Em mais um post da série Europa Barata, descubra uma lista de dez coisas para fazer de graça em Copenhagen e programe sua ida à capital da Dinamarca!
Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Copenhagen
Visite os museus nos dias gratuitos
Um programa bacana na capital dinamarquesa é visitar a incrível coleção de arte nórdica no Statens Museum for Kunst, a galeria nacional da Dinamarca. A coleção abrange mais de sete séculos, além de incontáveis estilos artísticos. O dia para entrar de graça no museu é na sexta feira – nos outros dias, há uma taxa de admissão de 110 DKK (ainda assim vale a pena, especialmente se você quiser passar um dia todinho dele – há muito o que ver!).
Outro lugar legal pra visitar sem gastar nada é o Glyptoteket, uma coleção única de arte e antiguidades reunida por um dos primeiros chefes da tradicional cervejaria Carlsberg. Ele abriu sua coleção ao público em 1882 – a entrada geralmente custa 115 DKK, mas você pode visitar gratuitamente o acervo às terças-feiras.
Outra boa alternativa é descobrir in loco porque porque um escultor dinamarquês chamado Bertel Thorvaldsen encontrou fama internacional e acabou criando obras de arte para o papa. O museu dedicado ao seu trabalho fica num lindo edifício amarelo perto do Palácio Christiansborg e abre gratuitamente às quartas-feiras (normalmente a entrada custa 70 DKK).
Visite os parques e jardins para curtir a natureza
Quem lê a série Europa Barata do blog sabe que sempre indicamos visitar parques porque a maioria deles não cobra entrada e você pode viver um dia diferente em seus destinos de viagem. Em Copenhagen, uma das mais belas áreas verdes é o Rosenberg Castle Gardens, que fica no entorno de um castelo de 400 anos de idade. Os jardins são meticulosamente bem cuidados e o local perfeito para fazer um piquenique ou simplesmente descansar um pouco enquanto passeia pela capital dinamarquesa. Os jardins são gratuitos para visitar, mas o castelo cobra uma taxa de admissão.
Outro lugar bacana pra escapar da cidade é o Jægersborg Dyrehave, um parque de 1000 hectares que abriga ciclovias, o parque de diversões Bakken (vamos falar dele ali embaixo) e cerca de 2000 veados que por ali passeiam livremente. E, se você curtir orquídeas, palmeiras, cactos e lírios gigantes, poderá conferir estas espécies e muitas mais nos jardins botânicos de Copenhaguen que abrigam uma série de estufas gratuitas.
Visite o Black Diamond
O prédio mais famoso da cidade, o “Black Diamond” de Copenhaguen, foi concluído em 1999 e é uma extensão da Biblioteca Real. O edifício é brilhante e, quando há sol forte, suas facetas negras espelham o mar e o céu na frente do porto, causando um efeito impressionante. Observe na foto abaixo: uma grande incisão divide o edifício em duas partes e ilumina o interior do átrio, que conecta os antigos e novos prédios da Biblioteca de Copenhagen. Ao estar lá, olhe pra cima – uma impressionante pintura de 200 metros quadrados de Per Kirkeby adorna o teto do “Black Diamond”.
Além das principais funções de uma biblioteca, o prédio também abriga o Museu Nacional de Fotografia, uma livraria, um café, um restaurante e o salão de shows e teatro Dronningesalen, com capacidade para 600 pessoas.
Relaxe em Islands Brygge
Esta é uma das minhas partes favoritas de Copenhagen por muitas razões – e é totalmente gratuita para se visitar e aproveitar um dia de sol! Ali, você encontra um porto com um deck de madeira, que é um ótimo lugar para se sentar curtir o movimento da cidade durante um dia quente. Muitos moradores fazem ali seus churrascos de final de semana e a área costuma ficar lotada nos finais de tarde, cheia de gente que quer curtir o pôr-do-sol. Se você curtir esporte, há muitas opções pra você escolher ali: caiaque, pólo aquático e até mesmo alugar seu próprio barco movido a energia solar. Todas essas opções estão disponíveis em Islands Brygge.
Conheça o Bakken
Visite o parque de diversões mais antigo do mundo, que foi criado em 1583 numa área verde chamada de Klampenborg – a população de Copenhagen costumava ir até o parque para se divertir com sua família aos finais de semana. Bakken fica a 20 minutos de trem do centro da cidade e, embora você tenha que pagar andar nos brinquedos, a entrada é totalmente gratuita para absorver a atmosfera nostálgica e percorrer as lojas independentes. O parque é rodeado por um bosque – se tiver tempo, vale a caminhada por ali… E, se quiser andar nos brinquedos, compre o passe que te dá direito a uma pulseira – vale mais a pena!
Aproveite para consumir cultura de graça
O Festival de Cinema ZULU Sommerbio dá aos turistas e moradores de Copenhagen a oportunidade única de ver filmes ao ar livre no Fælledparken ou em qualquer outro lugar que esteja na programação deles, que muda todos os anos! Para tudo ficar ainda mais perfeito, leve alguns lanches, pegue um cobertor e você está pronto para uma noite aconchegante ou romântica sob as estrelas.
Se você gosta de música, há muitos festivais que acontecem também ao ar livre – há uma enorme festa de música eletrônica no início de junho e também um festival de jazz no começo de julho. Se você curte agito, vai gostar da festa de música eletrônica Strøm que movimenta a cidade em agosto. E o melhor – todos esses festivais são gratuitos!
Se você preferir música clássica, pode assistir a um concerto gratuitamente dentro da Trinitatis Kirke, uma bela igreja do século XVII no centro da cidade com um impressionante interior dourado. Ali, regularmente acontecem concertos clássicos gratuitos – os locais dizem que sextas e quartas-feiras são os dias mais populares, portanto, se for nestes dias chegue com antecedência!
Maravilhe-se com as vistas de Christiansborg
O Christiansborg Palace é o lar do Parlamento Dinamarquês e das belas Royal Reception Rooms. Embora exista uma taxa para visitar Christiansborg, a entrada na torre e na igreja é gratuita e dali você tem uma vista incrível da cidade! O Christiansborg Tårnet é o ponto de observação mais alto de Copenhaguen, com vistas deslumbrantes em todas as direções. E, se você olhar mais longe, pode avistar até a Suécia! Incrível!
A adjacente Christiansborg Kirke é a igreja oficial da Família Real Dinamarquesa e local de eventos formais como batizados, casamentos e funerais. Atrás da torre você encontra o Royal Riding Ring ao ar livre, onde você pode ver alguns dos 20 cavalos brancos da Rainha em treinamento para suas funções reais.
Passeio ao longo da zona portuária
Visitantes de todo o mundo avidamente se reúnem para ver a residente mais famosa de Copenhaguen, a Pequena Sereia de Hans Christian Andersen. Empoleirada em sua rocha, a escultura é muito menor do que muitos esperam, e alguns até dizem que ela é uma atração superestimada… No entanto, vale a pena subir a zona portuária, pois há outras atrações para visitar a icônica sereia. A Fonte Gefion, com o mítico Gefion e seus bois, é uma criação imponente que costuma ser ignorada pelos turistas. Atrás da fonte está Kastellet, uma fortaleza em forma de estrela construída em 1600 para defender a cidade, e a entrada é gratuita para passear pelos jardins e seus edifícios históricos e moinho de vento.
Compre na Strøget
Strøget é a rua de pedestres mais animada do centro de Copenhagen. Uma das mais longas e mais antigas ruas de pedestres do mundo, é um paraíso de compras, especialmente para quem deseja conhecer mais o excelente design dinamarquês. Mas não precisa ser consumista para gostar do passeio – ao caminhar de um lado de Strøget para o outro, você vai descobrir edifícios históricos, praças e fontes. Na extremidade inferior fica Rådhuspladsen, sede da Prefeitura de inspiração italiana, onde os visitantes podem admirar o saguão ornamentado e se maravilhar com o Relógio Mundial de Jens Olsen, uma peça incrivelmente complexa de cronometragem. Explorando Rådhuspladsen, você pode descobrir a Fonte do Dragão em estilo gótico, a popular estátua de Hans Christian Andersen e o pilar de pedra que marca o antigo local de Vesterport, o portão oeste da cidade antes cercado por muralhas.
Saboreie os sabores do Mercado Torvehallerne
Torvehallerne é um verdadeiro paraíso de comida, temperos, cheiros e sensações! Ali todos, de cozinheiros caseiros a chefs profissionais, buscam produtos locais frescos para suas cozinhas. Dentro do complexo de dois salões de vidro e muitos estandes ao ar livre, você pode comprar ingredientes de qualidade para um jantar em casa, ou adquirir presentes como vinhos, chás e chocolates… Ou apenas sentar e desfrutar de um dos muitos cafés. Se você estiver interessado em provar um pouco da culinária local, uma boa dica é provar um sanduíche smørrebrød de Hallernes, ou um pølse – cachorro-quente dinamarquês – da Pølse Kompagniet.
Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo!
___
Confira nossos outros posts da série Europa Barata:
Dez coisas para fazer de graça em Paris
Dez coisas para fazer de graça em Londres
Dez coisas para fazer de graça em Roma
Dez coisas para fazer de graça em Florença
Dez coisas para fazer de graça em Veneza
Dez coisas para fazer de graça em Madri
Dez coisas para fazer de graça em Barcelona
Dez coisas para fazer de graça em Berlim
Dez coisas para fazer de graça em Dublin
Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo
Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas
Coisas para fazer de graça em Lisboa
Dez coisas para fazer de graça em Oslo
Dez coisas para fazer de graça em Viena
Dez coisas para fazer de graça no Porto
Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence
Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo
Dez coisas para fazer de graça em Milão
Dez coisas para fazer de graça em Galway
___
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários