Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Praga

Atualizado por Rogério Milani em 10/12/2018

Rogério Milani

Fizemos uma listinha de dez coisas para fazer de graça em Praga neste novo post da consagrada série Europa Barata, que nossos leitores adoram!

coisas para fazer de graça em Praga

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Praga

Observe o show horário no Relógio Astronômico

Datado do século XV, este belo e complexo relógio fica ao lado da Old Town Hall Tower e é uma das atrações mais populares da cidade entre os turistas. A cada hora “cheia”, você verá multidões se reunindo em frente ao relógio para assistir à “Procissão dos Doze Apóstolos” que acontece neste momento. Se olhar atentamente, verá que há também 12 medalhões abaixo do relógio, cada um representando os signos do zodíaco, que foram adicionados no relógio depois do século XIX.

A bela obra de arte foi feita pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel, mais tarde professor de matemática e astronomia da Universidade de Charles, em 1410. E não pense que o belo relógio escapou imune por todos estes anos: nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial, os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico, produzidos por Josef Manes. A máquina original foi consertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.

coisas para fazer de graça em Praga

Visite Josefov

Josefov é o bairro judeu de Praga. Localizado na cidade velha, remonta ao século 10 e nasceu da união das duas comunidades judias de Praga na Idade Média – pra se ter ideia de como a área é histórica. Esta pequena área só foi integrada à Praga em 1850, depois de muitos anos de preconceito e discriminação.

O bairro – que mais parece uma cidadela – foi o local de nascimento de Franz Kafka e abriga algumas das atrações menos visitadas da cidade, como o Antigo Cemitério Judaico e a Sinagoga a partir de onde se desenvolveu o bairro – ali, você encontrará seis sinagogas ao todo – além da antiga Prefeitura do Bairro Judeu e do Mosteiro Santa Inês. Andando pelas ruas, você também pode tentar imaginar como era essa área quando tinha aproximadamente 18.000 habitantes.

coisas para fazer de graça em Praga

Encante-se com o prédio mais famoso de Praga

A Casa Dançante é um prédio de escritórios moderno que, à primeira vista, parece estar se movendo. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996 e, inicialmente, o prédio deveria chamar-se “Freddie & Ginger”, em homenagem aos atores Freddie Astaire e Ginger Rogers, conhecidos mundialmente por serem exímios dançarinos.

Se você quiser fazer uma refeição por ali, há um restaurante francês na cobertura do prédio que tem uma bela vista da cidade. Mas, se estiver pensando em economizar, só o prédio já vale sua visita. Além disso, a caminhada da Ponte Carlos para a Casa Dançante oferece belas vistas do rio, da ilha e da arquitetura de Praga, com vários prédios em estilo neogótico, neobarroco e art noveau que caracterizam a arquitetura da cidade.

coisas para fazer de graça em Praga

Aprecie a arte – do medieval ao contemporâneo

Praga é um paraíso para os entusiastas da arte. A National Gallery, que tem a maior coleção de arte tcheca espalhada por seis locais diferentes, oferece entrada gratuita para visitantes cinco vezes por ano – todas datas específicas que são geralmente anunciadas em seu site.

Para uma dose de arte medieval, visite o antigo Convento de Santa Inês, o mais antigo edifício gótico remanescente em Praga. Foi fundado em 1213, mas só foi aberto como uma galeria de arte medieval e boêmia da Europa Central em 2000. A coleção é composta principalmente por esculturas e pinturas do século XIV, época dourada da criação artística da Bohemia. Ali, você vai encontrar obras dos artistas mais importantes daquela época, como o mestre anônimo do ciclo de Vyšší Brod (que destaca-se por sua riqueza iconográfica e simbólica de suas obras), o mestre Théodoric (cujos retratos encarnam de forma genial a visão teológica e política do imperador Carlos IV) e do mestre Třeboň (suas obras são de um lirismo e misticismo sem igual).

Mas, se sua paixão é a arte contemporânea, deve visitar o Veletržní Palace, que contém exposições dos séculos XX e XXI divididas em seis pisos. Artistas tchecos famosos e artistas novatos têm suas obras exibidas neste que é considerado o mais importante museu de arte contemporânea do país.

coisas para fazer de graça em Praga

Faça um tour pela Praça Venceslau

Dê um passeio pela enorme Praça Venceslau, onde muitas manifestações e encontros são realizados – ali, aconteceram muitos episódios da história recente da cidade. Em 1989, foi nesta praça que a queda do comunismo foi anunciada – isso aconteceu numa manifestação contra a brutalidade policial que deu início à chamada Revolução de Veludo. Na parte que circunda a histórica praça, há um monte de lojas modernas e restaurantes da moda e, no extremo sudeste, fica o Museu Nacional. Antigamente, nesta praça, funcionava o Mercado de Cavalos – até 1890.

coisas para fazer de graça em Praga

Visite o muro de John Lennon

O Lennon Wall, ou John Lennon Wall, começou como qualquer muralha antiga usada para os politizados cidadãos de Praga protestarem com frases de efeito – depois de 1948, o muro do complexo dos Cavaleiros de Malta era usado principalmente para pessoas que protestavam contra a tomada comunista. Dizem que foi escolhido como local de protestos por ser bem perto da Embaixada Francesa (os cidadãos dizem que os protestantes achavam que teriam menos chance de receber represálias polícia se eles achassem que poderiam estar sendo vigiados). Na década de 1960, tornou-se conhecido como “Crying Wall” e ainda recebia frases de protesto, letras de música e arte, embora as autoridades regularmente o pintassem.

Depois do trágico assassinato de Lennon em Nova York em 1980, a imagem do músico britânico foi pintada nesta parede em frente à Embaixada Francesa junto com letras de músicas e grafites políticos. O muro ganhou notoriedade entre os locais e foi nomeado informalmente em homenagem ao músico inglês. Apesar de numerosas tentativas com repintura do muro com tinta branca feitas pela polícia secreta, junto com os donos de propriedades próximas, o grafite foi sempre refeito e o local acabou virando ponto turístico estabelecido da cidade nos últimos anos justamente por essa arte de rua.

coisas para fazer de graça em Praga

Passeie pelos Jardins Wallenstein

Na parte inferior do distrito de Malá Strana, você encontrará os jardins decorativos e agradáveis ​​de Wallenstein, que foram construídos em 1600. Estes jardins meticulosamente podados são repletos de fontes, árvores e inúmeras estátuas de bronze – e a entrada é grátis! Estas esculturas são reproduções de obras de Adrien de Vries, o melhor escultor da Bohemia no início do século XVII (os bronzes foram roubados pelo exército sueco no final da Guerra dos Trinta Anos). Entre as esculturas encontraremos um bonito cavalo, cenas de combate de Hércules ou combatentes anônimos e figuras mitológicas (Apolo, Vênus e Adonis, Neptuno, Baco…).

Durante os meses mais quentes, há também muitos concertos gratuitos e apresentações acontecendo ali, então não deixe de conferir a programação. Mas fique atento: estes jardins estão abertos apenas de 1º de abril a 31 de outubro.

coisas para fazer de graça em Praga

Dê um passeio na ponte mais famosa de Praga

Com suas pitorescas ruas e edifícios antigos, Praga é uma cidade ideal para os viajantes que gostam de passear. Um dos lugares que você pode visitar a pé é a Ponte Carlos, construída no século 14 e agora conhecida como um local onde vários artistas se reúnem para mostrar seus talentos. Ali, você vai ver diversos artistas de rua, ouça músicos locais ou pinturas e outros itens artesanais disponíveis para compra.

A ponte é belíssima e não é exagero dizer que é o cartão de visitas de Praga. Ela é a ponte mais antiga do país e atravessá-la é uma sensação única, já que foi palco de batalhas, de inúmeras histórias de santos, e já foi destruída e reconstruída muitas vezes. Se você for lá ao final de tarde, esteja preparado para encontrar mais gente – a Ponte Carlos fica lotada a partir do pôr do sol até a noite. Se você deseja um passeio mais tranquilo, levante-se cedo e observe o nascer do sol ali – o espetáculo é tão bonito quanto o da noite.

coisas para fazer de graça em Praga

Visite o Museu da Música Tcheca

Na cativante igreja barroca de Santa Maria Magdalena encontra-se o Museu da Música Tcheca, que tem uma coleção única de instrumentos musicais. Há entrada gratuita para esta grande atração na primeira quinta-feira de cada mês e o acervo é algo que realmente vale a pena conferir – especialmente se você gosta de história e de música clássica e contemporânea. Ali, não só você vai ver instrumentos que remontam a séculos passados, você também pode mergulhar na conexão que o homem e a música possuem, além de ouvir amostras de áudio de todos os tipos.

O museu tem três andares e é muito amplo e, em todos os salões, há fone de ouvido para você ouvir músicas tocadas com aquele instrumento. No hall de entrada, existe um piano disponível para quem quiser tocar – e também há exposições interativas como a do instrumento theremin, por exemplo.

Visite igrejas com estilos arquitetônicos únicos

Precisa de ajuda para decidir qual lugar visitar primeiro em Praga? Dê uma olhada em uma das igrejas da cidade e prepare-se para admirar seus projetos arquitetônicos! Há a Catedral de São Vito, por exemplo, uma igreja católica de estilo gótico concluída em 1929. Ali, você encontrará belos vitrais e gárgulas, além de uma capela que contém relíquias de santos com paredes decoradas com ouro.

Outro passeio imperdível é a Igreja de Nossa Senhora Antes de Tyn, localizada na Praça da Cidade Velha. Seu altar tem pinturas que datam de 1649 e um órgão de tubos que é conhecido por ser o mais antigo de seu tipo em Praga.

coisas para fazer de graça em Praga

Tenha uma boa visão do horizonte da cidade

Absorva as boas vistas esperando por você no Monte Petrin! Para chegar ao cume, faça uma caminhada de 30 minutos, passando por jardins e caminhos arborizados. Ao longo do caminho, você pode parar na estátua de um poeta romântico tcheco chamado Karel Hynek Mácha. Este é o famoso ponto de encontro para os apaixonados durante o dia 1º de maio de cada ano, que é apelidado de “Dia do Amor” na República Tcheca.

Subir até lá pode ser um pouco desafiador, mas depois de chegar ao topo, você será recompensado com a incrível paisagem do horizonte da cidade. Relaxe em um dos bancos nos jardins e não se esqueça de levar alguns lanches e bebidas para um piquenique divertido!

coisas para fazer de graça em Praga

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] menos interessantes – e aproveite a Europa como você sempre sonhou! Budapeste (Hungria), Praga (República Tcheca), Sarajevo (Bósnia), Kiev…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *