percorreu um longo caminho até tornar-se o mais conhecido da cidade – inicialmente, os vienenses só encontravam ali garrafas de leite, acredita? Atualmente, o variado mercado possui aproximadamente 120 bancas de frutas frescas, vegetais, flores, carnes, temperos e sabores vienenses e de todo o mundo. A nossa dica é: não vá aos sábados – é o dia em que ele está mais cheio de turistas e fica muito difícil de caminhar entre as bancas.

De tradicional kraut conservado em tradicionais barris de madeira, passando pelo Brechó semanal e pelas bancas de cozinha de rua da Turquia para Israel, o Naschmarkt é encantadoramente eclético. E o mais legal deste tipo de lugar é que ele te dá uma ótima visão de como os vienenses experienciam a comida, aproveitam seus fins de semana e você também terá ali a oportunidade de interagir com os moradores locais de uma forma bem natural.

Coisas para fazer de graça em Viena

Visite a ilha do Danúbio

O Danúbio, uma espessa veia de um rio que atravessa a Alemanha, Áustria, Eslováquia e Hungria, age como um refúgio do calor sufocante que atinge Viena durante o verão e é um local frequentemente visitado pelos moradores locais, que tomam cerveja e se mergulham em as águas refrescantes. Por isso, não é segredo que a Ilha do Danúbio é um local muito procurado pelos vienenses e também tem uma praia familiar e um parque de escalada – tudo totalmente gratuito, é claro!

Você pode chegar lá usando três linhas de metrô (U 6, U1, U 2) ou até mesmo de bicicleta alugada. Se estiver muito quente, prepare-se para uma pequena multidão na ilha, que tem 21 quilômetros de extensão e é uma das maiores áreas de lazer da Europa. Há locadoras de barcos, bicicletas e pranchas de surf, atrações como teleférico para esqui aquático, escola de surf, parque de alpinismo, voleibol de praia e locais para churrasco e uma ampla rede de caminhos para correr, andar de skate ou fazer caminhadas.

Dica principal: Chegue cedo à ilha do Danúbio para evitar as multidões e reservar uma vaga em um dos pilares de madeira.

Coisas para fazer de graça em Viena

Passear nos belos parques de Viena

Das trilhas de cascalho meticulosamente cuidadas dos antigos jardins reais de Schonbrunn e Belvedere às áreas florestais selvagens de Bosques de Viena e áreas exóticas de vinhedos, Viena possui algumas lindas áreas ao ar livre. Coloque seus tênis mais confortáveis na mala e explore a cidade a pé ou relaxe na grama para um piquenique como um verdadeiro vienense – eles adoram esse programa! Confira uma lista rápida de lugares para um passeio ao ar livre: VolksgartenStadtparkBurggarten, Sigmund Freud Park e Bruno Kreisky Park – todos no centro da cidade!

Coisas para fazer de graça em Viena

Assista um filme ao ar livre

Durante o verão, inúmeros cinemas ao ar livre se abrem pela cidade, exibindo filmes de todos os gêneros. E são diversas iniciativas, os vienenses amam cultura! O maior destes festivais cinematográficos é o Film Festival, que acontece na Rathausplatz com bastante lugar para sentar, tomar uma cerveja e relaxar assistindo a um bom filme – e na maioria das noites, há também performances ao vivo de algum tipo antes da maioria das exibições.

Outro festival bacana é o Kino Under Sterten que, este ano, aconteceu de 29 de julho a 21 de junho e reuniu turistas de todas as idades numa experiência única! Também há outros eventos: o Cinema On The Roof, que exibe filmes no topo da principal biblioteca da cidade e o festival de curtas dotdotdot, que acontece nos jardins do Volkskundemuseum, com exibição de mais de 150 curtas todos os anos!

Coisas para fazer de graça em Viena

Foto: Vienna Tourist Board

Conheça o interior de edifícios secretos de Viena

O Open House Vienna, um evento anual que ocorre anualmente no outono europeu, permite o acesso a algumas das mais curiosas jóias arquitetônicas de Viena, dando aos turistas a oportunidade de explorar um lado da cidade que não está normalmente disponível a todos que visitam a capital da Áustria!

Edifícios como os chocantes apartamentos rosa Wohnen mit scharf e a sede da Microsoft estão entre aqueles que abrem suas portas para o público durante esse período – entre muitos, muitos outros. Todas as pessoas que trabalham no evento são voluntários que explicam aos turistas a contextualização histórica da construção destes prédios pitorescos – e o evento é totalmente gratuito.

Coisas para fazer de graça em Viena

Assista uma apresentação gratuita no Vienna State Opera House

Assistir a uma apresentação na Ópera Estatal de Viena é muitas vezes o passeio número 1 na lista dos visitantes da Áustria, mas muitos acabam desistindo ao pesquisar o alto custo do ingresso. A boa nova é que não há motivo para você perder essa experiência porque não pode gastar algumas centenas de euros por um ingresso na primeira fila da ópera.

No verão, você pode assistir a apresentações gratuitas do lado de fora da Ópera – elas são projetadas em uma enorme tela em frente a algumas filas de assentos. Existem algumas desvantagens, no entanto. As apresentações são exibidas apenas com legendas em alemão, e as exibições dependem do clima da cidade e são suspensas em caso de mau tempo. Mas, se você ainda quiser assistir a um espetáculo dentro da belíssima ópera, os ingressos em pé custam apenas alguns euros se você chegar à bilheteria na parte de trás da casa de ópera uma hora antes do show começar!

Coisas para fazer de graça em Viena

Seja um nobre por um dia

É sabido que os palácios mais famosos de Viena cobram entrada para os turistas, mas os belíssimos jardins são gratuitos para o público em qualquer época do ano. Os jardins do Palácio Schönbrunn, especialmente, devem estar no topo da sua lista – não é a toa que o lugar é chamado de “Palácio de Versailles de Viena”, tudo é realmente lindo por lá! Destaque especial para a enorme fonte de Netuno, que nomeou o palácio mais conhecido de Viena – e você ainda verá várias fontes e exposições botânicas em todo o espaço dos jardins. Já o Belvedere Palace não é tão grande ou imponente como o Schönbrunn, mas ainda vale a pena uma visita por suas instalações de arte e beleza dos jardins.

Coisas para fazer de graça em Viena

Free Tour pela Prefeitura

Você pode fazer uma visita guiada gratuita à Prefeitura de Viena (Rathaus) às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 13h. Os passeios são em alemão, mas há guias de áudio gratuitos em inglês, francês, italiano e espanhol – saiba como se inscrever no site.

Coisas para fazer de graça em Viena

Confira outros posts aqui do blog sobre turismo em Viena:

___

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

Coisas para fazer de graça em Viena

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos com Ticketbar ou GetYourGuide
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *