Europa barata: 10 coisas para fazer de graça em Bruxelas

Atualizado por Rogério Milani em 14/08/2018

Em um novo post da série Europa barata, que já é um sucesso aqui no blog, descobrimos coisas para fazer de graça em Bruxelas, a fabulosa capital da Bélgica e um de nossos destinos de viagem favoritos. Vem ver quais são!

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Bruxelas é uma capital que sempre se reinventa, com uma vida cultural e uma tradição gastronômica fortíssima, além de ser um dos meus destinos favoritos da Europa. Já estive curtindo Bruxelas com a minha família e posso afirmar que voltaria num piscar de olhos – confira tudo o que fiz, dicas alimentação e viagens bate-e-volta neste post.

Se você pensa em ir pra Bruxelas, aqui compilamos ótimas dicas de hospedagem para todos os bolsos e também já escrevemos um guia completo com tudo sobre Bruxelas com nossa colaboradora Roberta Weber Calabró, com roteiros completos pela cidade, indicações de passeios, onde comer, dicas imperdíveis de viagens bate-e-volta dentro da Bélgica e muito mais!

 

 

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Eu e minha sobrinha Bianca curtindo as fantásticas cervejas de Bruxelas

Europa barata: 10 coisas para fazer de graça em Bruxelas

Free Walking Tour

Na maioria dos lugares do mundo, grupos de Free Walking Tour se organizam para dar uma experiência completa dos destinos turísticos para os visitantes, e Bruxelas não seria diferente. Você pode agendar sua vaga neste site e os grupos saem da frente da Prefeitura, na Grand Place. Normalmente, você pode escolher entre os seguintes horários: 10h, 11h, 13h30min e 16h, nos sete dias da semana. A caminhada dura cerca de duas horas e meia e passa por muitos pontos icônicos da cidade como a Maison du Roi, a Bolsa de Valores, a Igreja St. Nicholas e, claro, a estátua Manneken Pis.

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Visitar a Manneken Pis

A mais pequena e famosa atração da cidade, o Manneken Pis, é uma surpreendente estátua de bronze que é parada obrigatória para todos os turistas que visitam a cidade. Como é que um menininho fazendo xixi faz tanto sucesso ninguém sabe… Mas a atração é de graça e todo mundo que visita Bruxelas tira uma foto dele. Se quiserem visitar o seu guarda-roupas (sim, porque o menino tem todo um guarda-roupa com mais de 800 trajes), podem fazê-lo no Museu de Ville – a atração é grátis também no primeiro domingo do mês.

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Abadia de la Cambre

O Bois de la Cambre é parte integrante do Bosque de Soignes, uma imensa área verde da capital. É simplesmente o lugar perfeito para escapar da agitação da capital e curtir Bruxelas como os moradores locais o fazem. O que nem todo mundo sabe é que existe também uma abadia no Bois de la Cambre. É lá que estão, por exemplo, o National Geographic Institute e o National College of Visual Arts. É muito bacana visitar a igreja e os belos jardins com acesso livre para o público – e sem gastar um euro!

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Visitar a Galeries Royales St-Hubert

Mesmo que você não seja consumista, vale visitar esta galeria de lojas, que é a mais antiga de toda a Europa e tem uma arquitetura lindíssima do século XIX. Ali, você encontra boutiques de luxo, de design e comida, com lojas lindas de chocolate! Ali, você também encontrará excelentes restaurantes, o Vaudeville Theater (inaugurado em 1872) e o Cinema d’Art et Essay. A atração é imperdível e estima-se que, todos os anos, cerca de seis milhões de turistas visitem a galeria.

Mergulhe no mundo vintage em Sint-Gorikshallen

O mercado vintage de Bruxelas é de uma riqueza impressionante! O evento existe há apenas cinco anos e é um sucesso entre os turistas e moradores da capital da Bélgica, que ficam fascinados pelas peças raras garimpadas pelos expositores. O evento reúne cerca de quarenta expositores e mais vinte designers de roupa e acessórios, que se reúnem no centro da cidade. Prepare-se para alguma “muvuca”: cerca de 2.500 pessoas visitam o evento para fuçar nas bancas em busca de raridades, conferir as peças vintage ou apenas tomar uma cerveja belga e apreciar petiscos! Confira a agenda completa do evento no site oficial.

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Festivais gratuitos

O maior evento gratuito de Bruxelas é o National Holiday, o feriado nacional de 21 de julho que reúne milhares de pessoas nas ruas da capital, onde acontece uma parada militar e também há entrada gratuita para visitar o Palácio Real, além de muitos artistas de rua fazendo a alegria dos alegres cidadãos e turistas.

Há também outros eventos gratuitos em Bruxelas, uma cidade que respira cultura: o Do It Yourself Day (que reúne arte de rua, artesanato e performances), o Balloon’s Day Parade (desfile de balões que acontece em fevereiro) e o Beursschouwburg (onde há um mês inteiro de sessões gratuitas de cinema e música ao vivo).

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Tour Art Noveau a pé

Todos os sábados, às 10h, a empresa de turismo Bravo Discovery oferece um tour a pé gratuito de Art Nouveau por Bruxelas. Encontre seu guia no Grand Place e visite vários dos mais belos prédios Art Nouveau da cidade, enquanto aprende sobre o estilo e um de seus mais famosos arquitetos, Victor Horta. Se você não tem interesse em arte e arquitetura, a empresa também organiza duas caminhadas diárias gratuitas em Bruxelas. Basta aparecer às 10h da manhã ou às 14h em frente ao Grand Place. Se prepare para andar bastante, saber os lugares mais legais para comer e quais as “frias” pra evitar num tour dinâmico e divertido!

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Tour a pé pelos murais de quadrinhos

Existem museus incríveis para os fãs de quadrinhos que visitam Bruxelas, mas todos eles são pagos – confira todas as nossas dicas sobre esse assunto aqui – mas, pensando nos turistas low-budget, a Prefeitura de Bruxelas organiza, desde 1993, a Comic Book Route, inteiramente gratuita. A cidade respira histórias em quadrinhos e são muitos os murais espalhados pelos muros da cidade – esse tour te garantirá belíssimas fotos, pode ter certeza!

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Visitar o Parlamento Europeu

Bruxelas é o centro administrativo da União Europeia, cidade onde se localiza o Parlamento Europeu, outro local que é possível visitar sem gastar um euro. As visitas incluem uma passagem pela Câmara dos Debates do Parlamento Europeu e é possível assistir a algumas sessões plenárias, caso você se interesse em ver como as coisas funcionam por lá. Para fazer o programa, inscreva-se diretamente no site do Parlamento.

coisas para fazer de graça em Bruxelas

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *