Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo

Atualizado por Manuela Colla em 23/01/2019

Confira neste novo post da série Europa Barata as dez coisas de graça para fazer em Bérgamo que sugerimos para você curtir muito a cidade!

Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo

Bérgamo é uma cidade única localizada na região da Lombardia do norte da Itália e é caracterizada por suas duas partes (Cidade Alta e Cidade Baixa) divididas  pelas imensas muralhas venezianas históricas que, hoje, são consideradas Patrimônios da UNESCO. Com uma população de 120.000 habitantes, esta cidade é a quarta maior da região e sua área metropolitana tem uma população de 500.000 habitantes e vida cultural e artística efervescente. Não é a toa que Bérgamo serve como principal centro de transporte para a Itália e a Europa, com o seu movimentado Aeroporto Internacional de Caravaggio e é também um importante centro econômico para a Lombardia.

Como destino turístico, Bérgamo tem uma maravilhosa combinação de arquitetura histórica, como a Capela Colleoni e uma infinidade de lindas praças e edifícios históricos… Além disso, a cidade fica nas proximidades de Milão, e serve como uma excelente base a partir da qual você pode explorar esta região do norte da Itália. Estive recentemente lá, veja neste post como foi nosso roteiro!

Neste post, vamos explorar as melhores coisas de graça para fazer em Bérgamo! Confira a lista!

Piazza Vecchia

Esta praça encantadora é uma das principais atrações da parte alta da cidade histórica e é um lugar fantástico para começar sua excursão por Bérgamo depois de tomar o funicular. Ao redor da Piazza Vecchia há uma série de belos edifícios, incluindo o Campanone Torre Civica, o belíssimo Palazzo della Ragione e a fonte decorativa central. Os eventos da cidade são frequentemente realizados dentro desta praça encantadora e há também uma série de cafés e restaurantes onde você pode sentar e observar o movimento intenso de turistas da cidade.

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Basílica De Santa Maria Maggiore

Para o sul da Piazza Vecchio, através de um pequeno arco ornamentado, você encontra a fantástica Basílica de Santa Maria Maggiore. Originalmente construída no início do século XII, a basílica não foi concluída até o século XIV devido aos problemas financeiros das igrejas italianas daquela congregação. A fachada frontal da igreja apresenta uma infinidade de detalhes e, acima de uma enorme janela central opulenta, você encontra um cubo feito de mármore policromado. Além disso, a igreja possui dois pórticos decorativos que contém arcos de mármore e estátuas detalhadas de vários santos italianos. Dentro da basílica, você ficará impressionado com a enorme quantidade de detalhes e decoração, e o teto e os arcos são cobertos de ouro e afrescos coloridos. Imperdível!

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Capela de Colleoni

Bem ao ao lado direito da Basílica, você encontra a charmosa Capela de Colleoni, que é dedicada a João Batista, São Marcos e São Bartolomeu. Esta capela foi uma adição posterior à Basílica e foi construída após sua conclusão para homenagear estes três santos católicos. A fachada frontal da capela é verdadeiramente magnífica e apresenta uma série de detalhes policromáticos em tons creme e rosa. Coroando a capela, você encontra uma grande cúpula que é coberta com uma torre hexagonal. Dentro da capela, o que chama a atenção é o altar dedicado aos três apóstolos com suas estátuas, juntamente com vários itens de iconografia religiosa opulenta.

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Batistério da Basílica de Santa Maria Maggiore

Sei que já falamos da Basílica Santa Maria Maggiore, mas aqui vamos destacar apenas seu Batistério, uma construção única que fica ao norte da Basílica com forma octogonal. O design deste pequeno edifício é inovador para a época – e mais ainda por se localizar fora da Igreja. Antigamente, o batistério era localizado no interior da catedral de Bérgamo, mas foi movido para fora em 1659. O design fantástico desta estrutura é bastante impressionante e dentro do batistério há uma série de obras de arte religiosas que representam a Vida de Cristo.

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Porta San Giacomo

A antiga cidade de Bérgamo é cercada por uma série de surpreendentes muros venezianos, e existem vários portões que estão em condições fantásticas, apesar de sua idade. O mais notável desses portões é o Porta San Giacomo – esta deslumbrante portaria de mármore branco foi construída no século 16 e é um ícone das muralhas defensivas da cidade. Dividido por uma série de colunas ornamentadas, o portão é verdadeiramente impressionante e é um testemunho da influência histórica das cidades de Bérgamo e de Milão – esse era o local que marcava o trajeto entre as duas cidades antigamente. E a vista de Bérgamo que se tem deste pórtico é belíssima!

Museu Rocca

Situado a norte das muralhas venezianas, o Museu Rocca está alojado dentro de um dos antigos baluartes defensivos e é composto por uma torre redonda e imensas paredes de pedra. Dentro das muralhas encontra-se o Museu do Ressurgimento e da Resistência, dedicado à formação do Reino da Itália e aos países em luta pela independência. Além disso, a partir do topo do museu, você pode ver por quilômetros ao redor e admirar todo o moderno centro de Bérgamo. Há também um belo parque logo abaixo da fortaleza que é um ótimo lugar para caminhar e tirar belas fotografias da cidade.

Muralhas venezianas de Bérgamo

Como mencionado anteriormente, a antiga cidade alta de Bérgamo já foi cercada por uma série de vastas muralhas defensivas. Grande parte dessa rede defensiva permanece em pé até hoje e é possível caminhar ao redor destes muros que circundam a cidade e são patrimônios da UNESCO. Construídas durante os séculos XV e XVI, as muralhas tinham um típico desenho em forma de estrela com várias torres pontiagudas em intervalos definidos. Hoje, se você caminhar ao longo do Viale Della Mura, que se estende por três lados da cidade antiga, você pode ver várias partes das históricas muralhas. O trecho mais impressionante da muralha  encontra-se a leste da Porta San Giacomo e está alinhado com uma série de árvores – a partir dali você pode admirar a arquitetura e toda a parte moderna de Bérgamo.

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Piazza Matteotti

No centro da nova cidade moderna da baixa Bérgamo, a Piazza Matteotti é uma das atrações mais bonitas e amadas por turistas de todo o mundo. Localizada na Via Roma, esta imensa praça contém alguns belos edifícios, incluindo a Torre dei Caduti, o Teatro Gaetano Donizetti e o Chiostro di Santa Maria. Além disso, a praça também é lar de dois monumentos fantásticos – o Monumento a Vittorio Emanuele II e o Monumento Al Partigiano. Grande parte da praça é sombreada por belas árvores e também há uma seleção de cafés, restaurantes e lojas nas ruas circundantes para você aproveitar!

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Accademia Carrara

Localizada dentro de um antigo palácio histórico, a Accademia Carrara é um edifício impressionante, e seu exterior é tão interessante quanto a coleção de arte que há dentro dela. O museu está localizado na parte norte da moderna Bérgamo, perto da Piazzale Gulielmo Oberdan e do Parco Suardi. Dentro deste edifício monumental, você encontrará uma maravilhosa coleção de arte com algumas obras verdadeiramente impressionantes de artistas italianos como Lorenzo Lotto, Biovanni Bellini, Titã, Paolo Veronsese e Sandro Botticelli – para ficarmos em poucos nomes.

Pegue o antigo funicular para a cidade velha

Nenhuma viagem a Bérgamo seria completa sem que você ande no histórico funicular da Cidade Baixa, para a parte alta da Cidade Velha. Esta ferrovia está em Bérgamo há centenas de anos e serviu como o método mais conveniente de transporte para o terreno mais alto de Bérgamo desde os tempos mais remotos. A estação na Cidade Baixa fica na Viale Vittorio Emanuele II. Você reconhecerá instantaneamente os carris de trem laranja e ficará maravilhado com o design da pista e seus túneis. Ao subir, você terá uma vista fantástica de Bérgamo e passará pelas antigas muralhas venezianas, uma experiência inesquecível!

coisas de graça para fazer em Bérgamo

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Dez coisas para fazer de graça no Porto

Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo

Dez coisas para fazer de graça em Milão

Dez coisas para fazer de graça em Galway

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Dez coisas para fazer de graça em Bérgamo […]
  2. Bate-e-volta de Bérgamo: Lecco, a cidade alpina da Itália - […] Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo […]
  3. Onde ficar em Bérgamo - dicas de hospedagem - […] Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo […]
  4. Onde comer em Bérgamo - os melhores locais pra comer lá - […] das dicas, quero indicar o post coisas para fazer de graça em Bérgamo, que escrevi antes de viajar pra…
  5. Confira dez coisas para fazer de graça em Bolonha - […] Dez coisas para fazer de graça em Bérgamo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *