Confira neste novo post da série Europa Barata as dez coisas de graça para fazer em Bérgamo que sugerimos para você curtir muito a cidade!
Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo
Bérgamo é uma cidade única que se localiza na região da Lombardia do norte da Itália e se caracteriza por suas duas partes (Cidade Alta e Cidade Baixa). Elas se dividem pelas imensas muralhas venezianas históricas que, hoje, são consideradas Patrimônios da UNESCO. Sendo assim, com uma população de 120.000 habitantes, esta cidade é a quarta maior da região e sua área metropolitana tem uma população de 500.000 habitantes e vida cultural e artística efervescente. Ademais, não é a toa que Bérgamo serve como principal centro de transporte para a Itália e a Europa, com o seu movimentado Aeroporto Internacional de Caravaggio e é também um importante centro econômico para a Lombardia.
Como destino turístico, Bérgamo tem uma maravilhosa combinação de arquitetura histórica, como a Capela Colleoni e uma infinidade de lindas praças e edifícios históricos… Além disso, a cidade fica nas proximidades de Milão, e serve como uma excelente base a partir da qual você pode explorar esta região do norte da Itália. Estive recentemente lá, veja neste post como foi nosso roteiro!
Neste post, vamos explorar as melhores coisas de graça para fazer em Bérgamo! Confira a lista!
Piazza Vecchia
Esta praça encantadora é uma das principais atrações da parte alta da cidade histórica e é um lugar fantástico para começar sua excursão por Bérgamo depois de tomar o funicular. Ao redor da Piazza Vecchia há uma série de belos edifícios, incluindo o Campanone Torre Civica, o belíssimo Palazzo della Ragione e a fonte decorativa central. Além disso, os eventos da cidade se realizam dentro desta praça encantadora e há também uma série de cafés e restaurantes onde você pode sentar e observar o movimento intenso de turistas da cidade.
Basílica De Santa Maria Maggiore
Para o sul da Piazza Vecchio, através de um pequeno arco ornamentado, você encontra a fantástica Basílica de Santa Maria Maggiore. Originalmente construída no início do século XII, a basílica não foi concluída até o século XIV devido aos problemas financeiros das igrejas italianas daquela congregação. Contudo, a fachada frontal da igreja apresenta uma infinidade de detalhes e, acima de uma enorme janela central opulenta, você encontra um cubo feito de mármore policromado. Além disso, a igreja possui dois pórticos decorativos que contém arcos de mármore e estátuas detalhadas de vários santos italianos. Dentro da basílica, você irá se impressionar com a enorme quantidade de detalhes e decoração, e o teto e os arcos são cobertos de ouro e afrescos coloridos. Imperdível!
Capela de Colleoni
Bem ao ao lado direito da Basílica, você encontra a charmosa Capela de Colleoni, que é uma dedicação a João Batista, São Marcos e São Bartolomeu. Esta capela foi uma adição posterior à Basílica e foi construída após sua conclusão para homenagear estes três santos católicos. Além disso, a fachada frontal da capela é verdadeiramente magnífica e apresenta uma série de detalhes policromáticos em tons creme e rosa. Coroando a capela, você encontra uma grande cúpula que é coberta com uma torre hexagonal. Dentro da capela, o que chama a atenção é o altar dedicado aos três apóstolos com suas estátuas, juntamente com vários itens de iconografia religiosa opulenta.
Batistério da Basílica de Santa Maria Maggiore
Sei que já falamos da Basílica Santa Maria Maggiore, mas aqui vamos destacar apenas seu Batistério, uma construção única que fica ao norte da Basílica com forma octogonal. O design deste pequeno edifício é inovador para a época – e mais ainda por se localizar fora da Igreja. Antigamente, o batistério se localizava no interior da catedral de Bérgamo, mas o moveram para fora em 1659. Além disso, o design fantástico desta estrutura é bastante impressionante e dentro do batistério há uma série de obras de arte religiosas que representam a Vida de Cristo.
Porta San Giacomo
A antiga cidade de Bérgamo é cercada por uma série de surpreendentes muros venezianos, e existem vários portões que estão em condições fantásticas, apesar de sua idade. O mais notável desses portões é o Porta San Giacomo – esta deslumbrante portaria de mármore branco teve sua construção no século 16 e é um ícone das muralhas defensivas da cidade. Dividido por uma série de colunas ornamentadas, o portão é verdadeiramente impressionante e é um testemunho da influência histórica das cidades de Bérgamo e de Milão – esse era o local que marcava o trajeto entre as duas cidades antigamente. Além disso, a vista de Bérgamo que se tem deste pórtico é belíssima!
Museu Rocca
Situado a norte das muralhas venezianas, o Museu Rocca está alojado dentro de um dos antigos baluartes defensivos e é composto por uma torre redonda e imensas paredes de pedra. Dentro das muralhas encontra-se o Museu do Ressurgimento e da Resistência, dedicado à formação do Reino da Itália e aos países em luta pela independência. Além disso, a partir do topo do museu, você pode ver por quilômetros ao redor e admirar todo o moderno centro de Bérgamo. Há também um belo parque logo abaixo da fortaleza que é um ótimo lugar para caminhar e tirar belas fotografias da cidade.
Muralhas venezianas de Bérgamo
Como mencionamos anteriormente, a antiga cidade alta de Bérgamo já se cercou por uma série de vastas muralhas defensivas. Grande parte dessa rede defensiva permanece em pé até hoje e é possível caminhar ao redor destes muros que circundam a cidade e são patrimônios da UNESCO. Construídas durante os séculos XV e XVI, as muralhas tinham um típico desenho em forma de estrela com várias torres pontiagudas em intervalos definidos. Hoje, se você caminhar ao longo do Viale Della Mura, que se estende por três lados da cidade antiga, você verá partes das históricas muralhas. Ademais, o trecho mais impressionante da muralha encontra-se a leste da Porta San Giacomo e está alinhado com uma série de árvores. A partir dali você pode admirar a arquitetura e toda a parte moderna de Bérgamo.
Piazza Matteotti
No centro da nova cidade moderna da baixa Bérgamo, a Piazza Matteotti é uma das atrações mais bonitas e amadas por turistas. Localizada na Via Roma, esta imensa praça contém alguns belos edifícios, incluindo a Torre dei Caduti, o Teatro Gaetano Donizetti e o Chiostro di Santa Maria. Além disso, a praça também é lar de dois monumentos fantásticos – o Monumento a Vittorio Emanuele II e o Monumento Al Partigiano. Grande parte da praça é sombreada por belas árvores e também há uma seleção de cafés, restaurantes e lojas nas ruas circundantes para você aproveitar!
Accademia Carrara
Localizada dentro de um antigo palácio histórico, a Accademia Carrara é um edifício lindo, e seu exterior é tão interessante quanto a coleção de arte que há dentro dela. O museu está localizado na parte norte da moderna Bérgamo, perto da Piazzale Gulielmo Oberdan e do Parco Suardi. Além disso, dentro deste edifício monumental, você encontrará uma maravilhosa coleção de arte com algumas obras verdadeiramente impressionantes. São de artistas italianos como Lorenzo Lotto, Biovanni Bellini, Titã, Paolo Veronsese e Sandro Botticelli – para ficarmos em poucos nomes.
Pegue o antigo funicular para a cidade velha
Nenhuma viagem a Bérgamo seria completa sem que você ande no histórico funicular da Cidade Baixa, para a parte alta da Cidade Velha. Esta ferrovia está em Bérgamo há centenas de anos e serviu como o método mais conveniente de transporte para o terreno mais alto de Bérgamo desde os tempos mais remotos. A estação na Cidade Baixa fica na Viale Vittorio Emanuele II. Você reconhecerá instantaneamente os carris de trem laranja e ficará maravilhado com o design da pista e seus túneis. Ademais, ao subir, você terá uma vista fantástica de Bérgamo e passará pelas antigas muralhas venezianas, uma experiência inesquecível!
Confira nossos outros posts da série Europa Barata:
Dez coisas para fazer de graça em Paris
10 coisas para fazer de graça em Londres
Dez coisas para fazer de graça em Roma
10 coisas para fazer de graça em Florença
Dez coisas para fazer de graça em Veneza
10 coisas para fazer de graça em Madri
Dez coisas para fazer de graça em Barcelona
10 coisas para fazer de graça em Berlim
Dez coisas para fazer de graça em Dublin
10 coisas para fazer de graça em São Petersburgo
Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
10 coisas para fazer de graça em Bruxelas
Coisas para fazer de graça em Lisboa
Dez coisas para fazer de graça em Oslo
10 coisas para fazer de graça em Viena
Dez coisas para fazer de graça no Porto
10 coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence
Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks