Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Bolonha

Atualizado por Manuela Colla em 12/05/2019

Em mais um post da série que é sucesso no blog, Europa Barata, confira nossa lista de dez coisas para fazer de graça em Bolonha, uma das cidades mais lindas da Itália!

coisas para fazer de graça em Bolonha

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Bolonha

Em mais um post da nossa série sobre dez coisas que você pode fazer de graça nas cidades mais populares da Europa, preparamos dicas de passeios em Bolonha, a capital da gastronômica Emilia Romagna, que atrai cada vez mais turistas todos os anos. Se você está viajando e tentando economizar, há muito o que você pode fazer em Bolonha, aqui estão as dez melhores escolhas pra você!

San Michele in Bosco: A melhor vista panorâmica de Bolonha

Para ter uma vista estupenda de Bolonha sem gastar um só centavo de euro, dirija-se a San Michele in Bosco, um impressionante complexo arquitetônico que compreende tanto a igreja como o convento vizinho que pertenceu aos olivetanos e, até hoje, segue um dos maiores e mais pitorescos da Itália. Fica em um dos pontos mais belos das colinas circundantes de Bolonha e seu cemitério oferece uma vista maravilhosa da cidade e da planície para os Alpes. De origem remota, a igreja sofreu muitas mudanças: foi reconstruída durante a Idade Média, reformada durante o século XV e depois renovada pelos olivetas (que se mudaram para cá pela primeira vez em 1364) entre 1517 e 1523. O complexo serviu diferentes propósitos: durante a era napoleônica, foi usado primeiro como quartel militar e depois como prisão. Mais tarde, tornou-se a villa para o Legado papal e, mais tarde, ainda residência do rei da Itália. Além disso, pouco antes do final do século 19, o complexo tornou-se a sede do Hospital Rizzoli, onde os mais importantes ortopedistas do Instituto Rizzoli estão enterrados ali até hoje.

coisas para fazer de graça em Bolonha

Suba o Portico di San Luca

Se você não se importar em caminhar em uma subida, não deixe de passear no Pórtico de San Luca! Ele tem impressionantes 3,8 km e é o maior pórtico do mundo, com 666 arcadas. Enquanto você sobe pelo pórtico, você terá vistas lindíssimas de Bolonha e o passeio certamente renderá ótimas fotos! Por ali, você pode inclusive chegar à Basílica de San Luca, outro monumento que é um marco bolonhês. Para a caminhada até San Luca, você deve começar a partir do Arco del Meloncello – você pode chegar até lá tomando o ônibus número 20 do centro da cidade (isso também “corta” a caminhada para cerca de 2,4 km, caso você não esteja acostumado a andar por longas distâncias).

coisas para fazer de graça em Bolonha

Basílica de San Petronio

Um dos monumentos mais importantes de Bolonha, a Basílica de San Petronio tem entrada gratuita e é a igreja favorita dos bolonheses. Embora não seja a catedral da cidade, San Petronio, como simplesmente é chamada, não tenha sido consagrada como igreja até meados da década de 1950. A basílica foi construída como um espaço público para o povo de Bolonha e é dedicada ao santo padroeiro da cidade, Petronius. E não foi uma construção humilde: até hoje, esta é uma das maiores igrejas do mundo. Mas nem tudo é totalmente gratuito por lá: há uma taxa de € 2 para tirar fotos lá dentro e também uma taxa de € 3 para ver Cappella Bolognini, com impressionantes obras de arte: o baluastre foi criado por Antonio di Vincenzo (1400); o altar de madeira com vinte e sete figuras esculpidas e pintadas por Jacopo di Paolo e as paredes foram pintadas por Giovanni di Pietro Falloppi / Giovanni da Modena com um ciclo que descreve os episódios na vida de San Petronio.

coisas para fazer de graça em Bolonha

Piazza Maggiore

A belíssima praça principal de Bolonha, a Piazza Maggiore, está localizada bem no centro da cidade e serve como um importante local histórico da cidade. Esta praça está repleta de edifícios importantes, incluindo o Pallazo d’Accursio, o Palazzo del Podesta, a recém citada Basílica di San Petronio e o Palazzo Comunale. Além disso, a noroeste da praça fica a Piazza del Nettuno, que contém a famosa Fonte de Netuno. Admire a fantástica arquitetura da praça, visite os palácios e a basílica, ou sente-se e desfrute de uma boa refeição italiana num dos restaurantes situados nos pórticos. Se você estiver em Bolonha durante o verão europeu, pode curtir a vibe fantástica que acontece quando são projetados filmes ao ar livre e também curtir os concertos que acontecem ali.

coisas para fazer de graça em Bolonha

Visite uma das bibliotecas mais antigas da Europa

Uma joia escondida em Bolonha, a biblioteca Archiginnasio fará você se sentir como se estivesse em Hogwarts – sem exagero! Aqui você pode testemunhar uma arquitetura primorosa e histórica, paredes repletas de brasões e símbolos de todos os tipos! Outra curiosidade interessante de se ver por lá é estar em uma antiga sala de aula da universidade onde eles estudavam a anatomia humana! Dentro da biblioteca histórica, você também pode navegar por alguns dos mais antigos manuscritos e livros da Europa e sentir-se como se estivesse voltando no tempo. Incrível… e totalmente gratuito!

coisas para fazer de graça em Bolonha

Descubra a janela secreta e os canais de água de Bolonha

Um dos segredos mais bem guardados de Bolonha fica numa viela tranquila da Via Piella. Aqui você pode dar uma olhada através de uma pequena janela quadrada (chamada de “finestrella” que, em tradução livre, quer dizer “janelinha) para ver os canais subterrâneos de Bolonha. Ali, você também encontra um pequeno pedaço da história que muitas pessoas desconhecem – Bolonha, como Veneza, costumava ser uma cidade de vias navegáveis. Hoje, alguns desses canais ainda permanecem intactos, embora estejam escondidos embaixo da cidade. A janela está localizada na Via Piella, ao lado de Trattoria Biassnot (uma trattoria fabulosa pelo caminho!).

coisas para fazer de graça em Bolonha

Parco Villa Ghigi

Bolonha oferece vários espaços verdes agradáveis para quem gosta de curtir ar livre e natureza em sua viagem! Um dos melhores parques da cidade, com boas vistas da cidade, é o Parco di Villa Ghigi, uma área de 28 hectares em que você pode chegar a pé da Porta San Mamolo, um dos antigos portões de acesso para a cidade. É uma área tranquila para caminhadas e perfeita para piqueniques com o bônus de ter uma bela vista da cidade!

coisas para fazer de graça em Bolonha

Sala Borsa

Os romanos estabeleceram a colônia de Bononia em 189 aC, e os únicos vestígios arqueológicos da história romana de Bolonha estão na principal biblioteca pública da cidade, a Sala Borsa, que fica ao lado do Palazzo d’Accursio. No saguão principal, acessível a todos, um piso de cristal permite que as pessoas espiem – e caminhem logo acima – os restos de antigas ruas e prédios romanos, que vieram à luz apenas nos últimos anos durante obras de renovação. Um passeio incrível e totalmente gratuito, tem que ir!

Torres Asinelli e Garisenda

Quem pensaria que a torre de Pisa não é a única torre inclinada da Itália? Bolonha na verdade tem um par de torres inclinadas e uma é mais alta que o icônico campanário de Pisa! Bolonha, na verdade, tem uma infinidade de torres, mas as duas que ficam na Piazza di Porta Ravegnana são as mais lendárias. Asinelli e Garisenda são duas torres altas que estão lado a lado e são nomeadas para homenagear importantes famílias italianas. Asinelli tem 97,2 metros de altura e foi usada como prisão e fortaleza e Garisenda tem 48 metros, mas tem uma inclinação e projeção extremamente perceptível de 3,2 metros. Suba as torres para vistas incomparáveis de Bolonha e veja as paisagens épicas que se estendem por quilômetros ao redor!

coisas para fazer de graça em Bolonha

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Dez coisas para fazer de graça no Porto

Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo

Dez coisas para fazer de graça em Milão

Dez coisas para fazer de graça em Galway

Dez coisas para fazer de graça em Bérgamo

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Dez coisas para fazer de graça em Bolonha […]
  2. O que fazer em Bolonha - dicas de passeios imperdíveis - […] Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Bolonha […]
  3. Europa barata: dez coisas para fazer de graça em Lugano, na Suíça! - […] Dez coisas para fazer de graça em Bolonha […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *